bem, vou tentar 'pescar' alguma coisa, ou seja, alguém que me ajude a entender como devo fazer para construir um aerogerador (à falta de melhor ou mais correcta palavra para descrever o que tenho em ideia).
se não se importa - sim, você que está a ler isto neste momento - acompanhe-me até ao fim e depois decida se quer e querendo, se me pode ajudar a entender melhor toda esta terminologia e como fazer para avançar com o projecto.
vou descrever a ideia que tenho - que, de modo algum é inovadora, mas como ponto de partida pode ser que consiga lá chegar - e peço que me vão dando indicações quanto ao que faz sentido, o que não faz, o que é exequível ou não e, obviamente, como lá chegar.
então é assim:
- pensei em ir a um sucateiro e trazer uma ventoinha (qualquer coisa desse tipo), duas baterias que estivessem em condições, um alternador de automóvel (chamava-lhe um dínamo, mas já percebi que é um alternador) e comprar um conversor de 12v para 220v que se encontra por aí e até nem são caros. o restante material, fios, tubo para elevar a ventoinha, correias, etc já tenho, ficando a faltar rodas dentadas para fazer chegar o movimento de rotação da ventoinha ao alternador.
a ideia é fazer girar o alternador que forneceria carga às baterias que estariam ligadas as duas (em paralelo ou em série?) para aguentarem melhor a carga exigida e a essa ligação conectava uma ficha de isqueiro de automovel no qual ligava o conversor 12v-220v que daria corrente eléctrica para consumo de acordo com a potencia fornecida.
já percebi pelo que li noutros tópicos que isto não deve ser assim tão linear ou simples, daí a necessidade de entender melhor as implicações técnicas, exigências e necessidades efectivas de uma coisa destas.
presumo que deu para perceber que sou absolutamente leigo nas questões eléctricas e electromecânicas mas não quero que isso me impeça de avançar. a minha apresentação já deu para demonstrar isso mesmo
http://forum.novaenergia.net/viewtopic.php?f=14&t=10103
agradeço o tempo que despender a ler isto e, repito, se me puderem 'iluminar' ficarei muito satisfeito.
mário j lima
Quero construir uma 'coisa'!! :-)
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda mai 11, 2009 12:17 am
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
Re: Quero construir uma 'coisa'!! :-)
vivam ...
talvez não seja má ideia começares por te "iluminares" percorrendo o manancial de informação aqui (no forum) contido..
boa sorte para o projecto..
abraços
[***************]
talvez não seja má ideia começares por te "iluminares" percorrendo o manancial de informação aqui (no forum) contido..
boa sorte para o projecto..
abraços
[***************]