Conversão carro electrico

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por jmal »

Flamingo Escreveu:
Celestino Escreveu:Dadas as regras apertadas para posterior legalização que por aqui se têm falado ligadas às alterações de cada componente de um carro convertido, utilizando um motor em cada roda não irá exponenciar eventuais problemas nessa fase burocrática?
Pois, isso também não sei. Mas penso que não, pelo que li baseiam-se na tensão...(???)
Não apenas, verificam a segurança do veículos, travões etc, instalação eléctrica, baterias e isolamento dos terminais, mas não é difícil saber o que verificam, ir a um centro se inspecções e pedir informações.

Tenho uma ideia para poderes usar 2 motores pequenos e respectivos controladores, em vez de usares um a cada roda, junta-os na transmissão antes da caixa, aproveitas a caixa de velocidades e o diferencial. 2 motores iguais a trabalhar em conjunto.ImagemImagem
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

jmal Escreveu: (...)
Tenho uma ideia para poderes usar 2 motores pequenos e respectivos controladores, em vez de usares um a cada roda, junta-os na transmissão antes da caixa, aproveitas a caixa de velocidades e o diferencial. 2 motores iguais a trabalhar em conjunto.
Imagem
Suponho que era isto que te referias. Nah, para mim não serve. Se optar por manter a caixa de velocidades, um só motor é suficiente. Existem motores com o dobro da potência no mercado, 15 Kw. Eu pretendia dois de 7,5 Kw, um por roda.

DanielF
Membro
Membro
Registado: sexta jul 11, 2014 9:03 pm

Re: Conversão carro electrico

Mensagem por DanielF »

Sobre o projeto que o Flamingo tem falado, falando de potência, alguém me sabe dizer se a potência que um fabricante diz ter num determinado modelo de carro é medida nas rodas, ou se é na saida do motor antes da caixa?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Flamingo Escreveu:
jmal Escreveu: (...)
Tenho uma ideia para poderes usar 2 motores pequenos e respectivos controladores, em vez de usares um a cada roda, junta-os na transmissão antes da caixa, aproveitas a caixa de velocidades e o diferencial. 2 motores iguais a trabalhar em conjunto.
Imagem
Suponho que era isto que te referias. Nah, para mim não serve. Se optar por manter a caixa de velocidades, um só motor é suficiente. Existem motores com o dobro da potência no mercado, 15 Kw. Eu pretendia dois de 7,5 Kw, um por roda.
Sim, é mais ou menos isso, não te esqueças da desmultiplicação que tens de ter entre o motor e a roda.
Cumps Inovadores

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Boas…
Recordo ter falado à uns dias que o projeto ainda é apenas mental, ainda não existe nada no papel, e sobre isso até a data ainda não houve alterações. Recordo também ter falado que uma vez o carro em casa, uma das primeiras coisas a fazer era medir o perímetro de uma das rodas com que vem calçado, se esta tiver as dimensões indicadas no livrete. Como o carro ainda não está por cá faço contas em cima dos joelhos.

Segundo o indicado aqui: http://www.ultimatespecs.com/pt/car-spe ... 3d-13.html" onclick="window.open(this.href);return false; as medidas dos pneus são 155/70 (?) R13. Ora bem, um pneu com estas dimensões, cheio de ar mede 54 cm de diâmetro.
Calculando o perímetro do mesmo a partir do diâmetro temos π x 0,54 =1,70. Ou seja, por cada volta que a roda dá percorre uma distância de 1,7 metros

Se apontarmos para uma velocidade máxima de 120 km/h (120 mil metros por hora), isso quer dizer que numa hora o carro iria percorrer uma distância de 120 mil metros.
Então 120000 (metros) ÷ 1,70 (distância que percorre numa volta) = 70588 voltas que a roda tem de dar numa hora para percorrer a distancia anteriormente referida

Dividindo as 70588 voltas (que dá numa hora) por 60 minutos, é igual a 1176 voltas por minuto, que é quantas voltas eu preciso que a roda dê por minuto para rodar à velocidade de 120 km/h.
Chegando a este valor (1176 rpm na roda), se eu montar um motor que atinja no máximo 6000 ou 7000 rpm, posso deixar uma margem de segurança e considerar apenas 5000 rpm para essa velocidade.
Então temos novas contas, nomeadamente achar a relação entre 1176 e 5000 rpm.
Dividindo 5000 rpm por 1176 rpm vamos ter uma relação de 4,25.

