o que não e de humano e não apender com os erroshynek Escreveu:(todos erramos, é humano)
205 xad 1.8 a rolar
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
quem nunca erra não normal, mas errar sempre também é maluco
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
obrigado pela disponibilidade, vou tentar ser auto-suficiente com os meus meios, por enquanto. no futuro quero investir num equipamento que possa fazer parte dos kits, para que os clientes possam verificar as temperaturas.rpl Escreveu:hynek Escreveu: … se quiseres posso emprestar-te o meu equipamento pois é de fácil montagem e é amovível também tem pouca margem para erros, já agora gostava de saber que resultados vais obter com um pré aquecimento eléctrico. [/color]
Um abraço
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
ok, mas se precisares é só dares uma apitadela! sem compromisso claro!hynek Escreveu:obrigado pela disponibilidade, vou tentar ser auto-suficiente com os meus meios, por enquanto. no futuro quero investir num equipamento que possa fazer parte dos kits, para que os clientes possam verificar as temperaturas.rpl Escreveu:hynek Escreveu: … se quiseres posso emprestar-te o meu equipamento pois é de fácil montagem e é amovível também tem pouca margem para erros, já agora gostava de saber que resultados vais obter com um pré aquecimento eléctrico. [/color]
o tony64 não dá sinais de vida aqui no fórum vou tentar entrar em contacto telefónico com ele.
Boas frituras
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
o tony64 já reagiu? está disposto explicar e corrigir o problema?
Um abraço
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
e fiquei sem saber o que será melhor 4w ou 8w!
A fritar OV à 61.500Km's.
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
jorge santos Escreveu:e fiquei sem saber o que será melhor 4w ou 8w!
não entendi??? 4w 8w?
Boas frituras
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
nem queiras foi uma acessa discussão que houve! esquece!rpl Escreveu:jorge santos Escreveu:e fiquei sem saber o que será melhor 4w ou 8w!
não entendi??? 4w 8w?
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
e melhor não desenterrar o machado
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
hynek Escreveu:o tony64 já reagiu? está disposto explicar e corrigir o problema?
boas…
a única resposta que a empresa biocar me deu foi que tinha o meu circuito mal montado! ok então eles sugerem que seja instalado segundo o esquema:
(esquema fornecido pela biocar)
esquema de montagem do permutador de calor ao circuito da refrigeração do motor
material necessário:
• 1x permutador de calor
• 2x peça t
• 10x braçadeiras
• 1x tubo de refrigeração

os passos de montagem:
1. fixar o permutador de calor num sitio fixo e seguro.
2. retirar alguma água/anticongelante e guardar num recipiente.
3. cortar o tubo da refrigeração que liga a sofagem do carro e ligar um t nesse sitio .
4. ligar o novo tubo á perna do t e a torneira (fechar torneira no caso de só querer consumir gasóleo).
5. ligar um novo tubo da torneira ao permutador de calor.
6. cortar o tubo que sai da sofagem e que volta ao circuito da refrigeração e ligar um t nesse sitio.
7. ligar o novo tubo á perna do t e ao permutador de calor
8. voltar a colocar a água/anticongelante no circuito de refrigeração.
9. verificar se esta tudo bem apertado e se não há fugas de água.
tudo bem até aqui, mas se repararem o meu esquema não tem torneiras nem termóstatos muito menos sofagens em paralelo com o permutador

. aconselhado pelo henk fiz a montagem como está no esquema acima e o resultado foi que a temperatura máxima que atingi com o permutador em paralelo com o radiador da sofagem foi de 46ºc, não seria de esperar mais como é obvio se na minha instalação o permutador está em série com o radiador da sofagem o que obriga a que todo o caudal que seja obrigado a passar pelo permutador, sendo por ordem permutador; pré-aquecedor do filtro; radiador da sofagem e só depois o motor. como já estava a mexer no circuito experimentei desligar os tubos que saem do motor e originalmente vão ao radiador da sofagem e ligar só o permutador directo aos tubos sem mais nenhum “atrofio” de caudal pelo meio e o resultado foi de
……. suspance…..
80ºc na agua e apenas 53ºc no ov
agora tenho toda a liberdade de alertar a comunidade do ov que queira comprar material na biocar tenham atenção pois o permutador

não cumpre com os requisitos especificados no site.
