hugopinto Escreveu:sinceramente nunca consegui perceber este tipo de legislação... já não o percebia na obtenção das licenças, muito menos agora!
então se assim for quer dizer que o meu avó, que por acaso já tem 80 e muitos anos e provavelmente não devia ter carta há para aí 15 a 20 anos (mas como em portugal para ter a licença renovada apenas tem de ir ao médico dizer que vê bem, que ouve bem e que se mexe bem pois fazerem exames rigorosos é mentira), e lá continua ele a conduzir todo contente apesar de ser um perigo para todos os que circulam na estrada, se quiser agora com esta nova lei pode pegar numa mota até 125cc e fazer-se à estrada, mesmo com rodas as dificuldades de movimentação normais para a idade... porque a lei lhe permite!
em contrapartida, um individuo que tenha 24 anos tem de ir fazer um exame de condução, apesar de até poder já ter carta da categoria b à 6 anos... enfim, são as leis que temos
concordo que a lei não é perfeita, mas o que caso que mostras, não é um problema da lei "per si" é um problema da aplicação da lei! caso comum cá pelo burgo . vejamos, se a lei, que obriga a exames médicos a partir de uma idade bem inferior á do teu avô, fosse cumprida pelo/s médico/s (que obviamente deixam passar em claro o que o teu avô diz sem exames que confirmem) então o teu avô certamente já não teria carta... resumindo, concordo que por vezes introduzem excepções que são ridículas, neste caso acho que querem esfriar um bocado o pessoal mais jovem cheio de sangue na guelra que, estatisticamente falando me parece ser mais propenso a exagero na condução. e falo por mim que hoje penso em algumas situações que fiz e que hoje não as faria.