Tecnica: As CWATs (DAWTs)

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Tecnica: As CWATs (DAWTs)

Mensagem por Bluesky »

se houver uma compressão primária do fluxo antes da entrada numa turbina temos uma cwat.

http://en.wikipedia.org/wiki/compact_wi ... on_turbine

está aberta a discussão.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Tecnica: As CWATs (DAWTs)

Mensagem por icarho »

...mas não é suficiente! tem que existir uma descompressão no outro lado senão.... pouco ou nada adianta!

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

engano seu, a tecnologia está demonstrada, este tópico pretende discutir o seu alcance. a compressão é conseguida com tecnicas já estudadas da turbinagem, uso de superficies/perfis para condução do fluxo, etc...

para os menos familiarizados com a técnica é evidente que depois da compressão haverá uma expansão do fluxo, tudo se resume aos diferenciais de pressão e resultantes energéticos.

um exemplo simples, uma duplo eixo vertical muito interessante..

Link

simples eixo vertical

Link

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Mensagem por ondaverde »

este link asiático não terá sido a verdadeira inspiração dos “desenhos” bonitos de minh nguyens?

http://video.mapion.co.jp/video/watch/4 ... lic&page=1

conheço o autor que é entendido em patentes e diz que é bastante usual criadores/inventores/autores que quando descobrem que afinal o que imaginaram já não é novo, pelo menos em termos de registo de patentes que não é por ter mais uma ou duas turbinas ou roupagem diferente que se tem uma patente, “dão” a todo o mundo a sua descoberta, que até já existia embora com outra disposição.

a patente do tuga é de 2008, o minh nguyens é de 2009 e tem a musica (dos abba) com o 1º nome do autor, hé,hé,hé.

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

o segredo da coisa está no desenho do estator, seja ele para uma vawt ou hawt.

na minha opinião a vawt permite uma optimização/aumento do fluxo de ar muito superior ( mantendo uma relação área do estator/area da turbina, identica para os 2 sistemas )! com a vawt consigo aumentar a velocidade do fluxo e ao mesmo tempo aumentar a percentagem de aproveitamento desse mesmo fluxo, ou seja enquanto numa vawt sem estator, no maximo dos máximos aproveitamos 50% do fluxo incidente como força positiva geradora de movimento, embora nunca a 100% do tempo, numa com estator, para alem do aumento da velocidade conseguido por compressão do fluxo consegue-se que o mesmo seja aproveitado a mais de 100% e durante 100% do tempo, ou seja nem uma unica molecula de ar se opõe ao movimento da turbina!

o desenho do nosso amigo vietnamita é em engraçado mas como se costuma dizer "tem muita sarna para se coçar" começando pelo tamanho do estator relativamente às turbinas e terminando na quantidade de engrenagens existentes até que a energia chegue ao gerador. para quê 2 turbinas? na minha opinião está apenas a duplicar (ou mais) as hipoteses daquilo falhar!

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

@onda verde

não compreendo o teu escárnio nem me interessa. mas estas muito enganado, um desenho inovador (novo) é patentiável ou razão de patente. em principio tal só teria verdadeiro interesse se uma melhoria na performance de um gerador fosse consequencia, mas não é necessario. evidentemente a nova patente deve mencionar todas as patentes anteriores relacionadas, para uma melhor avaliação da parte do escritorio das patentes e uma melhor clareza nos objectivos da nova patente. claro que a patentiação é uma grande idiotice e um atraso na evolução humana, servindo inclusive interesses estranhos que a maioria nem parece adivinhar, mas vivemos numa sociedade assim...

@icahro

compreendo o que queres dizer, eu proprio pensei num perfil de estator diferente para uma savonius, se "estator" significa para ti a superficie que desvia o fluxo de ar da parte passiva do vawt -os 50% das pás que vem a desfavor do fluxo. queres mostrar como desenharias o teu perfil?

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

um exemplo de uma cwat bem sucedida, a optiwind. o cilindro faz parte do gerador, neste caso redirecciona o fluxo do ar para os funis das turbinas.

http://www.optiwind.com/optiwinddifference.html

http://www.optiwind.com/video.html

as ideias simples ganham.

outra empresa com um desenho muito interessante é a flodesign wind turbine corporation, donde teriamos a estrutura perfeita numa base optiwind-flodesign.

http://peswiki.com/index.php/directory: ... nd_turbine

o desenho comanda.

