Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
-
AdeptoSolar
- Membro Dedicado

- Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm
Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
caro saloio:
penso que as dúvidas se vão dissipando...comparar solahar com fogãosol, ainda por cima o solahart mais barato...não poderão existir dúvidas!
falo em nome de vários utilizadores finais (que o são há muito anos) e em nome de alguns instaladores que conheço que, se pudessem, não instalavam outra coisa senão solahart.
para além disso, na minha opinião, o termossifão da solahart é dos menos "chocantes" esteticamente falando.
não tenho interesse comercial neste produto, apenas pretendo dar a conhecer a minha opinião e de algumas pessoas.
cumprimentos,
as
penso que as dúvidas se vão dissipando...comparar solahar com fogãosol, ainda por cima o solahart mais barato...não poderão existir dúvidas!
falo em nome de vários utilizadores finais (que o são há muito anos) e em nome de alguns instaladores que conheço que, se pudessem, não instalavam outra coisa senão solahart.
para além disso, na minha opinião, o termossifão da solahart é dos menos "chocantes" esteticamente falando.
não tenho interesse comercial neste produto, apenas pretendo dar a conhecer a minha opinião e de algumas pessoas.
cumprimentos,
as
-
saloio
- Membro Dedicado

- Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am
boas
sim mais barato más sistemas diferentes.
estava a comparar o termocifão da solahart com o sistema forçado da fogãosol.
alem de não gostar muito de termocifão este modelo da solahart realmente até gosto de ver, provavelmente vou para este, espero não me vir a arrepender.
cump's
*****saloio*****
sim mais barato más sistemas diferentes.
estava a comparar o termocifão da solahart com o sistema forçado da fogãosol.
alem de não gostar muito de termocifão este modelo da solahart realmente até gosto de ver, provavelmente vou para este, espero não me vir a arrepender.
cump's
*****saloio*****
Última edição por saloio em domingo jun 07, 2009 9:16 am, editado 1 vez no total.
*****Saloio*****
-
saloio
- Membro Dedicado

boas
já agora em termos de instituições bancarias, tem todas um bom trato em relação a este processo?
cump's
*****saloio*****
já agora em termos de instituições bancarias, tem todas um bom trato em relação a este processo?
cump's
*****saloio*****
*****Saloio*****
-
saloio
- Membro Dedicado

boas
bem não querendo fazer spam vou após expor uma pergunta de modo a ver se algum entendido conssegue explicar quais as diferenças tecnicas que justificam a diferença de preço entre:
sistema forçado dos dois rivais com os preços finais mais baixos.
fogãosol.... 2.324€30 vs solahart.... 2.998€30
ou seja quais as diferenças técnicas que justifiquem esta diferença.... 674€00
estou convencido que exista más o critério de um entendido era explandido.
cump's
*****saloio*****
bem não querendo fazer spam vou após expor uma pergunta de modo a ver se algum entendido conssegue explicar quais as diferenças tecnicas que justificam a diferença de preço entre:
estou convencido que exista más o critério de um entendido era explandido.
cump's
*****saloio*****
Última edição por saloio em domingo jun 07, 2009 10:30 am, editado 1 vez no total.
*****Saloio*****
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
se reparares nas características técnicas há algumas diferenças!!!saloio Escreveu:boas
estou convencido que exista más o critério de um entendido era expandido.
cump's
*****saloio*****
rendimento;
perdas;
materiais de contrucçao ....
e, também, a marca. quer queiras quer não a marca paga-se sempre ... de qualquer uma das maneiras eu ainda continuo a desconfiar dos sistemas com 3 paineis. principalmente, quando todos os outros têm 2! bem, sempre se pode ver a coisa pelo lado de que podem substituir parte do telhado pelo painel que bem dá ... 3 paineis são perto de 6 m2 o que é muita fruta!
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
saloio
- Membro Dedicado

