aerogerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: aerogerador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:pronto entao agora vamos esquecer os 100w, ou motor de pruduzi se 50w por aii ou até menos nao faz mal, mas que motor será o mais adecuado??
é que se for um motor de refrigerador precisa de levar rodas grandes e pequenas para a velocidade ser maior e vai ocupar um bocado de espaço no aerogerador
ótimo ! 50w já é algo bem mais modesto para um iniciante. muito bom. eu levei mais de um ano estudando até conseguir fazer um gerador com capacidade acima de 100w. e atenção ! estudando, hein !!!

brincadeiras à parte, então mãos à obra.

mantenho a minha sugestão: consiga um motor de refrigeração de caminhão de 24v. isso dá de sobra para produzir 50w ou mais. quanto à ampliação ocupar muito espaço, isso não é verdade. providencie apenas uma ampliação de 1:5, que resolve plenamente. use polia e correia. pode usar uma polia de 50mm no gerador e uma de 250mm no eixo da turbina. 50mm para 250mm, dá uma relação de 1:5 e ocupa pouco espaço.

boa sorte.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 25, 2010 12:33 pm

Mensagem por aerogerador SP »

e uma ipotece se eu nao meter nenhumas rodas para multiplicar a velocidade é capaz de chegar aos 25w?? e depois com ventos mais fortes aii sim ia atingir valores altos, eu sou de aveiro, em portugal e eu fico 3km do mar e apanha vantaste vento axam que deve de dar?

obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:e uma ipotece se eu nao meter nenhumas rodas para multiplicar a velocidade é capaz de chegar aos 25w?? e depois com ventos mais fortes aii sim ia atingir valores altos, eu sou de aveiro, em portugal e eu fico 3km do mar e apanha vantaste vento axam que deve de dar?
obrigado
o motor indicado, como disse, é de alta rotação, e só vai dar a potência esperada com pelo menos 1000 rpm. não há garantias de se consiga obter essa rotação de forma sustentata sem ampliação, logo não recomendo.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

obrigado, a tua foto tem um aerogerador e tembem tem rodas para aumentar a velocidade?? e que motor é esse??

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:obrigado, a tua foto tem um aerogerador e tembem tem rodas para aumentar a velocidade?? e que motor é esse??
sim, na maioria dos meus projetos uso ampliação através de polias e correia. neste caso eu exagerei um pouco e usei uma ampliação de 1:6. a polia do alternador é de 50mm e a do eixo da turbina é de 300mm. esse é o jeito mais fácil e de menor custo para fazer a ampliação de rotação. veja na foto abaixo um pouco mais de detalhes. o gerador é um alternador automotivo modificado conforme projeto publicado aqui no forum.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8127
Gerax_400_Josenir.jpg
Gerax_400_Josenir.jpg (33.2 KiB) Visto 4881 vezes

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

em vez de um alternador como o senhor fez posso comprar um refrigerador de caminhao e por as rodas 1:5 para aumentar a velocidade pode ser??
se fosse um motor de um refrigerador de um carro de 12v era preciso um regulador de carga para carregar um bateria de 12v né?
e à motores desses potentes para dar 50w para cima, que potencia costumam ter mai sou menos??

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:em vez de um alternador como o senhor fez posso comprar um refrigerador de caminhao e por as rodas 1:5 para aumentar a velocidade pode ser??
mas é isso que eu estou lhe sugerindo já faz dias. repetindo novamente: consiga um motor de refrigeração de caminhão de 24v e use uma ampliação através de polia e correia de 1:5.
aerogerador sp Escreveu:se fosse um motor de um refrigerador de um carro de 12v era preciso um regulador de carga para carregar um bateria de 12v né?
e à motores desses potentes para dar 50w para cima, que potencia costumam ter mais ou menos??
qualquer que seja o gerador, sempre vai ser necessário um regulador de tensão. um motor de refrigeração de caminhão vai ter potência mínima de 150w, logo se fornecer uma boa rotação é bem provável que consiga mais de 50w. quando for comprar vai ver escrito no motor a potência dele.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

a potencia minima é de 150w mas à deles mais potentes certo?
e os de carro tambem à com potencias soperiores a 150w?

as asas já estao prontas e a estretura já tenho os materias e isso fasso num istante, tava era com duvidas no motor

obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:a potencia minima é de 150w mas à deles mais potentes certo?
e os de carro tambem à com potencias soperiores a 150w?
as asas já estao prontas e a estretura já tenho os materias e isso fasso num istante, tava era com duvidas no motor
obrigado
sim, existem potências maiores, mas você precisa procurar para ver o que é possível encontrar na sua localidade.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

obrigado pelas dicas, eu conheço uma loja que vende peças para carros e coisas a sim, umas asas de 50cm de chapa no dao ou umas de 80cm é melhor??

