Página 7 de 53
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: segunda set 05, 2011 3:22 pm
por Volt
Exacto. Só que, de vez em quando, convém fazer uma descarga completa. Por causa do efeito memória, que só desaparece se descarregarmos e carregarmos a bateria toda das meninas.
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: segunda set 05, 2011 3:29 pm
por ricardocruzs2
Sim volt, foi exactamente isso que eu fiz.
Desligo o interruptor de ligação (corta corrente) no punho direito e carrego na maneta esquerda (travão traseiro) e onde verifico o nível de tensão das baterias, e de manhã indicava-me apenas 136 quando eu nem sequer andei com ela depois de carregada
Quanto a ela não passar os 20 kph como medida de segurança penso que só uma vez me aconteceu mas pensei que não fosse necessário chegar até tão longe…
Também já estou apto no accionamento do delay (temporizador) o que eu estava a fazer de errado é que não desligava o interruptor de ligação
- Desligar o interruptor de ligação
- Carregar na maneta do travão esquerdo ( traseiro ) e com o travão accionado desligar à chave
Irei até colocar aqui uns videos

Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: segunda set 05, 2011 3:32 pm
por O_volt
Videos da branquinha, I like esse branco!

Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: terça set 06, 2011 10:23 am
por hmma
Bem... a Vetrix deve ter um manual de utilizador muita grande, com tantos "shortcuts" que são precisos:
- carregar no travão + piscar o olho esquerdo + ligar a buzina + rodar o punho esquerdo ao contrário => mostra os números do totoloto desta semana

Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: terça set 06, 2011 10:50 am
por MH_electric
hmma Escreveu:Bem... a Vetrix deve ter um manual de utilizador muita grande, com tantos "shortcuts" que são precisos:
- carregar no travão + piscar o olho esquerdo + ligar a buzina + rodar o punho esquerdo ao contrário => mostra os números do totoloto desta semana

E não menos importante... Também arranca asfalto

A culpa é do motorzeco de 20Kw

Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: terça set 06, 2011 4:23 pm
por civic
Volt Escreveu:Exacto. Só que, de vez em quando, convém fazer uma descarga completa. Por causa do efeito memória, que só desaparece se descarregarmos e carregarmos a bateria toda das meninas.
Nunca ouvi falar de efeito memória nas baterias de Ni-Mh, tenho um híbrido com esse tipo de baterias que é impossível fazer isso, alem disso existem muitos com várias centenas de milhar de km's sem nunca terem feito isso.
Alem disso, como se fala no tópico das vetrix usadas a consequência das baterias irem ao fundo é a sua substituição, não estou a perceber este comentário.
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: terça set 06, 2011 7:55 pm
por ricardocruzs2
hmma Escreveu:Bem... a Vetrix deve ter um manual de utilizador muita grande, com tantos "shortcuts" que são precisos:
- carregar no travão + piscar o olho esquerdo + ligar a buzina + rodar o punho esquerdo ao contrário => mostra os números do totoloto desta semana

hehehe...
Bem, o manual não é lá muito grande, penso que tem a dimensão standard, tamanho A4
E como alguns aqui frisaram, já que dão bastante valor a isso, esta mota ainda nos permite andar se rodarmos o punho direito…não acham fantástico??
E como eu apenas só jogo no euromilhões programei-a apenas para o sorteio de 6ª feiras…
Cumprimentos...

Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: terça set 06, 2011 8:34 pm
por zointz
civic Escreveu:Volt Escreveu:Exacto. Só que, de vez em quando, convém fazer uma descarga completa. Por causa do efeito memória, que só desaparece se descarregarmos e carregarmos a bateria toda das meninas.
Nunca ouvi falar de efeito memória nas baterias de Ni-Mh, tenho um híbrido com esse tipo de baterias que é impossível fazer isso, alem disso existem muitos com várias centenas de milhar de km's sem nunca terem feito isso.
Alem disso, como se fala no tópico das vetrix usadas a consequência das baterias irem ao fundo é a sua substituição, não estou a perceber este comentário.
Boas,
Não sei como é no Honda, mas no Prius, ele faz um ciclo completo de vez em quando. Confesso que nunca me apercebi embora tenha desconfiado algumas vezes, mas sei que ele monitoriza as baterias e quando acha que é necessário faz um ciclo completo. Este ciclo que digo completo não sei bem o que significa (0-100% de carga duvido), mas posso adiantar que está feito de forma a que o condutor não se aperceba pois no indicador de carga de bateria quando mostra 100% está a apenas 80% e quando mostra vazio, está apenas 40%.
O ciclo completo de carga / descarga é recomendável, como o Prius trata a bateria de uma forma muito conservadora não o faz muitas vezes, no caso da vetrix como a bateria determina a autonomia, necessita de o fazer muitas vezes, com o custo da duração da bateria que no prius chega a durar mais de 300.000Km, na vetrix duvido.
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: terça set 06, 2011 10:45 pm
por O_volt
É passar pelo forum dos Hibridos e perguntar por lá.
O Seal é que nos pode dizer se tal já lá foi discutido!
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quarta set 07, 2011 10:21 am
por civic
Posso afirmar que nas baterias do Prius tal como nos Hondas nunca descem dos 50% de carga, isso tenho a certeza absoluta. Só assim se consegue a longevidade delas. O ciclo completo que se observa tanto nos toyotas como nos Hondas é entre os 80% e os 50%, este valor pode oscilar um pouco, mas nunca foge muito destes valores, mesmo quando se vê que estão completamente carregadas, isso não acontece ficam por norma nos 80%.
Os valores limite de segurança das baterias fica nos 40% em baixo e 90% em cima, por isso os softwares têm os 10% de factor cagaço.
Só assim se conseguem longevidade das baterias para mais de 300 000 km's, como se regista em muitos hibridos por esse mundo fora.
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quarta set 07, 2011 11:17 am
por zepequeno
o factor cagaço pareceu-me algo importante.. hehehe, sem brincadeiras obrigado pela explicação.
concluo que para se ter maior longevidade possível, nunca se deve descarregar mais do que 50%.
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quarta set 07, 2011 12:00 pm
por civic
Quanto menos utilizares de cada ciclo mais duram.
Quando as baterias baixam desses 40% ficam irremediavelmente danificadas, basta ver o que acontece com as que são vendidas usadas que ficaram com cargas baixissimas (devido a estarem paradas muito tempo, sem cargas pelo meio), as baterias são para deitar fora.
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quarta set 07, 2011 2:43 pm
por ricardocruzs2
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quarta set 07, 2011 4:05 pm
por O_volt
Ainda bem que a vizinha não apareceu, podia pensar que a mota estaria a andar a 40kmh
Outra coisa no final da craga qual a tensão que obtens?
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quarta set 07, 2011 6:08 pm
por ricardocruzs2
hehehe
Isso não acontece pois fecho a porta da garagem, mas a aparecer a vizinha espero que seja a do andar de cima e mais não digo…
Hoje quando cheguei ao trabalho e no final de a colocar à carga marcava 142
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quarta set 07, 2011 6:37 pm
por O_volt
ricardocruzs2 Escreveu:hehehe
Isso não acontece pois fecho a porta da garagem, mas a aparecer a vizinha espero que seja a do andar de cima e mais não digo…
Hoje quando cheguei ao trabalho e no final de a colocar à carga marcava 142
pois mas na última imagem aparece "CC 152", pensava que era a tensão....lol
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quarta set 07, 2011 8:27 pm
por zepequeno
icchh e a vizinha em cima da vectrix?!
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quarta set 07, 2011 9:50 pm
por electrizado
eh eh para onde isto vai parar......
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quinta set 08, 2011 10:45 am
por Seal
O_volt Escreveu:ricardocruzs2 Escreveu:hehehe
Isso não acontece pois fecho a porta da garagem, mas a aparecer a vizinha espero que seja a do andar de cima e mais não digo…
Hoje quando cheguei ao trabalho e no final de a colocar à carga marcava 142
pois mas na última imagem aparece "CC 152", pensava que era a tensão....lol
É a tensão.
Re: A minha Vectrix Viseu
Enviado: quinta set 08, 2011 10:47 am
por jmal
Essa é a tensão objectivo do carregador.