Novas A123 prismáticas
-
elav
- Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 30, 2009 2:10 am
Re: Novas A123 prismáticas
resumindo, se fizer 70 km por dia e a mota tiver autonomia para 100km com as lifepo4 ao fim de 5000 ciclos tenho a bateria com 80% da capacidade, logo as baterias perderam 20% da capacidade em 5000 dias. então se calhar é melhor investir mais um pouco e comprar baterias que façam 200 km porque assim só as iria carregar de 2 em 2 dias logo as baterias iriam perder 20% da capacidade em 10 000 dias, logo iriam durar o dobro do tempo.
alguem sabe quando é que saem as a123 com 100ah?
estive num forum inglês e lá alguem falou em baterias com tecnologia nuclear, alguem percebe destas baterias (é que o meu inglês n é muito bom)?
estive num forum inglês e lá alguem falou em baterias com tecnologia nuclear, alguem percebe destas baterias (é que o meu inglês n é muito bom)?
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
10 000 dias são 27 anos, acho que nem a própria química delas dura tanto tempo, mesmo que durasse ao fim de 27 anos ainda tinhas 80 % da autonomia original, contando claro com os dados fornecidos pelos fabricantes, são a meu ver muito optimistas.elav Escreveu:resumindo, se fizer 70 km por dia e a mota tiver autonomia para 100km com as lifepo4 ao fim de 5000 ciclos tenho a bateria com 80% da capacidade, logo as baterias perderam 20% da capacidade em 5000 dias. então se calhar é melhor investir mais um pouco e comprar baterias que façam 200 km porque assim só as iria carregar de 2 em 2 dias logo as baterias iriam perder 20% da capacidade em 10 000 dias, logo iriam durar o dobro do tempo.
um pack dessa capacidade para uma mota como as nossas deve ficar à volta de 8000 euros.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
elav
- Membro Dedicado

8000 € ja com a mota ou so as baterias?
e estas baterias tão giras - 2 ks 33ps (http://www.ffsolar.com/produtos/index.p ... a=por&id=6)
2 v (1cell ), 2491 ah, 349 x 211 x 630 mm, 94.3 kg.
logo para atingir os 72v tinha de se ter 36 baterias estas 36*2491= 89676 w, ja seria uma potencia razoavel, pena que o carro iria ter um peso so em baterias de 3394kg.
e estas baterias tão giras - 2 ks 33ps (http://www.ffsolar.com/produtos/index.p ... a=por&id=6)
logo para atingir os 72v tinha de se ter 36 baterias estas 36*2491= 89676 w, ja seria uma potencia razoavel, pena que o carro iria ter um peso so em baterias de 3394kg.
-
jmal
- Membro Platinium

apenas as baterias, daria para uma autonomia de 200-300 kms.elav Escreveu:8000 € ja com a mota ou so as baterias?
essas são baterias solares, não dão para veículos.
Cumps Inovadores
-
easy
- Membro Silver

- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
praticamente o dobro das ts. pensava que até era mais caro, de qualquer maneira já seria o suficiente para fazer subir o preço de uma vectrix para uns 14 ou 15 mil euros.jmal Escreveu:um pack dessa capacidade para uma mota como as nossas deve ficar à volta de 8000 euros.
-
jmal
- Membro Platinium

pois, mas com 4 vezes mais de capacidade.easy Escreveu:praticamente o dobro das ts. pensava que até era mais caro, de qualquer maneira já seria o suficiente para fazer subir o preço de uma vectrix para uns 14 ou 15 mil euros.jmal Escreveu:um pack dessa capacidade para uma mota como as nossas deve ficar à volta de 8000 euros.
Cumps Inovadores
-
elav
- Membro Dedicado

jmal
qual a diferença entre bateria solares e para veiculos, o principio de funcionamento deve de ser identico.
tava a pensar pegar num carro comercial e fazer um ev com baterias solares, existem umas de 4000ah 2v.
qual a diferença entre bateria solares e para veiculos, o principio de funcionamento deve de ser identico.
tava a pensar pegar num carro comercial e fazer um ev com baterias solares, existem umas de 4000ah 2v.
-
jmal
- Membro Platinium

não me leves a mal, mas tens de ler mais um pouco sobre a tecnologia a aplicar em ve's, nem todas são compativeis e viáveis de utilizar, por exemplo as baterias solares além de serem estacionárias não aguentam os picos de corrente que um motor eléctrico pode "puxar" delas, logo está em causa a sua duração.elav Escreveu:jmal
Cumps Inovadores
-
jmap
- Membro Platinium

- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
o preço das baterias nimh da vectrix custa mais de 5000€ se encomendado à parte. não faço ideia de quanto quando vendidas na mota mas defrauda de qualquer maneira esse teu valor.easy Escreveu:praticamente o dobro das ts. pensava que até era mais caro, de qualquer maneira já seria o suficiente para fazer subir o preço de uma vectrix para uns 14 ou 15 mil euros.jmal Escreveu:um pack dessa capacidade para uma mota como as nossas deve ficar à volta de 8000 euros.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
jmap
- Membro Platinium

