I MIEV

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: I MIEV

Mensagem por jmap »

quando disse "segunda ponte sobre o tejo", era obviamente "terceira ponte sobre o tejo"... já lhes perco a conta...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

trunx
Membro
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 5:35 pm

Mensagem por trunx »

sim tens razão, de facto vivemos numa oligarquia e mesmo que vivêssemos numa democracia existiriam sempre injustiças. não podemos fazer nada contra isso por isso vamos vivendo um dia de cada vez e tentar oportunidades como esta crise para podermos modificar os nossos hábitos. estas coisas demoram o seu tempo mas temos que ser nós a tentar mudar as nossas vidas, mesmo a nível económico, portugal tem um grande potencial o problema é que perdemos tempo de mais a olhar para os nossos umbigos e não para a nossa comunidade como razão da nossa própria existência. como exemplo disso dou-te o caso da agricultura ( para mim um dos mais relevantes sectores económicos de cada pais ) quando entramos para a união europeia pagaram aos agricultores para não produzirem e estes todos contentes não pensaram nas consequências. agora acabaram os subsídios e estes não conseguem pôr os seus produtos nas bancas a preços acessíveis.
1º falta de mão de obra especializada (alguém daqui sabe como semear batatas).
2º falta de organização ( toda a gente produz batatas, em vez de um produzir batatas e outro produzir nabos e por ai fora...)
3º falta de cooperação (isso mesmo); se for preciso tens dois agricultores com dois tractores e os custos inerentes a isso, em vez de um tractor para os dois
4º falta de organização (outra vez): de que me adianta produzir se não consigo controlar a distribuição (onde está a massa).
5º o pior deles todos modernização quando falo em modernização falo em educarmos os nossos filhos de modo a que sejam melhores do que nós e dar-lhes a oportunidade que merecem.

isto aplica-se a todos os sectores em que podemos ser bastante fortes, têxteis, agricultura, piscicultura, turismo, produção de energia (solar, eólica, nuclear sem recurso a urânio, biomassa esta até evitava incêndios) e muitos outros é só pensarmos um bocado.

isto é o que todos têm poder para fazer, mas estamos acomodados ao nosso umbigo. basta ver uma simples reunião de condomínio.

considero o veiculo eléctrico um bom "motor para esta mudança", basta ver o quanto se gasta para matar esta ideia. quanto aos bancos que se f***** não preciso de dinheiro para trocar batatas por alhos, ou galinhas por cuidados médicos ( muito usados à uns 50 anos )

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

deixa-me colocar o símbolo que estamos bem fora do tópico...

concordo plenamente com o que disseste. sofremos como nação a história do xico esperto. pensámos ganhar sem fazer nada sem perceber que estávamos a ser bem lixados.

quanto a mim o papel do estado na agricultura devia ser bem simples. para começar deveria ter um ministério pequeno e eficiente. sabiam que havia até há bastante pouco tempo (agora não sei) 5 trabalhadores no ministério para cada agricultor português? até parece piada! parece mentira mesmo mas constatei-o incredulamente há tempos num telejornal aonde se falava do problema.
depois o estado devia esquecer os subsídios de forma geral. temos um país de agricultores subsídio-dependentes. o estado deve sim criar e fomentar politicas que facilitem a organização e a distribuição dos produtos portugueses. se os agricultores conseguirem vender a preços interessantes, a actividade proliferará!
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

continuando o off topic :p

isso não é solução... já viste o nível de vida da generalidade dos agricultores tugas? n deves ter visto...
Cumprimentos
Nuno Leitão

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...
oinq Escreveu:continuando o off topic :p

isso não é solução... já viste o nível de vida da generalidade dos agricultores tugas? n deves ter visto...
o nivel de vida de um qualquer agricultor não implica necessariamente ser o do limiar da miseria..ou ter um aspecto miserabilista..assim como não é implicito que um bom mecanico é aquele com as unhas negras de merdelim e fato-macaco a pingar oleo queimado..

conheço pessoalmente bastantes agricultores..de média ou pequena dimensão..e creiam que todos sem excepção trabalham que se fartam..teem uma vida mais ou menos desafogada mas é curioso que não são dados a grandes folias nem a desperdicios..

uma queixa recorrente em todos é a exploração a que são submetidos pelas grandes empresas de distribuição..já que vendem a um valor que muitas vezes não chega a 1/4 do valor que depois se encontra nas prateleiras e recebem na melhor das hipoteses a 3 meses..6 é vulgarissimo..produtos que ao comprarmos pagamos a pronto..

um facto que o trunx apontou..e bem..é o de que os agricultores são pouco propensos a cooperativismos ou associativismos..fazem cerca de 26 anos eu proprio constatei isso aquando da formação de uma cooperativa de citrinos na zona de silves..não estavam decorridos 3 meses e já eram mais os que tentavam sacanear a propria cooperativa que os restantes..claro que com a ajuda de outros interessados..o resultado é que acabou por se desfazer e os resultados do que poderia ser uma actividade próspera estão á vista..