boas
obrigada pela resposta @d'eu.
em relação a qualidade inferior do ganho dos painéis não tenho duvidas, dai ter de levar três painéis.
a qualidade de construção não sei pois nunca vi nenhum sistema desta marca.
a meu ver este equipamento da fogãosol peca e muito em relação ao ganho, pois ao ter três painéis poderia ter o ganho desproporcionalmente alto para a instalação, coisa que não acontece dai ver que os painéis são muito primários (digamos com um ganho muito baixo).
assim sendo concordo com o que dizes área muito maior ocupada no telhado, ganho inferior, qualidade do material não confirmada.
neste contexto alem de ser mais caro considero que o sistema forçado da solahart, é também a melhor escolha nos modelos forçados.
nota: não ganho nada com isto, apenas pretendo ajudar também algumas pessoas interessadas a fazer mais facilmente a sua escolha e claro trata-se de minha opinião, cada um que faça a sua.
cump's
*****saloio*****
obrigada pela resposta @d'eu.
em relação a qualidade inferior do ganho dos painéis não tenho duvidas, dai ter de levar três painéis.
a qualidade de construção não sei pois nunca vi nenhum sistema desta marca.
a meu ver este equipamento da fogãosol peca e muito em relação ao ganho, pois ao ter três painéis poderia ter o ganho desproporcionalmente alto para a instalação, coisa que não acontece dai ver que os painéis são muito primários (digamos com um ganho muito baixo).
assim sendo concordo com o que dizes área muito maior ocupada no telhado, ganho inferior, qualidade do material não confirmada.
neste contexto alem de ser mais caro considero que o sistema forçado da solahart, é também a melhor escolha nos modelos forçados.
nota: não ganho nada com isto, apenas pretendo ajudar também algumas pessoas interessadas a fazer mais facilmente a sua escolha e claro trata-se de minha opinião, cada um que faça a sua.
cump's
*****saloio*****
*****Saloio*****
-
D'eu
- Membro Silver

se é o melhor ou não não sei ... acho que todos os sistemas que utilizam dois paineis são diferentes entre si mas em todos eles há uma certa qualidade. no fundo, com qualquer um dos sistemas as pessoas ficam bem servidas. agora, é uma questão de gosto e de preferências ... mas chegamos a um ponto em que esta campanha apresenta marcas representativas deste mercado e com argumentos para se afigurarem como uma boa escolha e, de certa forma, uma escolha com futuro.
-
saloio
- Membro Dedicado

boas
desculpa se me fiz perceber mal.
estava a querer dizer melhor tendo em conta qualidade preço.
agora é possível haver melhor até dentro deste programa, isso fica ao criterio de cada um.
cump's
*****saloio*****
desculpa se me fiz perceber mal.
estava a querer dizer melhor tendo em conta qualidade preço.
agora é possível haver melhor até dentro deste programa, isso fica ao criterio de cada um.
cump's
*****saloio*****
*****Saloio*****
-
D'eu
- Membro Silver

