SW - Viper 3000 Lítio
-
- Membro Gold
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Re: SW - Viper 3000 Lítio
Não se pode comparar esta mota com as predator ou outras motas com mais celulas.
Com 16*3.2V*40Ah= 2048 Wh, é normal que a autonomia não seja muita.
Tendo em conta que ele não pode gastar a bateria a 100%, tendo mais ou menos 80% da bateria disponível, fica-se com 2048*0.85= 1740.8 Wh.
Imaginemos que a mota gasta 40Wh por km, temos 1740.8/40= 43 kms.
Quer dizer que ele para fazer os 50 kms, está a fazer menos consumo em média. A questão aqui é mesmo a autonomia anunciada que não corresponde à realidade, pois pela teoria dos cálculos, os 50 kms para esta mota são normais.
Tendo em conta que ele não pode gastar a bateria a 100%, tendo mais ou menos 80% da bateria disponível, fica-se com 2048*0.85= 1740.8 Wh.
Quer dizer que ele para fazer os 50 kms, está a fazer menos consumo em média. A questão aqui é mesmo a autonomia anunciada que não corresponde à realidade, pois pela teoria dos cálculos, os 50 kms para esta mota são normais.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Toda a razão e_bike!e_bike Escreveu:Não se pode comparar esta mota com as predator ou outras motas com mais celulas.
Mas temos em conhecimento que na condução de todo o percurso nunca se ultrapassou dos 50Km/h, tendo eu uma com o peso identico, ou superior (por ter baterias de chumbo), e a velocidades identicas, teria feito uma média no máximo de 35Wh por km, mesmo que fosse sempre a subir, que não é o caso... logo os 1740.8/35= 49,71 kms.
Agora olhando melhor para o percurso do grafico, aproximadamente 25 kms, duas vezes realizado ficará nos 50 kms... é provavel que os consumos até estejam dentro do que é previsto!
E os 70 kms de autonomia anunciados, não refere a velocidade, logo pode estar certo ( ser for por exemplo a 40 km/h a minha (que é igual em corpo e peso) gasta 25Wh/km, ora os 1740.8/25= 69,63 kms.
Feito os arredondamentos, bate tudo certo!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm
Ora cá estou eu de novo,
Desta vez para partilhar com vocês o meu primeiro carregamento num posto mobi.e, que foi em Guimarães, fiz cerca de 40 km. para testar os 8 postos mobi.e existentes em Guimarães. Já descrevi o seu estado e problemas deparados nos mesmos no tópico dedicado à mobi.e (http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... start=1040), destacando apenas algumas portas vandalizadas, e os estacionamentos ocupados por outros veículos, o qual já enviei um email à policia municipal, mas até à data sem resposta.
Também aproveitei e procedi ao carregamento habitual num dos shoppings da cidade, que dá sempre muito jeito.
Para além da estreia, dos pontos mobi.e, também apanhei a minha primeira molha, faltava apenas 1 km. para chegar a casa, e grande trovoada, até aleijava, por mais um bocadinho ainda me safava, mas pronto, ficou a estreia, para mim e para a pendura.
Após esta jornada, foram 100 km. eléctricos, no passado sábado ... Gostei...
Desta vez para partilhar com vocês o meu primeiro carregamento num posto mobi.e, que foi em Guimarães, fiz cerca de 40 km. para testar os 8 postos mobi.e existentes em Guimarães. Já descrevi o seu estado e problemas deparados nos mesmos no tópico dedicado à mobi.e (http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... start=1040), destacando apenas algumas portas vandalizadas, e os estacionamentos ocupados por outros veículos, o qual já enviei um email à policia municipal, mas até à data sem resposta.
Também aproveitei e procedi ao carregamento habitual num dos shoppings da cidade, que dá sempre muito jeito.
Para além da estreia, dos pontos mobi.e, também apanhei a minha primeira molha, faltava apenas 1 km. para chegar a casa, e grande trovoada, até aleijava, por mais um bocadinho ainda me safava, mas pronto, ficou a estreia, para mim e para a pendura.
Após esta jornada, foram 100 km. eléctricos, no passado sábado ... Gostei...
- Anexos
-
- 22102011012.jpg (83.09 KiB) Visto 2377 vezes
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Foste abençoado. Há que agradecer.
. A seguir vem o hábito. De preferência com equipamento impermeável...
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Cá estou eu de novo e após 3.000 km. para ser mais preciso 3.003 km.tendo queimado 146,16 KW, o que perfaz um total de 14,69€, algum deste valor nem foi feito em casa, pois fi-lo na Escola, ou em pontos de carregamento gratuitos. isto faz um média de consumo de 0,49€/100, sendo a maior parte carregado no tarifário bi-horário.
