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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quarta mar 27, 2013 12:43 pm
por RJSC
roms Escreveu:Parabéns, está espectacular e com um aspecto muito profissional!!!
Uma dúvida em relação às Predator. Uma vez que nas Predator existem duas luzes de STOP, a corrente máxima para os STOP's vai ser 2x21W = 42W.
Neste caso, ou se trocam as lampadas de STOP por LED, ou então não é possível aplicar este circuito, certo?
Abraço
Pois, eu perguntei ao pessoal e fiz o circuito pensando que só havia uma lâmpada. Não será que são as Modelo C que têm duas? Delas não me lembrei...
De qualquer maneira com quase 50W só em luzes de travão eu mudaria para LED. Penso que agora se arranjem lâmpadas LEDs por 3 ou 4€.
Alternativamente na montagem do circuito pode ser colocado mais um transístor em paralelo por cima de Q1 e as duas pistas da lâmpada reforçadas.
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quarta mar 27, 2013 1:10 pm
por serges
RJSC Escreveu:serges Escreveu:Tenho de dizer...
Parabéns pelo fantástico Trabalho!
Obrigado
Obrigado!
Os homens que vendem pastilhas de travão é que já não devem gostar nada de mim.
Com isto a malta das predators vai começar a gastar tão poucas pastilhas como vocês na Vectrix.
Olha que não é bem assim, travões bons são aqueles que a pastilha toca no disco e consequente gasto da mesma por isso mesmo sem as usar... gasta...
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Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quarta mar 27, 2013 8:18 pm
por galt
Atenção à troca.
Eu já tive lâmpadas a LED e tive de voltar a colocar as originais.
Faz algumas pesquisas pelo fórum para perceberes o porquê
No Verão tudo bem, com chuva não convém nada. Já agora se ambas as lâmpadas se fundirem o controlador não permite o motor funcionar.
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quarta mar 27, 2013 8:39 pm
por RJSC
galt Escreveu:Atenção à troca.
Eu já tive lâmpadas a LED e tive de voltar a colocar as originais.
Faz algumas pesquisas pelo fórum para perceberes o porquê
Era mais simpático explicar aqui.
Se for porque com o circuito normal de travagem ON/OFF com a humidade e lâmpadas de LED o controlador ativa a travagem por causa de aparecerem 9V na linha de STOP isso resolve-se com uma pequena resistência por exemplo de 1Kohm da linha de travão para a massa.
Ou é por visibilidade?
No Verão tudo bem, com chuva não convém nada. Já agora se ambas as lâmpadas se fundirem o controlador não permite o motor funcionar.
Mesmo sem lâmpadas continua tudo a funcionar normalmente.
Basta haver 12V no fio positivo: sem lâmpadas ou fundidas continua a haver.
Só se queimar o transístor de STOP em curto circuito (vulgarmente queima em aberto) e as lâmpadas ficarem ligadas é que o controlador fica com sinal de travagem ativo parando o motor.
Quem quiser usar duas lâmpadas basta pedir a versão reforçada (7A - 84W), por mais uns 2€.
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quarta mar 27, 2013 9:40 pm
por e_bike
Então tens aí uma falha no teu circuito, pois todas as Predators têm 2 lampadas de stop.
Vê as fotos:

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- 05022011591.jpg (54.77 KiB) Visto 5927 vezes
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quarta mar 27, 2013 10:14 pm
por RJSC
Então foi uma falha no início quando perguntei a potência das lâmpadas e responderam 21W.
Mas pelo menos não exige uma PCB nova, basta um transístor em paralelo e reforçar 2 pistas curtas com estanho.
Terei então que duplicar os transístores em todas.
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quarta mar 27, 2013 10:51 pm
por MRider
Não é só as predador que utilizam controladores kelly .
E alem disso podem e devem usar lâmpadas de led .
Na altura eu cometei ser 21w cada lâmpada.
Mas todo o mal fosse esse, isso é bem fácil de solucionar

