Backup para AQS - caldeira gás vs resistência eléctrica
-
jfkpt
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am
Backup para AQS - caldeira gás vs resistência eléctrica
ora viva,
tendo painéis solares para aqs, qual será a opção correcta para o backup?
no meu caso, possuo uma caldeira a gás com chama modulante e através de uma válvula termostática é fácil colocá-la como backup.
mas será que uma resistência no termossifão ligada em horário de vazio fica mais barato do que aquecer a água através da caldeira?
obrigado pelos comentários e cumprimentos.
no meu caso, possuo uma caldeira a gás com chama modulante e através de uma válvula termostática é fácil colocá-la como backup.
mas será que uma resistência no termossifão ligada em horário de vazio fica mais barato do que aquecer a água através da caldeira?
-
AdeptoSolar
- Membro Dedicado

- Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm
Re: Backup para AQS - caldeira gás vs resistência eléctrica
caro jfkpt:jfkpt Escreveu:ora viva,
ao ter o apoio através da caldeira não se esqueça que a nível de conforto será a melhor opção, já que a produção de água quente é instantânea. de facto, ao ter apoio através da resistência eléctrica em tarifa bi-horária torna-se mais económico, como já já referi, o tempo de recuperação da temperatura desejada para água quente é superior, o que em altura de picos de consumo pode ser problemático.
espero ter ajudado.
cumprimentos,
as
-
Interrogação
- Membro Dedicado

- Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm
penso que é precisamente o contrário.adeptosolar Escreveu: ao ter o apoio através da caldeira não se esqueça que a nível de conforto será a melhor opção, já que a produção de água quente é instantânea.
se o apoio fôr através de caldeira, a água terá que viajar do depósito até à dita, e depois daí até ao local de consumo.
se por outro lado o depósito tiver resistência eléctrica e estiver ligado directamente à rede de consumo, a viagem de água quente será menor.
para além disso, o custo de aquecimento em vazio será menor.
se a caldeira apenas serve para aqs (e não para aquecimento central), na minha opinião mais vale mandar desligar o gás e poupar no custo da mensalidade - mesmo que mascarada...
-
jfkpt

no meu caso a caldeira serve igualmente para aquecimento central.
o percurso da água quente do termossifão até ao ponto de consumo passa obrigatoriamente pela zona da caldeira.
pelo que me parece dos vossos comentários o custo menor será com a resistência, mas tenho tempos de aquecimento superiores e de viagem da água quente até ao local de consumo.
o percurso da água quente do termossifão até ao ponto de consumo passa obrigatoriamente pela zona da caldeira.
pelo que me parece dos vossos comentários o custo menor será com a resistência, mas tenho tempos de aquecimento superiores e de viagem da água quente até ao local de consumo.
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
eu julgo que esta é sempre uma discussão complicada.
de facto, a energia eléctrica em vazio (tarifa bi-horária) fica mais barata do que o gaz (se propano ou butano), pelo que a resistência faz sentido. no entanto, também há que ter em conta de que o aquecimento instantâneo na caldeira ou esquentador só vai aquecer a quantidade de água que realmente necessitamos e não o volume todo que temos no depósito. eu, na verdade, acho mais racional a utilização do gaz. de qualquer forma acho que o melhor é ter os dois em simultâneo e usar o apoio eléctrico nos períodos de inverno em que há mais dias contínuos sem sol.
de facto, a energia eléctrica em vazio (tarifa bi-horária) fica mais barata do que o gaz (se propano ou butano), pelo que a resistência faz sentido. no entanto, também há que ter em conta de que o aquecimento instantâneo na caldeira ou esquentador só vai aquecer a quantidade de água que realmente necessitamos e não o volume todo que temos no depósito. eu, na verdade, acho mais racional a utilização do gaz. de qualquer forma acho que o melhor é ter os dois em simultâneo e usar o apoio eléctrico nos períodos de inverno em que há mais dias contínuos sem sol.
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
cblfreitas Escreveu:eu julgo que esta é sempre uma discussão complicada.
discordo completamente
faço já umas contas rápidas (que comparam com esquentador não modulante)....
um botija de gaz das grandes custa cerca de 80€ e dá para 100 banhos (mais coisa menos coisa)....
ora isto dá 80 centimos por banho!....
eu com 1 hora de energia eléctrica no meu aqs, que tem resistência de 1800w, tomo 2 banhos e sobra água (dependendo da temperatura de partida da água pode bem chegar aos 3 banhos)!!! de notar que a resistência está a meio do depósito e logo só aquece a metade superior deste (cerca de 150lts de água, o depósito é de 300lts)!!!
numa hora de energia eléctrica em horário cheio, gasto cerca de 26centimos!......bom.... 26 centimos para 2 banhos!!!..... a diferença é notória!!!
estamos no mês de junho, e tenho desde o dia 8 de maio um contador de energia dedicado no sistema aqs (conta a resistência, bomba circuladora e controladores, ou seja tudo)....
o gasto médio é de 1kwh por dia!... a resistência já teve de ser ligada algumas vezes face aos dias enublados que têm estado!
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
concordo com o valter silva pois os cálculos fazem bastante lógica! mas no caso de a caldeira trabalhar a gás natural, que é o meu caso, continua a compensar?
pago 0,048448€ por kwh de gás....
ps:a pergunta é quantos kwh de gás são necessários para uma banho.
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
jfkpt