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:obrigado pelas dicas, eu conheço uma loja que vende peças para carros e coisas a sim, umas asas de 50cm de chapa no dao ou umas de 80cm é melhor??
em princípio, 3 pás de 50 cm seriam mais que suficiente para gerar até 100w. o problema é que fazendo uma construção "caseira" dificilmente você vai conseguir o melhor perfil aerodinâmico, logo o rendimento das pás vai ser fraco. então é melhor fazer 3 pás de 75 cm para ter um mínimo de certeza de que vai dar. mas não exagere, não faça maior que isso. pode ser perigoso.

quanto ao motor, mais uma dica importante: existem dois tipos de motores, uns mais compridos e outros mais achatados. dê preferência aos mais achatados, eles têm o comprimento quase igual ao diâmetro, por isso possuem 4 ímãs, e trabalham com rotação menor. aqueles mais compridos, onde o comprimento do motor é pelo menos duas vezes mais que o diâmetro só usam dois ímãs, e possuem rotação mais alta, logo vão render menos.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

obrigado pelas dicas que me tens dado
só mais uma coisa pode ser um motor de 12v para carregar um bateria de 12v tem é de ter o regulador de carga, certo?

obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:obrigado pelas dicas que me tens dado
só mais uma coisa pode ser um motor de 12v para carregar um bateria de 12v tem é de ter o regulador de carga, certo?
obrigado
sempre vai ser necessário um regulador de tensão, mesmo que se use um gerador de 12v para carregar uma bateria de 12v. o que acontece é que só tem um jeito de dizer que um gerador é de 12v: se ele tiver um regulador de 12v. em geral não é possível fornecer uma rotação fixa a um gerador. inevitavelmente a rotação vai variar, e com isso vai variar a sua tensão de saída (volts). para garantir uma tensão fixa só existe um jeito: usar um regulador.

Luis M
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado set 11, 2010 3:33 am

aerogerador

Mensagem por Luis M »

boas pessoal sou novo aqui mas já venho com perguntas!

quero montar um aerogerador e já tenho um motor dc que com um berbequim no multimetro da-me valores até 120v.
como vou controlar a saída se so pretendo ter 12v?

fico á espera de uma ajudinha voça

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

luis m Escreveu:boas pessoal sou novo aqui mas já venho com perguntas!
quero montar um aerogerador e já tenho um motor dc que com um berbequim no multimetro da-me valores até 120v.
como vou controlar a saída se so pretendo ter 12v?
fico á espera de uma ajudinha voça
em primeira ideia vai precisar de um regulador de tensão. mas acontece que se a sua medida de tensão estiver correta, vai ser difícil encontrar este regulador capaz de receber 120v e fornecer tensão regulada de 12v. a diferença é muito grande.
talvez tenha que usar um gerador mais adequado, com tensão de saída mais próxima da tensão da bateria. no máximo em torno de 30v.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

mas a turbina que vais fazer nao vai rodar decertesa a mesma velocidade do que o berbequim por isso nao te vai produsir 120v desertesa e depois é que tens de arrajar um regulador de tensao , confor me o que ele vai produzir mais ou menos

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olha só mais uma sugestao se eu fizer como o senhor fez o seu aerogerador com um alternador de carro, eu posso fazer um com um laternador de um carro de 24v usado com uma aplicaçao de 1:5 axam que dava??

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:olha só mais uma sugestao se eu fizer como o senhor fez o seu aerogerador com um alternador de carro, eu posso fazer um com um laternador de um carro de 24v usado com uma aplicaçao de 1:5 axam que dava??
se você montar o gerador baseado no alternador automotivo como descrito no respectivo tópico, terá um gerador de pelo menos 300w. a ampliação de 1:5 é a mais indicada.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

sim obrigado, mas é nessesário fazer algumas alteraçoes no alternador para gerar 300w?
e de voltagem quanto é que vai gerar??

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:sim obrigado, mas é nessesário fazer algumas alteraçoes no alternador para gerar 300w?
e de voltagem quanto é que vai gerar??
é melhor você ler o tópico do alternador automotivo antes, pois todas essas perguntas já estão repondidas lá. observe que este projeto só é indicado para alguém com uma boa experiência em eletrônica. não é o mais indicado para iniciantes.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”