DB Vectrix Cinzenta

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MRider
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por MRider »

Tens aí um motão. Qual a autonomia prevista em condução normal ?
Live long and prosper!


_rapt0r_
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por _rapt0r_ »

Foi pena a burocratização e o dinheiro que tives-te que gastar para te livrares dela.. de resto parece-me um excelente negócio.


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cuttysark76
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

MRider Escreveu:Tens aí um motão. Qual a autonomia prevista em condução normal ?
Segundo o Nuno Santos o Pack estará com cerca de 85 a 95% da capacidade original.
O que rondará os 60kms nas minhas mãos. Ainda não consegui fazer nenhum teste de autonomia .
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

_rapt0r_ Escreveu:Foi pena a burocratização e o dinheiro que tives-te que gastar para te livrares dela.. de resto parece-me um excelente negócio.
Se tivesse a sorte do outro forista, que conseguiu homologar a mota sem CoC em Setúbal, tinha ficado por bem menos... Como se diz na bola, é levantar a cabeça! :)
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Mumia
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por Mumia »

Bom eu sou da opinião que se para ti é um bom negócio, então foi um bom negócio!! agora há que aproveitar ao máximo ;)

Quanto ao resto do IMT e dos 165€, vais desistir deles?
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

Nunca! Vou lá esta semana!
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Mensagem por cuttysark76 »

https://vimeo.com/145857289

Olá,
Queria perguntar-vos se esta folga é normal no acelerador. Não tem folga a rodar o punho, apenas esta que não sei se está visível no vídeo. É apenas incómoda em zonas com mais trepidação.

Também queria perguntar-vos se é normal haver flutuações da intensidade da luz do painel de instrumentos!
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por Mumia »

sim normal... o punho abana smp um bocadinho :) cuidado com ele que penso não ser barato um novo ehehehe

quanto ao IMT fazes bem pressão FORTE com eles... ha que devolver !!
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por ricardocruzs2 »

cuttysark76 Escreveu:https://vimeo.com/145857289

Olá,
Queria perguntar-vos se esta folga é normal no acelerador. Não tem folga a rodar o punho, apenas esta que não sei se está visível no vídeo. É apenas incómoda em zonas com mais trepidação.

Também queria perguntar-vos se é normal haver flutuações da intensidade da luz do painel de instrumentos!
Relativemente às flutuações de intensidade de luz do painel, sim, é normal, é devido ao pequeno sensor de luminosidade que ela tem, já relativamente ao punho, penso que o meu não abana assim tanto, e barulho não faz nenhum!!
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Mensagem por cuttysark76 »

Tenho de ver isso do punho, pelos vistos... Fiquei de ver junto do Nuno um problema de um sensor de temperatura que está estragado.
Também não estou 100% seguro que não exista uma certa vibração na mota a partir de certa velocidade.
Já por duas vezes senti um bater seco na caixa/transmissão da mota, circulando muito devagar, acompanhado do aparecimento de uma chave de fendas no painel de instrumentos, no entanto a luz apaga-se ao fim de uns segundos.

Estou algo desapontado com a autonomia. Carreguei a moto no Sábado passado, tal como registado no post acima. Desde aí, só circulei em cidade, em pára-arranca e a travar quase exclusivamente com a regenerativa, no entanto, em pouco mais de 30kms já consumi 60/70% das barras... Tirando uma ou duas excepções, tenho feito arranques muito suaves. Não sei se o peso tremendo desta mota a prejudica no pára-arranca vs circular continuamente em estrada, poderá ser isso. Tenho de fazer um teste de estrada para verificar a autonomia nessas condições. Não me recordo, por exemplo, de ter excedido os 50/60kms/h... Aparentemente, as minhas viagens Lisboa-Cascais vão ser feitas muito à pele... Sabia que o pack de Nimh seria uma solução de compromisso, mas começo a ter receio que não seja suficiente.

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rnlcarlov
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por rnlcarlov »

Sim, o pára-arranca da cidade torna os consumos bastante mais elevados que na estrada. Penso que o efeito é maior quanto maior for o peso do veículo em questão.
No meu carro tenho obervado isso. Para percursos nas imediações do IST os consumos por km são para aí 40% superiores do que ao andar uns km sem parar num semáforo. Só para terem uma ideia, andar uns km na A5 a uns 100km/h não me tem dado consumos médios muito superiores aos percursos citadinos. Lisboa tem colinas para caramba...


