Adquirir Painéis Fotovoltaicos

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

gondarem
Membro
Membro
Registado: sexta nov 12, 2010 10:15 pm

Re: Adquirir Painéis Fotovoltaicos

Mensagem por gondarem »

paulol Escreveu:boas! gondarem

mas onde está a contradição, nas unidades de medida?

era bom que a produção mensal andasse na grandeza dos mwh, mas temos que nos contentar com os kwh, embora esporadicamente os sistemas de seguidores cheguem a 1mhh/mês, a "primeira remessa" a instalar ao abrigo deste novo dec.lei vai ser paga a 0.40€/kwh/8 anos e os restantes para os 15 anos a 0.24€/kwh, é esta a unidade de medida que a edp nos paga, portanto...não vejo alguma contradição!
ora, como vivemos num país onde os pol... decidem ao sabor das ondas... só gostaria de saber onde está escrito essa afirmação de que serão €0.40 mensalmente e durante os 8 primeiros anos a toda a produção. e não "reduzidos anualmente..."

só acreditarei, e aí a redação do dlei estará em contradição com o que se afirma, se eu ler em português comum essa sua afirmação - que eu espero seja real.

afirma que a edp nos paga, mas isso só será a partir de janeiro 2011...e comapada lá para 2012. acho premeditada uma tal confiança optimista que espero não saia furada!

a ver vamos... e toda a info que possui deve ser aqui partilhada para meu esclarecimento e de todos principalmente

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

boas! gondarem

é evidente, nem o contrário seria de se esperar, não possuo qualquer informação extra para além da que é pública, evidentemente refiro-me aos d.l 363/2007 e ao recente d.l-118-a/2010.

posso, devo e é meu intuito compartilhar a minha experiência real aqui no fórum nestas questões da microprodução e apenas como mais um mp, não sou nenhum catedrático ou jurista e muito menos "pol..." para lhe transmitir uma abordagem 100% infalível da interpretação do mais recente d.lei e muito menos lhe garantir que tudo o que lá está escrito vai ser cumprido, temos o exemplo do "velho" d.l. de 2007 que tudo indicava que estava redigido para muitos anos...

sobre onde está escrito os 0.40€/kwh, é o da mesma forma onde está escrito que a minha produção é paga a 0.5866€/kwh?
agora com base na minha experiência, posso garantir que é esse o valor mencionado nas facturas da edp que recebo mensalmente, mas a meu ver, esta sua "birra" com a unidade de pagamento não faz qualquer sentido, porque até podia vir na factura os 586,6€/mwh, pois não me fazia qualquer diferença!

sobre o "reduzidos anualmente...", é evidente que depois de fazer um contrato de produção, tem um preço garantido para os 8 primeiros anos e outro para o restantes até perfazer os 15 anos.
a redução de 20€/mwh ou 0.02€/kwh aplica-se apenas a novos contratos, depois de atingido a cota anual de 25mw (penso eu de que?).

agora sobre pagar toda a produção, não é bem assim, se leu bem o d.l. deve ter reparado que existe uma limitação à produção anual em função da respectiva potencia do contrato, pelo que for alem é entrega de borla há edp.

como nota final, parece-me bem evidente o seu cepticismo e desconfiança perante as novas regras para a mp, de certa forma compreendo-a, pois isto não veio facilitar em nada a entrada de novos mp e na minha modesta opinião se não houver um ajuste de preços dos equipamentos e instalação, este d.l. tem os dias contados, embora pessoalmente gostaria de ver os mp crescer de forma entusiástica, eram muitas toneladas co2 evitadas...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

paulol Escreveu:a redução de 20€/mwh ou 0.02€/kwh aplica-se apenas a novos contratos, depois de atingido a cota anual de 25mw (penso eu de que?).
já somos, pelo menos, dois a pensar o mesmo.

mais uma vez, o paulo disse tudo o que eu diria.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Micro-Produção”