MBRAZ Escreveu:Boas,
Considerando o custo total do projecto, quanto tempo irá demorar até o mesmo se tornar viável, ou seja, mais barato do que só tivesse energia da rede? É que estou a pensar em montar um sistema parecido em uma casa no Alentejo mas para além de ter de ter sempre a depência da rede eléctrica o retorno do investimento parece-me demorar cerca de 20 ou mais anos....
cumps,
Pedro
Boas.
@MBRAZ quanto ao custo total do projecto de-facto vai levar muitos anos até que fique pago, mas eu vou tentar explicar algo que julgo já ter explicado em outro tópico por ai.
Julgo que deve ter mais pessoas que pensam da mesma maneira que eu, entre muitas coisas que faço este projecto foi mais uma carolice que já ronda os 6000€ sem pagar a ninguém qual quer tipo de mão de obra, foi tudo feito por mim e também com ajuda deste fórum que serve muitas das vezes para esclarecer algumas duvidas entre muitas ajudas.
Voltando a explicação como eu disse e não devo ser só eu com esta ideia o @pnunes também é da mesma ideia, como todos sabem o dinheiro é para gastar e muitas das vezes é gasto em coisas que não são necessariamente úteis para o dia a dia, já para não falar em vícios ou hobbies nomeadamente caça, pesca, modelismo, etc... então eu decidi investir neste protejo sabendo que vai levar alguns anos a rentabilizar o investimento, mas como digo o dinheiro é para se gastar se não for nisto é em outra coisa qual quer e talvez se grande utilidade.
E nos dias que correm julgo que o mais importante é ter alguma folga todos os meses, resumindo este projecto desde que ficou em pleno funcionamento tem rendido +/- 30€ por mês, isto para já, porque ainda não está ligado a 98% da casa ronda os 40%, mas espero ter uma rentabilidade em dias de sol cerca de 98%, para a noite a iluminação exterior e interior está sempre garantida caso não haja semanas e semanas com o céu totalmente escuro.
Como parece e parece muito bem ao @MBRAZ continuo ligado a rede visto que nem todos os dias temos sol.
Um projecto como o meu tem de ser aproveitado ao máximo durante os dias de sol, como já expliquem anteriormente o sistema está preparado para passar para a alternativa e para a rede automaticamente sem que a quebra de tenção se note ou danifique qualquer equipamento cá de casa.