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quinta mar 28, 2013 1:41 am
por RJSC
RJSC Escreveu:Então foi uma falha no início quando perguntei a potência das lâmpadas e responderam 21W.
Mas pelo menos não exige uma PCB nova, basta um transístor em paralelo e reforçar 2 pistas curtas com estanho.
Terei então que duplicar os transístores em todas.
Estive a fazer uns testes com uma lâmpada de 50W (projetor) e mesmo com 2 transístores os pontos de solda aquecem de mais.
No entanto vou procurar outra solução para quem quiser realmente continuar a queimar 50W de energia para travar: Colocar um transístor maior na parte de trás da placa.
Quem, dos que compram a placa, não quer mudar para LEDs?
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quinta mar 28, 2013 8:34 am
por XaYu
Acho que nas minhas 21093720937012937 alterações que pedi ao Jorge não está a mudança das lampadas traseiras

Tens assim uma boa cobaia (a minha mota que está no Jorge) pra realizar testes 'live' se quiseres

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quinta mar 28, 2013 8:37 am
por MRider
42w e mais potente que o médio(35w) que tenho na minha scooter lol
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quinta mar 28, 2013 2:28 pm
por Jorge Rocha
Então meninos...
Não seria melhor colocar um pequeno e economico relé, que fizesse esse trabalho de ligar as luzes?!?!
Já tenho assim feito na mota do ogadiv, pois quis proteger os pequenos interruptores das manetes de travão e do descanso. Desse modo também se isola um circuito do outro! Também diminuia os problemas causados por Led`s ou de outro tipo!
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quinta mar 28, 2013 2:47 pm
por MRider
Pronto problema resolvido

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: quinta mar 28, 2013 2:58 pm
por XaYu
Jorge Rocha Escreveu:Então meninos...
Não seria melhor colocar um pequeno e economico relé, que fizesse esse trabalho de ligar as luzes?!?!
Já tenho assim feito na mota do ogadiv, pois quis proteger os pequenos interruptores das manetes de travão e do descanso. Desse modo também se isola um circuito do outro! Também diminuia os problemas causados por Led`s ou de outro tipo!
Isso está planeado pra minha?

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: sexta mar 29, 2013 7:47 am
por Jorge Rocha
XaYu Escreveu:Jorge Rocha Escreveu:Então meninos...
Não seria melhor colocar um pequeno e economico relé, que fizesse esse trabalho de ligar as luzes?!?!
Já tenho assim feito na mota do ogadiv, pois quis proteger os pequenos interruptores das manetes de travão e do descanso. Desse modo também se isola um circuito do outro! Também diminuia os problemas causados por Led`s ou de outro tipo!
Isso está planeado pra minha?

Claro que sim! Quando substituo a instalação electrica ou a reforço, tento afastar as correntes dos contactos mais expostos às humidades, para que estes com o decorrer do tempo, mesmo com alguma oxidação, não dêm problemas!
Depois do trabalhão que já tive com a limpeza dos interruptores das manetes de travão, não os deixaria expostos novamente!
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: sexta mar 29, 2013 11:30 pm
por RJSC
Seria melhor ter tudo na placa, mas não vale a pena inventar muito.
O relé antes das lâmpadas resolve e ainda ajuda nas comuns falhas dos interruptores de travão.
Só é necessário colocar um díodo em anti-paralelo com a bobina do relé para proteger o transístor dos picos de tensão que a bobina gera quando se tenta parar a corrente instantâneamente.
Instala-se assim:
Vou tratar de adicionar isto na folha de instruções de instalação.
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: domingo mar 31, 2013 3:19 am
por Emanuel Couto
Feliz Páscoa

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Enviado: terça abr 02, 2013 12:53 am
por RJSC
O esquema para ligação de mais de 21W de lâmpadas de travagem, que vai figurar na folha de instruções:

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