depende!
pelo que tenho lido o pessoal considera que a melhor relação qualidade/preço encontra-se na marca norquente. e, se calhar, até está. temos de ver que, os sistemas mais caros apresentam melhores valores de rendimento mas o tempo de recuperação do investimento é maior. os mais baratos, com os apoios (inicial+irs) ficam a preços muito convidativos e o retorno do investimento é muito rápido. qualquer um dos sistemas nos permite uma redução significativa nos custos de aquecimento de água durante os períodos de sol (+- 50% do ano) o que já é muito bom - no verão qualquer coisa preta aquece. um amigo meu durante muito tempo teve a piscina da casa pintada de preto e aquilo aquecia bem!... eu, quando instalei o meu sistema, decidi tentar ir buscar um bocadinho mais, ou seja, tentar que através dos painéis conseguisse poupar um bocadinho de energia eléctrica, principalmente no inverno. o meu objectivo era que com uns painéis com maior rendimento pudesse no inverno conseguir ter, a partir da energia solar, pelo menos a água a 30º. à noite e com o auxilio da resistência aqueceria o resto até +- os 45º. se vai ser possível ou não, não sei ... mas hoje o dia esteve péssimo (temperatura exterior baixa, média de 16º, e chuva) e agora quando cheguei a casa tenho a água do acumulador com temperatura ligeiramente superior a 45º. mesmo que amanhã de manhã esteja a 40º (o que não vai estar porque pelo que tenho verificado as perdas do acumulador andam à volta de 1 a 2 ºc numa noite) já dá para tomar banhito com conforto aceitável eu preferi fazer um investimento maior agora ... que até pode parecer grande em valor absoluto mas para quem recorrer a credito é um ninharia por mês ...
d'eu
pelo que tenho lido o pessoal considera que a melhor relação qualidade/preço encontra-se na marca norquente. e, se calhar, até está. temos de ver que, os sistemas mais caros apresentam melhores valores de rendimento mas o tempo de recuperação do investimento é maior. os mais baratos, com os apoios (inicial+irs) ficam a preços muito convidativos e o retorno do investimento é muito rápido. qualquer um dos sistemas nos permite uma redução significativa nos custos de aquecimento de água durante os períodos de sol (+- 50% do ano) o que já é muito bom - no verão qualquer coisa preta aquece. um amigo meu durante muito tempo teve a piscina da casa pintada de preto e aquilo aquecia bem!... eu, quando instalei o meu sistema, decidi tentar ir buscar um bocadinho mais, ou seja, tentar que através dos painéis conseguisse poupar um bocadinho de energia eléctrica, principalmente no inverno. o meu objectivo era que com uns painéis com maior rendimento pudesse no inverno conseguir ter, a partir da energia solar, pelo menos a água a 30º. à noite e com o auxilio da resistência aqueceria o resto até +- os 45º. se vai ser possível ou não, não sei ... mas hoje o dia esteve péssimo (temperatura exterior baixa, média de 16º, e chuva) e agora quando cheguei a casa tenho a água do acumulador com temperatura ligeiramente superior a 45º. mesmo que amanhã de manhã esteja a 40º (o que não vai estar porque pelo que tenho verificado as perdas do acumulador andam à volta de 1 a 2 ºc numa noite) já dá para tomar banhito com conforto aceitável eu preferi fazer um investimento maior agora ... que até pode parecer grande em valor absoluto mas para quem recorrer a credito é um ninharia por mês ...
d'eu
-
2970713
- Membro

- Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm
eu tenho cá uma duvida.
como sou obrigado a colocar um sistema solar de aqs pela legislação em vigor, ou seja, 4m2 para um t3.
será que um sistema solahart (2x1.86=3.72m2) satisfaz a minha obrigação legal, ou deva optar por um openplus (2x2.02=4.04m2)?
como sou obrigado a colocar um sistema solar de aqs pela legislação em vigor, ou seja, 4m2 para um t3.
será que um sistema solahart (2x1.86=3.72m2) satisfaz a minha obrigação legal, ou deva optar por um openplus (2x2.02=4.04m2)?
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
vamos lá ver se a minha experiência pode ajudar a esclarecer alguma coisa nesta questão do retorno do investimento:
nesta situação da superfície colectora versus rendimento, parece-me que mais vale um melhor rendimento numa superfície mais pequena, para quem depende do sol para as aqs.
eu tenho 4x 2m2 e nos dias muito curtos, muito frios e muito nublados (radiação fraca e muito difusa) obtenho temperaturas entre 25º e 35º. com esta superfície posso encher todos os 650 litros do tanque mas isso não me adianta muito pois para tomar banho necessitamos de 200 litros a 38º. preferia de longe ter menos quantidade a uma maior temperatura. já no verão o sistema desliga antes do meio-dia por saturação do tanque e os painéis ficam ali sozinhos até atingirem a temperatura de estagnação.
no ponto de vista de atingir a melhor fracção solar anual, o ideal seria ter menor superfície, mas com colectores mais eficientes e mais bem isolados e que me permitissem ter mais dias por ano os 45º medidos no topo dos painéis que são necessários para nunca ligar o apoio.
claro que, como utilizo este sistema para aquecimento central as minhas contas são feitas de maneira diferente pois o caudal é mais importante que a temperatura máxima.
nesta situação da superfície colectora versus rendimento, parece-me que mais vale um melhor rendimento numa superfície mais pequena, para quem depende do sol para as aqs.
eu tenho 4x 2m2 e nos dias muito curtos, muito frios e muito nublados (radiação fraca e muito difusa) obtenho temperaturas entre 25º e 35º. com esta superfície posso encher todos os 650 litros do tanque mas isso não me adianta muito pois para tomar banho necessitamos de 200 litros a 38º. preferia de longe ter menos quantidade a uma maior temperatura. já no verão o sistema desliga antes do meio-dia por saturação do tanque e os painéis ficam ali sozinhos até atingirem a temperatura de estagnação.
no ponto de vista de atingir a melhor fracção solar anual, o ideal seria ter menor superfície, mas com colectores mais eficientes e mais bem isolados e que me permitissem ter mais dias por ano os 45º medidos no topo dos painéis que são necessários para nunca ligar o apoio.
claro que, como utilizo este sistema para aquecimento central as minhas contas são feitas de maneira diferente pois o caudal é mais importante que a temperatura máxima.
Porreiro, pá!
-
AdeptoSolar
- Membro Dedicado

- Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm
caro 2970713:2970713 Escreveu:eu tenho cá uma duvida.
para satisfazer o decreto-lei não tem de instalar obrigatoriamente 4 m2 para um t3.
esse decreto já foi alterado.
terá de fazer a simulação para a sua instalação (t3=4 pessoas) com colector padrão (4m2) perfeitamente definido.
posteriormente terá de efectuar a simulação com o sistema pretendido e se o resultador for uma fracção solar superior aos 4m2 de um sistema com colector padrão, então a sua instalação cumpre o regulamento.
para o caso apresentado com 3,72 m2 com o sistema solahart cumprirá o regulamento. não é exclusivo desta marca, apenas utilizei o seu exemplo.
se pretender mais informação pode postar via mp.
espero ter ajudado.
cumprimentos,
as
-
ampaio
- Membro

- Registado: segunda mai 25, 2009 9:14 am
continuação...ampaio Escreveu:
hoje fui à cgd e fiz a encomenda de um termossifão da wikora.
o processo foi pacifico (paguei a pronto) e agora estou a aguardar o contacto do instalador.
vou aproveitar esta thread para relatar os acontecimentos...
continuação...:
ontem (24 depois de fazer a encomenda) recebi o contacto da enrepo que me perguntou se eu pretendia escolher algum instalador especifico. como não tenho conhecimento de nenhum, a enrepo ficou de contactar um que fique perto da área onde será realizada a instalação.
continuação....
na passa 5a feira fui contactado pelo instalador que me indicou que gostaria de visitar o local da instalação. indiquei-lhe que a instalação seria feita num predio (eu moro no 3º de 4 andares) e fiquei com a sensação que isso ira ser um problema. de qq forma combinamos a vista para o sabado às 10:00
no sabado pelas 11:00 (com 1 h de atraso em relação ao combinado e sem indicar que iria chegar atrasado) o sr da anel solar visitou o predio e eu indiquei logo o que me procupava:
1. a tela do topo do predio não poderia ser furada
2. os paineis teria de ser trans portados para o topo por conta do instalador
3. qual a duração da instalação
as respostas foram:
1. dava jeito furar a tela, mas em alternativa podia arranjar uns blocos de cimentos que comprava no aki. não fiquei convencido.
2. o transporte iria fazer-se com amarrando os painsi a umas cordas e puxando-os para o topo.
3. a instalação iria durar 2 dias.
ficou combinado que assim que os paineis chegarem irá agendar-se a instalação.
ap
a entrega dos paineis foi marcada para dia 3 de junho e depois adiada para dia 4 e finalmente para dia 5. no dia 5 fiquei toda a tarde em casa á espera da entrega e depois de contactar a enrepo disseram-me que houve um problema com o transportador e que iriam fazer a entrega no sabado pelas 11:00
tive que adiar a minha entrada nas ferias, mas no sabado pelas 10:00 a entrega foi realizada.
entretanto tenho a instalação para os proximos dias 22 e 23 de junho.
espero que corra bem...
-
ampaio
- Membro