Uma vez chegado aqui, fico a saber que a relação de rotação entre o motor e a roda deve ser reduzida a uma relação de 4,25:1 (com a roda a girar menos), ou seja, o carreto mandado situado no eixo da roda deve ter 4,25 vezes mais dentes que o carreto mandante situado no veio do motor. Ao mesmo tempo e tanto quanto sei dá-se um aumento de potência. Esse aumento de potência é inversamente proporcional à redução de rotação entre o motor e a roda. Se o motor for de 7,5 Kw, passo a ter em cada roda 31,88 Kw = 42,7 Hp
Nas duas rodas 85,4 Hp

Claro que isto são apenas contas no papel, na realidade pode não ser bem assim mas não deve fugir muito a regra, digo eu. Pelo menos estes são os cálculos sobre os quais tenho feito parte do estudo do projeto. Vou ficar atento a pontas soltas ou algo que não esteja aqui previsto ou que eu desconheça, porque o conhecimento quando partilhado, dá frutos, e os resultados aparecem.
Sobre os motores ainda não vi muita coisa. Basicamente o que tenho visto é no Alibaba, e sobre esses deixo aqui alguns links:

http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 29138.html" onclick="window.open(this.href);return false;"
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 47570.html" onclick="window.open(this.href);return false;"
http://www.alibaba.com/product-detail/B ... 90398.html" onclick="window.open(this.href);return false;"
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 73219.html" onclick="window.open(this.href);return false;"
http://www.tradesparq.com/products/5324 ... ufacturers" onclick="window.open(this.href);return false;"

Sobre este modelo que se segue alguém me sabe dizer se é alguma coisa de jeito? E dos anteriores também?... é que esta é uma parte onde eu tenho de estudar um bom bocado…

http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 04144.html" onclick="window.open(this.href);return false;"

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

DanielF Escreveu:Sobre o projeto que o Flamingo tem falado, falando de potência, alguém me sabe dizer se a potência que um fabricante diz ter num determinado modelo de carro é medida nas rodas, ou se é na saida do motor antes da caixa?
Este assunto tem interesse relevante para mim... onde é? Alguém sabe?

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

falando em combustao é do motor, por isso os electricos devem ser da mesma forma, assim sempre parece mais um pouco
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

Flamingo Escreveu:Uma vez chegado aqui, fico a saber que a relação de rotação entre o motor e a roda deve ser reduzida a uma relação de 4,25:1 (com a roda a girar menos), ou seja, o carreto mandado situado no eixo da roda deve ter 4,25 vezes mais dentes que o carreto mandante situado no veio do motor. Ao mesmo tempo e tanto quanto sei dá-se um aumento de potência. Esse aumento de potência é inversamente proporcional à redução de rotação entre o motor e a roda. Se o motor for de 7,5 Kw, passo a ter em cada roda 31,88 Kw = 42,7 Hp
Nas duas rodas 85,4 Hp
Uma correcção:

Na transmissão nunca se cria potência apenas a perdes pelo efeito das perdas na própria transmissão (superiores a 10% no caso de caixa manual + diferencial).

A potência é um produto de um binário (torque) por uma velocidade angular (velocidade de rotação). Quando diminuis a velocidade de rotação 4,25 vezes o binário aumenta na mesma proporção.

