duvidas entre seguidor e fixo

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm

Re: duvidas entre seguidor e fixo

Mensagem por HTeixeira »

Com ou sem, o que interessa é ser verde !!!

depois, o preço, o investimento em si mesmo,o espaço que tem, e o tipo de material que o sr. pretende, vai limita-lo e leva-lo a escolher um caminho ...

e depois ?

sol, muito sol :)

Autor do tópico
geni-41
Membro
Membro
Registado: segunda nov 21, 2011 10:46 pm

Mensagem por geni-41 »

boas
ja optei vou colocar um sistema de microgeração fixo.
gostava de saber se devia por paineis Amorfos, Policristalinos ou Monocristalinos.
estou a pensar colocar um nº de paineis que perfaça os 5000w
obrigado pelas respostas

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

geni-41 Escreveu:boas
ja optei vou colocar um sistema de microgeração fixo.
gostava de saber se devia por paineis Amorfos, Policristalinos ou Monocristalinos.
estou a pensar colocar um nº de paineis que perfaça os 5000w
obrigado pelas respostas
Viva,

Com a actual concorrência de preços, as soluções não diferem muito no tipo de tecnologia dos paineis.
Há um ano atrás comprar Amorfos era muito mais barato (os paineis claro), mas depressa os instaladores se aperceberam que o custo de instalação era grande (muito mais estrutura, muito mais mão de obra, muito mais cablagem, etc) isto porque o rendimento por m2 é praticamente metade das soluções com Mono/Poli de média gama. Hoje os instaladores fogem a 7 pés dessas soluções.
Na minha opinião deve procurar paineis com baixo nível de perdas com a temperatura, tenho recebido muitos contactos que não conseguem perceber o porquê de tanta perda... posso garantir que no forum temos utilizadores que compraram gato por lebre, são prometidos e por vezes cotados "bons paineis" e são instalados paineis em que as perdas por temperatura chegam a ser superiores a 0,5%/ºC, o que no nosso país é problemático.
Não menos importante é a escolha do inversor, não esquecer que o campo FV deve estar dimensionado com o estipulado pelo fabricante.
Cmps,

alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Mensagem por alexpt »

Viva,

Esta é a minha primeira participação no forum. Sou de Aveiro e ainda não sou microprodutor, ando a estudar esta coisa do solar para ver se faço a inscrição em Janeiro.

Quanto à questão do seguidor, parece-me que ao preço que os paineis andam compensa mais o oversizing de paineis numa instalação fixa.

Senão vejamos, o utilizador sestevao, pelas médias que tem provavelmente vai atingir os 7500kw ano. Se assim for, não estou a ver justificação para gastar mais 4 a 5 mil euros para atingir o limite dos 8200Kw (e se lá chegar, pois vejo que algumas instalações com seguidor a não atingirem).

just my 5 cents

cumps

Boas produções

afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Mensagem por afstoni »

Um senão para os seguidores,
A EDP está a limitar a quantidade de Kws de venda anual, sei de um caso que um produtor em Agosto atingiu a produçaõ de cerca de 9000Kw e não recebeu nem mais um tusto até ao final do ano, portanto seguidor não penso que seja uma opção assim tão rentável.

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Mensagem por Bubas »

alexpt Escreveu:Viva,

Esta é a minha primeira participação no forum. Sou de Aveiro e ainda não sou microprodutor, ando a estudar esta coisa do solar para ver se faço a inscrição em Janeiro.

Quanto à questão do seguidor, parece-me que ao preço que os paineis andam compensa mais o oversizing de paineis numa instalação fixa.

Senão vejamos, o utilizador sestevao, pelas médias que tem provavelmente vai atingir os 7500kw ano. Se assim for, não estou a ver justificação para gastar mais 4 a 5 mil euros para atingir o limite dos 8200Kw (e se lá chegar, pois vejo que algumas instalações com seguidor a não atingirem).

just my 5 cents

cumps

Boas produções

Boas,

Concordo.
Na altura de decidir optei pelo fixo porque iria produzir mais de 7000 kw por ano. E este ano vai ser essa a realidade.
Lembro-me, e na altura, do instalador, com o iva, pedir-me cerca de 6000 mil euros a mais por um seguidor de qualidade. Nesta altura do campeonato, penso que a diferença e bastante inferior. Mas quem opta por uma instalação fixa acima dos 4500W e um inversor que debite + ou - 4000w, a diferença de produção em relação ao seguidor, diminui acentuadamente, e depois, à limites e a EDP não paga mais um tusto. Agora, os seguidores existem e são para vender. Á situações em que é necessário otpar por ele.
Antes de decidir, façam bem as contas, e acho que poderadamente e sem pressões, irão chegar à opão correcta.
Agora não excluam a opção fixo, porque estão claramente, a cometer um erro.

