DB Vectrix Cinzenta

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por MRider »

Tens aí um motão. Qual a autonomia prevista em condução normal ?
Live long and prosper!

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Mensagem por _rapt0r_ »

Foi pena a burocratização e o dinheiro que tives-te que gastar para te livrares dela.. de resto parece-me um excelente negócio.

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 »

MRider Escreveu:Tens aí um motão. Qual a autonomia prevista em condução normal ?
Segundo o Nuno Santos o Pack estará com cerca de 85 a 95% da capacidade original.
O que rondará os 60kms nas minhas mãos. Ainda não consegui fazer nenhum teste de autonomia .
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

_rapt0r_ Escreveu:Foi pena a burocratização e o dinheiro que tives-te que gastar para te livrares dela.. de resto parece-me um excelente negócio.
Se tivesse a sorte do outro forista, que conseguiu homologar a mota sem CoC em Setúbal, tinha ficado por bem menos... Como se diz na bola, é levantar a cabeça! :)
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Bom eu sou da opinião que se para ti é um bom negócio, então foi um bom negócio!! agora há que aproveitar ao máximo ;)

Quanto ao resto do IMT e dos 165€, vais desistir deles?
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Nunca! Vou lá esta semana!

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

DB Vectrix Cinzenta

https://vimeo.com/145857289

Olá,
Queria perguntar-vos se esta folga é normal no acelerador. Não tem folga a rodar o punho, apenas esta que não sei se está visível no vídeo. É apenas incómoda em zonas com mais trepidação.

Também queria perguntar-vos se é normal haver flutuações da intensidade da luz do painel de instrumentos!

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

sim normal... o punho abana smp um bocadinho :) cuidado com ele que penso não ser barato um novo ehehehe

quanto ao IMT fazes bem pressão FORTE com eles... ha que devolver !!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

cuttysark76 Escreveu:https://vimeo.com/145857289

Olá,
Queria perguntar-vos se esta folga é normal no acelerador. Não tem folga a rodar o punho, apenas esta que não sei se está visível no vídeo. É apenas incómoda em zonas com mais trepidação.

Também queria perguntar-vos se é normal haver flutuações da intensidade da luz do painel de instrumentos!
Relativemente às flutuações de intensidade de luz do painel, sim, é normal, é devido ao pequeno sensor de luminosidade que ela tem, já relativamente ao punho, penso que o meu não abana assim tanto, e barulho não faz nenhum!!

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

DB Vectrix Cinzenta

Tenho de ver isso do punho, pelos vistos... Fiquei de ver junto do Nuno um problema de um sensor de temperatura que está estragado.
Também não estou 100% seguro que não exista uma certa vibração na mota a partir de certa velocidade.
Já por duas vezes senti um bater seco na caixa/transmissão da mota, circulando muito devagar, acompanhado do aparecimento de uma chave de fendas no painel de instrumentos, no entanto a luz apaga-se ao fim de uns segundos.

Estou algo desapontado com a autonomia. Carreguei a moto no Sábado passado, tal como registado no post acima. Desde aí, só circulei em cidade, em pára-arranca e a travar quase exclusivamente com a regenerativa, no entanto, em pouco mais de 30kms já consumi 60/70% das barras... Tirando uma ou duas excepções, tenho feito arranques muito suaves. Não sei se o peso tremendo desta mota a prejudica no pára-arranca vs circular continuamente em estrada, poderá ser isso. Tenho de fazer um teste de estrada para verificar a autonomia nessas condições. Não me recordo, por exemplo, de ter excedido os 50/60kms/h... Aparentemente, as minhas viagens Lisboa-Cascais vão ser feitas muito à pele... Sabia que o pack de Nimh seria uma solução de compromisso, mas começo a ter receio que não seja suficiente.

Imagem

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Sim, o pára-arranca da cidade torna os consumos bastante mais elevados que na estrada. Penso que o efeito é maior quanto maior for o peso do veículo em questão.
No meu carro tenho obervado isso. Para percursos nas imediações do IST os consumos por km são para aí 40% superiores do que ao andar uns km sem parar num semáforo. Só para terem uma ideia, andar uns km na A5 a uns 100km/h não me tem dado consumos médios muito superiores aos percursos citadinos. Lisboa tem colinas para caramba...

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

DB Vectrix Cinzenta

Ignorem o cell hot. É um problema do sensor

Acho que é perceptível que ando devagar, tanto que a autonomia estimada ainda é de 39Kms, tendo sido percorridos 31,5...