Boas frituras
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
ola
rpl só falta uma coisa como quando se recomenda um permutador e se diz que da para um carro que pode consumir ate xl /100 não se perdia dizeres qual o consumo do teu carro e qual o máximo do permutador ,e só para complementar.
uma nota em conclusão também - um bom instalador não e aquele que vende e monta mas sim aquele que mesmo não vendendo e abdicando muitas vezes de seus honorários ,ajuda aconselha,acompanha e apoia por certo concordas com o que digo:
obrigada pela ajuda hynek
cumprimentos
rpl só falta uma coisa como quando se recomenda um permutador e se diz que da para um carro que pode consumir ate xl /100 não se perdia dizeres qual o consumo do teu carro e qual o máximo do permutador ,e só para complementar.
uma nota em conclusão também - um bom instalador não e aquele que vende e monta mas sim aquele que mesmo não vendendo e abdicando muitas vezes de seus honorários ,ajuda aconselha,acompanha e apoia por certo concordas com o que digo:
obrigada pela ajuda hynek
cumprimentos
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
subscrevo.
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
eletrico tens toda a razão então aqui vai o meu carro tem um consumo médio de 5l/100km o permutador não indica a sua capacidade máxima mas, segundo o site da biocar este permutador é indicado para carros com um consumo de 10l/100km, fazendo bem a conta dava e sobrava para o meu carro mas na verdade nem para metade do consumo do meu carro serve!orbis Escreveu:subscrevo.
o engraçado (que não tem piada nenhuma) é que quando aparece alguma coisa inovadora no mercado que tem alguma procura mas não existe empresas para satisfazer essa procura, qualquer sapateiro abre uma casa desse tipo de artigos pois vê uma oportunidade de agarrar mais uns € para o bolso, mas no fundo no fundo …. não deixa de ser um sapateiro!
moral da historia:
“ nem todos os sapateiros tem que entender e gostar de sapatos, pois a motivação principal são sempre os €”
Boas frituras
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
rpl, andei a medir as temperaturas com permutador, sem permutador, só com aquecimento eléctrico, com retorno, sem retorno, etc....
só com permutador, que demora bastante tempo a atingir temperaturas aceitáveis, cheguei até uns 65 ºc, mas com realimentação do retorno e com tubagem, filtros, permutador bem isolados termicamente. já não me lembro se tens realimentação do retorno, isso ajuda muito. se quiseres, posso aconselhar-te resolver isso.
sem realimentação do retorno as temperaturas rondavam 45 ºc (consumo do lr anda entre 8 a 12 lt/100 km).
também andei medir as temperaturas nos carros que adaptei e realmente raramente ultrapassam os 70 ºc. consultei europecon sobre esta insuficiência. explicaram-me que, como o termocontacto no corpo do aquecedor é de 75 ºc, a temperatura na saída é sempre mais baixa, pois para permuta do calor tem de haver um desnível de temperatura (lógico ). os 75 ºc necessários correspondem a ov100. quando a temperatura ronda os 60 ºc (mas acima), é preciso adicionar uns 5 % do gasóleo. portanto insuficiência no aquecimento pode ser compensada pela adição do gasóleo.
como geralmente aconselho percentagens ainda mais baixas, penso que quem seguir estes conselhos, está seguro.
agora no meu lr tenho um permutador de 2 kw (12 placas) e um pré-aquecedor eléctrico que mantém temperaturas acima dos 70 ºc. mesmo com consumo elevado, na autoestrada (acima de 130) continua manter a temperatura sem qualquer problema.
por isso penso que consegues chegar aos valores de temperatura mais aceitáveis, acima de 65 ºc, se melhorares o esquema.
só com permutador, que demora bastante tempo a atingir temperaturas aceitáveis, cheguei até uns 65 ºc, mas com realimentação do retorno e com tubagem, filtros, permutador bem isolados termicamente. já não me lembro se tens realimentação do retorno, isso ajuda muito. se quiseres, posso aconselhar-te resolver isso.
sem realimentação do retorno as temperaturas rondavam 45 ºc (consumo do lr anda entre 8 a 12 lt/100 km).
também andei medir as temperaturas nos carros que adaptei e realmente raramente ultrapassam os 70 ºc. consultei europecon sobre esta insuficiência. explicaram-me que, como o termocontacto no corpo do aquecedor é de 75 ºc, a temperatura na saída é sempre mais baixa, pois para permuta do calor tem de haver um desnível de temperatura (lógico ). os 75 ºc necessários correspondem a ov100. quando a temperatura ronda os 60 ºc (mas acima), é preciso adicionar uns 5 % do gasóleo. portanto insuficiência no aquecimento pode ser compensada pela adição do gasóleo.
como geralmente aconselho percentagens ainda mais baixas, penso que quem seguir estes conselhos, está seguro.
agora no meu lr tenho um permutador de 2 kw (12 placas) e um pré-aquecedor eléctrico que mantém temperaturas acima dos 70 ºc. mesmo com consumo elevado, na autoestrada (acima de 130) continua manter a temperatura sem qualquer problema.
por isso penso que consegues chegar aos valores de temperatura mais aceitáveis, acima de 65 ºc, se melhorares o esquema.