Bubas

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Não faz sentido usar o preço de um seguidor caro para comparar com o "oversizing" de painéis baratos. Em vez de "atirarem" palavras para o ar, façam contas. Eu agradecia que me fizessem ver essa realidade, pois o que eu tenho visto até hoje, não é isso.

Deixa cá ver...

O pessoal dos sistemas fixos tem médias de cerca de 18 kWh diários no final de cada ano. O pessoal dos seguidores, 26 kWh. Num ano, os fixos fazem 18 * 365 = 6570 kWh. Os seguidores fazem 26 * 365 = 9490 kWh (que está acima do limite). Se apenas forem pagos 8200 kWh (o limite depende da potência contratada), a 0.326€ recebe-se 2673€ por ano no caso dos seguidores e 2142€ no caso dos fixos. Ao fim de 8 anos são 21385€ para os seguidores e 16547€ para os fixos (estou a considerar 1% de perdas anuais em ambos os casos). Ao fim de 15 anos são 32 mil euros para 24 mil euros...

Está aqui o link para a folha, caso queiram ver as contas feitas:
Link para a folha.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Mensagem por alexpt »

Volt Escreveu:Não faz sentido usar o preço de um seguidor caro para comparar com o "oversizing" de painéis baratos. Em vez de "atirarem" palavras para o ar, façam contas. Eu agradecia que me fizessem ver essa realidade, pois o que eu tenho visto até hoje, não é isso.

Deixa cá ver...

O pessoal dos sistemas fixos tem médias de cerca de 18 kWh diários no final de cada ano. O pessoal dos seguidores, 26 kWh. Num ano, os fixos fazem 18 * 365 = 6570 kWh. Os seguidores fazem 26 * 365 = 9490 kWh (que está acima do limite). Se apenas forem pagos 8200 kWh (o limite depende da potência contratada), a 0.326€ recebe-se 2673€ por ano no caso dos seguidores e 2142€ no caso dos fixos. Ao fim de 8 anos são 21385€ para os seguidores e 16547€ para os fixos (estou a considerar 1% de perdas anuais em ambos os casos). Ao fim de 15 anos são 32 mil euros para 24 mil euros...

Link para a folha.

Vamos lá fazer contas então a 15 anos. O preço actual dos 15 anos é 0,26.
Entrando com casos concretos, e utilizando os números de dois utilizadores do fórum com sistemas fixos:
Utilizador Jama, média anual de 7100kw
O utilizador sestevao, que só tem 3 meses de produção, leva mais 3% de produção nestes 3 meses que o utilizador jama.

Extrapolando, temos 7100 + 3% = 7300kw, para uma instalação 3.45.
Contas:
> 8200Kw - 7300Kw= 900kw
> 900kw X 15 anos= 13500Kw
> 13500kw x 0,26 eur = 3510 eur em 15 anos

Lá para os 20 anos deve estar pago o seguidor. (dependendo da tarifa que existir findo o período bonificado)
Para aqueles que acreditam que daqui a 25 anos a vida vai correr como esperado, até pode ser uma ideia, no meu caso tento não pensar em coisas para mais de 10 anos.

Fiquem bem

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

alexpt Escreveu:
Volt Escreveu:Não faz sentido usar o preço de um seguidor caro para comparar com o "oversizing" de painéis baratos. Em vez de "atirarem" palavras para o ar, façam contas. Eu agradecia que me fizessem ver essa realidade, pois o que eu tenho visto até hoje, não é isso.

Deixa cá ver...

Link para a folha.

Vamos lá fazer contas então a 15 anos. O preço actual dos 15 anos é 0,26.
Entrando com casos concretos, e utilizando os números de dois utilizadores do fórum com sistemas fixos:
Utilizador Jama, média anual de 7100kw
O utilizador sestevao, que só tem 3 meses de produção, leva mais 3% de produção nestes 3 meses que o utilizador jama.

