Discussão: Equalização de Baterias na Vectrix
-
jmap
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Re: Discussão: Equalização de Baterias na Vectrix
acho que a venda e suporte de peças ainda está a funcionar rezoavelmente, quanto às baterias ouvi que custavam 1800€...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
jmap

eu acho que elas não têm hipótese de ficar desbalanceadas porque precisamente faz um balanceamento exagerado, ou seja 1 hora cada vez que se carrega e 4 horas a cada 10 horas de condução. o problema é que isso contribui para o envelhecimento precoce das baterias pois está a estoirar as balanceadas. a solução era de facto um bms adequado…njay Escreveu:portanto, é mais ou menos óbvio que na vectrix as células estão condenadas a morrer prematuramente por desbalanceamento, com um excesso de cargas/descargas e altas temperaturas a acelerar o processo. o software não será mais actualizado e, mesmo que o fosse, o hardware não permite efectuar o balanceamento "completo" de que as células precisam.
é possível evitar o aquecimento excessivo recorrendo a métodos acessíveis como o que descreveste no outro tópico, mantendo fresco o ar em volta da vectrix. de qualquer forma este não será o pior problema.
evitar o desbalanceamento conseguir-se-ia com a instalação de um bms "completo" apropriado. sabendo que não existe nenhum pronto disponível no mercado para a vectrix, isto implica algum tempo e recursos de investigação por parte de quem tenha conhecimentos técnicos para tal, não só para desenhar o bms para 102 células como também para estudar a instalação e a integração na mota. caso ainda haja garantia oficial isto termina-a se for efectuado por terceiros.
uma solução "simples" para um utilizador comum seria o representante cá em portugal poder efectuar revisões regulares (imaginemos, 1 a 4 vezes por ano) em que as baterias seriam desmontadas e as células verificadas e equalizadas individualmente (recorrendo a métodos que não stressem as células como no caso da sobrecarga), havendo substituição de células (ou strings delas) que estivessem em mau estado. as células podiam mesmo ser acompanhadas individualmente ao longo do tempo, podendo-se assim até prever quais vão falhar 1º.
isto à partida não me parece muito difícil para um representante, isto é, desde que não seja muito difícil desmontar as baterias até ao nível da célula ou da string de células (eventualmente podiam ser verificadas uma a uma e substituidas em string, podendo o representante ainda aproveitar as células boas para fazer novas strings de substituição).
a um nível mais internacional, pode tentar-se fazer uma colecta de entre os utilizadores da vectrix e pagar directamente aos engenheiros agora desempregados para efectuar algumas versões de manutenção do software, se é que é possível contactá-los.
são só algumas ideias.
quanto a abrir baterias, o representante nem troca coisas simples como os sensores quanto mais… depois mesmo que as oficinas fizessem o trabalho sairia num balúrdio pois usualmente cobra cerca de 45€ por hora, imaginem se fosse trabalho de especialidade…
o ideal mesmo era um bms em condições. o problema é que se perde a garantia ao fazê-lo. será que se conseguiria fazê-lo numa camada intermédia de maneira a não interferir com o funcionamento do restante sistema da mota?
é pena estar longe das caldas da rainha porque um dia quando as baterias derem o “berro” e me encontrar sem assistência e peças, seria interessante “cravar” o jmal para tentarmos meter as a123 em funcionamento. caro bem sei, mas se funcionasse creio que valia a pena pois com a qualidade destas baterias a maioria dos problemas actuais desapareceria.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
com a123 depois ficas com problemas mecanicos e de controlador , por essa internet fora podes-se ver as consequências destas baterias, controladores queimados, motores fritos, transmissões partidas...jmap Escreveu:eu acho que elas não têm hipótese de ficar desbalanceadas porque precisamente faz um balanceamento exagerado, ou seja 1 hora cada vez que se carrega e 4 horas a cada 10 horas de condução. o problema é que isso contribui para o envelhecimento precoce das baterias pois está a estoirar as balanceadas. a solução era de facto um bms adequado…njay Escreveu:portanto, é mais ou menos óbvio que na vectrix as células estão condenadas a morrer prematuramente por desbalanceamento, com um excesso de cargas/descargas e altas temperaturas a acelerar o processo. o software não será mais actualizado e, mesmo que o fosse, o hardware não permite efectuar o balanceamento "completo" de que as células precisam.
é possível evitar o aquecimento excessivo recorrendo a métodos acessíveis como o que descreveste no outro tópico, mantendo fresco o ar em volta da vectrix. de qualquer forma este não será o pior problema.
evitar o desbalanceamento conseguir-se-ia com a instalação de um bms "completo" apropriado. sabendo que não existe nenhum pronto disponível no mercado para a vectrix, isto implica algum tempo e recursos de investigação por parte de quem tenha conhecimentos técnicos para tal, não só para desenhar o bms para 102 células como também para estudar a instalação e a integração na mota. caso ainda haja garantia oficial isto termina-a se for efectuado por terceiros.
uma solução "simples" para um utilizador comum seria o representante cá em portugal poder efectuar revisões regulares (imaginemos, 1 a 4 vezes por ano) em que as baterias seriam desmontadas e as células verificadas e equalizadas individualmente (recorrendo a métodos que não stressem as células como no caso da sobrecarga), havendo substituição de células (ou strings delas) que estivessem em mau estado. as células podiam mesmo ser acompanhadas individualmente ao longo do tempo, podendo-se assim até prever quais vão falhar 1º.
isto à partida não me parece muito difícil para um representante, isto é, desde que não seja muito difícil desmontar as baterias até ao nível da célula ou da string de células (eventualmente podiam ser verificadas uma a uma e substituidas em string, podendo o representante ainda aproveitar as células boas para fazer novas strings de substituição).
a um nível mais internacional, pode tentar-se fazer uma colecta de entre os utilizadores da vectrix e pagar directamente aos engenheiros agora desempregados para efectuar algumas versões de manutenção do software, se é que é possível contactá-los.
são só algumas ideias.
quanto a abrir baterias, o representante nem troca coisas simples como os sensores quanto mais… depois mesmo que as oficinas fizessem o trabalho sairia num balúrdio pois usualmente cobra cerca de 45€ por hora, imaginem se fosse trabalho de especialidade…
o ideal mesmo era um bms em condições. o problema é que se perde a garantia ao fazê-lo. será que se conseguiria fazê-lo numa camada intermédia de maneira a não interferir com o funcionamento do restante sistema da mota?
é pena estar longe das caldas da rainha porque um dia quando as baterias derem o “berro” e me encontrar sem assistência e peças, seria interessante “cravar” o jmal para tentarmos meter as a123 em funcionamento. caro bem sei, mas se funcionasse creio que valia a pena pois com a qualidade destas baterias a maioria dos problemas actuais desapareceria.
agora em relação às baterias da vectrix, para mim existem 2 situações que estão a matar essas baterias, e também dava cabo de qualquer outras, até mesmo a123, é a tensão elevadíssima a que ela faz a equilibração, se é que consegue fazer a essas tensões, segundo a indicação nos mostradores a tensão chega a 152 volts, ora se são 102 células dá 152 / 102 = 1.49 volts por célula, esta tensão acho muito elevada, a tensão máxima de carga de uma célula nimh é de 1.35 - 1.40 volts, é uma diferença grande, considerando a tensão nominal de 1.20 volts, já agora jmap é possivel saber a que tensão ela deixa de rolar quando está descarregada, ou pelo menos quando já só rola a 20 kmh.
penso que uma equilibração a tensões mais baixas é mais eficiente e funcional, isto era uma teoria que eu tinha para as de lítio e que meti em prática na minha scooter e na bicicleta e resultou.
outra cena que penso que está a matar as baterias é a potência exagerada da vectrix em relação ao rácio máximo das nimh, se a potência máxima de pico dela é realmente de 20 kw, as baterias nesses momentos estão com um rácio de 20kw / 3.7 kw = 5.4 c, parece-me elevado para a capacidade destas baterias, existem nimh com rácios de 15c, são utilizadas no modelismo, mas a essas descargas nem chegam a duram 100 ciclos.
para confirmar estes dados era interessante ter o "pdf" destas baterias, será que se consegue arranjar isso jmap.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
jmap

