Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jamerico »

não sei informar o nome em inglês. o meu eu comprei na saber marketing (www.sabermarketing.com.br) no conjunto ck-10, e também não durou muito, mas eu tratei de fazer um conserto de primeira qualidade, e já fazem uns cinco anos que eu uso ele. de todo jeito, quem pretende fazer mais do que uma placa de ci precisa ter também uma minifuradeira, que especialmente nos furos de 1mm ou menos não funciona muito bem, mas ajuda.[/quote]

o furador que eu comprei e que logo quebrou, foi exatamente o deste kit.
consegui encontrar pelo google um furador da mesma marca, mas parece um pouco mais robusto. se não encontrar por aqui, vou comprar no brasil quando chegar.
eu tenho uma micro retífica xing ling, mas até agora tem resistido a uns desbastes que fiz em um material de vidro. ela é boa pois tem regulagem de rotação e um extensão flexivel que torna o trabalho mais fácil, pois o peso da retifica fica em um suporte.
vou tentar fazer a placa aqui e quando voltar ao rio já quero montar o circuito.

um abraço

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:o furador que eu comprei e que logo quebrou, foi exatamente o deste kit.
consegui encontrar pelo google um furador da mesma marca, mas parece um pouco mais robusto. se não encontrar por aqui, vou comprar no brasil quando chegar.
eu tenho uma micro retífica xing ling, mas até agora tem resistido a uns desbastes que fiz em um material de vidro. ela é boa pois tem regulagem de rotação e um extensão flexivel que torna o trabalho mais fácil, pois o peso da retifica fica em um suporte.
vou tentar fazer a placa aqui e quando voltar ao rio já quero montar o circuito.
um abraço
muito bom, essa aí serve perfeitamente para o trabalho. mas não deixe de usar um punção de ponta bem afiada para marcar o local de cada furo antes de fazer a corrosão, pois e furadeira desliza na placa, e facilmente você erra o local onde deveria furar, se não estiver marcado. use broca de 0,8 ou 1mm para os furos dos componentes e 1,5mm para os furos do diodo 1n5401 e dos fios de ligação.

sobre o papel fotográfico mencionado pelo ferra, eu também já usei, e salvo algum segredo, ele se sai um pouco melhor do que o papel comum, e neste caso o seu alto preço não justifica a melhoria. aqui na minha cidade, o papel fotográfico para impressora laser, do tipo usado para imprimir fotos, custa r$ 25,00 a caixa com 10 folhas a4.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

josenir,

eu imprimi o cobreado do circuito em uma impressora laser, como voce me indicou, mas verifiquei que o deposito de toner não ficou muito forte no papel. será que se tirar uma copia em uma xerox com reforço do toner (mais escuro) fica melhor? pois acredito que para se conseguir decalcar o ciruito do papel para a placa, deve haver uma boa quantidade de toner no papel. está correta esta afirmação?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
eu imprimi o cobreado do circuito em uma impressora laser, como voce me indicou, mas verifiquei que o deposito de toner não ficou muito forte no papel. será que se tirar uma copia em uma xerox com reforço do toner (mais escuro) fica melhor? pois acredito que para se conseguir decalcar o ciruito do papel para a placa, deve haver uma boa quantidade de toner no papel. está correta esta afirmação?
a fotocópia não é a melhor ideia porque sempre surgirão alguns pingos e manchas que vão atrapalhar. o certo é usar a impressão original. se não saiu bom, então ou a sua impressora está ajustada para imprimir no modo econômico ou está com defeito. e neste caso é melhor verificar.
uma solução mais viável é imprimir duas vezes, assim uma camada de toner é depositada sobre a outra. mas o problema é que a impressora tem que estar em muito bom estado para fazer duas impressões exatamente no mesmo local.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

josenir,

eu imprimi na impressora do trabalho. vou tentar configurar para imprimir mais escuro e tentar decalcar o circuito na placa de fiação impressa.

obrigado e um abraço

josé americo

Warllock
Membro
Membro
Registado: sexta mai 01, 2009 1:28 pm

Mensagem por Warllock »

olá josenir, eu trabalho com telecom e tenho uma provedora, estou instalando uma torre em um morro aqui no rj onde não tenho energia elétrica, essa torre vai ficar a 400m de altura e proxima ao mar, procurava na internet uma solução para meu caso e acabei caindo no seu post, li praticamente todo ele e gostaria de sua ajuda para realizar esse projeto.
não tenho experiencia alguma com eletronica e energia eolica, mas pelo que percebi em seu projeto não terei problemas para executar, talves tenha uma duvida em um ponto ou outro.
os equipamentos que irei utilizar tem um consumo de 12v e 3a, serão 4 desses + uma lampada dessas de 12v 9w.