Extrapolando, temos 7100 + 3% = 7300kw, para uma instalação 3.45.
Contas:
> 8200Kw - 7300Kw= 900kw
> 900kw X 15 anos= 13500Kw
> 13500kw x 0,26 eur = 3510 eur em 15 anos

Lá para os 20 anos deve estar pago o seguidor. (dependendo da tarifa que existir findo o período bonificado)
Para aqueles que acreditam que daqui a 25 anos a vida vai correr como esperado, até pode ser uma ideia, no meu caso tento não pensar em coisas para mais de 10 anos.

Fiquem bem

Boas!

Discordo completamente da forma como está a presentar os nºs!!!... é preciso ter em conta SEMPRE o investimento inicial e não comparar o que não é comparável!

É preciso ter em conta que para se atingir actualmente C/SEGUIDOR os máximo anual pago de 8.280Kwh (3.45) basta ter um campo solar por volta dos 4100 a 4200 (18 painéis), o caso do "sestevão" tem mais 4 painéis investidos, o que se traduz + 2.000€ investidos que os paineis necessários para um seguidor, aqui se deduzir este valor ao do seguidor, por quanto não fica €€ o seguidor??

No caso do amigo "jama" é só ver o preço necessário para implantar um sistema igual, porque temos aqui equipamentos 5 estrelas e optimizados com ajuste sazonal! Quantos casos existem iguais???

Temos de ser realistas e comparar o que é comparável!

Cumpts.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Nem mais... E já agora, sublinho que o jama não só tem um sistema que não é fixo (é ajustável, o que lhe permite um rendimento superior ao de um sistema fixo), como tem 3.68 de potência contratada, que lhe permite meter o Fronius para trabalhar "à grande"...

De resto, acho que a MP do sestevao não pode entrar para contas dessa maneira, pois só conhecemos a sua produção desde Setembro, que é uma altura em que os painéis começam a necessitar de uma inclinação maior...

Se se pudesse extrapolar assim os valores, sabendo que em Dezembro o sestevao está a produzir o dobro do que eu produzo com a minha MP, concluíamos que em Julho a MP do sestevao produziria 1460 kWh... Certo, certo...

Os cálculos que podem ver nessa folha são reais e eu usei os exemplos de MPs que conhecemos e cujo os dados podem ser consultáveis aqui:
Link para a folha partilhada.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Já agora, na folha que eu partilhei e onde coloquei estas simulações, previ a descida da tarifa ao fim do 9º ano e 1% de perdas de rendimento anual. A tarifa que usei foi a de 2012 (0.326€ e depois dos 8 anos 0.185€)! Isto que dizer que a diferença seria maior se usasse as tarifas mais altas!

Não inclui dados sobre a zona geográfica do sistema, mas, se incluísse, apenas iria acentuar ainda mais essa diferença (pois os seguidores da folha partilhada estão quase todos no norte do país, ao passo que os sistemas fixos estão, muitos deles, a sul).

Se olharem bem para os dados, vão perceber que o seguidor produz muito mais e, mesmo com estas tarifas mais reduzidas, continua a compensar.

Autor do tópico
geni-41
Membro
Membro

Mensagem por geni-41 »

Boas
caros colegas
em relação aos paineis para um sistema fixo pelos quais optariam
AMORFOS, MONOCRISTALINOS OU POLICRISTALINOS
Ja agora qual a melhor marca do mercado em relação a qualidade preço.
Obrigado pelas respostas

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

O JDuarte já respondeu, e bem, a isso. Eu nada tenho a acrescentar. :-).

Bubas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Bubas »

[quote="Volt"]Não faz sentido usar o preço de um seguidor caro para comparar com o "oversizing" de painéis baratos. Em vez de "atirarem" palavras para o ar, façam contas. Eu agradecia que me fizessem ver essa realidade, pois o que eu tenho visto até hoje, não é isso.

Deixa cá ver...

Link para a folha.

Boas Volt,

Permita-me que discorde.
Quanto custa uma instalação fixa com 4.6 Kw?
Some o seguidor. Pode ser um dos baratos.
A minha MP com inclinação de 29º e desfazada em relação a sul cerca de 38º. Produção para desde 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2012, certamente perto de 7100Kw.
As minhas comparações reportam-se à situação em que me encontrava e naquela altura. Analisando estes factos, era chapa 5 no seguidor?
Quando coloquei em questão o seguidor, não estava a dizer que o sistema fixo fosse melhor. Sei perfeitamente qual o que tem melhor rentabilidade. O que acho é que são as duas soluções perfeitamente válidas e nenhuma arrasa completamente a outra.