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

rnlcarlov Escreveu:Sim, o pára-arranca da cidade torna os consumos bastante mais elevados que na estrada. Penso que o efeito é maior quanto maior for o peso do veículo em questão.
No meu carro tenho obervado isso. Para percursos nas imediações do IST os consumos por km são para aí 40% superiores do que ao andar uns km sem parar num semáforo. Só para terem uma ideia, andar uns km na A5 a uns 100km/h não me tem dado consumos médios muito superiores aos percursos citadinos. Lisboa tem colinas para caramba...
Como sempre li que a autonomia em cidade é superior à em AE fico algo alarmado. Já tinha decidido, por uma questão de custos/segurança não ir por Cascais pela A5, mas agora parece-me obrigatório!

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Os consumos em AE normalmente são supeiores pois assume-se que se vai a "abrir".

Falando estritamente a nível de consumo, ir pela marginal deve ser significativamente menor que a A5, já que tem muito menos relevo, a velocidade média é menor e não há assim tanto semáforo por km como em Lisboa.

RNM
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Mensagem por RNM »

A vectrix tem o dobro da bateria da Govecs e excelente travagem regenerativa, bem pode fazer o dobro dos km...

Senão a prenda de natal é um pack da Nissan!
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

RNM Escreveu:A vectrix tem o dobro da bateria da Govecs e excelente travagem regenerativa, bem pode fazer o dobro dos km...

Senão a prenda de natal é um pack da Nissan!
Quem me dera!
Embora o Pack seja mais do dobro a Govecs 1.4 (1,5KW vs 3,7KW) a Vectrix despende muito mais energia para combater a inércia, são 100Kgs vs 230Kgs. Mesmo com um pack novo parece-me irrealista pensar em autonomias superiores a 50/60kms na Vectrix. Não me recordo das fórmulas de física, mas certamente será necessária muito mais energia para deslocar a Vectrix a 50kmh do que a Govecs à mesma velocidade, por isso, usando o google existem dezenas de calculadoras online que explanam bem a energia necessária para acelerar cada uma das motas, bem como, a energia necessária para manter a velocidade...

RNM
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Mensagem por RNM »

Certíssimo, mas a regen compensa muito essa diferença, em condução citadina.

Para velocidade const, as formulas são:
Paero = 0.5*A*Cd*rho*v^3
Proll = m*g*Crr*v
Em aceleração, considerar tb a variação da energia cinética (0.5*m*(vf^2-vi^2))

A velocidade constante, a Vectrix é suposto fazer 105 km a 40 km/h (segundo o manual).
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

cuttysark76 Escreveu:Não quero entrar numa discussão sobre os softwares, sem ter toda a informação do meu lado, no entanto, os argumentos do Nuno, tendo em conta as minhas pretensões, vão no sentido utilizar a última versão de fábrica, também com o objectivo de ser mais fácil despistar quaisquer eventuais problemas. Depois farei as actualizações...
Não querendo argumentar pelo Nuno, sob o risco de estar a fugir à verdade, é a forma como e quando carrego, bem como, a forma como ando na mota que define o desgaste da saúde do pack. O pack só aquece ao carregar se estiver danificado. O pack só aquece se puxar muitos C's pela mota. Devo usar o máximo de energia possível entre cargas, independentemente de fazer viagens de 5 ou 30kms.
O software de fábrica É O QUE DANIFICA as células! E é errado que o pack só aqueça se estiver danificado. Se calhar é importante ouvires quem te dá conselhos e não tem qualquer tipo de interesse comercial. Eu só quero que os tugas comprem VE's que não lhes dêm problemas:

http://visforvoltage.org/forum/7494-vec ... -add-yours

Podes ver aqui uma subida de 7º no carregamento. Começando a 24º, chega aos 31º. Imagina nos dias de pico de verão, quando elas estão bem acima de 30º! Este é o software de fábrica. CP a 10A e EQ a 3A. Mata o pack!!!

Se tiveres tempo:

http://visforvoltage.org/forum/10169-mo ... -programme

O The LAird modificou o software para CP a 6A e EQ a 1A. Muito melhor. A temperatura chega a descer no carregamento. Uma grande diferença na longevidade das baterias!
cuttysark76 Escreveu:Tenho de ver isso do punho, pelos vistos... Fiquei de ver junto do Nuno um problema de um sensor de temperatura que está estragado.
Também não estou 100% seguro que não exista uma certa vibração na mota a partir de certa velocidade.
O meu punho também não mexe assim. Deve haver aí algo desapertado. Ou pior. Esperemos que não.
Os sensores ficam com humidade muito facilmente e acontece esse problema. Podes preparar mais cerca de 100€.
As vibrações devem ser causadas por pneus já antigos, que estiveram muito tempo parados, ficando danificados. Eu tive um assim na roda da frente. Foi o Nuno que o trocou e tudo. São só mais umas notas para resolver. Também pode ser algo mais grave. Mais uma vez, esperemos que não.
cuttysark76 Escreveu:Já por duas vezes senti um bater seco na caixa/transmissão da mota, circulando muito devagar, acompanhado do aparecimento de uma chave de fendas no painel de instrumentos, no entanto a luz apaga-se ao fim de uns segundos.
Tens de ver o código de erro que aparece junto com a chave de fendas. Se for Encdr ou CanBus, são falhas de comunicação momentâneas e não é grave. Podes, e deves, pedir ao Nuno para limpar o encoder. Se ele não o tiver feito.
cuttysark76 Escreveu:Estou algo desapontado com a autonomia. Carreguei a moto no Sábado passado, tal como registado no post acima. Desde aí, só circulei em cidade, em pára-arranca e a travar quase exclusivamente com a regenerativa, no entanto, em pouco mais de 30kms já consumi 60/70% das barras... Tirando uma ou duas excepções, tenho feito arranques muito suaves. Não sei se o peso tremendo desta mota a prejudica no pára-arranca vs circular continuamente em estrada, poderá ser isso. Tenho de fazer um teste de estrada para verificar a autonomia nessas condições. Não me recordo, por exemplo, de ter excedido os 50/60kms/h... Aparentemente, as minhas viagens Lisboa-Cascais vão ser feitas muito à pele... Sabia que o pack de Nimh seria uma solução de compromisso, mas começo a ter receio que não seja suficiente.
A autonomia REAL de uma Vectrix Nimh nova, no dia a dia, é de cerca de 60 kms. Com um pack com alguma degradação, cerca de 50 kms é absolutamente normal. Menos até se for com andamentos rápidos.
Se a andares a velocidades baixas (abaixo dos 60 kms/h) e não conseguires fazer pelo menos 50 kms, então isso é muito mau sinal! O meu pack Nimh, já com mais de 50.000 kms em cima, e já muito degradado devido ao software que tu tens instalado (uns 30% ou mais de degradação), ainda dava para fazer esses 50 kms. Por isso se não os fizeres...

Mas está tudo bem. É só continuar a ir comprar motos a Espanha, sem as testar, a preços da uva mijona. Depois logo se vê. Se correr bem, ok. Se correr mal, azar. E acredita, não foste o primeiro, e não serás o último a cometer esse erro.
Mesmo que eu escreva aqui em letras garrafais que é um erro de tempos em tempos.
Não há nada que possa substituir um test drive, conhecer a história da moto (e aqui nesta aldeia todos acabamos por conhecer), conhecer quem as vende e qual o suporte que lhe podem dar. Seja quem for!!!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

RNM Escreveu:Certíssimo, mas a regen compensa muito essa diferença, em condução citadina.
Para velocidade const, as formulas são:
Paero = 0.5*A*Cd*rho*v^3
Proll = m*g*Crr*v
Em aceleração, considerar tb a variação da energia cinética (0.5*m*(vf^2-vi^2))
:D Isso das fórmulas é tudo muito bonito. Mas é teoria. Na prática a regeneração talvez recupere uns 5% de autonomia.
RNM Escreveu:A velocidade constante, a Vectrix é suposto fazer 105 km a 40 km/h (segundo o manual).
Mais uma vez, teoria. Na prática, a maior viagem feita com uma Nimh original que eu conheço em Portugal ainda é da minha moto que um dia, no início, o volt levou aos 91kms em condições, curiosamente, muito especiais.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Não é preciso tanta emoção! Não há Vectrix usadas em Portugal a 3000€ com revisão feita. Foi um risco assumido. Se eu tivesse mais dinheiro compraria cá. Não tendo, comprei fora. Mais, se tivesse dinheiro não compraria uma Vectrix. Simples.

A insinuação dos interesses comerciais é descabida porque o Nuno disponibilizou-se para colocar qualquer software sem custos e ainda está disponível para o fazer, mais, apenas contactei o Nuno após a compra da mota, não tendo ele qualquer responsabilidade sobre a compra.

A questão dos softwares está mais do que esclarecida. Estou informado dos prós e contras. Estamos a aguardar a resposta da mota às primeiras alterações efectuadas ao software do controlador para despiste de problemas.

O sensor danificado portou-se correctamente em laboratório, por isso é que não foi logo substituído. Na vida real insiste em dar leituras absurdas...

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”