tendo a mota desde 17 de julho, tenho uma média de 25 km./dia, tendo ultimamente ficado parada dado a chuva que temos tido sempre e com chuva pego sempre no carro poluidor.
tendo a mota desde 17 de julho, tenho uma média de 25 km./dia, tendo ultimamente ficado parada dado a chuva que temos tido sempre e com chuva pego sempre no carro poluidor.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm
Confirmo o que o civic disse. Curiosamente também sou de Viseu e também tenho uma scooter com 2000W de potência e nunca me deixou ficar mal. Aliás, nas tais subidas para a zona histórica que ele referiu a scooter pouca velocidade perde, nota-se é o consumo a disparar...
-
Ora bem, relativamente aos problemas que tive na moto, e já que nunca tive oportunidade para falar depois disso, posso esclarecer o seguinte: Após visitas do Humberto da SWEnergy (ao qual quero agradecer a sua prestabilidade), este fez alguma alterações na moto, o problema inicial era um sobreaquecimento do controlador, passados pouquíssimos km. o controlador ficava muito quente, o que não permitia a potência mais adequada à moto. Assim, o Humberto decidiu fazer alterações colocando por baixo do controlador um dissipador, de facto notei alguma melhoria e quando fui à tal "subida" a muito custo a moto subiu. Também notei que após alguns km. feitos, o controlador não tem o aquecimento que tinha, embora eu ache que nas subidas a moto deveria ter mais alguma força do que realmente tem, mas segundo o Humberto o motor da minha moto é de "speed" o que permite atingir maiores velocidades (atinge 60 km. reais em plano, 65km. no contra km. da moto) mas tendo menos força nas subidas.
Após a última visita, reparei que a travagem regenerativa é pouco eficaz, primeiro apenas funcionava durante alguns segundos, mas notava-se a travagem da moto, agora o efeito é muito pouco.
Também acontece o seguinte, se por acaso estou a acelerar e derrepente travo, o acelerador deixa de funcionar, tendo que deixar ir o acelerador ao início para voltar a acelerar, o que se torna complicado nos semáforos, já que se está a travar, e se acelero ainda com o travão a moto não anda quando largo o travão. também acontece com vocês?
Após a última visita, reparei que a travagem regenerativa é pouco eficaz, primeiro apenas funcionava durante alguns segundos, mas notava-se a travagem da moto, agora o efeito é muito pouco.
Também acontece o seguinte, se por acaso estou a acelerar e derrepente travo, o acelerador deixa de funcionar, tendo que deixar ir o acelerador ao início para voltar a acelerar, o que se torna complicado nos semáforos, já que se está a travar, e se acelero ainda com o travão a moto não anda quando largo o travão. também acontece com vocês?
-
- Membro Gold
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Não sei que experiência tens na condução de motas, mas é suposto largar o acelerador para travar. Nas eléctricas o controlador não deixa acelerar com o travão accionado, é uma segurança para não saíres disparado no arranque.ogadiv Escreveu: Também acontece o seguinte, se por acaso estou a acelerar e derrepente travo, o acelerador deixa de funcionar, tendo que deixar ir o acelerador ao início para voltar a acelerar, o que se torna complicado nos semáforos, já que se está a travar, e se acelero ainda com o travão a moto não anda quando largo o travão. também acontece com vocês?
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Pois, já senti uma espécie desse disparo, mas foi um pequeno teste à saída da garagem. Isso por causa de uma situação real: um arranque num semáforo numa subida. A regra, by the book, diz que o arranque deve ser feito com a mota em repouso ou então em movimento lento (para a frente), porque caso ela esteja a descair a coisa pode não resultar bem. Então, vai de experimentar travar, acelerar e largar o travão. Lá aparece o coice. Resumindo, ou se acelera ou se trava. Também tinha esse hábito na CB500 de estar a preparar o arranque com o travão e o acelerador, mas agora não. É importante verificar que a mota não esteja a mover-se muito para trás quando começamos a acelerar. De resto concordo com o e_bike, ou se acelera ou se trava. Quanto à regenerativa, começa a usá-la uns metros mais cedo, mesmo que isso possa ser mais monótono, sempre manda uns e- de volta às baterias. Nestas motas é contraproducente acelerar e fazer a travagem mesmo em cima do local. Devemos aproveitar o embalo da dita, senão lá se vai o rendimento da carga. Claro que isso só é válido quando não temos pressa... mas quanto a isso também podemos sair mais cedo 