Link

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

mais... turbina windtamer, um caso sério

Link

Link

http://www.windtamerturbines.com

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

bluesky Escreveu:
@icahro

compreendo o que queres dizer, eu proprio pensei num perfil de estator diferente para uma savonius, se "estator" significa para ti a superficie que desvia o fluxo de ar da parte passiva do vawt -os 50% das pás que vem a desfavor do fluxo. queres mostrar como desenharias o teu perfil?
por acaso até já tenho as ideias materializadas em 2d e 3d mas nesta fase .... vamos ficar apenas pelas palavras!

como disse no meu post anterior, o aumento de desempenho das hawt ( esqueçamos o numero e forma das pás ) passa apenas pelo aumento da velocidade do fluxo, seja ele conseguido por pré-compressão ou pós-depressão! o engraçado da coisa é que em nenhum dos exemplos postados se conjugam as duas coisas!

eu apostei numa solução em que conjugo as duas , porque penso que é por aí que se conseguirá o máximo desempenho . digamos que será chamar o sr. bernoulli ao barulho!

agora relativamente às vawt as potencialidades são muito maiores pois não só poderás aumentar a velocidade do fluxo como a sua eficiencia !
como sabemos numa vawt sem estator ( sim...é isso mesmo ) e grosso modo, apenas 25% das pás da turbina sofre uma acção positiva para a sua rotação enquanto outros 25% se opõe à rotação e os restantes 50% estarão neutros!
se a essa mesma vawt adicionarmos um estator bem desenhado poderemos, para além do aumento da massa de ar incidente com uma velocidade ligeiramente superior, chegar aos 40% das pás com acção positiva e 60 % neutra dado que a acção negativa em principio é eliminada!

tomando como valor base para o diametro da turbina o valor 1, o meu conjunto estator/rotor fica com apenas 1,35 fisico e 1,5+ aerodinamico, totalmente aproveitado, ou seja todo o fluxo que entra no sistema actua positivamente na turbina. em termos de eficiencia, 60% do numero das pás encontra-se em trabalho positivo enquanto que os restantes 40 % são neutros!

agora só falta fazer um modelo e provar tudo isto!!!!

ps.: nem tudo foi dito e nem tudo corresponde ao que está desenhado... espero que compreendam!

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

como disse no meu post anterior, o aumento de desempenho das hawt ( esqueçamos o numero e forma das pás ) passa apenas pelo aumento da velocidade do fluxo, seja ele conseguido por pré-compressão ou pós-depressão! o engraçado da coisa é que em nenhum dos exemplos postados se conjugam as duas coisas!
exactamente, as turbinas apresentadas ou favorecem a descompressão ou a compressão, por motivos modulares (turbinas multiplas). mas conjugam sempre os dois efeitos, repara melhor nos perfis.
como sabemos numa vawt sem estator ( sim...é isso mesmo ) e grosso modo, apenas 25% das pás da turbina sofre uma acção positiva para a sua rotação enquanto outros 25% se opõe à rotação e os restantes 50% estarão neutros!
se a essa mesma vawt adicionarmos um estator bem desenhado poderemos, para além do aumento da massa de ar incidente com uma velocidade ligeiramente superior, chegar aos 40% das pás com acção positiva e 60 % neutra dado que a acção negativa em principio é eliminada!
muito bem visto, é isso mesmo. mas como fazes isso numa vawt??!!!! só se construires um autentico labirinto para o fluxo e nesse caso aumentas a turbulencia e o refluxo e podes perder a eficiencia na descompressão...