é verdade para o litio mas para as nimh não é bem assim. eu que o diga pois já experimentei o vicio e a autonomia baixou de 75 para 50km... o bom é que com 2 ou 3 descargas completas se recupera tudo ou quase tudo.jmal Escreveu:elav Escreveu:então deve carregar sempre que possivel, imaginemos que tenho as baterias carregadas e faço 10km (perdi 10% da carga das baterias), devo por logo a carregar ou esperar que faça mais km e carregar só qd gastar 70% da carga da bateria?
nem mais, qualquer tipo de bateria "gosta" é de estar carregada, aquele mito que existe do "vício" que se provoca às baterias por estar sempre a carregar não é verdade.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
jmal
- Membro Platinium

isso deve-se ao efeito de memória e por não ter equalização individual por célula.jmap Escreveu:é verdade para o litio mas para as nimh não é bem assim. eu que o diga pois já experimentei o vicio e a autonomia baixou de 75 para 50km... o bom é que com 2 ou 3 descargas completas se recupera tudo ou quase tudo.jmal Escreveu:elav Escreveu:então deve carregar sempre que possivel, imaginemos que tenho as baterias carregadas e faço 10km (perdi 10% da carga das baterias), devo por logo a carregar ou esperar que faça mais km e carregar só qd gastar 70% da carga da bateria?
nem mais, qualquer tipo de bateria "gosta" é de estar carregada, aquele mito que existe do "vício" que se provoca às baterias por estar sempre a carregar não é verdade.
Cumps Inovadores
-
jmap
- Membro Platinium

sim, pensei que se estava a falar de "efeito de memória"...jmal Escreveu:isso deve-se ao efeito de memória e por não ter equalização individual por célula.
-
jmal
- Membro Platinium

certo, tens razão, mas penso que esse efeito não prejudica a longevidade das baterias, apenas a autonomia, isto porque a energia fica retida dentro das mesmas.jmap Escreveu:sim, pensei que se estava a falar de "efeito de memória"...jmal Escreveu:isso deve-se ao efeito de memória e por não ter equalização individual por célula.
Cumps Inovadores
-
jmal
- Membro Platinium

aqui está o quadro que vos prometi, os preços que aparecem com "/us" foram preços convertidos para euros mas sem qualquer custos de transporte e/ou despesas adicionais, os restantes são preços nacionais.
qualquer erro, correcção ou informação adicional apitem, o melhor até seria criar um tópico só com esta informação no primeiro post e eu ia actualizando.
qualquer erro, correcção ou informação adicional apitem, o melhor até seria criar um tópico só com esta informação no primeiro post e eu ia actualizando.
Cumps Inovadores
-
hmgp
- Membro Gold

- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
excelente jmal!
simplesmente excelente.
diz-me uma coisa, assim características/preço essas headway não estão muito más ou estão? melhores c's que as thundersky e mais densidade energética e melhor preço ou estou a ver mal?
simplesmente excelente.
diz-me uma coisa, assim características/preço essas headway não estão muito más ou estão? melhores c's que as thundersky e mais densidade energética e melhor preço ou estou a ver mal?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
jmal
- Membro Platinium

pois, estás a ver mal, , dai eu ter explicado que o preço não incluía transporte para tugal e despesas adicionais como alfandega, basicamente deves meter mais 50 % em cima para teres +- uma ideia do preço final.hmgp Escreveu:excelente jmal!
simplesmente excelente.
existem outras marcas que quero incluir, como as gaia, eestor entre outras também muito boas, mas ainda faltam-me dados.
Cumps Inovadores
-
O_volt
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
já conseguiste arranjar os tais dados?jmal Escreveu:pois, estás a ver mal, , dai eu ter explicado que o preço não incluía transporte para tugal e despesas adicionais como alfandega, basicamente deves meter mais 50 % em cima para teres +- uma ideia do preço final.hmgp Escreveu:excelente jmal!
simplesmente excelente.
existem outras marcas que quero incluir, como as gaia, eestor entre outras também muito boas, mas ainda faltam-me dados.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
jmal
- Membro Platinium

não respondem, portanto ou não vendem ou nem sequer as têm.o_volt Escreveu:já conseguiste arranjar os tais dados?jmal Escreveu:pois, estás a ver mal, , dai eu ter explicado que o preço não incluía transporte para tugal e despesas adicionais como alfandega, basicamente deves meter mais 50 % em cima para teres +- uma ideia do preço final.hmgp Escreveu:excelente jmal!
simplesmente excelente.
Cumps Inovadores
-
O_volt
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
e lembras-te daquela scooter de tracção às 2 rodas, aquilo tinha baterias de lítio donde? ah, é verdade e as emax?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
tracçao às 2? onde se arranja disso? em relaçao às eestor foram arrestadas pelo departamento de defesa dos estados unidos... esqueçam... só para militares.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______