Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

chimico
Membro
Membro
Registado: quinta mai 17, 2007 5:40 pm

Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Mensagem por chimico »

lexo Escreveu: somos 4 pessoas em casa e estou a pensar no ts 300l para usar também com máquina de lavar loiça, no verão não gostaria de ter problemas vou discutir com o instalador que lá for para saber como safo a situação.
cumprimentos
já alguem aqui adaptou o ts também para a máquina de lavar loiça?
como funciona?

666
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta mai 21, 2009 6:20 pm

Mensagem por 666 »

cpmts.[/quote]

sr. 666 se tem um solahart ts 300l instalado há 17 anos agora é que vem perguntar neste forum o que achamos da assistencia em portugal da solahart?
neste momento aqui não deve haver muita gente que lhe possa responder a essa pergunta.
o sr. é que se deveria ter preocupado em saber há 17 anos atras, quando comprou os paineis.
mas pelo que parece o vendedor e ou o instalador que lhe fez a instalação não deveriam ser grande coisa pois não o avisaram que os paineis deveriam ter manutenção, e como é que ao fim de 6 anos é que soube que tinha que fazer manutenção??
a norquente já fabrica paineis há 30 anos e não é por isso que está a ter problemas ao nivel das instalações (cumprimento dos prazos), estou quase a 1 mês para ser contactado.
as outras marcas não sei a quanto tempo estão no mercado.[/quote]

sr. alexjp4 nao fui eu que perguntei pela assintencia, ha 17 anos nao havia muitos tecnicos de solar termico, quem montou o ts fui eu com a ajuda de um amigo canalizador, foram 3dias de trabalho para o por a funcionar, hehehehe mas consegui.... a instalaçao na esta 5* mas ainda trabalha...
mais tarde é que fiquei a saber que era necessario manutençao, enfim era outros tempos...
agora faço manutençao de 2 em 2 anos.
tenho o sistema pago a anos, por isso aproveitem esta ajuda do governo antes que eles mudem de ideias ! lol
apesar deste programa estar a lixar a vida a muita gente, esta a ajudar os consumidores finais e a pmelink que fica com 10% por instalaçao, mas isso alguem tinhas de continuar a comprar os carraoes que os instaladores agora ja nao podem comprar.

ampaio
Membro
Membro
Registado: segunda mai 25, 2009 9:14 am

Mensagem por ampaio »

ampaio Escreveu:
ampaio Escreveu:hoje fui à cgd e fiz a encomenda de um termossifão da wikora.

o processo foi pacifico (paguei a pronto) e agora estou a aguardar o contacto do instalador.

vou aproveitar esta thread para relatar os acontecimentos...

ap
continuação...:

ontem (24 depois de fazer a encomenda) recebi o contacto da enrepo que me perguntou se eu pretendia escolher algum instalador especifico. como não tenho conhecimento de nenhum, a enrepo ficou de contactar um que fique perto da área onde será realizada a instalação.

ap
continuação....

na passa 5a feira fui contactado pelo instalador que me indicou que gostaria de visitar o local da instalação. indiquei-lhe que a instalação seria feita num predio (eu moro no 3º de 4 andares) e fiquei com a sensação que isso ira ser um problema. de qq forma combinamos a vista para o sabado às 10:00

no sabado pelas 11:00 (com 1 h de atraso em relação ao combinado e sem indicar que iria chegar atrasado) o sr da anel solar visitou o predio e eu indiquei logo o que me procupava:
1. a tela do topo do predio não poderia ser furada
2. os paineis teria de ser trans portados para o topo por conta do instalador
3. qual a duração da instalação

as respostas foram:
1. dava jeito furar a tela, mas em alternativa podia arranjar uns blocos de cimentos que comprava no aki. não fiquei convencido.
2. o transporte iria fazer-se com amarrando os painsi a umas cordas e puxando-os para o topo.
3. a instalação iria durar 2 dias.

ficou combinado que assim que os paineis chegarem irá agendar-se a instalação.