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

Imagem

isto foi uma das primeiras ideias que tive para uma hawt com pré-compressão e auto orientavel e que me dei ao trabalho de modelar em autocad! não está completa e alguns dos pormenores de optimização da pré-compressão e da pós-depressão foram adicionados aos modelos posteriores! por isso não tenho problemas em a postar aqui para além de que, actualmente prefiro dedicar-me mais ao estudo das vawt! têm muito mais sumo pra ser esprimido!

servirá mais para terem ideia de que por cá também se fazem coisas engraçadas....digo eu!

quanto ao como o faço numa vawt... bem, só posso dizer que é de uma maneira muito simples ( que não é o mesmo que simplista...) onde, como já disse, há lugar a uma pré-compressão, um aumento da área de incidencia por simples efeitos aerodinamicos e uma area de escoamento que varia com a velocidade/pressão do fluxo incidente ou seja... entra muito, sai mais, entra pouco, sai menos! convem não esquecer que o conjunto estator/turbina foi pensado para funcionar com um todo desde o principio!

sinceramente nos video que postou não consigo ver qual das soluções conjuga a compressão e depressão... terá sido a da optiwind? se for essa desde já digo que aquilo sim é uma solução simplista e que com um pouco mais de esforço tinham arranjado uma coisa bem melhor! bastava o cilindro deixar de o ser! não comprometendo o poder/dever ser orientável, as melhorias aerodinamicas seriam mais do que evidentes! se virmos bem é a solução do nosso amigo vietnamita só que com hawt's em vez de vawt's.

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

interessante a sua turbina, mas como está explodida não sei se estou a avaliar correctamente o seu desenho. se bem entendo a sua turbina funciona basicamente por compressão, pois a parte coberta azul termina no final das pás alongadas e espiraladas da sua turbina. este alongamento das pás serve para prolongar a transferencia de momento? mas sem uma zona de expansão a turbulencia será grande na traseira e está demasiado perto dessas pás rotoras. depois do cone vejo 3 perfis aerodinamicos (asas) estaticos ou rotativos? onde fica situado exactamente o eixo vertical dessa turbina?

a optiwind trabalha maioritariamente por compressão (aceleração antes da turbina) enquanto as restantes trabalham maioritariamente por depressão ou descompressão (aceleração/suguessão após turbina). como as pás estão cobertas os dois efeitos estão presentes em todas, mas a flodesign tem dois lobulos separados e dois perfis avançados que permite a espiral de arquimedes no fluxo de escape. brilhante no minimo.

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

como disse este desenho não está completo nem corresponde à solução mais avançada! mas a filosofia mantêm-se!

as soluções nestes casos são sempre soluções de compromisso! se eu não quero aumentar muito o raio da turbina ( aumentar o momento ) para poder lidar com velocidades mais altas do fluxo e por consequencia velocidade de rotação mais elevada, tive que alongar as pás! de qualquer maneira o desenho destas pás já não corresponde ao que se vê!

os 3 perfis que se veêm são os que solidarizam a parte central da turbina e o estator. o eixo vertical fica situado perto da boca do estator.

relativamente à solução da flodesign .... aquilo já existia à muito tempo!!!!

aquelas “petalas” foram um dispositivo que existiu nos primeiros motores a jacto e tinham com função principal a redução do ruido provocado pelos gases de escape! façam uma pesquisa no google ao convair 880 e reparem nos motores!

o facto da pás terem um anel envolvente não implica uma acelaração do ar. ela a existir é uma consequencia residual e deriva do desenho do perfil , nestes casos, pois em nenhuma solução se vê um afunilamento assumido!

desculpem não postar o modelo mais actual mas tem um pormenor que ainda não vi em nenhum outro modelo de hawte que faz muita diferença em termos de compressão do fluxo! apenas digo que às vezes não precisamos de aumentar para tirar mais....

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

o facto da pás terem um anel envolvente não implica uma acelaração do ar. ela a existir é uma consequencia residual e deriva do desenho do perfil , nestes casos, pois em nenhuma solução se vê um afunilamento assumido!
mas existe esse afunilamento logo o fluxo é acelerado logo a compressão é feita. e sim, os cwats são identicos ao conceito das turbinas a jacto só que nestas existe o efeito turbo da queima de gases em expansão. deixo um interessante video...