- Registado: segunda mai 25, 2009 9:14 am
as tubagens vão ser passadas pela saida de fumos do exaustor que vai em linha reta até ao topo do edificio. esta saida de fumos é independente da saida de fumos da caldeira.rastaparta Escreveu:as respostas foram:
1. dava jeito furar a tela, mas em alternativa podia arranjar uns blocos de cimentos que comprava no aki. não fiquei convencido.
2. o transporte iria fazer-se com amarrando os painsi a umas cordas e puxando-os para o topo.
3. a instalação iria durar 2 dias.
ficou combinado que assim que os paineis chegarem irá agendar-se a instalação.
esses blocos de cimento, são umas sapatas onde irá ficar preso o sistema.
como vais passar a tubagem até ao teu apartamento?
-
joseramos
- Novo membro

- Registado: sábado jun 20, 2009 8:51 am
boas tardes a todos os participantes neste fórum.
estou interessado em aderir ao programa do governo para a instalação de paineis solares para aqs. depois de ler este tópico ainda tenho diversas dúvidas.
já decidi que vou colocar equipamento de sistema forçado. estou indeciso entre vulcano e solahart (vulcano porque tenho um esquentador da junkers e antes tive da vulcano e nunca tive problemas) (solahart devido aos comentários neste fórum).
tentei ver as características do sistema da solahart do site do fabricante (http://www.solahart.com/) mas não encontrei. no site do representante (http://www.digal.pt/) está em construção. parece que o modelo que está no programa do governo é já um modelo descontinuado.
gostaria da vossa ajuda na minha escolha e o vosso comentário a se o modelo é descontinuado ou não.
obrigado
estou interessado em aderir ao programa do governo para a instalação de paineis solares para aqs. depois de ler este tópico ainda tenho diversas dúvidas.
já decidi que vou colocar equipamento de sistema forçado. estou indeciso entre vulcano e solahart (vulcano porque tenho um esquentador da junkers e antes tive da vulcano e nunca tive problemas) (solahart devido aos comentários neste fórum).
tentei ver as características do sistema da solahart do site do fabricante (http://www.solahart.com/) mas não encontrei. no site do representante (http://www.digal.pt/) está em construção. parece que o modelo que está no programa do governo é já um modelo descontinuado.
gostaria da vossa ajuda na minha escolha e o vosso comentário a se o modelo é descontinuado ou não.
obrigado
-
D'eu
- Membro Silver

pode sempre tentar ir a um revendedor e pedir as características e aproveita e vê o material ...joseramos Escreveu:as características do sistema da solahart do site do fabrica
com uma marca ou com outra fica bem servido
-
D'eu
- Membro Silver

podes encontrar os dados do colector da solhart neste site
http://www.solahart.com/files/brochures ... lector.pdf
http://www.solahart.com/files/brochures ... lector.pdf
-
saloio
- Membro Dedicado

boas
já me ligaram amanhã vou receber o material.
vamos la ver depois quando começa a instalação.
cump's
já me ligaram amanhã vou receber o material.
vamos la ver depois quando começa a instalação.
cump's
*****Saloio*****
-
sccf
- Membro Silver

- Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
olá a todos!
nõs também vamos por na nossa casa (ainda em construção).
temos 2 orçamentos: um da baxi-roca e outro da ferroli.
estamos mais inclinados para optar pela baxi-roca que, ainda por cima, está mais economico também!
alguém tem experiência com estar marcas?
estamos mais inclinados para optar pela baxi-roca que, ainda por cima, está mais economico também!
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63
-
jfkpt
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am
sccf Escreveu:olá a todos!
porque não aproveita o programa do governo.
a baxi-roca faz um desconto que diz ser semelhante, mas não o é, a instalação não está incluida, penso eu.