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
boas
pois é ao fim de 51000km sem problemas nenhuns e um ano passado chegou a hora de ir ao centro de inspecção! ora a fritadeira entrou a dar cartas na maquina de gases, o kit chamou á atenção do inspector mas o filtro aquecido do r5 d. é conhecido por isso não houve espiga no final da inspecção lá estava a folhinha verde só com a anotação dos pneus um pouco acima da medida original. lá está mais uma fritadeira com kit 2t a passar na inspecção.
pois é ao fim de 51000km sem problemas nenhuns e um ano passado chegou a hora de ir ao centro de inspecção! ora a fritadeira entrou a dar cartas na maquina de gases, o kit chamou á atenção do inspector mas o filtro aquecido do r5 d. é conhecido por isso não houve espiga no final da inspecção lá estava a folhinha verde só com a anotação dos pneus um pouco acima da medida original. lá está mais uma fritadeira com kit 2t a passar na inspecção.
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
boas
ao fim de algum tempo aqui apareço outra vez, mas sempre com boas noticias a minha fritadeira já conta com 70000km sem problemas, mas há um vedante ou outro que não gostou do uso de b100 e então esta a perder um pouquinho, nada que não se resolva.
ovu não é crime lol
ao fim de algum tempo aqui apareço outra vez, mas sempre com boas noticias a minha fritadeira já conta com 70000km sem problemas, mas há um vedante ou outro que não gostou do uso de b100 e então esta a perder um pouquinho, nada que não se resolva.
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
mais 10000 sem problemas
ovu não é crime lol
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
posso contar com a sua experiência na adaptação do clio?
obrigado
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
com certeza
mas aconselhava-o a dar uma vista de olhos pelo fórum, e depois á certas questões que tem de colocar, como por exemplo arranja óleo usado suficiente para compensar o kit? quantos km faz por semana? que tipo de kit usar etc etc
mas qualquer dúvida estarei ao dispor.
mas aconselhava-o a dar uma vista de olhos pelo fórum, e depois á certas questões que tem de colocar, como por exemplo arranja óleo usado suficiente para compensar o kit? quantos km faz por semana? que tipo de kit usar etc etc
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Re: 205 xad 1.8 a rolar
acho q já li quase todo o fórum, e a conclusão q tirei foi instalar um kit d 2 depósitos
meu clio tem aquecimento hidráulico no filtro do gasóleo, com isso acho q dispenso o permutador, basta um eléctrico para aquecer o gasóleo até que o motor esteja quente o suficiente para aquecer a água. pela foto, parece se igual um q vc tem no seu. antes de avança, vou medir a temperatura do gasóleo só com este q já existe (medir o tempo q leva até atingir a temperatura ideal) para ter a certeza q posso dispensar o permutador.
em relação ao óleo usado, vou comparar já tratado e pronto a usar, pois não tenho lugar para ser eu mesmo a tratar. há quem vende a 50 cêntimos, acho q compensa o kit dentro de pouco tempo pois faço por volta de 2.000 kms por mês.
se comprar o material no estrangeiro (na alemanha) fica bem mais em conta. já tive a ver os preços por lá na internet e fica bem mais barato.
meu clio tem aquecimento hidráulico no filtro do gasóleo, com isso acho q dispenso o permutador, basta um eléctrico para aquecer o gasóleo até que o motor esteja quente o suficiente para aquecer a água. pela foto, parece se igual um q vc tem no seu. antes de avança, vou medir a temperatura do gasóleo só com este q já existe (medir o tempo q leva até atingir a temperatura ideal) para ter a certeza q posso dispensar o permutador.
em relação ao óleo usado, vou comparar já tratado e pronto a usar, pois não tenho lugar para ser eu mesmo a tratar. há quem vende a 50 cêntimos, acho q compensa o kit dentro de pouco tempo pois faço por volta de 2.000 kms por mês.
se comprar o material no estrangeiro (na alemanha) fica bem mais em conta. já tive a ver os preços por lá na internet e fica bem mais barato.