Tecnica: As CWATs (DAWTs)

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Tecnica: As CWATs (DAWTs)

Mensagem por Bluesky »

icahro, so partilhando podem as ideias evoluir. mas tem cuidado, o ondaverde pode plagiar as nossas ideias...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

bluesky Escreveu:icahro, so partilhando podem as ideias evoluir. mas tem cuidado, o ondaverde pode plagiar as nossas ideias...
não vamos entrar por aí....

se o postar é com a consciencia do que estou a fazer e das consequencias que daí podem advir! por isso...obrigado de qualquer maneira pelos vossos conselhos!

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Mensagem por ondaverde »

(siga para a segunda parte da mensagem, a primeira é sobre patentes)

podemos patentear uma forma, um numero, uma letra ou um direito? ultimamente tudo ficou mais grave quando chegamos ao desplante de patentiar produtos transgenicos quando nem sequer sabemos muito bem o que inventamos e quais as suas implicaçoes. a engenharia genetica trabalha com os genes como um engenheiro trabalha com peças mecanicas, mas será a vida biologica unicamente um conjunto de mecanicas avançadas? tenho as minhas duvidas.
(…)não podem ser objecto de patente:
• as descobertas, assim como as teorias científicas e os métodos matemáticos;
• os materiais ou as substâncias já existentes na natureza e as matérias nucleares;
• as criações estéticas;
• os projectos, os princípios e os métodos do exercício de actividades intelectuais em matéria de jogo ou no domínio das actividades económicas, assim como os programas de computadores, como tais, sem qualquer contributo;
• as apresentações de informação;
• os métodos de tratamento cirúrgico ou terapêutico do corpo humano ou animal e os métodos de diagnóstico aplicados ao corpo humano ou animal, podendo contudo ser protegidos os produtos, substâncias ou composições utilizados em qualquer desses métodos.
não é igualmente possível proteger:
as invenções cuja exploração comercial seja contrária à lei, à ordem pública, à saúde pública e aos bons costumes, nomeadamente:
• os processos de clonagem de seres humanos;
• os processos de modificação da identidade genética germinal do ser humano;
• as utilizações de embriões humanos para fins industriais ou comerciais;
• os processos de modificação de identidade genética dos animais que lhes possam causar sofrimentos sem utilidade médica substancial para o homem ou para o animal, bem como os animais obtidos por esses processos;
• o corpo humano, nos vários estádios da sua constituição e do seu desenvolvimento, bem como a simples descoberta de um dos seus elementos, incluindo a sequência ou a sequência parcial de um gene, sem prejuízo dos casos especiais de patenteabilidade;
• as variedades vegetais ou as raças animais, assim como os processos essencialmente biológicos de obtenção de vegetais ou animais. (…)
• fonte: http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=78

(…) as crianças tem direito a toda a sabedoria dos seus antepassados, dada gratuitamente, pois serão elas tambem as herdeiras da poluição e de todas as asneiras dos seus antepassados.(...)
sim claríssimo, não existem coisas gratuitas, alguém (impostos/exploração económica/propinas) vai ter de pagar para além dos pais.
(…)o reconhecimento publico dado ao inventor deveria ser gratificação mais que suficiente para o mesmo(…)
“o maior elogio que ouvi em toda a minha vida de inventor foi: nunca vai funcionar.”
thomas edison

não sou do tipo de plagiar ninguém (alguém), normalmente os estudantes universitários ou defensores da anarquia é que tendem para tal. héhéhé...

voltando às ventoinhas.
os seguintes links são de ventoinhas, de eixo vertical, com escudo à exposição negativa das pás.
http://peswiki.com/index.php/image:ettr ... bykevn.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=ltx6y2nqx8w
http://www.youtube.com/watch?v=sq9eh0s_ ... 5&index=18

sistema misto: http://www.youtube.com/watch?v=nkikzanb ... playnext=1

icarho a tua não terá alguma coisa das anteriores??

