aqui estou para apresentar o meu mini sistema híbrido após de muitas pesquisa pelo mundo virtual net.
com ajuda de este fórum entre outros baseados em renováveis montei o meu sistema para fornecimento próprio, que em pleno rendimento dará 2560w.
o sistema composto por 1 gerador eólico, 2 painéis foto-voltaicos, 1 banco de baterias.
não tenho fotos de passo a passo das montagens de todo o material, (mas no caso de alguém precisar ajudo caso a caso) , mas fica as imagens retiradas do youtube como foram montados os painéis, o que para mim foi a melhor forma, sem ter de alterar nada no telhado, ou sendo um sistema muito pratico e barato e que se pode mudar em qual quer altura.

agora o material mais importante:
1 - gerador eólico futurenergy 1000w 30 amperes, turbina de 5 pás com 1,8 metros de diâmetro
1 - controlador de carga eólico 24 v com sistema que desliga a carga e comuta para 1 resistência de alta dissipação.
2 - painéis foto-voltaicos goosun 36v fabricados em portugal / 230w - 8 amperes x 2 = 560w = 16 amperes
1 - regulador de carga solar steca 12v/24v 30 amperes
8 - baterias powersafe enersys de 12v 92 amperes
1 - inversor vitecom 24v/230v 50hz 4000w/8000w
1 - inversor 24v para 13,6v 40 amperes fabrico caseiro
nesta imagem já são os meus painéis montados:

o gerador eólico foi comprado em kit, o material comprado foi, gerador, pás, regulador de carga, o resto fui eu que fiz, a montagem do mesmo também não tenho fotos só mesmo o resultado final:

baterias ligadas em series para obter os 24v:

armário de suporte as baterias, inversor, regaladores, e medidor de energia,voltes, amperes, watts, co2, e contador de kbs :

painel de monitorização, voltímetro para controlar a voltagem das baterias e amperímetro para monitorizar a carga dada as baterias pelos painéis e pelo gerador.
(os valores apresentados do voltímetro são do dia de hoje (21-04-2011) sem sol as 13:00 horas, em media das 10:00h ate as 16:00h debita 16 amperes)

bem resumindo um pouco a minha mini produção para casa em dias de sol ou de vento, neste caso tem sido o sol, a iluminação já esta ligada directa ao inversor a 7 dias sempre a funcionar a 100% ( tenho cerca de 190 watts em iluminação ) em media estão 2 a 3 lâmpadas ligadas (36w) cerca de 5 horas, excepto 5 lâmpadas de leds a 12v que ligam com um sistema crepuscular mais 3 de leds a 220v 2w também ficam acesas toda noite dentro de casa.
nestes 7 dias tirando hoje que esta de chuva, o sistema já alimentou a maquina de lavar por 5 vezes (2015w), o forno de cozinha (2256w) por 3 vezes, a maquina de café (1115w) 7 dias 1 vez por dia, e alimenta a minha estação de radio a 12v +/- 6 horas por dia.
a minha estação de radio:

e para já esta alinhavado o meu sistema mini híbrido.
Este projeto está em outro tópico, apenas coloco aqui para dar a conhecer como está atualmente.
Agora um pouco mais conposto
O meu mini sistema híbrido.
Com partilha de ideias desta comunidade montei o meu sistema alternativo de abastecimento eléctrico.
Um sistema pratico, com a possibilidade de ser mudado com alguma facilidade.
Material:
1 - Gerador Eólico futurenergy 1000W 30A, turbina de 5 pás com 1,8 metros de diâmetro.
1 - Seguidor de fabrico caseiro.
4 + 2 = 6 painéis foto-voltaicos 245W/230W = 1440W.
1 - Controlador de carga eólico 24V 1000W
2 - Reguladores de carga, 1 Steca 12V/24V 30A, 1 Wellsee WS-MPPT30 30A 12V/24V.
2 - Bancos de baterias 1170A total.
1 - Inversor W7 Power Star 24V 3000W onda pura.
1 - Inversor Steca Studer AJ200 onda pura.
2 - Minis contadores de KW ABB.
1 - Diodo 300 Ap
1 - Contactor com auxiliar.
2 - Disjuntores.
1 - Protecção de fusíveis.
1 - Inversor 24V para 13,6V 40A fabrico caseiro.
1 - Controlador de custos online.
1 - Relay Controler.
1 - 5 metros fita LED IP65 12V
1 - Relê Fotoelétrico
1 - Cabos, ligadores, etc...

Uma compilação de imagens e vídeo onde mostra o gerador Eólico em funcionamento.

Link
O mini sistema está modo automático com a rede, a funcionar perfeitamente sem falhas prejudiciais aos equipamentos eléctricos.
Este projecto foi elaborado por mim com partilha de ideias desta comunidade e ronda os 6000 euros só de material.
Boas!
Depois de algum tempo sem grandes alterações cá estou de volta com mais umas atualizações.
O que me impedia de fazer algumas atualizações era o contrato que tinha com a EDP, uma vez que já alterei o contrato para mensalmente também alterou o sistema.
Antes tinha 45 amperes trifásica agora tenho 30 monofásica, logo ai com o sistema monofásico foi mais fácil nas ligações, atualmente tenho o meu sistema em automático, quando há sol ou vento necessário está no sistema alternativo, quando as fontes baixam ao valor de 23.9 volts, as cargas pesadas para a rede, mas ficam as cargas leves (iluminação) na alternativa com um Steca Studer AJ Sinewave Inverter.
O sistema tem mais um contador e mais um inverter.
Um inverter e um contador só para a iluminação.
Do dia 4 de Outubro até ao dia de hoje (17-10-12) mesmo com o tempo estável com tem estado, o contador das cargas pesadas já registou 60 KW e o contador das cargas leves registou 8 KW, total 68 KW, tirando estes últimos dias o sistema tem-se aguentado cerca de 12 horas na alternativa nas cargas pesadas, quanto as cargas leves já a muitos meses que não passa pela rede.
É de salientar que os contadores quando passa para a rede não contam.
Como já tinha dito anteriormente a passagem da rede para a alternativa e visse verça não causa qual quer impacto nos eletrodomésticos.
O projecto encontra-se AQUI e AQUI
...