Adquirir Painéis Fotovoltaicos
-
nfov
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: quarta ago 26, 2009 4:37 pm
Olá
boas,
chamo-me nuno vasconcelos, sou de celorico basto (braga) e interesso-me por energias renovaveis.
descobri este site há pouco tempo mas é uma excelente fonte de informação.
tenho em casa paineis solares térmicos e penso adquirir fotovoltaicos.
parabéns pelo forum e um bem haja a todos,
nuno
chamo-me nuno vasconcelos, sou de celorico basto (braga) e interesso-me por energias renovaveis.
descobri este site há pouco tempo mas é uma excelente fonte de informação.
tenho em casa paineis solares térmicos e penso adquirir fotovoltaicos.
parabéns pelo forum e um bem haja a todos,
nuno
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Olá
olá bem vindo
partilha por cá as tuas ideias!
claro que deves falar sobre os teus projectos!
partilha por cá as tuas ideias!
claro que deves falar sobre os teus projectos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Rcssantos
- Novo membro

- Registado: sexta out 01, 2010 12:12 pm
Adquirir Painéis Fotovoltaicos
bom dia,
estou a fazer uma moradia na zona de santo tirso, já tenho painéis solares para aqs + 2m2.
e isto da micro produção está-me a interessar, ou seja, moro numa zona onde tenho bastante sol, tenho terreno disponível.
gostaria de contar com a vossa opinião/ajuda para esclarecimento de duvidas.
pelo que li, os valores pagos pela edp vão mudar, acho que até já saiu a tabela!
estava interessado na potencia - 3.68 - regime bonificado - certo? em casa vou ter potencia de 20kw trifásico, portanto penso que não há problema.
1ª questão - os paneis teoricamente fabricam 3.68 kwh certo? por dia quanto podem fabricar? depende da quantidade de sol, ou a edp têm limite?
2ª questão - pelo que já li aqui no fórum existem diversos painéis, inversores, quais os melhores para aplicar? fixos ou movéis?
3ª questão - para utilizadores já deste sistema? quanto é o valor médio mensal pago pela edp?
conto com o vosso esclarecimento!
obrigado
ricardo santos
estou a fazer uma moradia na zona de santo tirso, já tenho painéis solares para aqs + 2m2.
e isto da micro produção está-me a interessar, ou seja, moro numa zona onde tenho bastante sol, tenho terreno disponível.
pelo que li, os valores pagos pela edp vão mudar, acho que até já saiu a tabela!
estava interessado na potencia - 3.68 - regime bonificado - certo? em casa vou ter potencia de 20kw trifásico, portanto penso que não há problema.
1ª questão - os paneis teoricamente fabricam 3.68 kwh certo? por dia quanto podem fabricar? depende da quantidade de sol, ou a edp têm limite?
2ª questão - pelo que já li aqui no fórum existem diversos painéis, inversores, quais os melhores para aplicar? fixos ou movéis?
3ª questão - para utilizadores já deste sistema? quanto é o valor médio mensal pago pela edp?
obrigado
ricardo santos
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Adquirir Painéis Fotovoltaicos
viva caro ricardo.
primeiro, parabéns pela vontade de seres mais um a juntar-se ao grupo de micro-produtores.
mudei-te o tópico de sítio, pois aqui está mais adequado ao que pretendes. tenho a dizer-te que todas as respostas que procuras estão a área de projectos (sub-fórum deste).
procura, lê bem o que encontrares, que temos tudo o que pretendes. .
primeiro, parabéns pela vontade de seres mais um a juntar-se ao grupo de micro-produtores.
mudei-te o tópico de sítio, pois aqui está mais adequado ao que pretendes. tenho a dizer-te que todas as respostas que procuras estão a área de projectos (sub-fórum deste).
procura, lê bem o que encontrares, que temos tudo o que pretendes. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
jasmim
- Membro Gold

- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
já efectuaste o pré-registo? fechou em junho. se não efectuaste, terás de esquecer o assunto (no regime bonificado) por uns tempos.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
mesmo em regime bonificado está esquecido para quem tem pré-registo!jasmim Escreveu:já efectuaste o pré-registo? fechou em junho. se não efectuaste, terás de esquecer o assunto (no regime bonificado) por uns tempos.
-
jasmim
- Membro Gold

- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
como assim? está demorado, é verdade. mas mais mês menos mês irão sair os registos definitivos. ou estarei equivocado?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
quando isso sair tb sái para os não registados.....jasmim Escreveu:como assim? está demorado, é verdade. mas mais mês menos mês irão sair os registos definitivos. ou estarei equivocado?
abraço
-
saloio
- Membro Dedicado

- Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am
boas
realmente este atraso da saída do novo decreto lei e respectiva aplicação é desesperante para quem pretende instalar um sistema deste ao abrigo do regime bonificado.
é o meu caso e sei que está incerteza nada trás de bom, quer para o sector quer para os possíveis futuros produtores.
cump's
realmente este atraso da saída do novo decreto lei e respectiva aplicação é desesperante para quem pretende instalar um sistema deste ao abrigo do regime bonificado.
é o meu caso e sei que está incerteza nada trás de bom, quer para o sector quer para os possíveis futuros produtores.
cump's
*****Saloio*****
-
buz77inas
- Membro

- Registado: sábado abr 12, 2008 5:20 pm
eu também estou á espera e estou na fase dos orçamentos.
todos eles me falam, que as candidaturas só vai abrir mais para o fim do ano.
espero que ainda dê para por no irs
todos eles me falam, que as candidaturas só vai abrir mais para o fim do ano.
espero que ainda dê para por no irs
-
8minutos
- Novo membro

- Registado: quinta out 07, 2010 10:25 am
viva,
novas regras
novas tarifas
pay-backs mais interessantes...
pelo que se fala a diferença vai ser quase nula em relação com a anterior legislação
boa energia
novas regras
novas tarifas
pay-backs mais interessantes...
pelo que se fala a diferença vai ser quase nula em relação com a anterior legislação
boa energia
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
boas!
uma ajuda, a quem souber...
os coeficientes de temperatura dos módulos solares são muito importantes, pois permitem saber as perdas % um função do aumento de temperatura por cada ºc, (noct 47ºc), mas será que se podem ordenarem pelo mais importante?
dou o exemplo de 2 módulos de silício monocristalinos, com os seguintes coeficientes temperatura:
modulo 1:
a isc = +0.045% / ºc
b voc = -0,053% / ºc
y pmax = -0,38% / ºc
modulo 2:
a isc = +0,075% / ºc
b voc = -0,312% / ºc
y pmax = -0,405% / ºc
já agora, qual o melhor?
obg.
os coeficientes de temperatura dos módulos solares são muito importantes, pois permitem saber as perdas % um função do aumento de temperatura por cada ºc, (noct 47ºc), mas será que se podem ordenarem pelo mais importante?
dou o exemplo de 2 módulos de silício monocristalinos, com os seguintes coeficientes temperatura:
modulo 1:
a isc = +0.045% / ºc
b voc = -0,053% / ºc
y pmax = -0,38% / ºc
modulo 2:
a isc = +0,075% / ºc
b voc = -0,312% / ºc
y pmax = -0,405% / ºc
já agora, qual o melhor?
obg.
-
8minutos
- Novo membro

- Registado: quinta out 07, 2010 10:25 am
o primeiro possui melhores prestações sem dúvida.
as perdas são menores em tensão de circuito aberto, sendo que o máximo permitindo também tem menores perdas.
espero ter ajudado
as perdas são menores em tensão de circuito aberto, sendo que o máximo permitindo também tem menores perdas.
espero ter ajudado
-
PaulOL
- Membro Gold

boas!paulol Escreveu:boas!
modulo 1:
a isc = +0.045% / ºc
b voc = -0,530% / ºc
y pmax = -0,38% / ºc
modulo 2:
a isc = +0,075% / ºc
b voc = -0,312% / ºc
y pmax = -0,405% / ºc
já agora, qual o melhor?
obg.
peço desculpa, mas o valor correcto para b voc está agora rectificado para -0,530%/ºc, pois o valor que indiquei primeiramente estava errado (-0,053% / ºc)
mais uma vez, as minhas desculpas...
até
-
R_M
- Novo membro

- Registado: domingo out 24, 2010 11:07 pm
bom dia nuno, também sou de celorico de basto, penso que te posso dar uma ajuda, se estiveres interessado deixa o teu contacto de email para poder-mos falar melhor.
cumprimentos
cumprimentos
-
Annesofia
- Novo membro

- Registado: quinta dez 09, 2010 8:01 am
muito bom dia!
moderado: artº 4º: mauri
-
Annesofia
- Novo membro

