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Enviado: terça dez 05, 2006 11:18 pm
por hynek
se for leve e branco - alumínio

se for branco (ou ligeiramente amarelado) e mais pesado que alumínio - deve ser aço galvanizado - estas coisas costumam usar-se na hidráulica (óleos)

Enviado: quarta dez 06, 2006 8:15 pm
por jossef
aquilo é pesado por isso deve ser aço.

Enviado: sábado dez 09, 2006 5:12 pm
por manuelcar
muito bem, dispositivo montado e ensaio realizado.
resultados concludentes, em medições feitas no topo do filtro, quando se recircula o combustivel, a temperatura aumenta mais de 10º em pouco tempo. quando se reverte para a configuração original, o sistema purga a uma velocidade alucinante. amanhã, testes mais precisos para quantificar o ganho em temperatura, depois, isolamento do filtro para diminuir as perdas.
passo seguinte, instalação do permutador, cuja construção se encontra práticamente concluida. no final comparamos os resultados todos.
saúde da boa!

Enviado: domingo dez 10, 2006 1:14 pm
por manuelcar
querido diário
hoje isolei o filtro de combustivel. utilizei espuma e fita autocolante de aluminio. espero que a variação de temperatura enquanto circulo e estou parado, seja inferior. vamos a ver. agora, um cafézito na zambujeira do mar. à ida, vai com a torneira fechada, à vinda vem com ela aberta. vamos comparar as medições para aferir o aumento de energia conseguido com a recirculação do retorno.
saúde da boa!

Enviado: segunda dez 11, 2006 1:37 pm
por manuelcar
é dificil contabilizar a temperatura, varia demasiado com o regime do motor e a velocidade do carro. mas a melhor leitura que fiz deu-me 10º de diferença no topo do filtro, e acresce ainda a vantagem de a bomba não ter de enviar litros e litros de combustivel para o deposito e de volta, mais frio, para o motor. estou bastante convencido que a minha bomba de tranferencia faz muito menos esporço assim.
teste concludente, portanto, mas talvez seja mais fácil, para quem o quiser fazer, ligar o retorno de forma definitiva através de um tê, e intercalar uma bomba manual, para poder purgar o ar quando necessário.

Enviado: sexta dez 15, 2006 1:27 am
por ANCCO
manuelcar,

fiquei curioso quanto à purga de ar: ao instalar o retorno do ov diretamente à entrada da bomba de transferência ocorre a formação de ar no retorno? se ocorre, creio ser devido à utilização dos bicos injetores, porém nunca parei para pensar a respeito. não sei se é válido afirmar que as bi rotativas purgam automaticamente o ar, pois quando substituo o filtro de diesel não tenho problemas para purgar o ar do sistema, porém o retorno é para o tanque: com ov e retorno para a bomba de transferência é possível a formação de ar no circuito?

Enviado: sexta dez 15, 2006 1:34 pm
por manuelcar
não. o teu raciocinio está correcto.
o que se passa aqui é que o sistema usa o retorno ao deposito para se livrar de qualquer bolha de ar. ao remeter o retorno para a alimentação, essas bolhas são recirculadas, o que é prejudicial. como o meu sistema não tem uma bomba manual para ajudar a purgar, a purga só se realiza com o movimento do motor. por isso eu tenho necessidade de reactivar o retorno ao depósito. outra razão para eu ter procedido desta maneira é realizar a purga rápida de ov do sistema quando parar ao fim do dia. se não levava algum tempo depois de ter comutado para gasoleo, até todo o ov ter sido queimado. com a capacidade de desfazer esta alteração posso mandar o ov rápidamente para o respectivo tanque.

Enviado: sexta dez 15, 2006 6:51 pm
por EnergiaDiesel
em termos de puro consumo as vossas máquinas consomem menos por km´s ou a média de consumo mantêm-se igual ao uso de gasóleo

em termos de poupança de combustível alternativo aí a poupança penso ser óbvia e em termos ambientais igualmente.

Enviado: sexta dez 15, 2006 11:15 pm
por manuelcar
de consumo não sei dizer, o meu conta-quilometros deu o berro há muito tempo....
quanto ao aspecto ambiental é evidente, é muito reconfortante não estar a queimar o carbono absorvido por plantas hà milhões de anos.

Enviado: sexta dez 15, 2006 11:48 pm
por EnergiaDiesel
manuelcar Escreveu:de consumo não sei dizer, o meu conta-quilometros deu o berro há muito tempo....
quanto ao aspecto ambiental é evidente, *é muito reconfortante não estar a queimar o carbono absorvido por plantas hà milhões de anos.
ok , mas qual a tua percepção em relação ao consumo manuelcar igual, melhor, pior

*esta é a melhor parte da er

Enviado: sábado dez 16, 2006 4:49 am
por manuel
eu não me apercebo de uma diferença de consumo significativa, talvez um nadinha superior, mas isso também talvez se deva ao facto de o carro puxar melhor, e eu pisar um bocado mais.

Enviado: sábado dez 16, 2006 5:23 pm
por EnergiaDiesel
manuel Escreveu:eu não me apercebo de uma diferença de consumo significativa, talvez um nadinha superior, mas isso também talvez se deva ao facto de o carro puxar melhor, e eu pisar um bocado mais.
ok manuel.

Enviado: domingo dez 17, 2006 4:32 pm
por manuelcar
ok , mas qual a tua percepção em relação ao consumo manuelcar igual, melhor, pior
sei là. já ando a ov há tanto tempo que nem sei...