o gás é pago em m^3, como chegou aos kwh?mix Escreveu:concordo com o valter silva pois os cálculos fazem bastante lógica! mas no caso de a caldeira trabalhar a gás natural, que é o meu caso, continua a compensar?
[[]]
-
mix
- Membro Silver

já à algum tempo que passou a ser em kwh...nas facturas e tudo....
http://gasnatural.galpenergia.com/vpt/c ... iagas.aspx
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
jfkpt

tem razão, não tinha reparado.mix Escreveu:já à algum tempo que passou a ser em kwh...nas facturas e tudo....
[[]]
-
Interrogação
- Membro Dedicado

- Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm
nos testes da proteste aparece claramente vantagem ao aquecimento de aqs por electricidade vs. por gás natural.
eu claramente sinto isso na carteira, ao ter passado de termoacumulador para caldeira modulante a gás natural.
há que não esquecer que não se paga só o gás consumido...
o contra é a pegada de carbono ser muito maior no acumulador...
eu claramente sinto isso na carteira, ao ter passado de termoacumulador para caldeira modulante a gás natural.
há que não esquecer que não se paga só o gás consumido...
o contra é a pegada de carbono ser muito maior no acumulador...
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
desculpem lá, mas não me parece que aqui a questão seja de discordar... estamos todos a dizer o mesmo. ou seja, aquecer 150 litros de água (de 15 a 45ºc - 4500kcal) custa aproximadamente:
- 0,40€ a gás natural
- 0,94€ a gás propano
- 0,65€ a electricidade (cheia)
- 0,35€ a electricidade (vazia)
logo, a electricidade sai muito mais barata do que o gás (propano).
o problema é que isto são cálculos teóricos e a realidade prática nem sempre é a ideal. repito que a resistência eléctrica aquece um volume de água que pode ser superior ao necessário e aí estamos perante desperdício de energia. aqui neste fórum há pessoas que, por exemplo, relatam instalações de ts de 300 litros em casas de 3 pessoas. são situações em que o acumulador vai ter bastante mais água do que a necessária para cada dia de utilização, o que pode originar desperdícios de energia. é necessário ter em conta o perfil de utilização de água quente para perceber se é melhor um aquecimento instantâneo ou não.
para além disso, o aquecimento instantâneo tem ainda a vantagem de estar disponível de imediato (é instantâneo).
agora se temos uma instalação bem dimensionada e um perfil de consumo regular, aí estamos de acordo em que a resistência eléctrica sai mais barata (especialmente quando o depósito está no interior).
- 0,40€ a gás natural
- 0,94€ a gás propano
o problema é que isto são cálculos teóricos e a realidade prática nem sempre é a ideal. repito que a resistência eléctrica aquece um volume de água que pode ser superior ao necessário e aí estamos perante desperdício de energia. aqui neste fórum há pessoas que, por exemplo, relatam instalações de ts de 300 litros em casas de 3 pessoas. são situações em que o acumulador vai ter bastante mais água do que a necessária para cada dia de utilização, o que pode originar desperdícios de energia. é necessário ter em conta o perfil de utilização de água quente para perceber se é melhor um aquecimento instantâneo ou não.
para além disso, o aquecimento instantâneo tem ainda a vantagem de estar disponível de imediato (é instantâneo).
agora se temos uma instalação bem dimensionada e um perfil de consumo regular, aí estamos de acordo em que a resistência eléctrica sai mais barata (especialmente quando o depósito está no interior).
-
gryphus
- Membro Dedicado

- Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm
estou totalmente de acordo com o cblfreitas. eu vou construir a minha casa ainda este ano (espero eu) e estou a pensar ter as duas alternativas. o eléctrico para a utilização regular da casa chega bem e é mais barato, mas de vez em quando vou precisar do apoio do esquentador ou caldeira (ainda não decidi) pois o número de banhos ultrapassará concerteza a capacidade do acumulador (300 lts) e vou precisar de ter aquecimento instantâneo.
tal como nas aqs, na cozinha também estou a pensar em ter as 2 alternativas, eléctrico (placa de indução) e gás propano (45kg), pois nos dias normais o eléctrico vai concerteza chegar, mas onde eu vivo, principalmente de inverno, há muitos cortes de electricidade. se alguém tiver alguma opinião diferente por favor poste aqui.
tal como nas aqs, na cozinha também estou a pensar em ter as 2 alternativas, eléctrico (placa de indução) e gás propano (45kg), pois nos dias normais o eléctrico vai concerteza chegar, mas onde eu vivo, principalmente de inverno, há muitos cortes de electricidade. se alguém tiver alguma opinião diferente por favor poste aqui.
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".
-
jfkpt

a mim preocupa-me uma questão:
tendo os painéis (termossifão) com resistência, e estando o sistema ligado a uma caldeira de gás natural, no período de tempo em que a água percorre a tubagem desde o depósito até à entrada da caldeira, a água pode estar abaixo dos 45º o que vai fazer com que a caldeira dispare até à chegada da água quente.
tendo os painéis (termossifão) com resistência, e estando o sistema ligado a uma caldeira de gás natural, no período de tempo em que a água percorre a tubagem desde o depósito até à entrada da caldeira, a água pode estar abaixo dos 45º o que vai fazer com que a caldeira dispare até à chegada da água quente.
-
mix
- Membro Silver

por essa razão se deve colocar o sensor à saída do deposito...quando isso não acontece o que se costuma fazer é desligar a caldeira em dias de sol!jfkpt Escreveu:a mim preocupa-me uma questão:
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
pode sempre optar pela colocação de um acumulador maior ... a diferença de preço ainda é alguma mas se calhar e se não pretender trocar de casa nos próximos anos ... pode ser que compense.gryphus Escreveu:estou totalmente de acordo com o cblfreitas. eu vou construir a minha casa ainda este ano (espero eu) e estou a pensar ter as duas alternativas. o eléctrico para a utilização regular da casa chega bem e é mais barato, mas de vez em quando vou precisar do apoio do esquentador ou caldeira (ainda não decidi) pois o número de banhos ultrapassará concerteza a capacidade do acumulador (300 lts) e vou precisar de ter aquecimento instantâneo.
seria mesmo muito azar estar a cozinhar e a luz ir abaixo nesse preciso momento. mas pode acontecer claro. mas, também, se formos a pensar assim ... teríamos de ter um backup para tudo ... forno, frigorífico ... ... ... ...
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
gryphus
- Membro Dedicado

