aerogerador
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta ago 25, 2010 12:33 pm
aerogerador
gostava de saber se era pocivel construir um aerogerador com um motor de uma bicicleta eletrica, já construi um aerogerador com um dinamo de uma bicicleta, mas queria que o meu procimo aerogerador fosse mais potente, é pocivem concontruir um aerogerador com um motor de uma bicicleta?
por favor respondam
por favor respondam
-
- Membro Silver
- Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
Re: aerogerador
perfeitamente possível.
são motores de corrente contínua. há-os de 12, 24 e 36volts com potências variáveis.
são motores de corrente contínua. há-os de 12, 24 e 36volts com potências variáveis.
aerogerador sp Escreveu:gostava de saber se era pocivel construir um aerogerador com um motor de uma bicicleta eletrica, já construi um aerogerador com um dinamo de uma bicicleta, mas queria que o meu procimo aerogerador fosse mais potente, é pocivem concontruir um aerogerador com um motor de uma bicicleta?
por favor respondam
-
obrigado e nao é preciso fazer alteraçoes no motor pois nao??
quanto é que custa mais ou menos um motor?
quanto é que custa mais ou menos um motor?
-
e este motor tem muita prisao no eixo??
que pás recomendam?? , que tamanho devem de ter??
rempondam sff
que pás recomendam?? , que tamanho devem de ter??
rempondam sff
-
- Membro Silver
- Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
são motores de ímans permanentes, o que implica alguma "resistência"
normalmente são também sem escovas
quanto a preços, estás em portugal rondam os 25euros, mais coisa menos coisa
normalmente são também sem escovas
quanto a preços, estás em portugal rondam os 25euros, mais coisa menos coisa
-
com ventos de 15 km/h quanto é que pruduzirá, aproximadamente?
umas pás em ferro de 50cm devem de dar, no axam?
o motor tem vários cabos, à dois que sao os que me vao passar a energia, sabem quais é que sao?
umas pás em ferro de 50cm devem de dar, no axam?
o motor tem vários cabos, à dois que sao os que me vao passar a energia, sabem quais é que sao?
-
eu queria carregar uma bateria de 12 voltes com um motor de uma bicicleta que motor axam melhor o de 12 voltes ou de 24 voltes?
e quantos wats é que irá gerar??
obrigado
respondam
obrigado
respondam
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
se você já construiu um pequeno gerador eólico capaz de acender uns 10 ou 20 leds, então agora já estará preparado para construir algo um pouco maior.aerogerador sp Escreveu:eu queria carregar uma bateria de 12 voltes com um motor de uma bicicleta que motor axam melhor o de 12 voltes ou de 24 voltes?
obrigado
respondam
eu lhe sugiro procurar um motor de ventilador de radiador de caminhão de 24v (aquele que faz a refrigeração do motor ou do ar condicionado). use 3 pás de aproximadamente 80 cm (de ferro ou alumínio) e uma ampliação de pelo menos 1:5 (1 para 5).
um outra sugestão é: caso não encontre um motor de 24v, usar um de 12v automotivo e pedir a um bobinador para refazer o bobinamento com 3 vezes mais espiras. mas tem que ser um motor de ventilador de refrigeração de automóvel de boa potência.
com isso e um bom vento, conseguirá produzir algo próximo de 60w.
-
mas eu queria que o motor produzi se 100w ou mais wts, e uma motor de uma bicicleta dá para isso no axam? queria fazer já um aerogerador mais potente, eu sei que se tem de ter muito cuidado com os ventos fortes, mas um motor de um bicicleta axo que seria bom ou nao?
resmpondam
resmpondam
-
eu queria um motor que fosse já bom que era para ter já um boa eletrecidade um motor de uma bicicleta seria o fufeciente axo eu, e será muito caro cá em portugal um motor desses?
obrigado
respondam, preciso das informaçoes sff
obrigado
-
- Colaborador
dificilmente você vai encontrar um motor pronto que já esteja apropriado para uso como gerador eólico. se procura algo pronto para uso, então deve procurar logo o gerador eólico vendido comercialmente.aerogerador sp Escreveu:eu queria um motor que fosse já bom que era para ter já um boa eletrecidade um motor de uma bicicleta seria o fufeciente axo eu, e será muito caro cá em portugal um motor desses?
obrigado
com um motor de bicicleta elétrica de 250w x 24v ou mais, se tiver bastante força mecânica disponível e uma boa rotação (em torno de 1000 rpm), talvez consiga gerar algo próximo de 100w em 12v. só experimentando para ver.
sobre preço eu não sei lhe dizer. é só uma questão de fazer uma pesquisa.
-
obrigado
mas entao que motor é que eu eide de arranjar para o aerogerador para produzir 100w??
e tem de ser superior a 12v
digao sugestoes sff
mas entao que motor é que eu eide de arranjar para o aerogerador para produzir 100w??
digao sugestoes sff
-
- Colaborador
não adianta quase nada ter um motor que gere 100w se não tiver vento disponível e uma turbina capaz de fazê-lo trabalhar adequadamente. por isso sugiro o mesmo que sugeri anteriormente: um motor de ventilador automotivo de 24v. até que você consiga uma boa turbina que o faça trabalhar com um mínimo de rendimento, você já terá encontrado um gerador melhor. se não tiver um pouco de paciência e nem estiver disposto a pesquisar, é melhor comprar a turbina eólica pronta.aerogerador sp Escreveu:obrigado
digao sugestoes sff
uma turbina fácil de encontrar em qualquer lugar do mundo é a airx. existem vários modelos: airx 400, air breeze, etc... faça uma busca no google e encontrará dezenas de vendedores destas e de outras turbinas vendidas comercialmente.
