Motor de passadeira rolante

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado abr 18, 2009 6:13 pm

Motor de passadeira rolante

Mensagem por josericardo »

caros amigos energéticos, o que dizem deste motor de passadeira rolante?
o regulador do gerador de ímans permanentes que se encontra no fórum, serve para este gerador?
Anexos
2.25hp  cont. duty 130 vcd/2200 watts
2.25hp cont. duty 130 vcd/2200 watts
06_06_2009_17_02_03.jpg (35.94 KiB) Visto 8935 vezes

exterminador
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 06, 2007 11:41 pm

Re: Motor de passadeira rolante

Mensagem por exterminador »

josericardo Escreveu:caros amigos energéticos, o que dizem deste motor de passadeira rolante?
o regulador do gerador de ímans permanentes que se encontra no fórum, serve para este gerador?
boas, especificações do motor? voltagem, amperes, rotações(tira 1 foto a chapa prateada)

xpto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm

Mensagem por xpto »

há gente com sorte não há?

como disse o nosso amigo exterminador tira uma foto a chapa prateada.
podes também ligar o motor ao multimetro e faze-lo girar com a mão e ver o resultado obtido (um filme seria muito bom).
podes tambem descrever onde arranjaste o motos.

depois disto põe umas pás nisso e vai fazendo estes até obteres os melhores resultados, depois pensas no resto do sistema...

força nisso pois o mais difícil já esta (o motor)

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

Mensagem por Nezocas »

boas,

dá para ver nesta foto

2.25 hp
130 vdc
2200 watts

Autor do tópico
josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

ok amigo silver, realmente obtive este motor com muita sorte . este motor foi comprado na feira da ladra para quem não sabe é na parte de cima da estação de santa apolónia. quanto á foto tudo bem, o mais difícil é o filme. é que eu tenho tentado pôr filmes no forum e não consigo mesmo depois de os ter transformado noutros formatos
de vídeo. como é do vosso conhecimento eu já reconstrui dois geradores de imanes permanentes muito bons e este é mais um. por este andar tenho uma central em ferreira do zêzere. e que eu tenho que diminuir a conta da luz . e nesta altura da rega pior .
eu já tenho umas pás quase prontas, que eram para um dos outros geradores. feito em pvc que têm cada pá 60cm .é um conjunto de três pás .será que as pás têm que ser mais compridas? estou com umas duvidas para colocar as pás .tiro a roda maciço que está á frente do motor ou não? é que é muito pesado. mas também têm os seus benefícios .
saudações energéticas

Autor do tópico
josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

tentei introduzir fotos e vídeos ,mas dá erro.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

josericardo Escreveu:tentei introduzir fotos e vídeos ,mas dá erro.

esse motor parece ser muito bom para esse fim, quanto aos vídeos o melhor que fazes é coloca-lo num site de video hosting como o youtube e depois metes aqui um link ou utilizas a ferramenta do editor de posts [youtube].

se não conseguires envia-me o video para o meu email e eu coloco-o aqui. avisa-me por pm.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

adolpho_4ppl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta ago 17, 2007 3:31 pm

Mensagem por adolpho_4ppl »

josericardo Escreveu:ok amigo silver, realmente obtive este motor com muita sorte . este motor foi comprado na feira da ladra para quem não sabe é na parte de cima da estação de santa apolónia. quanto á foto tudo bem, o mais difícil é o filme. é que eu tenho tentado pôr filmes no forum e não consigo mesmo depois de os ter transformado noutros formatos
de vídeo. como é do vosso conhecimento eu já reconstrui dois geradores de imanes permanentes muito bons e este é mais um. por este andar tenho uma central em ferreira do zêzere. e que eu tenho que diminuir a conta da luz . e nesta altura da rega pior .
eu já tenho umas pás quase prontas, que eram para um dos outros geradores. feito em pvc que têm cada pá 60cm .é um conjunto de três pás .será que as pás têm que ser mais compridas? estou com umas duvidas para colocar as pás .tiro a roda maciço que está á frente do motor ou não? é que é muito pesado. mas também têm os seus benefícios .
saudações energéticas
ai ai ...
e eu que tenho la perdido a hora de almoço as terças feiras e nunca la encontrei nada disso....apenas uns motor passo a passo de impressoras..
sortudo...

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

josericardo Escreveu:caros amigos energéticos, o que dizem deste motor de passadeira rolante? o regulador do gerador de ímans permanentes que se encontra no fórum, serve para este gerador?
o motor realmente parece um achado, mas infelizmente o nosso regulador é apropriado para motores de ímãs permanentes de até 24v. se este motor for de ímãs permanentes, você pode refazer o bobinamento para uma tensão menor.

Autor do tópico
josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

então já nos cruzamos provavelmente e varias vezes as terças e sábados.
é preciso saber esperar as boas oportunidades.
eu moro junto ao jardim
Última edição por josericardo em segunda jun 08, 2009 9:52 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

sim é de ímanes permanentes.
em relação a montagem e refazer o bobinamento para uma tensão menor tanho que arranjar um cardenciado. é que os meus conhecimentos de electrónica são básicos

xpto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm

Mensagem por xpto »

qual a ideia em fazer uma nova bobinagem ao motor?

