Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Strat »

E ontem à chegada a casa foi assim e hoje de manhã ao sair de casa foi assado.
Recalculou-se de noite e deu-me mais uns pózinhos e a 9a barra de volta. Que eu fiz questão de gastar devagarinho.
Ao fds o ritmo é de aldeia. Devagar, devagarinho.
Anexos
Screenshot_2016-12-10-21-25-19.png
Screenshot_2016-12-11-11-35-53.png
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por jmlflorencio »

Falando em ferramentas de cálculo de percursos, e mapas...

Esta calcula o alcance para o modelo de carro que quisermos, tendo em conta a altimetria do percurso...
http://www.jurassictest.ch/GR/
Simulando uma viagem de ion da Guarda a Castelo Branco, na ida podemos ir a 94 km/h e ainda ficamos com 10%, enquanto que na volta (a subir) teria que ser feita a 77km/h para ficar com a mesma carga...

É a ferramenta mais completa que conheço. ;-)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por alexjp4 »

rnlcarlov Escreveu:Já agora, em relação ao carregamento lento, posso garantir que o carro carrega sempre a velocidade praticamente constante: 14A. Isto dá quase exactamente 20% por hora. Apenas quando chega na casa dos 95% e muitos é que começa a baixar um pouco a velocidade de carregamento.
O meu C0 carrega a +-10Amp e visto no contador, a velocidade de carregamento não sei, ontem no posto de carga de Santarem quando chegou a +- 70% o posto desligou e tive que o por novamente a carregar e ainda esteve 1h e tal a carregar e não carregou na totalidade.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por alexjp4 »

Strat Escreveu:
t3lmo Escreveu:Viagens com crianças não se pode facilitar muito! ... e eu que o diga com 3 pequenos lá atrás (e muita bagagem).
Muitas das opções estão delimitadas logo à partida. Mas a vida é isso mesmo: gerir o dia-a-dia :)
E a gente cá anda a desbravá-lo.
Parece que tamos na era dos descobrimentos outra vez, só que versão interna do país.
Quando ponderei o VE a sério (levei um mês a pensar) nunca tinha pegado num nem tinha experiência de ninguém próximo. Foi tudo à base do que li aqui e no DB do Malm.
No meu dia-a-dia não tenho hipótese para abébias. Sou eu sozinha e isolada da civilização pelo que só me assegurei que os trajectos básicos eram possíveis.
Faço uma viagem à Moita, por mês mais ou menos, para levar o miúdo aos avós paternos mas até para isso considerei que teria que arranjar alternativa.
Nem nunca pensei nas viagens à Covilhã porque sinceramente nunca lá vou...
Afinal a gente agarra-se ao VE como se isto fosse o mais corriqueiro e banal e de repente já o quer levar pra todo o lado. Só que "todo o lado" não está preparado para nós e o nosso VE. É preciso muita imaginação.
Mas faz-se :lol:
Se não for desta por causa do frio e do excesso de horas de estrada no corpinho do meu filho, há-de ser noutra com mais vagar.
A decisão da compra do meu tambem foi rápida mas pelo que já tinha lido e pelo sim pelo não ficou o CI para alguma emergência porque tambem vivo no "mato" :lol: e transportes públicos penso que há 2 por dia e passam a mais de 3Kms :twisted: por isso temos que ser autosuficientes o VE parecendo que não altera-nos o dia a dia eu antigamente quando tinha que ir a Santarem era ir e vir e as compras eram no Continente do Cartaxo agora quando vou deixo o carro a carregar e vou as compras no Pingo Doce quem fica a ganhar é o Pingo Doce do centro comercial de Santarem e o meu colesterol que cada vez que lá vou compro 1/2 duzia de pasteis de nata :P é que no dia seguinte ainda estão estaladiços.
Como vais a Moita e partindo do principio que não passas o rio em Vila Franca vê que há desconto nas portagens da ponte 25 de Abril e na Vasco da Gama para os VE.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por rnlcarlov »

alexjp4 Escreveu: O meu C0 carrega a +-10Amp e visto no contador, a velocidade de carregamento não sei, ontem no posto de carga de Santarem quando chegou a +- 70% o posto desligou e tive que o por novamente a carregar e ainda esteve 1h e tal a carregar e não carregou na totalidade.
No Canion tem lá um parâmetro no Trip Viewer chamado charging speed. Com um EVSE de 14A indica lá 20, ou seja, 20% por hora.
Carregando a 10A é mais lento. Estou a assumir que se carrega à velocidade máxima que o carro permite. Como disse mais atrás, algures acima dos 90% ele começa a carregar um pouco mais devagar.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Strat »

Ah e tal... Tenho que por os óculos. :geek:
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por alexjp4 »

rnlcarlov Escreveu:
alexjp4 Escreveu: O meu C0 carrega a +-10Amp e visto no contador, a velocidade de carregamento não sei, ontem no posto de carga de Santarem quando chegou a +- 70% o posto desligou e tive que o por novamente a carregar e ainda esteve 1h e tal a carregar e não carregou na totalidade.
No Canion tem lá um parâmetro no Trip Viewer chamado charging speed. Com um EVSE de 14A indica lá 20, ou seja, 20% por hora.
Carregando a 10A é mais lento. Estou a assumir que se carrega à velocidade máxima que o carro permite. Como disse mais atrás, algures acima dos 90% ele começa a carregar um pouco mais devagar.
Ainda não percebo nada do Canion o que sei é que o meu C0 carrega 2116W quando está estabilizado, o que dá um pouquinho menos que os 10Amp e se o carregador diz 10Amp que é o que vem com o carro não dá para o carregar a 14Amp com este carregador. :(

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por t3lmo »

Se o carregador interno for o mesmo que o i-MiEV (3.3kW), carrega no máximo a 14,5 Amp.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por rnlcarlov »

alexjp4 Escreveu: Ainda não percebo nada do Canion o que sei é que o meu C0 carrega 2116W quando está estabilizado, o que dá um pouquinho menos que os 10Amp e se o carregador diz 10Amp que é o que vem com o carro não dá para o carregar a 14Amp com este carregador. :(
Sim, a culpa é do EVSE, que só dá 10A. No "sabonete" deve lá ter escrito a amperagem. O meu diz 16A, ou seja, dá para carregar até 16A, mas como o carregador interno do carro só admite 14A, é essa a amperagem a que carrega. Mas se por exemplo usasse o meu EVSE num Leaf, esse carregava a 16A. Com um EVSE de 10A, qualquer que seja o carro não carrega a mais dessa amperagem.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por alexjp4 »

Era isso o que estava a dizer o meu só carrega a 10Amp, pensava que os EVSE dos clones fossem todos iguais ao meu.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por t3lmo »

Todos os EVSE iniciais dos clones eram de 16A. Hoje em dia com 250€ já se compram uns e muito jeito dão quando se tem mais pressa de carga.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por rnlcarlov »

Os EVSE dos clones mais recentes que tenho visto são ainda mais convenientes, pois dão para 8 ou 14A. Bom para quando se quer usar alguma tomada com pouca potência (tipo parques de campismo).

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16156
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por serges »

Olha que nos parques de campismo são sempre abaixo dos 6Ah muito poucos são os que podem ter tal!?!?

Existem tomadas com essa potencia mas pouca vontade nisso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por rnlcarlov »

Quando falei em parques de campismo estava a falar daqueles que aparecem no electromaps. Muitas vezes não dão 16A, mas bastantes dão 8-12A

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por t3lmo »

Por isso é essencial ter um EVSE variável, pois nunca sabemos o que vamos encontrar para carregar o nosso VE.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por alx99 »

Relativo aos EVSE, uma pergunta aos mais experientes.

Quando no monitor do carro (ou na aplicação do smartphone) eu defino a intensidade de carregamento (que no meu carro vai de 5 a 16 A) estou a regular o carregador interno do carro ou o EVSE que a ele se liga?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por MRider »

Estas a regular a "autorização" do carregador do carro.
Porque ele não sabe quanto deve puxar da tomada.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por rnlcarlov »

alx99 Escreveu:Relativo aos EVSE, uma pergunta aos mais experientes.

Quando no monitor do carro (ou na aplicação do smartphone) eu defino a intensidade de carregamento (que no meu carro vai de 5 a 16 A) estou a regular o carregador interno do carro ou o EVSE que a ele se liga?
Já não estamos a falar de clones nem de carregadores de clones, certo? :shock:


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por alx99 »

rnlcarlov Escreveu:
alx99 Escreveu:Relativo aos EVSE, uma pergunta aos mais experientes.

Quando no monitor do carro (ou na aplicação do smartphone) eu defino a intensidade de carregamento (que no meu carro vai de 5 a 16 A) estou a regular o carregador interno do carro ou o EVSE que a ele se liga?
Já não estamos a falar de clones nem de carregadores de clones, certo? :shock:
Certo. Estava a falar dos VE's em geral, ou haverá diferenças a esse respeito de veículo para veículo?

É que a pergunta que me assalta é: se a intensidade de carregamento é fixada no carregador do carro, para que serve um EVSE regulável?

Ou haverá alguma coisa que me está a escapar?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por rnlcarlov »

Para os carros que não permitem regulação do carregador do carro. Que eu saiba nem o Leaf nem os clones permitem fazer isso.

Responder

Voltar para “Automóveis”