Link

voltando aos aerogeradores, em particular ao teu desenho, tens uma boca afuniladora grande e uma compressão adequada, mas cometes um erro elementar: a parte exterior da turbina devia manter o mesmo diametro da boca e não diminuires o seu diametro, senão estas a realizar uma descompressão na parte exterior e isso não é bom, pois a aceleração do fluxo de escape é importante. o que devias ter feito era manter o diametro do bocal ao longo da turbina e como viste nas turbinas apresentadas alargar esse diametro para provocares uma aumentada descompressão nos gases de escape (quero dizer, no ar de escape ) terminando naquelas petalas (como o windtamer). tens razão, por isso é que eu sou absolutamente contra a patentiação de ideias pois andam todos a gamar o desenho uns aos outros e a afirmar o seu brilhantismo e originalidade quando é tudo uma ilusão.

cá está o escape da turbina em flor, agora é um strip club chamado "o avião" na 2 circular...

Imagem

voltando aos aerogeradores , aquilo que eu disse sobre a optiwind não está certo pois disse que funcionavam maioritariamente por compressão. mas o outro dia vinha no carro e comecei a pensar naquele cilindro, ora como a linha de aerogeradores sao todos hawts aquela estrutura tem de ser direcionada ao vento frontal, então porque não bastaria um semi-cilindro de ataque frontal? poupa-se no material! mas depois fez-se luz, o semi-cilindro traseiro (em relação ao vento) faz a descompressão logo acelera o ar de escape. espero que me perdoem a falha.
apenas digo que às vezes não precisamos de aumentar para tirar mais....
o que queres dizer com isto? ou aumentas a pressão/descompressão ou aumentas a area das pás, só assim podes aumentar o torque, certo?

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ondaverde »

bluesky, escárnio??

não compreendo genialidades presumidas, por carecerem sempre de pragmatismo, mesmo que confundam os actos de pesquisar e papaguear com o de pensar. no entanto, aceito e não desisto, jamais por obrigatoriadade.

fazes algumas grandes confusões sobre as patentes:
1ª a patente só existe durante 20 anos depois passam a dominio público, qualquer pessoa ou entidade pode fabrica-la, comercializa-la, melhora-la etc. durante esse período não é viável o deferimento de uma patente que melhor outra em vigência, a não ser que seja o titular da já existente (e em prazo de exclusividade).

2ª é evidente que também são patenteáveis alterações ou melhorias a patentes que já não o são. ou seja, já estão fora dos tais 20 anos. no entanto tem ser mesmo algo novo além de dimensões, formas ou disposições.

3ª um desenho não é uma patente, mas também tem protecção a nível de p.i. mas são desenhos e modelos.

4ª etc, etc…

resumindo, tomara eu que, por exemplo, o parasitismo social, impostos, corrupção, saúde bem paga até ao bater das botas, lucro com a actividade económica da sepultação, demagogia, apropriação do que é dos outros, genealismos exacerbados, a estupidez humana (a minha inclusive), etc, etc durassem apenas 20 anos.

por dica de 1 inventor conhecido, deixo aqui o desafio a ti, icraho e a quem mais alguém possa interessar:

em 26 de abril de todos os anos o registo de patentes é gratuito, por comemoração de uma data importante qualquer.
façam os v. pedidos de patente para sustentarem durante 20 anos a implantação das vossas boas inovações.
podem encontrar ajuda aqui: http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=87

eu vou pedir o registo de patente da roda e concorrer aos vários concursos de inovação de forma a desmascarar a pouca vergonha instalada pelos doutores e mestres do plágio e usurpação de autoria.

bluesky se ignoras não te pronuncies, quando se ignora ignora-se mesmo…

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

(siga para a proxima mensagem)

@ onda-verde

tens razão, mas não é escarnio - é revolta. existem tantos abusos de plagio e abusos do gabinete de patentes no sentido de manipular o inventor quando a invenção interfere com a vida social que pode ser desmotivador concorrer a uma patente. o comercio e o dinheiro interfere no progresso civilizacional da população humana, quando o proteccionismo comercial instalado e politico sobrepoe-se ao interesse da população, à força do seu estado de direito e ao cariz do seu humanismo.