ap

lexo
Membro
Membro
Registado: domingo mai 24, 2009 9:48 pm

Mensagem por lexo »

já alguem aqui adaptou o ts também para a máquina de lavar loiça?
como funciona?[/quote]
eu não sei como se aplica mas a maneira como penso será enviar a água do colector solar para a máquina. esta para lavar necessita de aquecer a água a temperatura predeterminada, se não estiver liga a resistência até atingir , se a água já estiver a uma temperatura boa, não liga ou liga para fazer o acréscimo e portanto poupa-se na electricidade. o problema de iniciar a lavagem logo com água a uma temperatura alta seria o choque térmico que poderia quebrar alguns vidros, mas estando a falar de 45º penso não haver problema.(na industria para fazer lavagens a 60º, faz-se uma pré lavagem a 30º para evitar o choque térmico).

jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Mensagem por jfkpt »

lexo Escreveu:já alguem aqui adaptou o ts também para a máquina de lavar loiça?
como funciona?
eu não sei como se aplica mas a maneira como penso será enviar a água do colector solar para a máquina. esta para lavar necessita de aquecer a água a temperatura predeterminada, se não estiver liga a resistência até atingir , se a água já estiver a uma temperatura boa, não liga ou liga para fazer o acréscimo e portanto poupa-se na electricidade. o problema de iniciar a lavagem logo com água a uma temperatura alta seria o choque térmico que poderia quebrar alguns vidros, mas estando a falar de 45º penso não haver problema.(na industria para fazer lavagens a 60º, faz-se uma pré lavagem a 30º para evitar o choque térmico).[/quote]

existe outra questão acerca desta adaptação.

existe sempre alguma distância entre os painéis ou a caldeira e a torneira da máquina.
ou seja, a água que vai entrar na máquina normalmente não sai logo à temperatura que se deseja.

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

eu não sei.... mas julgo que nem todas as máquinas de lavar estarão preparadas para receber água quente. por outro lado, julgo também que durante um programa de lavagem nem sempre usam água quente. durante o enxaguamento final, por exemplo, julgo que a água não precisa de ser quente.
no entanto sei que é possível fazer essa ligação e tenho a certeza de que já li neste fórum um post de alguém que efectuou essa ligação.

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Mensagem por rastaparta »

as respostas foram:
1. dava jeito furar a tela, mas em alternativa podia arranjar uns blocos de cimentos que comprava no aki. não fiquei convencido.
2. o transporte iria fazer-se com amarrando os painsi a umas cordas e puxando-os para o topo.
3. a instalação iria durar 2 dias.

ficou combinado que assim que os paineis chegarem irá agendar-se a instalação.

esses blocos de cimento, são umas sapatas onde irá ficar preso o sistema.

como vais passar a tubagem até ao teu apartamento?

infravermelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 29, 2008 10:54 pm

Mensagem por infravermelho »

alguem sabe dizer se existe diferença de qualidade entre os sistemas termocifao da solahart e da vulcano? estava inclinado a colocar solahart.

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

após avanços e recuos e compassos de espera, desta é de vez, já comecei o processo para a aquisição do sistema ts300l da solahart.

espero que a escolha seja boa. pelo menos é uma marca com história e créditos firmados, para além de ligeiramente mais barata do vulcano e sonnenkraft.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Mensagem por Berto »

boas....

alguem me sabe dar os precos das novas marcas?

obrigado

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Mensagem por Berto »

berto Escreveu:boas....

alguem me sabe dar os precos das novas marcas?

obrigado

esquecam a pergunta... ja encontrei a pagina...

infravermelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 29, 2008 10:54 pm

Mensagem por infravermelho »

magma Escreveu:após avanços e recuos e compassos de espera, desta é de vez, já comecei o processo para a aquisição do sistema ts300l da solahart.

espero que a escolha seja boa. pelo menos é uma marca com história e créditos firmados, para além de ligeiramente mais barata do vulcano e sonnenkraft.
além das razões que apontas existem mais algumas que aches importante no solahart?

pelo que vi existem alguns pontos que acho importante no termocifão 300l comparando com vulcano:

rendimento óptico:
solahart: 79,9 vulcano : 66

espessura de isolamento:

solahart: 55mm vulcano : 50mm
energia anual fornecida (kwh)*
solahart: 2982 vulcano : 2778
volume deposito
solahart: 300l vulcano : 280l
preço:
solahart: 1748 vulcano : 1910

corrijam se existe algum valor incorrecto ou se não estou a comparar os dados mais importantes.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

eu não sei.... mas julgo que nem todas as máquinas de lavar estarão preparadas para receber água quente. por outro lado, julgo também que durante um programa de lavagem nem sempre usam água quente. durante o enxaguamento final, por exemplo, julgo que a água não precisa de ser quente.
no entanto sei que é possível fazer essa ligação e tenho a certeza de que já li neste fórum um post de alguém que efectuou essa ligação.
eu fiz isso com a maquina da roupa e sem problemas. realmente a distancia é um factor importante porque é necessário não desperdiçar a água fria que está nos canos. um circulador pode resolver o problema. estou ainda a estudar essa situação mas este verão devo ter o problema resolvido.
Porreiro, pá!

