Adquirir Painéis Fotovoltaicos

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
nfov
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta ago 26, 2009 4:37 pm

Olá

Mensagem por nfov »

boas,

chamo-me nuno vasconcelos, sou de celorico basto (braga) e interesso-me por energias renovaveis.

descobri este site há pouco tempo mas é uma excelente fonte de informação.

tenho em casa paineis solares térmicos e penso adquirir fotovoltaicos.

parabéns pelo forum e um bem haja a todos,

nuno

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Olá

Mensagem por serges »

olá bem vindo

partilha por cá as tuas ideias!

claro que deves falar sobre os teus projectos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Rcssantos
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta out 01, 2010 12:12 pm

Adquirir Painéis Fotovoltaicos

Mensagem por Rcssantos »

bom dia,

estou a fazer uma moradia na zona de santo tirso, já tenho painéis solares para aqs + 2m2.
e isto da micro produção está-me a interessar, ou seja, moro numa zona onde tenho bastante sol, tenho terreno disponível.
gostaria de contar com a vossa opinião/ajuda para esclarecimento de duvidas.
pelo que li, os valores pagos pela edp vão mudar, acho que até já saiu a tabela!
estava interessado na potencia - 3.68 - regime bonificado - certo? em casa vou ter potencia de 20kw trifásico, portanto penso que não há problema.

1ª questão - os paneis teoricamente fabricam 3.68 kwh certo? por dia quanto podem fabricar? depende da quantidade de sol, ou a edp têm limite?

2ª questão - pelo que já li aqui no fórum existem diversos painéis, inversores, quais os melhores para aplicar? fixos ou movéis?

3ª questão - para utilizadores já deste sistema? quanto é o valor médio mensal pago pela edp?

conto com o vosso esclarecimento!
obrigado
ricardo santos

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Adquirir Painéis Fotovoltaicos

Mensagem por Volt »

viva caro ricardo.

primeiro, parabéns pela vontade de seres mais um a juntar-se ao grupo de micro-produtores.

mudei-te o tópico de sítio, pois aqui está mais adequado ao que pretendes. tenho a dizer-te que todas as respostas que procuras estão a área de projectos (sub-fórum deste).

procura, lê bem o que encontrares, que temos tudo o que pretendes. .

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

já efectuaste o pré-registo? fechou em junho. se não efectuaste, terás de esquecer o assunto (no regime bonificado) por uns tempos.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

jasmim Escreveu:já efectuaste o pré-registo? fechou em junho. se não efectuaste, terás de esquecer o assunto (no regime bonificado) por uns tempos.
mesmo em regime bonificado está esquecido para quem tem pré-registo!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

como assim? está demorado, é verdade. mas mais mês menos mês irão sair os registos definitivos. ou estarei equivocado?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

jasmim Escreveu:como assim? está demorado, é verdade. mas mais mês menos mês irão sair os registos definitivos. ou estarei equivocado?
quando isso sair tb sái para os não registados.....
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Mensagem por saloio »

boas

realmente este atraso da saída do novo decreto lei e respectiva aplicação é desesperante para quem pretende instalar um sistema deste ao abrigo do regime bonificado.

é o meu caso e sei que está incerteza nada trás de bom, quer para o sector quer para os possíveis futuros produtores.

cump's
*****Saloio*****

buz77inas
Membro
Membro
Registado: sábado abr 12, 2008 5:20 pm

Mensagem por buz77inas »

eu também estou á espera e estou na fase dos orçamentos.
todos eles me falam, que as candidaturas só vai abrir mais para o fim do ano.

espero que ainda dê para por no irs

8minutos
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta out 07, 2010 10:25 am

Mensagem por 8minutos »

viva,

novas regras

novas tarifas

pay-backs mais interessantes...

pelo que se fala a diferença vai ser quase nula em relação com a anterior legislação

boa energia

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

boas!

uma ajuda, a quem souber...

os coeficientes de temperatura dos módulos solares são muito importantes, pois permitem saber as perdas % um função do aumento de temperatura por cada ºc, (noct 47ºc), mas será que se podem ordenarem pelo mais importante?

dou o exemplo de 2 módulos de silício monocristalinos, com os seguintes coeficientes temperatura:

modulo 1:
a isc = +0.045% / ºc
b voc = -0,053% / ºc
y pmax = -0,38% / ºc

modulo 2:
a isc = +0,075% / ºc
b voc = -0,312% / ºc
y pmax = -0,405% / ºc

já agora, qual o melhor?

obg.

8minutos
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta out 07, 2010 10:25 am

Mensagem por 8minutos »

o primeiro possui melhores prestações sem dúvida.

as perdas são menores em tensão de circuito aberto, sendo que o máximo permitindo também tem menores perdas.

espero ter ajudado

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

paulol Escreveu:boas!

uma ajuda, a quem souber...

os coeficientes de temperatura dos módulos solares são muito importantes, pois permitem saber as perdas % um função do aumento de temperatura por cada ºc, (noct 47ºc), mas será que se podem ordenarem pelo mais importante?

dou o exemplo de 2 módulos de silício monocristalinos, com os seguintes coeficientes temperatura:

modulo 1:
a isc = +0.045% / ºc
b voc = -0,530% / ºc
y pmax = -0,38% / ºc

modulo 2:
a isc = +0,075% / ºc
b voc = -0,312% / ºc
y pmax = -0,405% / ºc

já agora, qual o melhor?

obg.
boas!