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Platinium
Isso é um defeito (ou feitio) que essas motas têm. O facto de desligar o motor, quando se trava, provoca isso. Acho que não há nada a fazer. Resta habituares-te.
.

-
- Membro Platinium
Desculpa discordar Volt, mas é possível desactivar essa função, dita de segurança (mas que por vezes pode comprometer um arranque num cruzamento ou uma ultrapassagem), bastando para isso desligar no controlador o fio correspondente, o que recebe a informação da luz de stop, accionando assim o sistema regenerativo e desactivando o acelerador. E o pior é que o tempo de activação do acelerador, que pode ser de meio segundo, na estrada parece uma eternidade...Volt Escreveu:Isso é um defeito (ou feitio) que essas motas têm. O facto de desligar o motor, quando se trava, provoca isso. Acho que não há nada a fazer. Resta habituares-te.
.

Eu estou a pensar seriamente em desactivar a função da regeneração em simultâneo com as luzes de travão e em substituição colocar um pedal para a regeneração (estava habituado a ter as manobras nos pés tanto para a sequencia das mudanças como para a travagem na roda de trás…)
Mas o que me parece que foi falado pelo ogadiv, ainda é pior... que é quando se tem que desenrolar o acelerador por completo para que ele volte a funcionar, isso não faz parte das seguranças mas sim dos defeitos. Isso só deve acontecer se se desligar a mota (rodando a chave), e ao ligar, mesmo que o acelerador esteja enrolado, esta não funciona. Apenas depois de se desenrolar é que volta a funcionar.
Também é defeito o regenerador não funcionar, e isso só acontece em três casos:
Quando simplesmente está avariado.
Quando a tensão do pack das baterias é superior ao da tensão do motor (eu mesmo já o comprovei, quando passei o pack de 48V para 60V, e nessa altura, nada de regeneração).
Quando o pack das baterias está exageradamente carregado (que vai dar ao mesmo que no caso anterior).
-
Cá estou eu de novo, apesar de não ter para contar grandes curiosidades, já que o percurso que faço por norma é sempre o mesmo. Casa - Escola - Casa (26 km. total) ou Casa - Golfe - Casa (32 km. total), também não tenho nenhuma 5.000W para me aventurar muito, embora tenha uma autonomia aproximada de 60 km, não agora no inverno que deve andar por volta dos 50 km.
Assim, deixo aqui alguns dados estatísticos realizados nos 4.217 km. efectuados com a minha Viper 3.000 W, com 13% do investimento rentabilizado.
Assim, deixo aqui alguns dados estatísticos realizados nos 4.217 km. efectuados com a minha Viper 3.000 W, com 13% do investimento rentabilizado.
-
- Membro Platinium
Muito bem! Ainda tens andado bem!
Só não percebi o ultimo quadro com o cosumo SW Viper

-
139 - Nº de carregamentos;Jorge Rocha Escreveu:Muito bem! Ainda tens andado bem!
208,9 - KW gastos;
4,43€ - Gasto em horário normal
17,45€ - Gasto em horário económico
21,35€ - gasto total
4217 - km. efetuados
465,55€ - se tivesse realizado esses km. com o meu carro
5 Kwh - média de kWh/100
0,51€ - média de €/100
0,05KWh - média de KWh por km.
13% - % de investimento recuperado
1,49 - média de KWh por carregamento
30km. - média de km. por carregamento
-
- Membro Platinium
Obrigado
Já percebi, e muito boas contas!
Eu comprei a minha um mês e uns dias depois de ti, a 28 de Agosto de 2011!
Só lhe fiz 3925 kms, porque só à coisa de 3 semanas é que a converti para litio, e até lá durava para apenas uns 20 kms cada recarga.
Já percebi, e muito boas contas!
Eu comprei a minha um mês e uns dias depois de ti, a 28 de Agosto de 2011!

Só lhe fiz 3925 kms, porque só à coisa de 3 semanas é que a converti para litio, e até lá durava para apenas uns 20 kms cada recarga.
-
Cá vai mais uma actualização do meu diário de bordo e após terminado o mês de Janeiro (foi um bom mês para queimar electrões).
Seguem algumas imagens com dados estatísticos.
Volt actualiza aí os meus km. a ver se subo algumas posições no ranking
Já agora, qual é o link do ficheiro?
Seguem algumas imagens com dados estatísticos.
Volt actualiza aí os meus km. a ver se subo algumas posições no ranking

-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Ora cá está os valores certinhos...
Continuação de muitos kms!
Continuação de muitos kms!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
ogadiv, há pouco pedi ao ICEM4N se podia utilizar a estatística dele para inserir no Powerpoint da palestra sobre mobilidade elétrica. Pergunto-te o mesmo, pois assim já podia apresentar 3 ou 4 casos reais.
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
-
- Membro Platinium
-
- Membro Platinium
Esta lista tinha que, obrigatoriamente, fazer parte, claro! Obrigado pela lembrança Volt.