-
mas eu nao queria comprar nada já pronto, o meu problema é arranjar o motor, e o mais adecuado para um aerogerador porque depois eu fasso bem o resto, e eu sou aindo um bocado novo mas já precebo de algumas coisas, mas um motor de uma bicicleta de 24v e 250w ia produzir alguma coisa no axam??
e esse motor de um ventilador de um caminhao de 24v com ventos fortes ultrapassa os 100w secalhar ou nao?
respondam
e esse motor de um ventilador de um caminhao de 24v com ventos fortes ultrapassa os 100w secalhar ou nao?
respondam
-
- Colaborador
é possível que um dos dois forneça 100w ou mais. não existe uma fórmula para calcular e dar garantias a esse respeito. em tese, se um motor tem potência de 250w a 1800rpm, por exemplo, como gerador ele deve fornecer aproximadamente esta potência, a esta rotação. um pouco menos, devido às perdas. a questão é fazer uma turbina que consiga impor esta rotação ao motor com a força do vento.aerogerador sp Escreveu:mas eu nao queria comprar nada já pronto, o meu problema é arranjar o motor, e o mais adecuado para um aerogerador porque depois eu fasso bem o resto, e eu sou aindo um bocado novo mas já precebo de algumas coisas, mas um motor de uma bicicleta de 24v e 250w ia produzir alguma coisa no axam??
respondam
se isso fosse fácil a indústria não vendia geradores eólicos. qualquer pessoa fazia o seu e resolvia o seu problema energético.
-
e uma bicicleta ia atengir os 1800 rpm? é que aqueilo é um motor de cubo e e no cubo anda sempre mais devagar, no axam??
e um motor de uma ventoinha de teto é a mesma coisa que um motor de uma biciketa no é?, ou é de menos rotaçoes??
e à aqueles motores das passadeiras do ginásios mas isso nao é muito bom??
e um motor de uma ventoinha de teto é a mesma coisa que um motor de uma biciketa no é?, ou é de menos rotaçoes??
-
- Colaborador
quando você falou em motor de bicicleta elétrica, eu pensei nos motores mais comuns, que são motores de corrente contínua com escovas, do tipo usado em ventilador automotivo. a minha bicicleta elétrica é equipada com um desses de 480w x 24v com rotação de 2750 rpm. tem uma redução de 5:1, e rodas pequenas. anda muito bem. é um motor mais barato e fácil de adquirir.aerogerador sp Escreveu:e uma bicicleta ia atengir os 1800 rpm? é que aqueilo é um motor de cubo e e no cubo anda sempre mais devagar, no axam??
se pensa em usar um "motor hub" do tipo usado no cubo da roda da bicicleta com transmissão direta, isso custa muito caro, então talvez seja melhor comprar logo um gerador eólico pronto. esses motores possuem uma grande quantidade de pólos, por isso possuem baixa rotação e alto torque, seriam indicados sim para eólica, o problema é o preço que vai custar.
o motor do ventilador de teto não é o mesmo que um motor hub. possui baixa rotação porque também tem grande quantidade de pólos, mas o seu uso para eólica é inviável, porque é um motor de indução, enquanto o motor hub é um motor brushless.
-
sim, e um motor de refrigeraço de um caminhao é de baixas rotaçoes??
isso se fosse de baixas rotaçoes era bom para o aerogerador, no axam??
e produz na média 60w e com ventos mais fortes vais aos 100w no axam??
-
- Colaborador
não, o motor de refrigeração de caminhão não é de baixa rotação. se procurar bastante deve encontrar um com rotação por volta de 2000 rpm. sugeri ele devido à facilidade de encontrar e ao baixo custo. quando se constrói o primeiro aerogerador, a prioridade é o baixo custo.aerogerador sp Escreveu:sim, e um motor de refrigeraço de um caminhao é de baixas rotaçoes??
só depois que você domina muito bem a técnica de construir um aerogerador de baixo custo é que você deve passar para a construção de um gerador mais eficiente. não há meios de um leigo já iniciar construindo o melhor gerador eólico, comparado aos modelos vendidos comercialmente. existe muito conhecimento envolvido.
como já disse, não há garantias de que um motor de refrigeração de caminhão ou de uma bicicleta elétrica venha a produzir tal potência. só experimentando na prática. existem muitas variáveis envolvidas além do próprio gerador. o gerador é apenas uma parte do aerogerador.
para não ficar sem resposta a sua pergunta, lhe adianto que se usar o motor cc de 480w x 24v x 2750 rpm e fornecer pelo menos 1000 rpm a ele, deve conseguir mais de 100w.
resta então conseguir o motor e construir a turbina para verificar se esta previsão se concretiza.
boa sorte.
-
pronto entao agora vamos esquecer os 100w, ou motor de pruduzi se 50w por aii ou até menos nao faz mal, mas que motor será o mais adecuado??
é que se for um motor de refrigerador precisa de levar rodas grandes e pequenas para a velocidade ser maior e vai ocupar um bocado de espaço no aerogerador
é que se for um motor de refrigerador precisa de levar rodas grandes e pequenas para a velocidade ser maior e vai ocupar um bocado de espaço no aerogerador