esqueceram que uma cooperativa ou uma associação tem sempre mais peso negocial que qualquer um dos seus membros individualmente..(isto recorda-me qualquer coisa..lol )..

temos paises economicamente mais estaveis ou fortes que o nosso em que de facto se aproveitam muito melhor e racionalmente os recursos individuais..através da co-propriedade de equipamentos ou mesmo pelo fomento de uma industria de serviços que os disponibilize por aluguer..por cá ainda hoje assistimos a mortes á sacholada por questões de horarios de regas..

e temos ainda os "xicos-espertos" que se dedicaram á agricultura do dia prá noite..ou vice-versa..tendo chegado ao cumulo de um certo individuo..consta isso e le não nega (tambem não confirma)..ter-lhe visto ser atribuido um subsidio a fundo perdido para agricultura..que logo o aplicou nuns belos automoveis e duas vivendas com piscina..sendo que o que mais perto estava de ser agricultor era um vasito com piri-piris num 7º andar..quando a coisa começou a dar pró torto já era tarde porque o crime..que não era apenas dele a responsabilidade..já havia prescrito..e pensam que foi tratado pela comunidade como um trafulha ou vigarista ?..desenganem-se..mais um pouco e seria considerado heroi regional..

como bem afirmou o trunx..falta muito investimento nas mentalidades..

abraços
[***************]

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

não percebeste o que quis dizer e eu tb n fui mt claro. conheço algumas dezenas de agricultores, e raros são os que não aplicaram os fundos comunitários numa pickup ou jipe e na sua grande vivenda.
Cumprimentos
Nuno Leitão

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

oinq Escreveu:não percebeste o que quis dizer e eu tb n fui mt claro. conheço algumas dezenas de agricultores, e raros são os que não aplicaram os fundos comunitários numa pickup ou jipe e na sua grande vivenda.
eu conheço poucos mas os que se safam são os que se mexem bem e sacam verbas para bem se tratar (casas, jipes, casas de senhoras, etc). os outros, os sérios e mais modestos, nem sabem como concorrer a um subsídio. limitam-se a tentar rentabilizar o que a terra lhes dá... mas isto certamente haverá de tudo. o problema é que a tendência geral é negativa.

trunx
Membro
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 5:35 pm

Mensagem por trunx »

bom, eu só quis dar um exemplo com a agricultura. com os outros sectores da economia é a mesma coisa, tirando um ou outro caso. por exemplo em braga as empresas de informática têm um pacto para não contratarem empregados umas das outras assim os salários não sobem (para isto têm eles jeito) esquecem-se é que estas pessoas acabam por se desmotivar e fazer um trabalho pior e menos produtivo... isto só para marcar a minha posição em relação a estas coisas.
ter carros eléctricos é um bom ponto de partida para uma pequena mudança de mentalidades.
em relação ao i-miev é óbvio que o carro é excelente e eu sou comprador de um, mas também é óbvio que a mitsubishi não os quer vender daí o seu preço proibitivo. para isso bastava que o nosso estado implementasse a regra de todas as marcas que queiram vender veículos em portugal tivessem que vender 10% de veículos com emissões zero em andamento. de certeza que apareciam eléctricos como cogumelos.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

meus caros, se o problema fosse os agricultores estávamos todos bem na vida, o problema maior é que os agricultores deixaram de trabalhar, logo o sector primário foi-se, como tal este pais anda e vai viver à custa de crédito, a pergunta óbvio, até quando ???

bom, vamos terminar aqui o , ok !!!
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

vivas a todos.
cumprimentos aqui de amsterdão.

desculpem discordar de quem diz que os ve's sao um investimento pesado. nao sao! eu comprei uma vectrix que faz 1500 kms por mes. o leasing dela (com 10% de entrada, 12% de valor residual e 72 meses de prazo) estah a custar ah minha carteira 100 euros (serah 120 euros se a taxa voltar a subir). a gasolina 95 sem chumbo, por enquanto, estah a 1,30 euros. se o meu outro veiculo gastasse 5 litros aos 100 (gasta 6, mas vou ser bonzinho), sao (1500/100)*5*1,3€ = 97,5 euros!!! ou seja, soh em gasolina pago o mesmo que a prestaçao do leasing. se a isto juntar a manutençao, o seguro (eh oferecido o primeiro ano) e o selo, neste momento jah estou a poupar o dobro do que gastava. e a gasolina ainda vai subir muito mais...

mas anda tudo a dormir? .