então ainda não arranjaram maneira de domar o cavalo bravo?jmal Escreveu:com a123 depois ficas com problemas mecanicos e de controlador , por essa internet fora podes-se ver as consequências destas baterias, controladores queimados, motores fritos, transmissões partidas...
ainda agora começou a fraquejar (shallow discharge) e acendeu a luz da bateria com 120v. o que também é estranho para 102 células. na descarga completa (deep discharge) não me lembro do valor. será que não há algo aqui pelo meio destas contas? geralmente após a carga fica com 144v. confirmo que é suposto as baterias de 102 células (48+54) 125v / 30a, terem uma capacidade de 3.7kw/h.jmal Escreveu:agora em relação às baterias da vectrix, para mim existem 2 situações que estão a matar essas baterias, e também dava cabo de qualquer outras, até mesmo a123, é a tensão elevadíssima a que ela faz a equilibração, se é que consegue fazer a essas tensões, segundo a indicação nos mostradores a tensão chega a 152 volts, ora se são 102 células dá 152 / 102 = 1.49 volts por célula, esta tensão acho muito elevada, a tensão máxima de carga de uma célula nimh é de 1.35 - 1.40 volts, é uma diferença grande, considerando a tensão nominal de 1.20 volts, já agora jmap é possivel saber a que tensão ela deixa de rolar quando está descarregada, ou pelo menos quando já só rola a 20 kmh.
penso que uma equilibração a tensões mais baixas é mais eficiente e funcional, isto era uma teoria que eu tinha para as de lítio e que meti em prática na minha scooter e na bicicleta e resultou.
acho que são essas… pelo menos foram referenciadas por eles…jmal Escreveu:outra cena que penso que está a matar as baterias é a potência exagerada da vectrix em relação ao rácio máximo das nimh, se a potência máxima de pico dela é realmente de 20 kw, as baterias nesses momentos estão com um rácio de 20kw / 3.7 kw = 5.4 c, parece-me elevado para a capacidade destas baterias, existem nimh com rácios de 15c, são utilizadas no modelismo, mas a essas descargas nem chegam a duram 100 ciclos.
para confirmar estes dados era interessante ter o "pdf" destas baterias, será que se consegue arranjar isso jmap.
-
jmal
- Membro Platinium

bem, de acordo com esse pdf não está fora de das especificações, simplesmente acho que eles andam sempre no máximo, tanto na tensão de carga como no rácio de descarga. andar sempre no máximo não é bom.
Cumps Inovadores
-
jmap

pois não... se se adicionasse umas células a mais já enganava o controlador e baixava o máximo... né?jmal Escreveu:bem, de acordo com esse pdf não está fora de das especificações, simplesmente acho que eles andam sempre no máximo, tanto na tensão de carga como no rácio de descarga. andar sempre no máximo não é bom.
-
jmal
- Membro Platinium

pé uma solução, mas mesmo assim não enganavas o bms, isto porque mede em 2 pontos.jmap Escreveu:pois não... se se adicionasse umas células a mais já enganava o controlador e baixava o máximo... né?jmal Escreveu:bem, de acordo com esse pdf não está fora de das especificações, simplesmente acho que eles andam sempre no máximo, tanto na tensão de carga como no rácio de descarga. andar sempre no máximo não é bom.
Cumps Inovadores