Relativamente à vectrix, já aqui tinha dito que se não tivesse a minha já há muito que a teria ido buscar...

O novo, embora não seja o que queria, também gosto bastante...serges Escreveu:Os meus parabéns e tive todo o gosto em conhecer te, realmente o teu capacete era muito giro mas já com alguma idade...
Parabéns pela partilha de informação pois é importante.
Obrigado e olha continua...
Guarda esses contactos.. podem servir mais tarde
Hmmm... é uma ideia... fica a faltar a parte da protecção, mas como planeio comprar umas calças de ganga com zonas reforçadas com kevlar e protecções nos joelhos, essas servem para proteger do frio e da chuva... mais logo já vou passar na Decathlon...XaYu Escreveu:Também eu andava com essa duvida até que resolvi experimentar umas calças da neve da sportzone, que já cá tinha, por cima das 'normais'! Works like a charm!
É possível...jmal Escreveu:Fico com a ideia que não adaptas a condução em função dos kms que precisas de fazer vs capacidade de bateria que ainda te resta. Qual é a autonomia que tens tido ?
Tens aqui pessoas que te podem ajudar a responder às tuas dúvidas muito concretas.zeuz Escreveu:É possível...jmal Escreveu:Fico com a ideia que não adaptas a condução em função dos kms que precisas de fazer vs capacidade de bateria que ainda te resta. Qual é a autonomia que tens tido ?...já percebi que no caso das Vectrix, e creio que nos VE em geral, faz muita diferença andar uns Km mais rápido versus um carro a gasóleo (por exemplo), uma vez que o "depósito" é muito menor e portanto percentualmente estes devaneios afectam muito mais a autonomia total.
Quando fiquei a pé, tinha feito ~85km, sendo que o trajecto foi Odivelas - Linda-a-Velha (CRIL) - Barreiro (Monsanto, Ponte 25 de Abril, A2) - Almada (A2) a velocidades entre os 70Km/h e os 80Km/h, sem acelerações fortes. Estas velocidades eram mantidas nas subidas da CRIL e a subir até ao alto de Monsanto, pela A5.
Na ocasião em que fui forçado a carregar no Centro Comercial Rio Sul, o trajecto foi Odivelas - Linda-a-Velha (CRIL) - Odivelas (CRIL) - Linda-a-Velha (CRIL) - Torre da Marinha (Monsanto, Ponte 25 de Abril, A2). Neste trajecto tive mais cuidado com as retomas de velocidade e mantive-me mais perto dos 70Km/h (velocidade mínima permitida na AE). Quando apareceu a luz da bateria, teria feito ~65km e vi que marcava ~107 nos mostrador da esquerda (modo debug). Não me recordo quanto marcava o hi/lo no mostrador central. A temperatura ambiente era menor que na outra ocasião.
No passeio ao Cabo da Roca, onde gastei mais carga foi na estrada entre o Cabo e Cascais, porque é mais acidentada e contorcida. Daí para frente rolei sempre a cerca de 60km/h, acelerando sempre pouco nos arranques. Quando apareceu a luz da bateria, marcava ~107 e o hi/lo andava pelos 290 (ou 280, não me recordo bem). Fiz cerca de 60 km.
Destas experiências, estimo que esta Catalã, com a bateria totalmente carregada, tenha uma autonomia a rondar os 70km, com velocidades a rondar os 70Km/h, em estradas pouco acidentadas. Está dentro do expectável ?![]()
Tenho também observado o seguinte:
Depois de uma carga completa, o mostrador da esquerda marca ~134 (volts ?) e o central hi 335 / lo 334.
Em andamento, mantendo o consumo nos 040 (C's ?), o hi/lo muitas vezes mostra diferenças na casa das dezenas (p.e. hi 315 / lo 295). Caso o consumo seja superior a 040, a diferença chega às 2 dezenas.
Em repouso, tenho a certeza que estas diferenças são más, mas e em andamento ? É expectável estas diferenças ? (supondo um consumo constante).
Também já me dei conta do efeito da temperatura no pack... noto que a scooter tem um pouco menos de resposta e também de autonomia...
Correcto! Não sei onde fui buscar os 70Km/h...galt Escreveu: Se não me engano a velocidade mínima é 50 kms/h.
Tenho tido o cuidado de não puxar muito nessas subidas.galt Escreveu: Subir a 80 kms/h a A5 ou a CRIL faz toda a diferença. Um dia sobe a 50kms/h e verás a diferença.
Um VE elétrico falo pela minha mota e também pelo carro VE quanto mais devagar andar nem que seja a subir melhor a eficiência e menor o consumo.
Se subires a A5 a 50kms/h vais ter uns 5-10 kms mais em plano.
É verdade! Um VE também tem essa vantagem, i.e., potencia o cumprimento dos limites de velocidade e apreciar mais a paisagem.galt Escreveu: Para se chegar longe num VE é preciso andar mais devagar.
Assim farei!galt Escreveu: Quando tiveres oportunidade e tiveres condições de tráfego experimenta e comenta aqui no fórum o resultado.