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

não....nada!

a minha vawt com estator consegue mais de 180º em 360º possiveis, a 100% do tempo ( desde que haja vento...claro!).

a hawt utiliza um principio basico, que de tão básico ainda o não vi em nenhuma outra!

não há disciplinas estanques! aquelas "petalas" como se viu, foram pensadas para uma coisa, não vingaram e foram, se calhar melhor, utilizadas em algo que aos os seus criadores nunca lhes passou pela cabeça! eu normalmente nunca deito coisas fora por não servirem! mais cedo ou mais tarde há-de aparecer uma situação onde aquilo que seria lixo se encaixa perfeitamente!

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

agora só para deitar mais uma acha para a fogueira...vejam isto http://www.aviastar.org/air/italy/caproni_stipa.php

engraçado, não é?

e já agora um video

http://www.youtube.com/watch?v=xyqr2h_xqrk

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

@onda verde

o que os aprendizes fazem é replicar as obras dos mestres para melhor aprender e ampliar o seu conhecimento e não plagiar, sao coisas que poderás não entender. tambem terás dificuldade em entender que a ciencia funciona melhor na base da cooperação e trabalho de equipe, sendo os seus principais inimigos o ego, o egoismo, o gabinete das patentes e as politicas. só entenderás estas palavras quando a sociedade bater no fundo, mas este tema é demasiado complexo para este topico e vou ficar por aqui, só te vou dizer que o conceito do anarquismo foi criado como antítese ao conceito "democratico" vigente de uma hierarquia social e não como um movimento consciente e alternativo de amadurecimento e enriquecimento social, logo movimentos cabeças-de-vento tenham que bandeira tiverem caminharão sempre para uma coisa chamada niilismo ou insatisfação social permanente.

@icahro
a minha vawt com estator consegue mais de 180º em 360º possiveis, a 100% do tempo ( desde que haja vento...claro!).
interessante mas não podes ser mais claro nos principios que utilizaste sem revelares o desenho e os detalhes do aerogerador? ora numa vawt convencional é indiferente à direcção que sopra o vento, mas segundo pareces afirmar os teus difusores estásticos encaminham o fluxo para zonas uteis do gerador ...sem perturbar o fluxo? acelerando o fluxo?

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ondaverde »

entendo e subscrevo alguma coisa, mas também reconheço que os direitos de autores são o suporte de divulgação e da criação de obras quase que transcendentais. é lógico que um bom executante (na musica como exemplo) e até compositor tocou obras de mestres, mas isso não é plágio é praticar, ou até, improvisar sobre uma obra já existente e que se reconhece o autor.
não vejo porque relacionas as patentes com egoísmo e as antagonizas com o trabalho de equipa e cooperação de trabalho, será que também não sabes, ainda, que uma patente pode ser partilhada por um número ilimitado de autores .
se não consegues aceitar os autores deves ser contra a propriedade privada, principalmente das terras, pois elas já cá estavam antes de ti, teus pais, avós, bisavós, etc. se tiveres, ou tivesses heranças de terras distribuías pelos teus vizinhos ou doavas ao público, para não seres egoísta como os músicos, escritores, pintores, etc ou cientistas e autores de patentes??

o pouco que sei sobre o anarquismo é que o mesmo é a antítese à ordem e à hierarquia e que foi criado ou teorizado antes de ser utilizado também para teorizar a democracia. ou seja a “democracia” utilizou-se da anarquia para se formar e não o contrário, isto na grécia antiga. se te referes ao sec. xix essa foi tipo uma segunda ou terceira vaga do anarquismo.

com as confusões e a anarquização que fazes dos nomes, conceitos e factos históricos é perfeitamente normal que as discussões se tornem quase impossíveis.

por mim a insatisfação é o pilar da evolução da humanidade, na perspectiva da sedentarização. este modelo de sociedade já bateu no fundo há já algum tempo, desde o momento (entre outros) que se tem o direito de não se ver o que se vê, com excepção dos invisuais.

voltando ao tópico:
icahro
se conseguis-te esse feito, mais de 180º em 360º, nas vawt, regista a patente e depois de quiseres podes a dar para todo o mundo, os 20 anos de exclusividade, impedindo assim que essa descoberta revolucionária seja dominada pelos gigantes lobystas.
com o blue parece ser muito conhecedor de aerogeradores, pesquisa e estuda muito, pede a ele para ver os desenhos, com a revolta tão grande aos autores e da sua exploração é de confiança.
podemos tentar em conjunto, os três ou mais registar a patente da (só) tua autoria.