obrigado pela tua opinião d'eu, mas não se trata de ter backups para tudo, é simplesmente uma maneira de estar prevenido sem gastar muito €€€. se a casa já estivessa feita nem pensaria nisso, mas já que vou construi-la acho que o melhor é pensar em todas as alternativas viáveis, sem gastar muito €€€, claro!!!
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
gryphus
tudo depende, por ex se tiveres o kit de termossifão e tiveres que comprar a dita caldeira de propósito para o apoio penso que será um mau investimento, agora se tiveres de comprar a caldeira porque tens a.q.c já será diferente.
de qualquer forma a instalação pode ficar preparada para funcionar das duas formas como é obvio, na minha opinião a melhor solução será:
na saída de agua quente que vem do termossifão colocar uma misturadora térmostatica, depois colocar uma electrovalvula de 3 vias acionada por um termóstato colocado antes da entrada na misturadora.
o sistema pode ficar de forma manual ou automático, permitindo na forma manual virar a electrovalvula ou para a caldeira ou directamente para o consumo
tudo depende, por ex se tiveres o kit de termossifão e tiveres que comprar a dita caldeira de propósito para o apoio penso que será um mau investimento, agora se tiveres de comprar a caldeira porque tens a.q.c já será diferente.
de qualquer forma a instalação pode ficar preparada para funcionar das duas formas como é obvio, na minha opinião a melhor solução será:
na saída de agua quente que vem do termossifão colocar uma misturadora térmostatica, depois colocar uma electrovalvula de 3 vias acionada por um termóstato colocado antes da entrada na misturadora.
o sistema pode ficar de forma manual ou automático, permitindo na forma manual virar a electrovalvula ou para a caldeira ou directamente para o consumo
-
gryphus
- Membro Dedicado

muito obrigado pela dica fyntas, mas eu ainda não tenho nada construído, ainda vou fazer a minha casa, e ainda não sei se vou pôr ou não aquecimento central, daí a dúvida se vai ser o esquentador ou a caldeira como apoio. já agora, tens alguma ideia de quanto fica fazer a pré-instalação do aquecimento central e do ar condicionado? é que se não ficar muito caro eu vou deixar a pré-instalação feita e depois decido o que quero colocar...
-
jotamira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
[quote="cblfreitas"]desculpem lá, mas não me parece que aqui a questão seja de discordar... estamos todos a dizer o mesmo. ou seja, aquecer 150 litros de água (de 15 a 45ºc - 4500kcal) custa aproximadamente:
- 0,40€ a gás natural
- 0,94€ a gás propano
tenho caldeira a gás propano que pretendia usar como backup para um ts 300l mas o instalador sugeriu-me que usasse antes a resistência que vem com o equipamento por ser o mais indicado pelo fabricante (solahart). pelas contas que vejo aqui além de ser o mais indicado também se torna o mais económico uma vez que possuo tarifa bi-horária. sendo assim deve permitir uma poupança considerável mesmo tendo em conta que moro no norte. corrijam-me se este raciocínio estiver errado.
- 0,40€ a gás natural
- 0,94€ a gás propano
tenho caldeira a gás propano que pretendia usar como backup para um ts 300l mas o instalador sugeriu-me que usasse antes a resistência que vem com o equipamento por ser o mais indicado pelo fabricante (solahart). pelas contas que vejo aqui além de ser o mais indicado também se torna o mais económico uma vez que possuo tarifa bi-horária. sendo assim deve permitir uma poupança considerável mesmo tendo em conta que moro no norte. corrijam-me se este raciocínio estiver errado.
por uma pegada cada vez mais verde