20.288 Km (27.06.2015)
Chegasse o dia da viagem e lá parto eu de manhã bem cedo, para poder chegar ao destino por volta das 9h.
Tendo em conta o ensaio anterior e o conselho do
sugarstorm, coloquei o pequeno-almoço debaixo do banco e segui até ao Fórum Montijo a +60Km/h (não havia muito trânsito na ponte, por isso a velocidade foi suficiente para ir descansado).
Apesar da velocidade superior, os valores de tensão total, consumo instantâneo e tensão das células foram semelhantes ao do ensaio.
Chegado ao Fórum Montijo, 29km depois, a tensão total estava nos 129v, a célula mais alta nos 3.24v e a mais fraca nos 3.23v
Coloquei a catalã à carga a 1500w e fui comer o pequeno-almoço que tinha levado, porque o centro comercial só abre às 10h (o hipermercado abre antes, às 9h).
Caso não conheçam, há uma área lounge no 1º piso, acessível pelas escadas logo em frente ao ponto de carregamento, com bancos, mesas e tomadas para carregar telemóvel e/ou laptop.
Enquanto esperava, fui investigar uma suspeita que tinha... há um parque de estacionamento por cima da Norauto, parcialmente coberto, no qual desconfiei que poderiam haver tomadas... e há! Várias!
Portanto, se o posto de carregamento estiver OFF tentem estas tomadas.
Atenção que a zona tem câmaras, por isso é melhor primeiro pedir autorização aos seguranças.
Após ~1h de carga a 1500w, que não completou a capacidade total do pack, arrumo tudo e faço-me novamente à estrada.
Continuei caminho pela N4, a cerca de 60Km/h.
Ao contrário do que pensava, ainda há algumas inclinações pelo caminho... são de poucos graus, mas extensas o que acaba por fazer um pouco de mossa na tensão total...
Pelo caminho, cheio de falhas/rachas e buracos, ainda apanhei 2 anormais... um velhote que, apesar de não ter ninguém de frente, passou a 1m de mim... e ainda gesticulou quando lhe buzinei!
Em frente ao bar Migalhas, Pegões, outra razia... desta vez nem o vi chegar e passou bem rápido...
Após mais 46,7km cheguei ao meu destino.
A tensão total estava nos 127v, a célula mais alta nos 3.20v e a mais fraca nos 3.17v
Coloquei-a novamente à carga,mas desta vez a 500w, e fui tratar o que lá fui fazer...
Quando voltei para junto da catalã, por volta das 13h, vi leituras dos sensores de temperatura a rondarem os 40ºC, apesar de ela estar à sombra!
Desliguei-a e molhei o chão em volta, para arrefecer um pouco o espaço.
Como teria que regressar depois das 16h, às ~14h voltei a colocá-la à carga.
Os sensores de temperatura continuavam a marcar de 37ºC para cima...
A viagem de regresso já não correu tão bem...
Começou pela hora da partida... demorei-me nos meus afazeres e por isso acabei por só iniciar viagem às +18h... como tinha jantar marcado para as 21h, não havia muito tempo para fazer a viagem de regresso e ainda preparar-me e deslocar-me até ao restaurante...
Fiz a N4 a velocidades mais próximas dos 70km/h, insistindo nesse ritmo e, tirando os buracos, foi uma viagem tranquila até ao Montijo, com os condutores a darem espaço suficiente nas ultrapassagens. Creio que o facto de ter vestido o colete de sinalização ajudou a esse comportamento, até porque noutras viagens onde o uso, o tratamento que recebo é semelhante.
Chegado ao Montijo, olhei para a tensão total e marcava ~124v, com as células a ~3.15v...
A tal pressa em chegar a casa e os valores que vi, semelhantes ao do ensaio, levaram-me a arriscar continuar a viagem,
non-stop, até casa...
Entrei na ponte, mantendo velocidades perto dos 60km/h e o consumo instantâneo a ~30Ah.
Fui seguindo, com a tensão total a baixar para valores abaixo dos 120v e as células a ~3.00v... quando a ponte começa a ganhar elevação para a parte mais alta é então que vejo a luz... da burrice que tinha cometido!
Não me recordo do valor exacto da célula quando apareceu a luz, mas seria -2.80v ou ~2.60v
Tentei continuar, na berma, a ~20Km/h, mas sempre que célula mais franca baixava dos 2.50v o acelerador deixava de dar resposta, por mais suave que fosse com ele... acabei por encostar no parque de refúgio para chamar a assistência em viagem, após ~65km de viagem.
Passou um reboque da ponte, sempre prontos para dar uma ajuda, que sinalizou a mota e deu 2 dedos de conversa... "
Qual o problema? Falta de bateria! É eléctrica, sabe, e fiquei sem carga. Ah! Se fosse das outras, usavasse o booster... Pois... mas olhe que se ligasse aqui o booster, fazia boom! porque são bem mais que 12v..."
Não demorou muito mais que 30min a chegar o reboque da assistência.
Usando o conhecimento que o
Volt partilhou no seu DB, lá indiquei os 2 olhais na frente onde fixar a scooter. Atrás não me recordava dos pontos indicados no manual, mas fixou-se a scooter sem muito stress. Pelo caminho fomos falados de VEs e fui esclarecendo as dúvidas que tinha. Uma delas era julgar que todos os VEs são vendidos com aluguer de bateria... seria assinante da DECO ?
Mota na garagem, a carregar, e toca a despachar para ir ao jantar... cheguei com um atraso de 1h...
Portanto, já lá vão 2x que fiquei a pé na catalã...

...será que haverá uma 3x ? Espero que não!
Outras conclusões a retirar desta experiência...
Pressa e VEs não combinam!
Ou temos "depósito" suficiente para derreter na pressa ou então temos que ter tempo para fazer a viagem.
A queda de tensão não é linear.
Tal como já tinha aqui mencionado, apartir dos 3.00v a tensão baixa mais rápido, o que significa que quando começo a ver esse valor ou estou perto do destino, imagino que a uns ~15km @ 60Km/h, ou então tenho que começar a pensar onde irei carregar.
A portagem da ponte Vasco da Gama é caríssima!
Só paguei a electricidade correspondente aos 65km do regresso (~0,70€), ao passo que paguei 2.55€ de portagem...