peço desculpa, mas o valor correcto para b voc está agora rectificado para -0,530%/ºc, pois o valor que indiquei primeiramente estava errado (-0,053% / ºc)

mais uma vez, as minhas desculpas...

até

R_M
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo out 24, 2010 11:07 pm

Mensagem por R_M »

bom dia nuno, também sou de celorico de basto, penso que te posso dar uma ajuda, se estiveres interessado deixa o teu contacto de email para poder-mos falar melhor.
cumprimentos

Annesofia
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta dez 09, 2010 8:01 am

Mensagem por Annesofia »

muito bom dia!
moderado: artº 4º: mauri

Annesofia
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta dez 09, 2010 8:01 am

Mensagem por Annesofia »

desculpem mais uma x. o regime bonificado é para todos aqueles que possuiem a licença. e vendem sempre meade da potencia contratada, sendo assim nunca pode ter a potencia minima. tem que ter no minimo de potencia 6,9. pois so vende metade da tua potencia contrada (3,45).

_fjpa_
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta dez 10, 2010 1:10 pm

Mensagem por _fjpa_ »

rcssantos Escreveu:bom dia,

estou a fazer uma moradia na zona de santo tirso, já tenho painéis solares para aqs + 2m2.
e isto da micro produção está-me a interessar, ou seja, moro numa zona onde tenho bastante sol, tenho terreno disponível.
gostaria de contar com a vossa opinião/ajuda para esclarecimento de duvidas.
pelo que li, os valores pagos pela edp vão mudar, acho que até já saiu a tabela!
estava interessado na potencia - 3.68 - regime bonificado - certo? em casa vou ter potencia de 20kw trifásico, portanto penso que não há problema.

1ª questão - os paneis teoricamente fabricam 3.68 kwh certo? por dia quanto podem fabricar? depende da quantidade de sol, ou a edp têm limite?

2ª questão - pelo que já li aqui no fórum existem diversos painéis, inversores, quais os melhores para aplicar? fixos ou movéis?

3ª questão - para utilizadores já deste sistema? quanto é o valor médio mensal pago pela edp?

conto com o vosso esclarecimento!
obrigado
ricardo santos
viva ricardo santos

vamos por partes. em primeiro lugar os novos preços para microgeração são: 0,40€/kwh durante os primeiros 8 anos e 0,24€/kwh nos restantes 7 anos, perfazendo um total de 15 anos, os mesmos da duração do contrato com a edp.

para uma potência contratada de 20kw, como é o seu caso, pode escolher uma opção qualquer para regime bonificado de 3,68kw, embora esta potência seja apenas a potência máxima de saída nominal do inversor. trocando por miúdos, esta será a potência máxima pra venda quando atingir o pico de eficácia nos painéis. a grande questão prende-se quantas vezes vai atingir este pico de potência, daí existirem várias propostas, passo a citar um exemplo:

para contratos superiores a 6,9kw (no seu caso 20kw) um pacote com painéis de 4,3kw:
isto significa que como tem maior potência nos painéis do que aquela que pode ser vendida (3,6kw), o pico dos 3,6kw vai ser atingido várias vezes, ou durante mais tempo, isto faz com que possa vender mais energia.

se por outro lado instalar um sistema com seguidor, o rendimento será cerca de 30% superior a um sistema fixo.

quanto a mim os melhores inversores são os sma da série sunny boy.

em relação à sua 3ª questão, é muito relativo poder responder a isso, pois é necessário saber qual o sistema adoptado, se tem ou não inversor, e varia muito da localidade geográfica, mas há estudos pra tudo isso. se quiser informação mais detalhada posso-me informar e depois comunico-lhe.

cumprimentos

gondarem
Membro
Membro
Registado: sexta nov 12, 2010 10:15 pm

Mensagem por gondarem »

_fjpa_ Escreveu:
rcssantos Escreveu:bom dia,

ricardo santos
viva ricardo santos

vamos por partes. em primeiro lugar os novos preços para microgeração são: 0,40€/kwh durante os primeiros 8 anos e 0,24€/kwh nos restantes 7 anos, perfazendo um total de 15 anos, os mesmos da duração do contrato com a edp.

..........................
neste forum tem-se encontrado varias vezes a divulgação errada quanto ao valor aplicado á venda de energia produzida.
não sei se essas informações proveem de interessados no negócio das renováveis - isso não me compete comentar...

mas permitam-se incluir o texto do d.lei

o artigo 11º alinea 5 -d-l nº 118-a/2010 de 25 de outubro

transcita:
a tarifa de referência é fixada em €400/mwh para o primeiro período e em €240/mwh para o segundo período,nos termos do nº 3, sendo o valor de ambas as tarifas sucessivamente reduzidoanualmente em €20/mwh ".

o que contradiz o atrás escrito...

é certo que cada um interpreta a lei à sua maneira mas deve ser evitada a divulgação da sua errada interpretação.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boas! gondarem

mas onde está a contradição, nas unidades de medida?

era bom que a produção mensal andasse na grandeza dos mwh, mas temos que nos contentar com os kwh, embora esporadicamente os sistemas de seguidores cheguem a 1mhh/mês, a "primeira remessa" a instalar ao abrigo deste novo dec.lei vai ser paga a 0.40€/kwh/8 anos e os restantes para os 15 anos a 0.24€/kwh, é esta a unidade de medida que a edp nos paga, portanto...não vejo alguma contradição!

Responder

Voltar para “Micro-Produção”