depois, o preço, o investimento em si mesmo,o espaço que tem, e o tipo de material que o sr. pretende, vai limita-lo e leva-lo a escolher um caminho ...
e depois ?
sol, muito sol

Viva,geni-41 Escreveu:boas
ja optei vou colocar um sistema de microgeração fixo.
gostava de saber se devia por paineis Amorfos, Policristalinos ou Monocristalinos.
estou a pensar colocar um nº de paineis que perfaça os 5000w
obrigado pelas respostas
alexpt Escreveu:Viva,
Esta é a minha primeira participação no forum. Sou de Aveiro e ainda não sou microprodutor, ando a estudar esta coisa do solar para ver se faço a inscrição em Janeiro.
Quanto à questão do seguidor, parece-me que ao preço que os paineis andam compensa mais o oversizing de paineis numa instalação fixa.
Senão vejamos, o utilizador sestevao, pelas médias que tem provavelmente vai atingir os 7500kw ano. Se assim for, não estou a ver justificação para gastar mais 4 a 5 mil euros para atingir o limite dos 8200Kw (e se lá chegar, pois vejo que algumas instalações com seguidor a não atingirem).
just my 5 cents
cumps
Boas produções
Vamos lá fazer contas então a 15 anos. O preço actual dos 15 anos é 0,26.Volt Escreveu:Não faz sentido usar o preço de um seguidor caro para comparar com o "oversizing" de painéis baratos. Em vez de "atirarem" palavras para o ar, façam contas. Eu agradecia que me fizessem ver essa realidade, pois o que eu tenho visto até hoje, não é isso.
Deixa cá ver...
O pessoal dos sistemas fixos tem médias de cerca de 18 kWh diários no final de cada ano. O pessoal dos seguidores, 26 kWh. Num ano, os fixos fazem 18 * 365 = 6570 kWh. Os seguidores fazem 26 * 365 = 9490 kWh (que está acima do limite). Se apenas forem pagos 8200 kWh (o limite depende da potência contratada), a 0.326€ recebe-se 2673€ por ano no caso dos seguidores e 2142€ no caso dos fixos. Ao fim de 8 anos são 21385€ para os seguidores e 16547€ para os fixos (estou a considerar 1% de perdas anuais em ambos os casos). Ao fim de 15 anos são 32 mil euros para 24 mil euros...
Está aqui o link para a folha, caso queiram ver as contas feitas:
Link para a folha.
.
alexpt Escreveu:Vamos lá fazer contas então a 15 anos. O preço actual dos 15 anos é 0,26.Volt Escreveu:Não faz sentido usar o preço de um seguidor caro para comparar com o "oversizing" de painéis baratos. Em vez de "atirarem" palavras para o ar, façam contas. Eu agradecia que me fizessem ver essa realidade, pois o que eu tenho visto até hoje, não é isso.
Deixa cá ver...
O pessoal dos sistemas fixos tem médias de cerca de 18 kWh diários no final de cada ano. O pessoal dos seguidores, 26 kWh. Num ano, os fixos fazem 18 * 365 = 6570 kWh. Os seguidores fazem 26 * 365 = 9490 kWh (que está acima do limite). Se apenas forem pagos 8200 kWh (o limite depende da potência contratada), a 0.326€ recebe-se 2673€ por ano no caso dos seguidores e 2142€ no caso dos fixos. Ao fim de 8 anos são 21385€ para os seguidores e 16547€ para os fixos (estou a considerar 1% de perdas anuais em ambos os casos). Ao fim de 15 anos são 32 mil euros para 24 mil euros...
Link para a folha.
.
Entrando com casos concretos, e utilizando os números de dois utilizadores do fórum com sistemas fixos:
Utilizador Jama, média anual de 7100kw
O utilizador sestevao, que só tem 3 meses de produção, leva mais 3% de produção nestes 3 meses que o utilizador jama.
Extrapolando, temos 7100 + 3% = 7300kw, para uma instalação 3.45.
Contas:
> 8200Kw - 7300Kw= 900kw
> 900kw X 15 anos= 13500Kw
> 13500kw x 0,26 eur = 3510 eur em 15 anos
Lá para os 20 anos deve estar pago o seguidor. (dependendo da tarifa que existir findo o período bonificado)
Para aqueles que acreditam que daqui a 25 anos a vida vai correr como esperado, até pode ser uma ideia, no meu caso tento não pensar em coisas para mais de 10 anos.
Fiquem bem
Bubas Escreveu:
Permita-me que discorde.
Quanto custa uma instalação fixa com 4.6 Kw?
Some o seguidor. Pode ser um dos baratos.
A minha MP com inclinação de 29º e desfazada em relação a sul cerca de 38º. Produção para desde 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2012, certamente perto de 7100Kw.
As minhas comparações reportam-se à situação em que me encontrava e naquela altura. Analisando estes factos, era chapa 5 no seguidor?
Quando coloquei em questão o seguidor, não estava a dizer que o sistema fixo fosse melhor. Sei perfeitamente qual o que tem melhor rentabilidade. O que acho é que são as duas soluções perfeitamente válidas e nenhuma arrasa completamente a outra.
Bubas
Boas,Volt Escreveu:Não faz sentido usar o preço de um seguidor caro para comparar com o "oversizing" de painéis baratos. Em vez de "atirarem" palavras para o ar, façam contas. Eu agradecia que me fizessem ver essa realidade, pois o que eu tenho visto até hoje, não é isso.
Deixa cá ver...
Link para a folha.
.
Boas,PaulOL Escreveu:Bubas Escreveu:
Permita-me que discorde.
Quanto custa uma instalação fixa com 4.6 Kw?
Some o seguidor. Pode ser um dos baratos.
A minha MP com inclinação de 29º e desfazada em relação a sul cerca de 38º. Produção para desde 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2012, certamente perto de 7100Kw.
As minhas comparações reportam-se à situação em que me encontrava e naquela altura. Analisando estes factos, era chapa 5 no seguidor?
Quando coloquei em questão o seguidor, não estava a dizer que o sistema fixo fosse melhor. Sei perfeitamente qual o que tem melhor rentabilidade. O que acho é que são as duas soluções perfeitamente válidas e nenhuma arrasa completamente a outra.
Bubas
Boas,
Seguidor com 4.600W, para quê??...![]()
Para estar 2 ou 3 meses a produzir para os pardais!..
...permita-me mas é descabido é estragar dinheiro, contra mim falo com 4370W é superfulo, já para daqui a 10anos já não digo o mesmo!![]()
Cumpts.