teria uma forma de conversarmos + diretamente?

obrigado pela atenção.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

warllock Escreveu:olá josenir, eu trabalho com telecom e tenho uma provedora, estou instalando uma torre em um morro aqui no rj onde não tenho energia elétrica, essa torre vai ficar a 400m de altura e proxima ao mar, procurava na internet uma solução para meu caso e acabei caindo no seu post, li praticamente todo ele e gostaria de sua ajuda para realizar esse projeto.
não tenho experiencia alguma com eletronica e energia eolica, mas pelo que percebi em seu projeto não terei problemas para executar, talves tenha uma duvida em um ponto ou outro.
os equipamentos que irei utilizar tem um consumo de 12v e 3a, serão 4 desses + uma lampada dessas de 12v 9w.
teria uma forma de conversarmos + diretamente?
obrigado pela atenção.
esta é uma aplicação bastante interessante. parece que as condições do local são muito favoráveis e a carga também é um pouco modesta. infelizmente o projeto do gerador eólico com o alternador automotivo ainda não está acessível para alguém totalmente leigo. tem que ter conhecimentos mínimos na área de eletrônica e uma certa habilidade para produzir a mecânica da turbina e as pás, senão não vai ter bom rendimento.
se você não tiver o perfil de "professor pardal", como eu e alguns colegas do forum, é melhor comprar uma turbina eólica que é vendida comercialmente e já está bastante acessível. existem fabricantes nacionais e importados disponíveis no mercado a preços bastante competitivos.
mas se estiver realmente certo de que pretende realizar o projeto, pode me contactar por mp ou postar as suas dúvidas nos meus tópicos.

Warllock
Membro
Membro

Mensagem por Warllock »

josenir Escreveu:esta é uma aplicação bastante interessante. parece que as condições do local são muito favoráveis e a carga também é um pouco modesta. infelizmente o projeto do gerador eólico com o alternador automotivo ainda não está acessível para alguém totalmente leigo. tem que ter conhecimentos mínimos na área de eletrônica e uma certa habilidade para produzir a mecânica da turbina e as pás, senão não vai ter bom rendimento.
se você não tiver o perfil de "professor pardal", como eu e alguns colegas do forum, é melhor comprar uma turbina eólica que é vendida comercialmente e já está bastante acessível. existem fabricantes nacionais e importados disponíveis no mercado a preços bastante competitivos.
mas se estiver realmente certo de que pretende realizar o projeto, pode me contactar por mp ou postar as suas dúvidas nos meus tópicos.
obrigado por me dar atenção e me permitir enviar mp, mas preciso fazer 10 posts para começar a enviar mps.
vc pode passar seu e-mail ou telefone para conversarmos?

mais uma vez, muito obrigado.

Warllock
Membro
Membro

Mensagem por Warllock »

josenir Escreveu:esta é uma aplicação bastante interessante. parece que as condições do local são muito favoráveis e a carga também é um pouco modesta. infelizmente o projeto do gerador eólico com o alternador automotivo ainda não está acessível para alguém totalmente leigo. tem que ter conhecimentos mínimos na área de eletrônica e uma certa habilidade para produzir a mecânica da turbina e as pás, senão não vai ter bom rendimento.
josenir vc recebeu meu e-mail?
passei no sabado pro endereço que vc me mandou por mp.
se não teve tempo sem problemas minha preocupação é se não tiver recebido.

abraço.

ftr
Membro
Membro
Registado: segunda nov 24, 2008 6:01 pm

Mensagem por ftr »

josenir

achei aqui em vitoria uma empresa que recondiciona alternadores e eles podem montar um do jeito que eu quizer a preços interessantes
a minha duvida é
em caso de muito vento e alta rotação do alternador
como vou limitar a potencia do mesmo para não queimar ?
se um alternador tem 12v e 120 ah
e reerrolar ele com um fio que tenha metade da area
a amperagen cairia para 60ah ?