Com motores de 7,5KW em cada uma das 4 rodas tens apenas 30KW disponíveis no total sem contabilizar as perdas.
Imagem

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Flamingo Escreveu:
DanielF Escreveu:Sobre o projeto que o Flamingo tem falado, falando de potência, alguém me sabe dizer se a potência que um fabricante diz ter num determinado modelo de carro é medida nas rodas, ou se é na saida do motor antes da caixa?
Este assunto tem interesse relevante para mim... onde é? Alguém sabe?
Se andar por aqui alguém ligado ao tunning, deverá saber melhor do que eu.
É sempre medido nas rodas do carro (excepto quando é o fabricante de motores a publicitar o seu motor), é medido em banco de ensaio com dinamometros sob as rodas motrizes.
É como os dinamómetro das IPO, mas a IPO não mede a potência (ainda) medindo apenas pesos, suspensão e travagens.
Como há a quebra de eficiencia devido às transmissões, ao peso, ao vento e a resistencia de rolamento os fabricantes adicionam uma percentagem para coincidir com a potência do fabricante do motor. Cada banco de ensaio mete os "pózinhos" que entende, daí o mesmo carro apresentar valores diferentes em diferentes bancos de ensaio mesmo calibrados e normalizados.
@[url=http://www.tuning.online.pt/destaques/bancos-de-potencia.php]tunning.online.pt[/url] Escreveu: Normalmente a potência é medida nas rodas. Existem bancos de potência que medem a potência do motor, mas este processo não é pratico e teria custos elevados para o utilizador normal, pois o motor teria que ser removido e medido e depois voltado a colocar no lugar. Assim, medindo a potência às rodas e as perdas de potência que se dá entre o motor e as rodas, pode obter-se a potência ao motor. É normal que se perca entre 20 a 30% de potência nos vários intervenientes entre o motor e a estrada.
sergiomms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:
Flamingo Escreveu:Uma vez chegado aqui, fico a saber que a relação de rotação entre o motor e a roda deve ser reduzida a uma relação de 4,25:1 (com a roda a girar menos), ou seja, o carreto mandado situado no eixo da roda deve ter 4,25 vezes mais dentes que o carreto mandante situado no veio do motor. Ao mesmo tempo e tanto quanto sei dá-se um aumento de potência. Esse aumento de potência é inversamente proporcional à redução de rotação entre o motor e a roda. Se o motor for de 7,5 Kw, passo a ter em cada roda 31,88 Kw = 42,7 Hp
Nas duas rodas 85,4 Hp
Uma correcção:

Na transmissão nunca se cria potência apenas a perdes pelo efeito das perdas na própria transmissão (superiores a 10% no caso de caixa manual + diferencial).

A potência é um produto de um binário (torque) por uma velocidade angular (velocidade de rotação). Quando diminuis a velocidade de rotação 4,25 vezes o binário aumenta na mesma proporção.

Com motores de 7,5KW em cada uma das 4 rodas tens apenas 30KW disponíveis no total sem contabilizar as perdas.

Nem mais....

Agora entendo porque falavas em motores tão pequenos, quando eu fui logo para 50 kw, ainda pensei que tinhas a ideia de usar 4, um a cada roda. Um motor de 7.5 kw é curto para levar uma pequena scooter até aos 100 kwh, e pesa centena e meia de kgs, agora imagina um carro que fica com mais de 1 tonelada.

Sobre a medição de potência, vejo muitos fabricantes anunciar o seguinte:

Potência máxima: XX cv (xxxx rpm)
Binário máximo: xxx nm aos xxxx rpm

Ora isto não diz muito, mas os nm's que colocam não condizem com medições feitas nas rodas.
Cumps Inovadores

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

continuo a dizer, a potencia anunciada pelos fabricantes é a potencia do motor (potência teórica, pois as vezes trazem mais alguma outros menos, como tudo na vida não há duas coisas exactamente iguais).

nos bancos de ensaio como dito acima mede-se a potencia a roda e as perdas, depois calcula-se a potencia do motor, somando a potencia das rodas com as perdas.
quem anda nesse ramo sabe bem como é fácil enganar o banco de potencia, pois o método de calcular as perdas é carregar na embraiagem e ver a curva de desaceleração.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Ora vamos cá ver se as coisas ficam mais claras no meu cérebro. :?
MVS Escreveu: Uma correcção:

... sobre a potência não existem ganhos?
jmal Escreveu: Nem mais....

