MINHA!
A actualização deste DB foi no momento certo para mim.
Na altura estava à procura de uma mota/scooter eléctrica, para satisfazer as minhas saudades de andar de mota (Yamaha XT600E '97), poupar nos gastos com o carro e agilizar as minhas deslocações casa-trabalho-casa. Como tal andava a sondar o mercado... vi os anúncios no OLX... falei com quem comercializa VE's em PT... e depois de avaliar os preços e pesar os prós e contras de cada uma das opções, acabei por fazer negócio com o
paulo.oliveira (pessoa impecável e um verdadeiro motard).
A scooter foi transportada para Lisboa por uma empresa transportadora Húngara (Rapido Trans), que o
paulo.oliveira encontrou através do serviço uShip...

...a mulher recebe os pedidos e o pai e filho andam pela Europa a fazer os transportes, numa carrinha de tecto alto...
Ei-la à partida de Barcelona, no dia 03 de Junho de 2014...
...e à chegada a Lisboa, no dia 05 de Junho de 2014
O processo de legalização em PT é simples, mas numa primeira abordagem confuso... vou sumarizar, mas disponibilizo mais informações a quem pedir.
Uma vez que as Vectrix VX-1 têm um Certificado de Conformidade Europeia (CoC), o primeiro passo é obter esse documento, que é específico de cada scooter (contém o número de quadro). O CoC deve ser entregue por quem vos vende a scooter ou obtido junto do representante do país de origem da scooter. Em último caso, podem tentar obter directamente junto do fabricante.
Eu tentei na MASAC, mas mandaram-me passear...
Felizmente o representante espanhol (Going Green) foi totalmente colaborante com o
paulo.oliveira e, a pedido dele, solicitou à fábrica na Polónia o CoC desta scooter. Em cerca de 1 semana o CoC foi entregue em casa dele.
Custou 81,07€.
Depois, e uma vez que esta scooter tem homologação nacional, fui ao IMTT, preenchi o modelo 9 e deixei uma cópia do CoC, para que pudessem preencher com o número de homologação nacional e autenticar o impresso.
Não se paga nada.
Passado uns 2 dias, voltei ao IMTT, apanhei o modelo 9 já com o número de homologação nacional e fui à Alfândega. Aí preenchi mais um impresso (1,20€), entreguei o modelo 9 autenticado pelo IMTT, uma cópia do CoC, cópias dos documentos anteriores e uma cópia da guia de transporte.
Por se tratar de um VE, não há pagamento de ISV ou de IVA.
No dia seguinte voltei à Alfândega, deram-me um impresso com carimbo branco - onde consta a nova matrícula portuguesa e que é válido para circulação por 60 dias - e o modelo 9, já autenticado pela Alfândega, para entrega no IMTT.
No IMTT dá-se entrada de um pedido de registo inicial, entregando cópias dos documentos que referi antes.
Paga-se 45€.
Passadas 4 semanas, podemos fazer o registo de propriedade junto de um IRN ou no site AutomovelOnline.
Atenção que têm sempre que levar convosco os originais e cópias em duplicado!
Quer a Alfândega, quer o IMTT
não tiram cópias!
Portanto, como vêem o chato é termos que andar a fazer ping-pong entre a Alfândega e o IMTT, quando poderíamos fazer tudo num só balcão...
Infelizmente o SIMPLEX do Sócrates não chegou a este processo...
Mais info:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... sados.aspx
No dia em que fui ao IMTT pela última vez, mandei fazer a matrícula e passei a circular nesta Vectrix... tinha na altura ~16.135Km... conta actualmente com ~18.200km... portanto ~2.000km desde 25 de Junho de 2014 (1,5 meses).
Os consumos têm rondado os 7Kwh:
http://www.spritmonitor.de/en/detail/646331.html
Também já lhe fiz uns upgrades...
Usei o DYI do
jasmim e para além de regular o farol, coloquei uma lâmpada Osram SilverStar (13,15€), a qual promete +35% de luz... não consigo precisar se realmente dá mais luz, pois o farol não estava regulado. Antes dava apenas um halo de luz à minha frente (creio que estava demasiado alto) e agora passei a ter uma luz concentrada à frente... ainda vou experimentar subir mais 1 volta ou 2 a altura do facho de luz...
Outra modificação foi a aplicação de fita reflectora (branca) (12,15€) no rebordo das jantes... não ficou bem como queria, pois é mais estreita que o rebordo das jantes da Vectrix... os raios à face da jante também não ajudaram...

...no entanto fazem o efeito que pretendia... aumentar a visibilidade lateral!
Os outros três upgrades foi a compra de um capacete HJC RPHA ST Murano MC5 (210,52€), um par de luvas da Caparica Peles (35€) e umas botas de meio cano da IXS (box46) (99€).
Também já recebi o suporte da VectrixPro (69€), faltando agora adquirir uma mala... cheguei a ter apalavrada uma Givi V47N usada, mas o "vendedor" roeu a corda...
Eis umas fotos dela em Barcelona...
...e agora já em PT...
Para (muito) breve, queria mandar trocar o pneu de trás, trocar pastilhas de travão, mudar óleo dos travões e mudar óleo da transmissão.