josenir
vc ja falou que gosta de fazer projetos acima de 2khw
que tipo de gerador vc utiliza pra essas potencias ?
grato

ftr
Membro
Membro

Mensagem por ftr »

senhores
oq acham de
www.silentfuturetec.at

tenho vontade de testar uma darrieus pela facilidade de confecção das pás por serem simetricas

pelo que intendi quanto menor o diametro maior a rotação

josenir
se ao invez de usar 3 vezes mais utilizar 4x mais espiras ?

ele geraria com menor rpm ?

visualiso uma aplicação sem multiplicador de velocidade

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ftr Escreveu:senhores
oq acham de
www.silentfuturetec.at
tenho vontade de testar uma darrieus pela facilidade de confecção das pás por serem simetricas
pelo que intendi quanto menor o diametro maior a rotação
josenir,
se ao invez de usar 3 vezes mais utilizar 4x mais espiras ?
ele geraria com menor rpm ?
visualizo uma aplicação sem multiplicador de velocidade
com certeza, aumentando ainda mais a quantidade de espiras vai conseguir gerar com menor rotação, mas neste caso, como terá que usar fio mais fino e mais espiras, estará também reduzindo a potência máxima que vai gerar. com 3x mais espiras um alternador bosch moderno já tem a sua partida a menos de 250 rpm. não precisa mais do que isso. desta forma ele já deixa muito gerador de ímãs permanentes para trás.
uma turbina de eixo horizontal (tipo dinamarquês) com 3 pás de 1m consegue 400 rpm com vento de apenas 6 m/s.

rasteiro
Membro
Membro
Registado: domingo abr 26, 2009 10:56 am

Mensagem por rasteiro »

boa noite.

josenir qualquer alternador de 24v da para adoptar o seu projecto? como posso saber se há auto-excitação? tenho sempre que alterar o bobinamento?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

rasteiro Escreveu:boa noite.
josenir,
qualquer alternador de 24v da para adaptar o seu projecto? como posso saber se há auto-excitação? tenho sempre que alterar o bobinamento?
em tese qualquer um serve, mas na prática eu já testei alguns modelos muito antigos e não funcionaram. pelo sim, pelo não, tenho dado preferência aos da marca bosch ou de outras marcas, desde que sejam modelos mais novos, pois destes já testei vários e todos funcionaram muito bem. os bosch, mesm o antigos, funcionaram bem.

se você usar um alternador de 24v, ele não precisa necessariamente ser alterado. mas eu tenho preferido usar os de 12v, que são mais comuns. e neste caso, sim, é necessário fazer um novo bobinamento do estator. e penso que com o alternador de 12v modificado o rendimento é melhor do que com o de 24v original.

mas não esqueça que, mesmo usando um alternador de 24v, o circuito regulador/excitador vai regular a tensão em 14v, para carregar baterias de 12v.

para verificar se um alternador é capaz de se auto-excitar, ligue os dois fios das escovas(que vêm do induzido), um ao terminal positivo de saída do alternador e outro à carcaça (terminal negativo) e com um motor, faça o alternador girar a uma velocidade acima de 600 rpm. se ele causar peso ao motor é porque ocorreu a auto excitação. para tirar a dúvida, com o motor funcionado, desligue um dos fios das escovas. se o motor ficar leve e aumentar de velocidade, está confirmada a auto-excitação.
Alt_exc.JPG
Alt_exc.JPG (4.48 KiB) Visto 6993 vezes

ftr
Membro
Membro

Mensagem por ftr »

josenir

que tipo de gerador vc usa pra produzir 2kw ?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ftr Escreveu:josenir
que tipo de gerador vc usa pra produzir 2kw ?
se você estiver falando de 2kw/h, ainda não tenho um gerador para esta potência, mas já venho estudando há tempos.
mas para 2kw/dia, eu já tenho montado vários, usando alternador automotivo ou de gerador axial de imãs permanentes.