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

o que me "preocupa" não são vocês, bluesky e ondaverde, mas aqueles que estão a seguir o tópico e não dizem nada!

mas vendo bem, se ficasse com isto aqui no computador e ninguem aproveitar o que e se isto tiver de inovador seria tanto ou mais "criminoso" do que o possivel plágio!

para quem percebe da coisa...

Imagem

se alguem conhecer algo semelhante que me avise ....

relativamente à vawt, a guerra é outra porque estou plenamente convencido de que o que vos disse é comprovável por modelo real e tunel de vento! tenho pena mas não poderei entrar em muitos pormenores, para já, em como penso que consigo aquilo que disse relativamente às percentagens!

a qualidade do modelo que fiz é identica ao que estão a ver ....

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

icarho Escreveu:.....

não inventei nada, simplesmente tou a cozinhar pormenores de uma maneira que ainda ninguem o fez, que eu saiba!
....adaptado às cwat!

o que estão a ver tem a mesma função das "petalas" da flodesign! só que com 40/50 anos de diferença!

Imagem

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ondaverde »

e este será mais parecido?? - ver até final

Link

conheço um projecto tuga parecido.

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

muito bem icahro. gosto muito do teu hawt turbinado ou ha-cwat. aposto que o teu va-cwat será igualmente interessante. deixa-me fazer uma apreciação do teu modelo: temos três aneis defletores, o de compressão, o principal (que aloja a turbina) e o de escape.

a minha unica critica é para o escape do anel principal e o escape do anel de escape (devem ser semelhantes). devias usar a tua ideia de saida bicuda não uniforme (fractal) com a ideia do perfil em flor (ondulada) da flowdesign para lidar com o necessario afunilamento da turbulencia para o interior do fluxo (efeito parafuso de arquimedes) . os dois unidos. repara bem nas barbatanas dos golfinhos, eles lidam bem com a turbulencia na agua pois a dinamica de fluidos é identica (agua=ventos rapidos ou mesmo supersónicos).

assim

Imagem

ou assim

Imagem

fiquem bem. j

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

Imagem

Imagem

basicamente esta cwat tem um anel primario de compressão e um anel secundário de expansão! acontece que ao anel de compressão apliquei um conceito usado em aeronautica que visa o aumento da sustentação chamados "slots" ou ranhuras!

neste caso o "slot" faz com que o ar que circula pelo extradorso do anel seja capturado e conduzido para o interior da turbina! aumentaste aerodinamicamente a area de captação do fluido sem ter aumentado a área fisica do dispositivo! logo se mais ar entra, a sua velocidade terá que aumentar para passar pela mesma secção!
bluesky Escreveu:
apenas digo que às vezes não precisamos de aumentar para tirar mais....
o que queres dizer com isto? ou aumentas a pressão/descompressão ou aumentas a area das pás, só assim podes aumentar o torque, certo?
como se vê não foi preciso nada disso!

a intensão do rendilhado do bordo de fuga do anel de expansão é mais que evidente e visa a criação dos vortexes para potenciar a descompressão posterior! se o efeito seria melhor conseguido caso esse rendilhado existisse no bordo de fuga do anel de compressão... não sei! como se vê na foto do motor ele é exterior!

de qualquer maneira vou fazer um modelo com esse rendilhado no bordo de fuga do anel de compressão em vez de ser no de expansão!

a única certeza que tenho é que este desenho é 100% intuitivo, nada do que aqui está desenhado foi comprovado quer por cfd ou modelo real!

talvez sejam estas as ideias que o nosso amigo ondaverde acha devessem ser patenteadas!

e agora pergunto eu...patentear o quê? só se for o metodo de “cozedura” pois os dois ingredientes... “slots” e “rendilhado” já existiam!