chimico
Membro
Membro
Registado: quinta mai 17, 2007 5:40 pm

Mensagem por chimico »

magma Escreveu:após avanços e recuos e compassos de espera, desta é de vez, já comecei o processo para a aquisição do sistema ts300l da solahart.

e a nível de assistencia comoéa solahart?
eu ainda nao decidi mas uma clara vantagem q me parece q a vulcano tem é a nível da assistencia técnica. nao nos podemos esquecer q ha 6 anos de manutençao e q depois desses anos continuamos a necessitar de manutençao

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

a manutenção será garantida pelo importador digal em conjunto com a sua rede de agentes espalhados pelo pais.

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Mensagem por saloio »

boas

tenho seguido este tópico com interesse.

primeiramente por se ter comentado inicialmente que este projecto do governo apenas servia para manter lobí's e não beneficiava realmente o utilizador.

após leitura atenta cheguei a conclusão que realmente o processo não é o melhor más houve alterações de peso neste processo.
nomeadamente a introdução de outras empresas e a possibilidade de escolha de marca coisa que não acontecia no inicio.

assim sendo estou convencido que vou aproveitar e instalar um sistema deste.

pelo que vi o pessoal tem optado pelo termósifão de 300l.

sendo a marca que prefiro em termos de características técnicas e também de renome na área a solahart, gostaria de saber preços também para o sistema forçado, aqui apenas vi para o ts300l.

não encontrei e aqui alguém poderia saber.

este tópico é sem duvida uma mais valia para quem pretende instalar um sistema destes.

cump's

*****saloio*****
*****Saloio*****

nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Mensagem por nj05 »

saloio Escreveu:boas

tenho seguido este tópico com interesse.

primeiramente por se ter comentado inicialmente que este projecto do governo apenas servia para manter lobí's e não beneficiava realmente o utilizador.

após leitura atenta cheguei a conclusão que realmente o processo não é o melhor más houve alterações de peso neste processo.
nomeadamente a introdução de outras empresas e a possibilidade de escolha de marca coisa que não acontecia no inicio.

assim sendo estou convencido que vou aproveitar e instalar um sistema deste.

pelo que vi o pessoal tem optado pelo termósifão de 300l.

sendo a marca que prefiro em termos de características técnicas e também de renome na área a solahart, gostaria de saber preços também para o sistema forçado, aqui apenas vi para o ts300l.

não encontrei e aqui alguém poderia saber.

este tópico é sem duvida uma mais valia para quem pretende instalar um sistema destes.

cump's

*****saloio*****
o sistema forçado da solahart custa 3.148,30 € (chave na mão já descontando o aopio do estado).

podes ver o quadro completo comparativo:

http://www.paineissolares.gov.pt/assets ... marcas.pdf

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por saloio »

boas

obrigado pela resposta e ajuda @nj05.

realmente não tinha visto, assim já é um principio, vou ter de ver a parte económica.

já agora podiam salientar as principais diferenças entre o sistema convencional (termocifão) e o sistema forçado.

outra questão digamos estúpida a "fogão-sol" apresenta um produto forçado, com painéis de menor rendimento, dai usar tres paineis, más a um preço quase de termocifão.

o que gostaria de saber existe algum feedback a esse material, alguém já instalou?

obrigado

*****saloio*****
*****Saloio*****

Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Mensagem por Tugamor »

caros amigos,

já tomei a minha decisão, optei pelo ts300l da solahart, já alguem tomou decisão semelhante para podermos comparar processos e trocar algumas ideias?

vamos tornar o mundo melhor...
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por saloio »

boas

eu ainda estou indeciso entre esse menino e o sistema forçado da fogãosol que é pouco mais caro.

ainda sabe se o material da fogãosol vale a pena?

é minha unica duvida senão la vou eu para o ts300l da solahart.

queria fazer a compra esta semana, por isso dei uma ajuda pessoal.

cump's

*****saloio*****
*****Saloio*****

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”