- Registado: quinta dez 09, 2010 8:01 am
desculpem mais uma x. o regime bonificado é para todos aqueles que possuiem a licença. e vendem sempre meade da potencia contratada, sendo assim nunca pode ter a potencia minima. tem que ter no minimo de potencia 6,9. pois so vende metade da tua potencia contrada (3,45).
-
_fjpa_
- Novo membro

- Registado: sexta dez 10, 2010 1:10 pm
viva ricardo santosrcssantos Escreveu:bom dia,
obrigado
ricardo santos
vamos por partes. em primeiro lugar os novos preços para microgeração são: 0,40€/kwh durante os primeiros 8 anos e 0,24€/kwh nos restantes 7 anos, perfazendo um total de 15 anos, os mesmos da duração do contrato com a edp.
para uma potência contratada de 20kw, como é o seu caso, pode escolher uma opção qualquer para regime bonificado de 3,68kw, embora esta potência seja apenas a potência máxima de saída nominal do inversor. trocando por miúdos, esta será a potência máxima pra venda quando atingir o pico de eficácia nos painéis. a grande questão prende-se quantas vezes vai atingir este pico de potência, daí existirem várias propostas, passo a citar um exemplo:
para contratos superiores a 6,9kw (no seu caso 20kw) um pacote com painéis de 4,3kw:
isto significa que como tem maior potência nos painéis do que aquela que pode ser vendida (3,6kw), o pico dos 3,6kw vai ser atingido várias vezes, ou durante mais tempo, isto faz com que possa vender mais energia.
se por outro lado instalar um sistema com seguidor, o rendimento será cerca de 30% superior a um sistema fixo.
quanto a mim os melhores inversores são os sma da série sunny boy.
em relação à sua 3ª questão, é muito relativo poder responder a isso, pois é necessário saber qual o sistema adoptado, se tem ou não inversor, e varia muito da localidade geográfica, mas há estudos pra tudo isso. se quiser informação mais detalhada posso-me informar e depois comunico-lhe.
cumprimentos
-
gondarem
- Membro

- Registado: sexta nov 12, 2010 10:15 pm
neste forum tem-se encontrado varias vezes a divulgação errada quanto ao valor aplicado á venda de energia produzida._fjpa_ Escreveu:viva ricardo santosrcssantos Escreveu:bom dia,
ricardo santos
vamos por partes. em primeiro lugar os novos preços para microgeração são: 0,40€/kwh durante os primeiros 8 anos e 0,24€/kwh nos restantes 7 anos, perfazendo um total de 15 anos, os mesmos da duração do contrato com a edp.
..........................
não sei se essas informações proveem de interessados no negócio das renováveis - isso não me compete comentar...
mas permitam-se incluir o texto do d.lei
o artigo 11º alinea 5 -d-l nº 118-a/2010 de 25 de outubro
transcita:
a tarifa de referência é fixada em €400/mwh para o primeiro período e em €240/mwh para o segundo período,nos termos do nº 3, sendo o valor de ambas as tarifas sucessivamente reduzidoanualmente em €20/mwh ".
o que contradiz o atrás escrito...
é certo que cada um interpreta a lei à sua maneira mas deve ser evitada a divulgação da sua errada interpretação.
-
PaulOL
- Membro Gold

boas! gondarem
mas onde está a contradição, nas unidades de medida?
era bom que a produção mensal andasse na grandeza dos mwh, mas temos que nos contentar com os kwh, embora esporadicamente os sistemas de seguidores cheguem a 1mhh/mês, a "primeira remessa" a instalar ao abrigo deste novo dec.lei vai ser paga a 0.40€/kwh/8 anos e os restantes para os 15 anos a 0.24€/kwh, é esta a unidade de medida que a edp nos paga, portanto...não vejo alguma contradição!
mas onde está a contradição, nas unidades de medida?
era bom que a produção mensal andasse na grandeza dos mwh, mas temos que nos contentar com os kwh, embora esporadicamente os sistemas de seguidores cheguem a 1mhh/mês, a "primeira remessa" a instalar ao abrigo deste novo dec.lei vai ser paga a 0.40€/kwh/8 anos e os restantes para os 15 anos a 0.24€/kwh, é esta a unidade de medida que a edp nos paga, portanto...não vejo alguma contradição!