Bubas

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

Bubas Escreveu:
Permita-me que discorde.
A minha MP com inclinação de 29º e desfazada em relação a sul cerca de 38º. Produção para desde 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2012, certamente perto de 7100Kw.
As minhas comparações reportam-se à situação em que me encontrava e naquela altura. Analisando estes factos, era chapa 5 no seguidor?
Quando coloquei em questão o seguidor, não estava a dizer que o sistema fixo fosse melhor. Sei perfeitamente qual o que tem melhor rentabilidade. O que acho é que são as duas soluções perfeitamente válidas e nenhuma arrasa completamente a outra.

Bubas

Boas,

Seguidor com 4.600W, para quê??... :lol:
Para estar 2 ou 3 meses a produzir para os pardais!..
...permita-me mas é descabido é estragar dinheiro, contra mim falo com 4370W é superfulo, já para daqui a 10anos já não digo o mesmo! :mrgreen:

Cumpts.

Autor do tópico
geni-41
Membro
Membro

Mensagem por geni-41 »

bOAS
caros colegas gostava de saber quais os paineis com a melhor qualidade preço
eu gostava de colocar num sistema fixo de 3.45 uma media de 5000w
obrigado

froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Mensagem por froskas »

Caríssimos,

Uma outra questão a ter em conta prende-se com o local da instalação. seguramente que a instalação de um seguidor no algarve deve ser abordado de uma forma diferente de uma instalação no norte do país. Quanto ao sobredimensionamento do campo DC dever ser sempre efectuado um calculo racional em que esteja presente o equilibrio entre o investimento inicial e a remuneração anual esperada para que o pay-back seja aceitável. De notar no entanto que sou completamente de acordo com a corrente de opiniões favoráveis à instalação de seguidores pois estes proporcionam uma produçao efectivamente maior com uma taxa de incidencia de avarias extremamente baixa. Não pode ser também esquecida a questão relacionada com os valores máximos de energia injectada que a EDP paga e por isso volto a frizar que p.ex. um seguidor no algarve com uma potencia DC de 4.14 kW para uma potencia de ligação de 3.68 kW ultrapassa em muito o valor de energia que será remunerada. No entanto como alguem diz mais acima com o decorrer do tempo e a consequente degradaçao de paineis a remuneraçao nao vai ser afectada. Com isto concluo dizendo que cada caso é quase único tendo em conta as variáveis presentes.

Cumprimentos a todos.

froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Mensagem por froskas »

Deixa cá ver...

Link para a folha.

Boas,
De notar que para uma potência de ligaçao de 3,45 kW a energia máxima que a EDP remunera é de 8280 kWh/ano (3.45x2400).

Cumpts.

Bubas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Bubas »

PaulOL Escreveu:
Bubas Escreveu:
Permita-me que discorde.

Bubas

Boas,

Seguidor com 4.600W, para quê??... :lol:
Para estar 2 ou 3 meses a produzir para os pardais!..
...permita-me mas é descabido é estragar dinheiro, contra mim falo com 4370W é superfulo, já para daqui a 10anos já não digo o mesmo! :mrgreen:

Cumpts.
Boas,

Não.
Eu não disse num seguidor, porque como é óbvio, não é necessário. Era deitar dinheiro ao lixo. O que me referia é que, para quem não coloca seguidor, uma das formas de colmatar a diferença de produção e gastando menos dinheiro é aumentar o campo solar caso tenha espaço. Um ou dois painéis de 230w quanto custam? E um seguidor? Curioso, ainda não me responderam. Não vou comentar mais acerca deste assunto, porque está a parecer que sou contra os seguidores. Errado.
Acrescento, nem sou vendedor nem instalador. Sou um mero microprodutor que aderiu às renováveis e que aprendeu muito aqui neste forum. Ressalvo, aprendi.

Fiquem bem

Bubas

Fiquem bem,

Bubas

Autor do tópico
geni-41
Membro
Membro

Mensagem por geni-41 »

boas
tenho uma potencia contratada de 6.9 kw
para uma instalação fixa em viseu
quais os melhores paineis em relação a qualidade preço?
eu penso instalar 5000w de paineis
obrigado pelas respostas

Responder

Voltar para “Micro-Produção”