][/url]
este foi o meu primeiro regulador, 12 e 24 voltes com varios relés
tiengenhocas Escreveu:montagem dos componentes
para potencias acima de 100w aplicar mais transistores em paralelo, de preferencia fora da placa num bom dissipador de calor
obrigado,fico contente por ter ajudado.levathar Escreveu:tiengenhocas Escreveu:montagem dos componentes
para potencias acima de 100w aplicar mais transistores em paralelo, de preferencia fora da placa num bom dissipador de calor
fantastico, para o meu projecto procurava também isto
tio engenhocas, o guru do vento...
tiengenhocas Escreveu:
esquema; o relé liga quando a bateria precisa de carga e desliga quando carregada
os amperes que ele pode controlar dependem do relé e do diodo d
d, é um diodo de alternador ou vários em paralelo,serve para evitar a descarga da bateria quando o relé ligar o gerador á massa atavés de r
r,vái travar o aerogerador ficando a rodar lentamente até novo ciclo de carga
o valor de r será determinado pela lei de ohm v/i, pode utilizar-se uma ou várias lâmpadas de automóvel ou um pouco de fio de resistencia de um aquecedor ou torradeira electrica
utilizar uma fonte de alimentaçao regulavel para afinação
o pimeiro potenciometro do lado esquerdo será ajustado para 14,5v e o do lado direito para 13v ou 13,5v repetir a operação até ficacar certo
silva, referes-te ao meu comentário?silva_fuinha Escreveu:aquilo que você falou foi meio chinês , ñ percebo muito do assunto, mas o relé era para usar como regulador da voltagem apenas, desviando a mesma para um conjunto de resistências quando esta for superior a capacidade do transístor, para ñ o queimar !
pelo que se observa do circuito, o transistor está servindo apenas para energizar a bobina do relé. como as bobinas de relés não consomem mais que 50 ma, um bc517 é mais do que suficiente, a meu ver. se não fosse necessário um transistor darlington, um bc337 seria mais indicado ainda.njay Escreveu:um tip110 a tip112 ou tip120 a tip122 também deve dar.
usei este darlington para simplificar o circuito e era o que eu tinha, poden usar outrosnjay Escreveu:o darlington pode estar a ser usado para carregar muito pouco a saída do amplificador diferencial.
por falar em relé, falta lá é o díodo para descarregar a energia da bobina quando ela é desligada.
nem vou comentar.goahead Escreveu:silva, referes-te ao meu comentário?silva_fuinha Escreveu:aquilo que você falou foi meio chinês :banghead:, ñ percebo muito do assunto, mas o relé era para usar como regulador da voltagem apenas, desviando a mesma para um conjunto de resistências quando esta for superior a capacidade do transístor, para ñ o queimar ! :banghead:
se sim eu explico.
o tio engenhocas diz que quando a bateria atinge os 14,3v o relê comuta para uma resistência. até aí tudo bem , excepto que um rele ira avariar rapidamente e a comutação não deve existir...o que deve existir é ligar um dumpload (resistencia, lampadas etc) para descarregar um pouco a bateria e retornar ao modo de carga.
as baterias querem-se sempre carregadas ao topo para maior durabilidade e em caso de se desligarem a tensão vai acabar por descer ao longo do tempo (auto descarregamento) devido a resistência interna das baterias etc.
o circuito precisa de hysteresis de 0,1v, ou seja descarrega a bateria quando atinge os 14,3v e carrega novamente quando atinge os 14,2v
quem regula a tensão é a bateria. ou seja. se ligasses um gerador que dá 230v dc as 150rpm numa bateria, o gerador não iria passar de 10rpm pois o seu output estaria a ser regulado pela bateria.
esclarecido?
titio engenhocas,
vê como funciona um dumpload charger controller como o xantrex c60 ou outback mx60
goahead
a meu ver esse díodo não protege o darlington nesse circuito, pois a corrente gerada pela bobina quando é desligada segue no sentido contrário ao do díodo (ou seja, ele nunca conduz). provavelmente o relé não consome muita corrente e o condensador de 470nf na base do transístor mais o facto de ter um ganho muito grande abranda a velocidade de comutação evitando que a bobina despeje um pico alto de tensão.tiengenhocas Escreveu:o díodo encontra-se dentro do darlington, por isso se usarem um que não tenha devem aplicar por fora.
acho que está a ver mal, este processo é utilizado pelos fabricantes de televisão desde que passaram a usar transistoresnjay Escreveu:a meu ver esse díodo não protege o darlington nesse circuito, pois a corrente gerada pela bobina quando é desligada segue no sentido contrário ao do díodo (ou seja, ele nunca conduz). provavelmente o relé não consome muita corrente e o condensador de 470nf na base do transístor mais o facto de ter um ganho muito grande abranda a velocidade de comutação evitando que a bobina despeje um pico alto de tensão.tiengenhocas Escreveu:o díodo encontra-se dentro do darlington, por isso se usarem um que não tenha devem aplicar por fora.