Agora entendo porque falavas em motores tão pequenos, quando eu fui logo para 50 kw, ainda pensei que tinhas a ideia de usar 4, um a cada roda. Um motor de 7.5 kw é curto para levar uma pequena scooter até aos 100 kwh, e pesa centena e meia de kgs, agora imagina um carro que fica com mais de 1 tonelada.

Sobre a medição de potência, vejo muitos fabricantes anunciar o seguinte:

Potência máxima: XX cv (xxxx rpm)
Binário máximo: xxx nm aos xxxx rpm

Ora isto não diz muito, mas os nm's que colocam não condizem com medições feitas nas rodas.
Grande parte das conversões que vi aqui pelo fórum e na net em geral usaram motores cuja potência anda à roda de 10 Kw. Vão já dizer que eles usaram a caixa de velocidades para compensar a baixa pôtencia do motor e isso não será o que eu quero fazer, ok. Agora pergunto eu: Não será isso que eu estou a fazer ao usar os dois carretos com relação entre eles de 4,25, ou 4,5 (porque ainda são contas apenas)?...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Flamingo Escreveu:Ora vamos cá ver se as coisas ficam mais claras no meu cérebro. :?

... sobre a potência não existem ganhos?
Potência é uma quantidade de energia fornecida, neste caso ao motor, portanto ela não vai ter ganhos, vai ter aproveitamentos e perdas, agora o que fazes com ela é outra história, ou rtiras rotação e pouco torque (multiplicação), ou retiras torque (força) e diminues em rotação (desmultiplicação), em qualquer dos casos existem perdas.
Flamingo Escreveu:Grande parte das conversões que vi aqui pelo fórum e na net em geral usaram motores cuja potência anda à roda de 10 Kw. Vão já dizer que eles usaram a caixa de velocidades para compensar a baixa pôtencia do motor e isso não será o que eu quero fazer, ok. Agora pergunto eu: Não será isso que eu estou a fazer ao usar os dois carretos com relação entre eles de 4,25, ou 4,5 (porque ainda são contas apenas)?...
Humm, onde é que viste essas conversões ??? a mais fraca que conheço é a do TOZEVE, se não me engano usa um motor de 19 kw para um carro que pesa menos de 1000 kgs.
Cumps Inovadores

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

jmal Escreveu:
Potência é uma quantidade de energia fornecida, neste caso ao motor, portanto ela não vai ter ganhos, vai ter aproveitamentos e perdas, agora o que fazes com ela é outra história, ou rtiras rotação e pouco torque (multiplicação), ou retiras torque (força) e diminues em rotação (desmultiplicação), em qualquer dos casos existem perdas.
Peço desculpa mas aqui não consegui perceber nada :evil:

Sobre as conversões de que falei vou fazer o trabalho de casa e depois coloco aqui.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Flamingo Escreveu:
jmal Escreveu:
Peço desculpa mas aqui não consegui perceber nada :evil:

Sobre as conversões de que falei vou fazer o trabalho de casa e depois coloco aqui.