RJ18F
Membro
Membro
Registado: terça mai 26, 2009 10:08 pm

Mensagem por RJ18F »

boas,parabens a todos os que participam neste tópico,aprendi imenso nestas 8 páginas!
tenho um alternador de 12 pólos da lucas e aquilo com pouca rotação conseguiu acender uma lampada de 12v 21w, o que acho bom, mas tive que lhe fazer a excitação externa, mesmo sem nenhuma carga aplicada ele nao consegue se auto - excitar, acho que o magnetismo remanescente do rotor é demasiado fraco, alguém pode dar alguma ideia para tentar resolver este problema sem recorrer a excitação externa, pois quero aplicar este alternador numa turbina para me gerar alguma energia eolica.

obrigado
Os dias prósperos não vêm ao acaso; são granjeados, como as searas, com muita fadiga e com muitos intervalos de desalento.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

rj18f Escreveu:boas,parabens a todos os que participam neste tópico,aprendi imenso nestas 8 páginas!
tenho um alternador de 12 pólos da lucas e aquilo com pouca rotação conseguiu acender uma lampada de 12v 21w, o que acho bom, mas tive que lhe fazer a excitação externa, mesmo sem nenhuma carga aplicada ele nao consegue se auto - excitar, acho que o magnetismo remanescente do rotor é demasiado fraco, alguém pode dar alguma ideia para tentar resolver este problema sem recorrer a excitação externa, pois quero aplicar este alternador numa turbina para me gerar alguma energia.
obrigado
os alternadores automotivos, mesmo possuindo magnetismo remanescente, devido à baixa indutância do bobinamento do estator, têm dificuldade de se auto-excitar. se você fizer o novo bobinamento conforme já indiquei nas mensagens anteriores, provavelmente vai resolver o problema. sem contar que com este bobinamento vai conseguir gerar com menos rotação.

ftr
Membro
Membro

Mensagem por ftr »

josenir
achei uma empresa que trabalha com recondicionamento de alternador
a ideia é ja pedir pra fazer um pra min mas como vão me cobrar uns 300 reais gostaria de tirar todas as duvidas possiveis para não rasgar dinheiro
a ideia é um bosch de maior apenragen possivel usando uma poly v
sobre o rebobinamento
mandar enrrolar 3x mais com fio 19 ou 20 certo ?
sobre a ligação do alternador no circuito
minha duvida é sobre as fases
basta pegar umas das fases dele ? seria a ponta de uma bobina ?
qual seria a maneira mais simples de identificar uma das fases ?
sobre as escovas eu removo todo o regular original e uso apenas as mesmas certo ?
desculpe as perguntas que são bem obvias mas eu preciso explicar direito pro pessoal que vai montar o mesmo

fábio

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ftr Escreveu:josenir
achei uma empresa que trabalha com recondicionamento de alternador
a ideia é ja pedir pra fazer um pra min mas como vão me cobrar uns 300 reais gostaria de tirar todas as duvidas possiveis para não rasgar dinheiro
a ideia é um bosch de maior apenragen possivel usando uma poly v
sobre o rebobinamento
mandar enrrolar 3x mais com fio 19 ou 20 certo ?
sobre a ligação do alternador no circuito
minha duvida é sobre as fases
basta pegar umas das fases dele ? seria a ponta de uma bobina ?
qual seria a maneira mais simples de identificar uma das fases ?
sobre as escovas eu removo todo o regular original e uso apenas as mesmas certo ?
desculpe as perguntas que são bem obvias mas eu preciso explicar direito pro pessoal que vai montar o mesmo
fábio
sim a idéia é usar um alternador de maior corrente possível, se quiser obter uma boa potência, e se tiver umas boas pás também, é claro.

você não deve usar necessariamente fio 19 ou 20. deve contar quantas espiras tem em cada bobina, e escolher o fio mais grosso possível para fazer 3x mais espiras e ocupar um pouco mais de espaço que a bobina original. por um acaso nos alternadores que tenho usado, tem dado para fazer com fio 19 ou 20 awg.
um alternador original de 12v x 75a vem de fábrica com aproximadamente 400g de fio. mas como sempre o bobinamento original ainda deixa algum espaço vazio no estator, convém usar um pouco mais de fio e fazer uma bobina um pouco mais cheia. neste caso gasta-se aproximadamente 500g de fio, ao invés de 400g.

sobre as fases, todo alternador automotivo é trifásico, isto é possui 3 fases, logo saem 3 ou 6 fios do seu bobinamento. a maioria já vem com apenas 3 fios para fora, logo neste caso cada fio representa uma fase. para ligar ao circuito regulador/excitador é necessário seguir o esquema. como você vai ter que montar, vai ter que estudar o esquema, quando chegar na fase de montagem deve ficar mais fácil de entender.

sobre as escovas, é isso mesmo.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”