Não esquecer que as baterias da tua Vectrix foram trocadas, já depois do update do Firmware (certo?).Volt Escreveu: Acho que as minhas baterias estão muito melhores que as tuas... Talvez tenhas uma ou outra célula armada em ovelha negra.
Foi isso que concluí! Como também quero uma solução para a chuva, descartei esta solução.Volt Escreveu: 1º O cobre-pernas não tem a mesma função das calças. Longe disso. Com o tempo e a experiência percebemos as diferenças. O cobre-pernas é o melhor para o frio. O vento fica longe e o facto de não necessitar de grande movimento (ao contrário das calças e das suas dobras) faz com que durem muito mais tempo.
Estou a pensar comprar as luvas da Caparica Peles. Dado o preço (25€), não espero que sejam muito boas, mas depois com mais calma e t€mpo vejo outras luvas (sou fã de Spidi).Volt Escreveu: 2º O mesmo se pode dizer dos muffs. Com luvas de Inverno a mobilidade e agilidade dos dedos não é a mesma. Especialmente nós, que usamos o punho para acelerar e "travar". Ainda por cima, pouca gente compra luvas de Inverno "a sério". Raramente essas luvas duram mais de um ou dois Invernos.
Os 134v que vejo é ainda com ela ligada à tomada.Volt Escreveu: 3º Depois de uma carga completa, se verificares antes de desligar a mota da tomada, o valor do display da esquerda para o pack é de 140v. Se não for, é porque ela não conseguiu levar o carregamento até ao fim. Com a última versão do software da Vectrix, ela já não pára o carregamento/equalização ao fim de 9 horas. De certa forma, para quem tem as células menos equilibradas, até é capaz de ser melhor, não vão fazer esta equalização ao sol e ela demorar 20 ou 30 horas.
A última carga foi na passada madrugada de 5ª-feira. Na 6ª-feira de manhã, desliguei-a da tomada e só hoje de manhã peguei nela.Volt Escreveu: 4º Em repouso, depois de, por exemplo, passar um dia desde que foi carregada, mesmo que a mota não ande, o valor do pack tende a ficar próximo dos 3.33 por célula (133v no total). Eu verificava isto normalmente nas segundas-feiras de manhã..
Eu noto... ainda hoje de manhã, sem acelerar muito rápido, vi valores em andamento de 118v / hi ~300 / lo ~290.Volt Escreveu: 5º O frio, nas Vectrix com baterias boas, não faz notar diferença.
Sim, cada vez me convenço mais disso...Volt Escreveu: 6º Essa autonomia parece-me um pouco curta para essa mota. Mas, tal como disse no início, deves ter alguma célula menos capaz. O que não quer dizer que não funcione na mesma... Mas, obviamente, não é a mesma coisa... Tenho de te emprestar a minha um dia destes para veres a diferença.
Vou perder um pouco de tempo a lê-la.Volt Escreveu: Por via das dúvidas, sei de um local, que podes consultar, onde estão apontados todos os carregamentos que um amigo dos meus amigos fez, na sua VX-1 Li+:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... n_US#gid=3
Não! Como sempre, tens sido de uma ajuda inestimável! A Vectrix devia pagar a pessoal como tu para publicitar os produtos deles e sossegar os mais desconfiados...Volt Escreveu:PS: Esqueci-me de alguma coisa?
Certíssimo! Até andei a adiar a troca o mais possível, de forma a ter um pack o mais fresquinho possível.zeuz Escreveu:Não esquecer que as baterias da tua Vectrix foram trocadas, já depois do update do Firmware (certo?).![]()
Estas, tanto quanto sabemos por este DB, não foram trocadas, pelo que não me surpreende que estejam mais degradadas.
Pois. Está tudo mal.zeuz Escreveu:Os 134v que vejo é ainda com ela ligada à tomada.
Depois de desligar, uns minutos depois, quando vou para iniciar a viagem, vejo valores de 130v.
Quando estava mais quente tenho ideia de ter visto um valor mais alto antes de iniciar a viagem.
A última carga foi na passada madrugada de 5ª-feira. Na 6ª-feira de manhã, desliguei-a da tomada e só hoje de manhã peguei nela.
Os valores eram: 131v e hi 329 / lo 328
Acho que estás a fazer o oposto do que devias... Como ela nunca terminou a equalização, não te adianta nada fazer mais ou menos quilómetros. Por mim, era melhor não fazeres mesmo nenhum quilómetro e metê-la à carga todos os dias, analisando a tensão (tem de começar a subir até, esperemos, os 140v e menos de 9 horas de carregamento).zeuz Escreveu: Sim, cada vez me convenço mais disso......daí ultimamente tentar gastar mais bateria, fazendo mais quilómetros, antes de a colocar à carga, como tentativa de forçar uma equalização mais profunda.
Ui. Eu, por mim, já ficava contente se me oferecessem um daqueles protótipos de Superbikes que fizeram no início. Ou isso, ou uma VX-3 com mais autonomia e carga mais rápida.zeuz Escreveu:Como sempre, tens sido de uma ajuda inestimável! A Vectrix devia pagar a pessoal como tu para publicitar os produtos deles e sossegar os mais desconfiados...![]()
Thanks!