Tens um motor de, por exemplo 5000 rpm com 10 kw e 25 nm de torque (binário), ao desmultiplicares para 1000 rpms, ficas com 125 nm de torque, isto simplificando, mas os kw são sempre os mesmos, 10 kw.
Se em vez disso aumentares para 10 000 rpm, o torque desce para metade, 12.5 nm, continuas sempre a ter os 10 kw fora perdas.
Cumps Inovadores

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

jmal Escreveu:
Tens um motor de, por exemplo 5000 rpm com 10 kw e 25 nm de torque (binário), ao desmultiplicares para 1000 rpms, ficas com 125 nm de torque, isto simplificando, mas os kw são sempre os mesmos, 10 kw.
Se em vez disso aumentares para 10 000 rpm, o torque desce para metade, 12.5 nm, continuas sempre a ter os 10 kw fora perdas.
Agora entendi, mas escrevendo daquele jeito fica confuso.
Isso de certa forma eu já sabia. O que acontece é que eu faço alguma confusão entre Binário e potência. É matéria que tenho de estudar...

DanielF
Membro
Membro

Mensagem por DanielF »

Flamingo Escreveu: Agora entendi, mas escrevendo daquele jeito fica confuso.
Isso de certa forma eu já sabia. O que acontece é que eu faço alguma confusão entre Binário e potência. É matéria que tenho de estudar...
Mas uma coisa, falamos em potência em Watts ou potência cv? É que estou confuso... :?
jmal Escreveu:
Ou seja, ao diminuir a velocidade/rotação, aumento o torque/binário que me é transmitido às rodas, e ao aumentar velocidade/rotação, diminu-o o torque/binário?...

Não é possível em nenhum motor elétrico ter tanto uma velocidade com torque de valores iguais ou ainda melhores aos de um carro de combustão? Ou será que isto só é possível adicionando uma caixa ao motor elétrico? (Espero me ter feito perceber..)

Estou a perguntar também porque para além estar envolvido no mesmo projeto que o Sr. Flamingo, é algo que só pelo fato de saber já vale perguntar. Bem dizem, o saber não ocupa espaço...

Cumps.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

DanielF Escreveu:
Flamingo Escreveu: Agora entendi, mas escrevendo daquele jeito fica confuso.
Mas uma coisa, falamos em potência em Watts ou potência cv? É que estou confuso... :?
jmal Escreveu:
Ou seja, ao diminuir a velocidade/rotação, aumento o torque/binário que me é transmitido às rodas, e ao aumentar velocidade/rotação, diminu-o o torque/binário?...

Não é possível em nenhum motor elétrico ter tanto uma velocidade com torque de valores iguais ou ainda melhores aos de um carro de combustão? Ou será que isto só é possível adicionando uma caixa ao motor elétrico? (Espero me ter feito perceber..)

Estou a perguntar também porque para além estar envolvido no mesmo projeto que o Sr. Flamingo, é algo que só pelo fato de saber já vale perguntar. Bem dizem, o saber não ocupa espaço...

Cumps.

É possível e essa é uma vantagem dos motores eléctricos, ter torque máximo ás 0 rpm, um motor de combustão só tem torque máximo lá para metade das rpm que pode atingir, isso obriga a ter caixa de velocidade, conversores de torque (CVT) para aproveitar os melhores regimes de trabalho do motor.

Num eléctrico podemos ignora-la, até porque a sua curva de potência é diferente, começa com o torque no máximo e diminui quando atinge a rotação máxima. Mas se querermos usar motores mais modestos em conversões, a maneira simples de não ficarmos apeados numa subida é usar caixa. O que os grandes fabricantes fazem é usar um motor mais potente e rotativo e dispensam a caixa.
Cumps Inovadores

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

jmal Escreveu:
(por lapso deixei passar isto...)
A minha intenção era usar dois, um por cada roda. Os dois juntos perfaziam um total de 15 Kw
jmal Escreveu:
O que os grandes fabricantes fazem é usar um motor mais potente e rotativo e dispensam a caixa.
:) Embora não seja um grande fabricante nem tenha previsões de vir a ser, era precisamente isto que eu queria tentar. jmal, aos poucos vais-me entendendo...

DanielF
Membro
Membro

Mensagem por DanielF »

jmal Escreveu: O que os grandes fabricantes fazem é usar um motor mais potente e rotativo e dispensam a caixa.
Jmal, desculpa, podes explicar melhor?

Obg e cumps.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”