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ondaverde »

talvez sejam estas as ideias que o nosso amigo ondaverde acha devessem ser patenteadas!

e agora pergunto eu...patentear o quê? só se for o metodo de “cozedura” pois os dois ingredientes... “slots” e “rendilhado” já existiam!
referia-me à vawt, foi criada alguma expectativa com a sua vawt com extractor que consegue mais de 180º em 360º possíveis, penso que não serão fahrenheit ou célsius.
o desenho da sua hawt é demasiado parecido com algumas aqui colocadas e não deve ser patenteável . e, tem demasiadas pás que com o efeito de arrasto vai travar demasiado o vento e expor o escape à compressão exterior, independentemente do tipo de cozinhado.
esta, ver até ao final, parece também aproveitar 180º. veja lá senão será parecida com a sua vawt.

Link

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

@icahro

percebo melhor agora o teu modelo, gosto do conceito mas não me é trivial se a fase da compressão é efectiva ou simplesmente aumenta a turbulencia que é destrutiva. em relação ao "rendilhado" eu apresentarei o meu desenho que é só ligeiramente diferente ao teu para perceberes melhor onde quero chegar. eu tambem punha um rendilhado na saida do anel de compressão logo à saida da turbina. quanto à fase de descompressão estamos de acordo, mas repara no desenho do windtamer que prolonga bastante este anel e talvez nao seja má ideia, ou fazer este anel tambem por duas etapas de alargamento (2 aneis), com entrada de ar acelerado para ajudar a descompressão do anel interior. ainda não tenho ideias claras sobre o assunto.

importante é o conceito das turbinas, que devem ser duas em contra-rotação uma da outra como a eléne energie ... esta turbina tira-me o sono! penso que a flowdesign já teve um conceito onde havia pás de ataque estáticos logo à frente do rotor, mas não vejo qual seria a vantagem possivel de semelhante configuração.

http://www.ekopolitan.com/tech/small-wi ... cept-paris

http://en.wikipedia.org/wiki/de_laval_nozzle

lembram-se do conceito das helices em oposição de rotação? foi tambem usado na aviação.

http://en.wikipedia.org/wiki/contra-rotating_propellers

Link

http://www.youtube.com/watch?v=fbgph2nrn-a

http://www.youtube.com/watch?v=vz8bunjytoo

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

o “slot” do bordo de ataque apenas provocará turbolencia se o angulo do extradorso do anel mais exterior ultrapassar o limite a partir do qual há o descolamento da camada limite! se o mantiveres abaixo desse valor não haverá turbolencia e o fluxo manter-se-á linear! espero ter sido claro! vejam isto http://www.youtube.com/watch?v=6ulsarvbteo&nr=1

agora relativamente à turbina da elena há uma serie de afirmações que ainda não consegui digerir principalmente aquela de que um vento de 6m/s é acelarado a 15m/s!!!!!

assim por alto eles terão mais do que duplicar a area de captação relativamente à area das pás da turbina ( neste caso seria 2,5x )! eu não estou a dizer que é impossivel, mas isso só seria possivel se a área de escoamento fosse bem maior do que a de admissão e de fluxo livre.

mas tendo duas turbinas, mesmo sendo contra-rotativas, calculo que o fluxo de ar na zona entre elas seja bastante turbulento, logo perdendo bastante energia ! sendo assim como podem eles dizer que mais do duplicam a energia produzida se a segunda nunca tirará tanta como a primeira? o truque deles é utilizarem dois geradores!

é como dizem os sujeitos do wind-works....deve ser tunel de vento a mais!

ah...a propósito de tunel de vento vocês repararam bem no video da enflo? vejam como se manipula deliberadamente algo que à partida deveria ser credivel! nenhuma hawt funciona por sucção do ar no mundo real.....pelo menos que eu saiba! se queres que ela funcione tem que se virar ao vento e ponto final! ora como esta eolica tem um estator que pressupoe um aumento de rendimento por descompressão posterior do fluxo, reparem como ela está a ser testada no tunel de vento! em vez de, e como seria natural, estar a receber o fluxo pela frente, ela está a funcionar ao contrario, ou seja a turbina do tunel está a sugar o ar atrás da turbina em teste!!!! assim também eu!

ondaverde
não querendo entrar em picardias, há-de perguntar ao seu amigo do “urbanolic” o que é que lá está susceptivel de ter sido patenteavel e que tenha realmente sido inventado?