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

uisfiuipe
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mai 02, 2008 11:19 pm

Mensagem por uisfiuipe »

boas volt,
volt Escreveu:mas anda tudo a dormir?
nem todos andam a dormir, infelizmente no meu caso não tenho sítio onde guardar um ve nem para o carregar, não vou arriscar adquirir um para o deixar na rua e fazer o carregamento com uma puxada do 2º andar, sabes-se lá o que puderá acontecer...

um abraço e continuação de boas férias
Electrizado desde Abril de 2014 :)

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

volt Escreveu:vivas a todos.
cumprimentos aqui de amsterdão.

desculpem discordar de quem diz que os ve's sao um investimento pesado. nao sao! eu comprei uma vectrix que faz 1500 kms por mes. o leasing dela (com 10% de entrada, 12% de valor residual e 72 meses de prazo) estah a custar ah minha carteira 100 euros (serah 120 euros se a taxa voltar a subir). a gasolina 95 sem chumbo, por enquanto, estah a 1,30 euros. se o meu outro veiculo gastasse 5 litros aos 100 (gasta 6, mas vou ser bonzinho), sao (1500/100)*5*1,3€ = 97,5 euros!!! ou seja, soh em gasolina pago o mesmo que a prestaçao do leasing. se a isto juntar a manutençao, o seguro (eh oferecido o primeiro ano) e o selo, neste momento jah estou a poupar o dobro do que gastava. e a gasolina ainda vai subir muito mais...

mas anda tudo a dormir? .
quando chegares vais ter uma surpresa... a gasolina subiu assim como o gasoleo...
vá despacha te que te estou quase a apanhar... eh eh
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

eh verdade uis... infelizmente, muitos dos que nao dormem em serviço, nao tem condiçoes. por isso eh que quase me senti obrigado a ser um dos que dah o primeiro passo (um early buyer).

serges, ainda vou ficar aqui em amsterdao mais 5 ou 6 dias e depois vou para paris passar mais uns dias (que adorei aquilo).
aqui, a gasolina 95 esta praticamente a 1,4€ o litro, e em frança oscila entre os 1,26 e os 1,38. em espanha eh que se mantem a 1 euro. a grande diferença eh que o salario medio aqui sao 2500 euros...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

é lindo e é a minha escolha...(se entretanto não vierem os chineses e me façam mudar de ideias...!! )
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiago_eco »

mas há uma coisa que pode matar o carro eléctrico: se a bolha especulativa do petróleo rebentar, o preço vem outra vez para os 60..70 dólares e estes projectos vão todos para a gaveta[/quote]

depois do investimento de dezenas de construtores auto.? impossivel. a revoluçao está em curso e nada nem ng a irá parar!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

tiago_eco Escreveu:
mas há uma coisa que pode matar o carro eléctrico: se a bolha especulativa do petróleo rebentar, o preço vem outra vez para os 60..70 dólares e estes projectos vão todos para a gaveta
depois do investimento de dezenas de construtores auto.? impossivel. a revoluçao está em curso e nada nem ng a irá parar!
relembro que o petróleo chegou a estar abaixo dos 40 dolares e nem por isso os projectos pararam... afrouxaram mas não pararam... parece que é desta. neste momento a bolha não é grande no petróleo... quando a economia melhorar vão vê-lo disparado a caminho dos $150.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

a tendência é sempre crescente, reza a história que os ciclos de petroleo tem sempre um valor crescente, após cada pico de valor, vem sempre um superior, por isso podem contar que em vez de 150 usd chega a 200.
só que no próximo pico, quem quer já está melhor preparado para individualmente não sentir muito no bolso.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

rocker_pt Escreveu:a tendência é sempre crescente, reza a história que os ciclos de petroleo tem sempre um valor crescente, após cada pico de valor, vem sempre um superior, por isso podem contar que em vez de 150 usd chega a 200.
só que no próximo pico, quem quer já está melhor preparado para individualmente não sentir muito no bolso.

aos preços anunciados para os carros eléctricos que aí vêm (tirando os chineses), "quem quer" não será bem o termo.

vamos ver na prática, a que preço e que condições de apoios o governo dá e depois logo se vê se será quem quer...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

muita gente se esquece que para ter eléctrico convém ter garagem ou local seguro de abastecimento, mas muitos não têm...

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiago_eco »

hmgp Escreveu:
rocker_pt Escreveu:a tendência é sempre crescente, reza a história que os ciclos de petroleo tem sempre um valor crescente, após cada pico de valor, vem sempre um superior, por isso podem contar que em vez de 150 usd chega a 200.

aos preços anunciados para os carros eléctricos que aí vêm (tirando os chineses), "quem quer" não será bem o termo.

vamos ver na prática, a que preço e que condições de apoios o governo dá e depois logo se vê se será quem quer...
temos de acabar com o preconceito de que o que vem da china é simplesmente mau e aldrabado...depois da sua homolgação nao terei qqer problema em investir em um...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”