não será discutivel a patentiação? podemos patentear uma forma, um numero, uma letra ou um direito? o processo criativo e a descoberta acontece em todos nós e chega a ser desonesto ficarmos submetidos a outros só porque alguém chegou lá primeiro, quando é a propria natureza que nos ensina e leva-nos à descoberta pela simples observação, estando lá tudo inventado para quem conseguir ver, logo chega a ser presunção pensar que veio através do nosso raciocinio per se. ultimamente tudo ficou mais grave quando chegamos ao desplante de patentiar produtos transgenicos quando nem sequer sabemos muito bem o que inventamos e quais as suas implicaçoes. a engenharia genetica trabalha com os genes como um engenheiro trabalha com peças mecanicas, mas será a vida biologica unicamente um conjunto de mecanicas avançadas? tenho as minhas duvidas.

a ciencia torna-se prisioneira e o gabinete das patentes o seu carcereiro. mesmo admitindo todos os direitos ao inventor e não questionando a sua honestidade, nada impede a este de vender o seu invento a alguem que dê muito dinheiro e prive os restantes do seu conhecimento e usufruto, ficando todos nós lesados com 20 anos de desolação pois mais ninguem poderá tocar naquela forma de saber e quando outro alguem volte a redescobrir identico saber fique retido pelo primeiro inventor. algo nao esta bem.

como os terrenos devem ser dados aqueles que os cultivem, as invenções devem ser dadas aqueles que as implementem como produtos comerciais, por troca de uma royalties - mas isso nem sempre acontece. as crianças tem direito a toda a sabedoria dos seus antepassados, dada gratuitamente, pois serão elas tambem as herdeiras da poluição e de todas as asneiras dos seus antepassados. o reconhecimento publico dada ao inventor deveria ser gratificação mais que suficiente para o mesmo, mas talvez ainda nao vivamos numa civilização mas somente numa sociedade primitiva tradicionalista, se me faço entender...

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

cá estamos no topico outra vez, vejam agora este interessante difusor chamado "elena"... que recuperação extraordinária! usa um contra-rotor!

http://www.wind-works.org/smallturbines ... ndturbine.

http://www.elena-energie.com/
the result is that the eléna 30 captures 133% to 266% of the energy in the wind. for comparison, most small wind turbines can capture only 20-30% of the energy in the wind.

i had to dig through my records to find another wind turbine with such outlandish claims. eléna energie out-promises even the notorious wind cube, the previous winner in my list of wild claims made by inventors of "new" wind turbines.

in comparison to wind cube, claims by wind tamer are downright reasonable. even enflo's claims of performance approaching the betz limit are modest in comparison with the wild claims of eléna energie.

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

esses sujeitos não fazem a coisa por menos... como se diz na nossa terra " quando a esmola é grande o pobre desconfia"!

bom site esse que indicaste! os tipos não são nada meigos com a analise que fazem dessa "maravilha"!

agora voltando à nossa guerra...acabei um modelo 3d que eu considero ser bastante ... agradável ! estou aqui numa luta interna para ver se o posto aqui ou não !!!

não inventei nada, simplesmente tou a cozinhar pormenores de uma maneira que ainda ninguem o fez, que eu saiba!

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ondaverde »

icarho não faças isso.

se for algo mesmo novo uma forma de implementares essa mais valia para o bem das energias renováveis e, consequentemente para a humanidade é protegeres a ideia (patente) de forma a ser optimizada e implementada.

embora não deixe de ser verdade que a sociedade está cheia de oficialismos e titulos, ao contrário do blue, acho que a anarquia raramente resolve coisa alguma. a única coisa que deve permitir (a anarquia na pi) é que uns milhares de pessoas venham dizer que já tinham pensado e idealizado o mesmo antes. e principalmente porque acho que quem começa uma coisa tem maiores probabilidades de a fazer evoluir da melhor maneira, na maior parte dos casos, e a força suficiente para lhe dar continuidade.

procura nestas bases de dados a ver se encontras alguma coisa, palavra de pesquisa energia eólica, turbinas eólicas e tb em inglês, senão encontrares avança em 26/04 é gratuito, fora dessas datas é cerca de 100,00 a patente nacional.

http://pt.espacenet.com/

http://ep.espacenet.com/quicksearch?locale=en_ep

http://www.wipo.int/ipdl/en/search/madr ... struct.jsp

tb pode ser por classificação, mas ainda não estou bem dentro do assunto.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”