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

em vez de, e como seria natural, estar a receber o fluxo pela frente, ela está a funcionar ao contrario, ou seja a turbina do tunel está a sugar o ar atrás da turbina em teste!!!! assim também eu!
epa, isso é batota, estamos a fazer dois trabalhos assim!!!

concordo com o que dizes, icahro, talvez funcione mesmo se os angulos e os perfis forem apropriados.

como seria interessante testar a tal elena, não? em relação aos valores apresentados estranho um pouco, mas se são para ventos livres é só colocar estas turbinas em torres e está resolvido. quanto ao facto de se obter melhores valores por serem dois rotores em contra-rotação isso já não estranho, pois o fluido é "rectificado". a chave é não terem o mesmo numero de pás, neste caso 9 para a frontal e somente 3 ( a terça parte) no rotor traseiro.

curioso como existem ainda projectos onde os engenheiros idealizam as turbinas com estatores (deflectores) para acelerarem o fluxo e obterem uma mais valia...

Link

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ondaverde »

a eléna assim com a contra rotação não terá muito mais rendimento porque o vento ao sair da primeira “ventoinha” perde potencia e ao entrar em contacto com a segunda, em contra rotação, a potencia aproveitada será diminuta para além da turbulência causada pela inversão da rotação ou bloqueo parcial da força coriolis.

há é verdade, a eléna ainda não está totalmente registada e o relatório internacional considerou-a sem novidade inventiva, ums das três condições essenciais para ter a patente, na europa são capazes de não conseguirem mesmo a peso de ouro. agora imagina a sua hawt sem a 2º ventoinha...

a contra rotação pode funcionar se as duas ventoinhas estiverem razoavelmente separadas de forma que a segunda, ou nenhuma das duas receba a “obstrução” da outra.
na vertical, uma mais acima do que a outra, na mesma área de implantação, a contra rotação será mais proveitosa.

a solução do bluskye está boa por diminuir a área de impacto e, consequentemente, reduzir a potência necessária ao seu funcionamento ajustando-se, assim, á diminuição de potência provocada pela passagem da 1ª “ventoinha”, embora fazendo lembrar a solução dos aviões militares da 1ª guerra.

icraho, tb não quero chatices, só me limitei a responder no mesmo tom. já não sei se foi a vawt do cozinhado ou a hawt, que aproveita mais de 180º e que pensas ter alguma coisa patenteável, sei lá só dei a minha opinião, se queres ter a certeza regista a patente.

em relação à tua pergunta da urbanolic, que já me foi respondida à mais de 1 ano, é sequencial, ou seja responde primeiro à pergunta que te fiz, já duas vezes, antes da tua.

assim costumam ditar as regras de bons costumes.

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

ondaverde Escreveu:.... agora imagina a sua hawt sem a 2º ventoinha...
calculo que se esteja a referir à minha !

então agora proponho-lhe um questão... qual dos dois estatores é mais eficiente? como pode ver têm os mesmos diametros interior e exterior!

Imagem

editado: esqueci-me de referir que os dois são os estatores primários de compressão!

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

epa, qual queres que seja? sem um perfil lateral acertar seria uma questão de sorte

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

bluesky Escreveu:epa, qual queres que seja? sem um perfil lateral acertar seria uma questão de sorte
pois era exactamente aí onde eu queria chegar!

agora com os dois estatores vistos de lado já é mais fácil ( pelo menos para quem percebe da coisa... )

Imagem

como vêem, mantendo as mesmas dimensões consigo aumentar o rendimento! simples, não acham?

mantenho o repto ao ondaverde, se conhecer qualquer coisa que faça o mesmo que o poste aqui por favor!

e...a minha resposta não demorará muito, não se preocupe!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”