Autor do tópico
josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

exterminador Escreveu:
josericardo Escreveu:caros amigos energéticos, o que dizem deste motor de passadeira rolante?
boas, especificações do motor? voltagem, amperes, rotações(tira 1 foto a chapa prateada)
Anexos
07_06_2009_18_55_04.jpg
07_06_2009_18_55_04.jpg (10.94 KiB) Visto 8745 vezes

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

xpto Escreveu:qual a ideia em fazer uma nova bobinagem ao motor?
a questão, a meu ver, é que um gerador de 130v vai demandar um regulador de tensão e baterias com uma tensão próxima deste valor, o que vai dificultar o projeto. é preciso avaliar qual a rotação de trabalho deste motor e fazer um novo bobinamento para que ele obtenha uma tensão de 24v com rotação de 600 rpm, por exemplo. assim fica mais fácil de desenvolver um regulador e conseguir as baterias.

alguém saberia dizer qual a rotação deste motor, e quantas escovas ele possui ?

agradeço.

paulojorgevl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo out 05, 2008 10:24 pm

Mensagem por paulojorgevl »

esse motor tera 3000 rpm (nao é garantido)

e tem 2 escovas (100% garantido)
quanto a rebobinagem do induzido manda pm que falamos

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

paulojorgevl Escreveu:esse motor tera 3000 rpm (nao é garantido)
e tem 2 escovas (100% garantido) quanto a rebobinagem do induzido manda pm que falamos
se possui apenas duas escovas, então a rotação é de no mínimo 3000 rpm, o que não é bom.
sobre o rebobinamento do induzido, a ideia é fazer com menas espiras e com fio mais grosso, para diminuir a tensão e aumentar a corrente gerada. mas neste caso é melhor confiar este trabalho a um bobinador com experiência em bobinamento de induzido, trabalho que não é muito fácil para um iniciante.

neste caso talvez seja mais interessante fazer uns testes com rotação em torno de 300 rpm com uma lâmpada de farol de automóvel de 24v ligada nele e ver como ele se comporta, qual tensão é capaz de gerar, antes de resolver alterar o bobinamento.

paulojorgevl
Membro Dedicado
Membro Dedicado

podes colocar o motor a rodar no torno mas julgo que teras +-5 a 7 v.

eu tenho um motor igual a esse mas de 190 v quando o testei na bancada de testes de motores ele debitava 14v entre as 300 e as 500 rpm.

quanto a rebobinagem desse induzido podes preparar pelo menos uns 100 euros +- .

por isso não se se valerá a pena pegar nesse motor.

Autor do tópico
josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

o que eu posso adiantar é que eu quando rodo a mão acende uma lâmpada de 12v.
quando eu tiver alguns testes realizados eu logo dou notícias
saudações energéticas

paulojorgevl
Membro Dedicado
Membro Dedicado

ate pode acender uma de 24 ou por ai adiante mas isso nao quer dizer nada.
coloca o motor a rodar e mede a tensao de saida a (x) rpm.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

paulojorgevl Escreveu:ate pode acender uma de 24 ou por ai adiante mas isso nao quer dizer nada.
coloca o motor a rodar e mede a tensao de saida a (x) rpm.
na verdade não é bem assim...
de nada adianta medir a tensão de saída de um gerador sem que haja uma carga ligada. ou seja, a medida de tensão sem carga pode ser muito alta, mas no momento em que se ligar a ele uma carga, esta tensão pode cair até a zero volt. e mesmo que isso aconteça, não significa que este motor não gere absolutamente nada, apenas significa que a carga que foi ligada é maior do que a capacidade do gerador.

josericardo Escreveu:o que eu posso adiantar é que eu quando rodo a mão acende uma lâmpada de 12v.
se ao girar com a mão você consegue acender uma lâmpada de 5w x 12v, isso significa que este motor produz a esta rotação pelo menos esta potência (5w), o que já é uma boa informação. acontece que dificilmente se consegue girar com a mão o eixo de um motor a mais de 100 rpm. neste caso temos mais uma informação: nosso motor produz 5w com menos de 100 rpm, o que já é ótimo !

quando sugeri que ligasse uma lâmpada de 24v de farol de automóvel (aproximadamente 60w) a 300 rpm, pensei em usar uma rotação baixa e uma carga pesada, pois se a carga for pouca a tensão seria muito alta, queimando a lâmpada, e nos deixando sem uma resposta.

a tensão de saída de um motor (em volts) depende diretamente da rotação e da carga ligada a ele. quando não se sabe a potência de um motor, é recomendado usar uma rotação baixa e uma carga que se acredite que seja maior do que a capacidade do gerador. com este primeiro resultado podemos optar por uma carga menor ou uma rotação maior, até chegar a uma rotação em torno de 600 rpm e com uma carga que deixe a tensão de saída em torno de 24v, por exemplo.

se com 300 rpm e uma carga de 24v x 60w a lâmpada acende fraca, então podemos testar com rotação maior.
se com 600 rpm a lâmpada ainda não acender a pleno brilho significa que o gerador não é capaz de gerar 60w, então devemos experimentar uma lâmpada menor que acenda a pleno brilho a esta rotação, e quando esta for encontrada saberemos que a potência desta lâmpada é a potência que o nosso gerador é capaz de fornecer. agora sim, pode-se medir a tensão e verificar que é a tensão aproximada à tensão de trabalho da lâmpada (12v ou 24v, por exemplo).

Responder

Voltar para “Energia Eólica”