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Mensagem por cuttysark76 »

Ignorem o cell hot. É um problema do sensor

Acho que é perceptível que ando devagar, tanto que a autonomia estimada ainda é de 39Kms, tendo sido percorridos 31,5...
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

rnlcarlov Escreveu:Sim, o pára-arranca da cidade torna os consumos bastante mais elevados que na estrada. Penso que o efeito é maior quanto maior for o peso do veículo em questão.
No meu carro tenho obervado isso. Para percursos nas imediações do IST os consumos por km são para aí 40% superiores do que ao andar uns km sem parar num semáforo. Só para terem uma ideia, andar uns km na A5 a uns 100km/h não me tem dado consumos médios muito superiores aos percursos citadinos. Lisboa tem colinas para caramba...
Como sempre li que a autonomia em cidade é superior à em AE fico algo alarmado. Já tinha decidido, por uma questão de custos/segurança não ir por Cascais pela A5, mas agora parece-me obrigatório!
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por rnlcarlov »

Os consumos em AE normalmente são supeiores pois assume-se que se vai a "abrir".

Falando estritamente a nível de consumo, ir pela marginal deve ser significativamente menor que a A5, já que tem muito menos relevo, a velocidade média é menor e não há assim tanto semáforo por km como em Lisboa.


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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por RNM »

A vectrix tem o dobro da bateria da Govecs e excelente travagem regenerativa, bem pode fazer o dobro dos km...

Senão a prenda de natal é um pack da Nissan!
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

RNM Escreveu:A vectrix tem o dobro da bateria da Govecs e excelente travagem regenerativa, bem pode fazer o dobro dos km...

Senão a prenda de natal é um pack da Nissan!
Quem me dera!
Embora o Pack seja mais do dobro a Govecs 1.4 (1,5KW vs 3,7KW) a Vectrix despende muito mais energia para combater a inércia, são 100Kgs vs 230Kgs. Mesmo com um pack novo parece-me irrealista pensar em autonomias superiores a 50/60kms na Vectrix. Não me recordo das fórmulas de física, mas certamente será necessária muito mais energia para deslocar a Vectrix a 50kmh do que a Govecs à mesma velocidade, por isso, usando o google existem dezenas de calculadoras online que explanam bem a energia necessária para acelerar cada uma das motas, bem como, a energia necessária para manter a velocidade...
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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por RNM »

Certíssimo, mas a regen compensa muito essa diferença, em condução citadina.

Para velocidade const, as formulas são:
Paero = 0.5*A*Cd*rho*v^3
Proll = m*g*Crr*v
Em aceleração, considerar tb a variação da energia cinética (0.5*m*(vf^2-vi^2))

A velocidade constante, a Vectrix é suposto fazer 105 km a 40 km/h (segundo o manual).
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por sugarstorm »

cuttysark76 Escreveu:Não quero entrar numa discussão sobre os softwares, sem ter toda a informação do meu lado, no entanto, os argumentos do Nuno, tendo em conta as minhas pretensões, vão no sentido utilizar a última versão de fábrica, também com o objectivo de ser mais fácil despistar quaisquer eventuais problemas. Depois farei as actualizações...
Não querendo argumentar pelo Nuno, sob o risco de estar a fugir à verdade, é a forma como e quando carrego, bem como, a forma como ando na mota que define o desgaste da saúde do pack. O pack só aquece ao carregar se estiver danificado. O pack só aquece se puxar muitos C's pela mota. Devo usar o máximo de energia possível entre cargas, independentemente de fazer viagens de 5 ou 30kms.
O software de fábrica É O QUE DANIFICA as células! E é errado que o pack só aqueça se estiver danificado. Se calhar é importante ouvires quem te dá conselhos e não tem qualquer tipo de interesse comercial. Eu só quero que os tugas comprem VE's que não lhes dêm problemas:

http://visforvoltage.org/forum/7494-vec ... -add-yours

Podes ver aqui uma subida de 7º no carregamento. Começando a 24º, chega aos 31º. Imagina nos dias de pico de verão, quando elas estão bem acima de 30º! Este é o software de fábrica. CP a 10A e EQ a 3A. Mata o pack!!!

Se tiveres tempo:

http://visforvoltage.org/forum/10169-mo ... -programme

O The LAird modificou o software para CP a 6A e EQ a 1A. Muito melhor. A temperatura chega a descer no carregamento. Uma grande diferença na longevidade das baterias!
cuttysark76 Escreveu:Tenho de ver isso do punho, pelos vistos... Fiquei de ver junto do Nuno um problema de um sensor de temperatura que está estragado.
Também não estou 100% seguro que não exista uma certa vibração na mota a partir de certa velocidade.
O meu punho também não mexe assim. Deve haver aí algo desapertado. Ou pior. Esperemos que não.
Os sensores ficam com humidade muito facilmente e acontece esse problema. Podes preparar mais cerca de 100€.
As vibrações devem ser causadas por pneus já antigos, que estiveram muito tempo parados, ficando danificados. Eu tive um assim na roda da frente. Foi o Nuno que o trocou e tudo. São só mais umas notas para resolver. Também pode ser algo mais grave. Mais uma vez, esperemos que não.
cuttysark76 Escreveu:Já por duas vezes senti um bater seco na caixa/transmissão da mota, circulando muito devagar, acompanhado do aparecimento de uma chave de fendas no painel de instrumentos, no entanto a luz apaga-se ao fim de uns segundos.
Tens de ver o código de erro que aparece junto com a chave de fendas. Se for Encdr ou CanBus, são falhas de comunicação momentâneas e não é grave. Podes, e deves, pedir ao Nuno para limpar o encoder. Se ele não o tiver feito.
cuttysark76 Escreveu:Estou algo desapontado com a autonomia. Carreguei a moto no Sábado passado, tal como registado no post acima. Desde aí, só circulei em cidade, em pára-arranca e a travar quase exclusivamente com a regenerativa, no entanto, em pouco mais de 30kms já consumi 60/70% das barras... Tirando uma ou duas excepções, tenho feito arranques muito suaves. Não sei se o peso tremendo desta mota a prejudica no pára-arranca vs circular continuamente em estrada, poderá ser isso. Tenho de fazer um teste de estrada para verificar a autonomia nessas condições. Não me recordo, por exemplo, de ter excedido os 50/60kms/h... Aparentemente, as minhas viagens Lisboa-Cascais vão ser feitas muito à pele... Sabia que o pack de Nimh seria uma solução de compromisso, mas começo a ter receio que não seja suficiente.
A autonomia REAL de uma Vectrix Nimh nova, no dia a dia, é de cerca de 60 kms. Com um pack com alguma degradação, cerca de 50 kms é absolutamente normal. Menos até se for com andamentos rápidos.
Se a andares a velocidades baixas (abaixo dos 60 kms/h) e não conseguires fazer pelo menos 50 kms, então isso é muito mau sinal! O meu pack Nimh, já com mais de 50.000 kms em cima, e já muito degradado devido ao software que tu tens instalado (uns 30% ou mais de degradação), ainda dava para fazer esses 50 kms. Por isso se não os fizeres...

Mas está tudo bem. É só continuar a ir comprar motos a Espanha, sem as testar, a preços da uva mijona. Depois logo se vê. Se correr bem, ok. Se correr mal, azar. E acredita, não foste o primeiro, e não serás o último a cometer esse erro.
Mesmo que eu escreva aqui em letras garrafais que é um erro de tempos em tempos.
Não há nada que possa substituir um test drive, conhecer a história da moto (e aqui nesta aldeia todos acabamos por conhecer), conhecer quem as vende e qual o suporte que lhe podem dar. Seja quem for!!!

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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por sugarstorm »

RNM Escreveu:Certíssimo, mas a regen compensa muito essa diferença, em condução citadina.
Para velocidade const, as formulas são:
Paero = 0.5*A*Cd*rho*v^3
Proll = m*g*Crr*v
Em aceleração, considerar tb a variação da energia cinética (0.5*m*(vf^2-vi^2))
:D Isso das fórmulas é tudo muito bonito. Mas é teoria. Na prática a regeneração talvez recupere uns 5% de autonomia.
RNM Escreveu:A velocidade constante, a Vectrix é suposto fazer 105 km a 40 km/h (segundo o manual).
Mais uma vez, teoria. Na prática, a maior viagem feita com uma Nimh original que eu conheço em Portugal ainda é da minha moto que um dia, no início, o volt levou aos 91kms em condições, curiosamente, muito especiais.

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Re: DB Vectrix Cinzenta

Mensagem por cuttysark76 »

Não é preciso tanta emoção! Não há Vectrix usadas em Portugal a 3000€ com revisão feita. Foi um risco assumido. Se eu tivesse mais dinheiro compraria cá. Não tendo, comprei fora. Mais, se tivesse dinheiro não compraria uma Vectrix. Simples.

A insinuação dos interesses comerciais é descabida porque o Nuno disponibilizou-se para colocar qualquer software sem custos e ainda está disponível para o fazer, mais, apenas contactei o Nuno após a compra da mota, não tendo ele qualquer responsabilidade sobre a compra.

A questão dos softwares está mais do que esclarecida. Estou informado dos prós e contras. Estamos a aguardar a resposta da mota às primeiras alterações efectuadas ao software do controlador para despiste de problemas.

O sensor danificado portou-se correctamente em laboratório, por isso é que não foi logo substituído. Na vida real insiste em dar leituras absurdas...
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