boas !
eu comprei um kit maçarico de soldar (oxigenio e gás) por 100 euros no de borla, funciona muito bem muito porreiro.
mas existe um senão é que as botijas de oxigenio só duram meia hora são descartaveis e cada uma custa 20 euros.
então eu ando á procura de uma maneira de produzir oxigenio de forma barata.
do tipo se precisar de acetileno para o maçarico e só juntar água e carboreto dá-se uma reação quimica que liberta actileno, da mesma forma gostaria de fazer para obter oxigenio.
teria todo o prazer em "ouvir" todas as vossas ideias e conhecimentos.
obrigado
Como produzir oxigenio !!!?????????????????
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm
-
- Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm
Re: Como produzir oxigenio !!!?????????????????
um psa para oxigénio (pressure swing adsorption )??
claro que fica muito mais caro que os 20 euros que custam os reservatórios de o2
claro que fica muito mais caro que os 20 euros que custam os reservatórios de o2
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
hidrólise. mas é capaz de ficar mais caro que a botija. só experimentando.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm
insustentável!ferra Escreveu:hidrólise. mas é capaz de ficar mais caro que a botija. só experimentando.
eu trabalho num local onde gasto milhares de metros cúbicos de h2. uma parte obtida por um psa e outra por hidrólise. julgo que o local onde trabalho é dos maiores consumidades de energia eléctrica do país.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
também era a ideia que tinha. sei que um dos métodos é aquecer água ao ponto de a dissociar em h2 e o2. creio que ocorre aos 2000ºc. e é mais rentável que a hidrólise. mesmo com os recursos que isso envolve! mas em casa produzir o2 de forma mais fácil é hidrólise.
existe também o peróxido de hidrogénio (vulgo água oxigenada) mas também essa é uma forma insustentável!
existe também o peróxido de hidrogénio (vulgo água oxigenada) mas também essa é uma forma insustentável!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender!