=O meu novo projecto eólico
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Re: =O meu novo projecto eólico
ola carioca, gostei muito do seu gerador. valeu!
fiquei no entanto com algumas duvidas, por exemplo tem dois rotores com imans e cada disco com 12 neos, certo? em cada disco alternas-te a polaridade dos imans, n s n s ... certo? no segundo disco rotor tens novamente os imans alternados em n e s, certo? agora dizes-me, como fizeste o alinhamento vertical em relação aos 2 rotores e o estator, o polo n do disco da frente alinha com o polo s do disco rotor de trás? ou repelem-se n n e s s? e estão alinhados verticalmente ou desfasados? neste caso teriam de estar desfasados meia abertura de 360º:12=30º ou seja 15º?
fiquei no entanto com algumas duvidas, por exemplo tem dois rotores com imans e cada disco com 12 neos, certo? em cada disco alternas-te a polaridade dos imans, n s n s ... certo? no segundo disco rotor tens novamente os imans alternados em n e s, certo? agora dizes-me, como fizeste o alinhamento vertical em relação aos 2 rotores e o estator, o polo n do disco da frente alinha com o polo s do disco rotor de trás? ou repelem-se n n e s s? e estão alinhados verticalmente ou desfasados? neste caso teriam de estar desfasados meia abertura de 360º:12=30º ou seja 15º?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
eles estão alinhados verticalmente e são opostos, n-s.
o que te pode estar a confundir é o facte deste gerador ser bifásico 6 bobines ligadas em serie e independentes. pelo que tem quatro terminais de saída.
brevemente vou substituir o estator por um trifásico com 9 bobines só que estas terão 50 voltas de fio duplo de 1mm, pois o estator que tenho tem 100, voltas o que cria muito prendimneto, as pás vou encurta-las 20cm. mas vou aumentar o nº para 5, pois os ventos aqui mudam muito e é preciso ter mobilidade para atinjir grandes velocidades.até breve.
o que te pode estar a confundir é o facte deste gerador ser bifásico 6 bobines ligadas em serie e independentes. pelo que tem quatro terminais de saída.
brevemente vou substituir o estator por um trifásico com 9 bobines só que estas terão 50 voltas de fio duplo de 1mm, pois o estator que tenho tem 100, voltas o que cria muito prendimneto, as pás vou encurta-las 20cm. mas vou aumentar o nº para 5, pois os ventos aqui mudam muito e é preciso ter mobilidade para atinjir grandes velocidades.até breve.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
ola carioca, obrigado pelos esclarecimentos.
eu digo o seguinte: acho bem optares pelo trifásico, mas não estou a compreender o facto do "preenchimento" em excesso pois é vantajoso ter mais enrolamento bem como um diâmetro de fio adequado, mas não sei exactamente o que pretendes tirar do sistema.
em relação às pás deves aumentar o numero para 5 e torna-las mais estreitas, isso evitará teres de encurta-las. se o vento muda muitas vezes de direcção deves aumentar a área da cauda direccionadora mas utilizares um material leve. um abraço. j
eu digo o seguinte: acho bem optares pelo trifásico, mas não estou a compreender o facto do "preenchimento" em excesso pois é vantajoso ter mais enrolamento bem como um diâmetro de fio adequado, mas não sei exactamente o que pretendes tirar do sistema.
em relação às pás deves aumentar o numero para 5 e torna-las mais estreitas, isso evitará teres de encurta-las. se o vento muda muitas vezes de direcção deves aumentar a área da cauda direccionadora mas utilizares um material leve. um abraço. j
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
oas como tinha prometido cá vai as fotos do meu novo estator para substituir o outro. este irá produzir mais pois vou aumentar o nº de pás, pelo que aumentei também a grossura do fio e menos voltas.depois dou os resultados assim que testar.
boas festas para todos
boas festas para todos
- Anexos
-
- 23122010(002).jpg (80.26 KiB) Visto 6985 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm
exelente trabalho;carioca.
espero que obtenhas bons resultados com o teu novo projecto.
posso fazer-te uma pergunta?
é impressão minha, ou estás a utilizar dois fios em paralelo,nas bobines?qual a finalidade?
vou acompanhar de perto a evolução do teu trabalho.
para mim,a melhor forma de aprender,é ,.......ver fazendo
um abraço e bom ano
é impressão minha, ou estás a utilizar dois fios em paralelo,nas bobines?qual a finalidade?
um abraço e bom ano
-
os dois fios duplica a grossura do fio, sendo o mesmo que usar só um com o dobro da secção.tiktak Escreveu:exelente trabalho;carioca.
um abraço e bom ano
uma das vantagens de usar dois fios é que se consegue encaixar mais voltas no mesmo espaço.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm
qual é o cut-in do gerador?
o aumento de nº de pás tras mais torque mas menos rpm.
goahead
goahead
-
goahead Escreveu:qual é o cut-in do gerador?
goahead
e é isso que pretendo, pois onde moro nao tenho muito vento pelo que muda com frequencia, e com pas mais curtas torna-se mais versátil.
quando testar coloco aqui os resultados.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm
se onde moras não tens muito vento, então não importa que tipo de gerador ou tamanho de pás constróis.
energia disponível tem a ver com quantidade de vento.
quanto menores forem as pás, menor é o "sweep area" logo menor é a energia captada da disponível inicialmente.
é importantíssimo um matching das pás ao gerador, por isso é que deverias saber qual a tensão que queres gerar, logo saberias os rpms quando atinges o cut-in para um determinado diâmetro de pás.
umas contas feitas em papel antes da bobinagem podem poupar-te complicações após a assemblagem.
bom trabalho
goahead
energia disponível tem a ver com quantidade de vento.
quanto menores forem as pás, menor é o "sweep area" logo menor é a energia captada da disponível inicialmente.
é importantíssimo um matching das pás ao gerador, por isso é que deverias saber qual a tensão que queres gerar, logo saberias os rpms quando atinges o cut-in para um determinado diâmetro de pás.
umas contas feitas em papel antes da bobinagem podem poupar-te complicações após a assemblagem.
bom trabalho
goahead
-
mais umas fotos.
-
-
-
jpg[/attachment]
Com este tipo de pás feitas em aluminio lacado de 2 mm, consigo manter a rotação constante mesmo com ventos constantemente a mudar de direcção, devido à zona urbana onde vivo.
Este projecto como já referi anteriormente visa alterar apenas as pás e o seu número e o estator, passando a ser trifásico mas com menos voltas e com fio duplo de 1mm, estando a pesar em mudar a ligaçao para delta para aumentar a voltagem pois tem muita amperagem.
Mais umas fotos do meu projecto, remodelado, podendo-se ver o pormenor das pás, que são bastante eficientes, tem 80 cm de comprimento, 15 cm na parte mais larga e 5 cm na ponta.Com este tipo de pás feitas em aluminio lacado de 2 mm, consigo manter a rotação constante mesmo com ventos constantemente a mudar de direcção, devido à zona urbana onde vivo.
Este projecto como já referi anteriormente visa alterar apenas as pás e o seu número e o estator, passando a ser trifásico mas com menos voltas e com fio duplo de 1mm, estando a pesar em mudar a ligaçao para delta para aumentar a voltagem pois tem muita amperagem.
Última edição por carioca em sexta jan 06, 2012 11:05 pm, editado 3 vezes no total.
-
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am
Muito bom parabens carioca.
-
Boas noites hoje consegui finalmente fazer o derradeiro teste ao meu aerogerador, com ventos de 30Km/H consegui medir 10 Amps, em curto circuito, imagino qual será a corrente com que ele está a carregar as baterias, pois a velocidade das pás é o dobro ou o tripulo de quando está ligado ao amperimetro com uma escala de 25 Amps.
Algém me diz como posso medir a corrente em tempo real que o gerador está a injectar nas baterias, sem haver consumo.
Algém me diz como posso medir a corrente em tempo real que o gerador está a injectar nas baterias, sem haver consumo.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
metes o medidor de amperagem em serie com as baterias!
uma questao, que material é esse que se usa para cobrir as bobines e ficarem em placa?
uma questao, que material é esse que se usa para cobrir as bobines e ficarem em placa?
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Fantastico. Muito bom este projecto parabens.
Por favor continua a partilhar essa informacao fantastica.
Sent from my MB526 using Tapatalk 2 Beta-2
Por favor continua a partilhar essa informacao fantastica.
Sent from my MB526 using Tapatalk 2 Beta-2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
o g-card o material que uso é resina de poliéster, acoselho-te a leres os tópicos existentes neste forum.
Hoje consegui queimar o meu regulador de carga, devido à grande voltagem atingida com ventos fortes, o problema é que o regulador aqui postado pelo josenir deixa que a tensão suba demais pois uma das vantagens dele é a elevação da tensão, mas consegui arranjar a avaria pois deveu-se a um condensador electrolítico de 1000 Mf que queimou assim como uma pista de circuito impresso.
Hoje consegui queimar o meu regulador de carga, devido à grande voltagem atingida com ventos fortes, o problema é que o regulador aqui postado pelo josenir deixa que a tensão suba demais pois uma das vantagens dele é a elevação da tensão, mas consegui arranjar a avaria pois deveu-se a um condensador electrolítico de 1000 Mf que queimou assim como uma pista de circuito impresso.
-
- Membro
- Registado: sexta jul 15, 2011 1:23 am
Muito bom que Deus te der uma mente sabia para ir mais longe.