Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por MRider »

Boas
Já agora podia colocar umas fotos do seu sistema :-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Viva

Depois tirarei umas fotos e colocarei aqui.
Atenção, que é um sistema que não apela à sua lindeza :),
Sistema embutido numa palete de madeira, não tenho caixas de proteção, está tudo à mostra, é um sistema super-artesanal, com o tempo vai.

Bom fim de semana

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Esteves »

fazpaginas Escreveu:Viva

Depois tirarei umas fotos e colocarei aqui.
Atenção, que é um sistema que não apela à sua lindeza :),
Sistema embutido numa palete de madeira, não tenho caixas de proteção, está tudo à mostra, é um sistema super-artesanal, com o tempo vai.

Bom fim de semana
Até podem estar em cima de uma laranjeira, de momento que estejam bem ligados e orientados.

Bem vamos aguardar as medições totais para chegáramos algum lado.

Só uma questão... eu ando meio vesgo e me parece que os painéis estão ligados em paralelo certo? Ou melhor o sistema até é de 12V certo?
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Boas tardes



Fiz o que o amigo Esteves me pediu e .... UAU, fez-se luz, muita mais luz, o dobro da luz, isto é, medi então os fios negativo e positivo, chantados e obtive 59,1 A, o que ao pé dos perto de 30, é o dobro, já fiquei mais descansado, assim, ao saber que os painéis estão a produzir e agora???

O sistema é em paralelo e a 12v, claro que a imagem colocada pelo amigo Emanuel é a 24v, mas reti sómente as configurações do sistema.

O que será que tenho no sistema que me pode estar a afetar a não produção pelo Outback da amperagem que os paineis estão a debitar?

Anexo imagens do sistema, pode ser que se consiga detetar então a causa do Outback não estar a aproveitar o rendimento dos paineis.

Imagem Outback
1--Outback-14-7-2013.jpg
1--Outback-14-7-2013.jpg (59.1 KiB) Visto 5121 vezes
Painel
2--Painel-2013-07-14 14.28.27.jpg
2--Painel-2013-07-14 14.28.27.jpg (61.55 KiB) Visto 5121 vezes
Barras de Junção
3-Barras- Junção-2013-07-14 14.26.43.jpg
3-Barras- Junção-2013-07-14 14.26.43.jpg (36.67 KiB) Visto 5121 vezes
Como se pode ver tenho um dijuntor de 50A, para o positivo bateria e um dijuntor de 65A, para o positivo solar
Tenho as entradas do solar ligadas aos ligadores que podem observar na imagem.
No barramento positivo, tenho duas entradas de uma série de paineis em paralelo e outra de duas malas solares, a saída irá para o dijuntor de 65A que liguei ao controlador.
Os negativos dos painis, entram no outro barramento e saem diretamente para o controlador.
Pode-se ver à esquerda o dijuntor de 50A, que é o da bateria.

NÃO SEI SE ALGO NESTAS LIGAÇÕES "TRAVA" A ENTRADA DE ENERGIA?

Irei colocar mais duas imagens no post seguinte


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Boas tardes

Anexo leitura de Outback
4-Leitura-Outback-2013-07-14 14.35.28.jpg
4-Leitura-Outback-2013-07-14 14.35.28.jpg (41.61 KiB) Visto 5117 vezes
Anexo esquema do Inversor
5-Inversor-2013-07-14 14.27.01.jpg
5-Inversor-2013-07-14 14.27.01.jpg (34.41 KiB) Visto 5117 vezes
Penso que com as imagens que coloquei, já se possa tirar alguma conclusão, em relação ao que supostamente estou a fazer de errado no sistema, sem ligar à parte "artesanal" do meu sistema :)

Mais uma vez, o meu obrigado, vamos lá ver então se amanhã, já terei o sistema a funcionar a Gás inteiro, ou seja, a solar inteiro

Abraço

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por galt »

Descobri hoje este DB... e quero dar os parabéns aos participantes porque aqui fala-se tecnicamente e apresentam-se soluções.
É disto que o meu país precisa... :)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por MRider »

Ah agora com fotos sim 8-)

Mas parece-me que tens ai umas ligações manhosas, com cabo fino.
Porque não esperimentas a colocar os cabos que vem do paineis directo no outback e do outback directo para as baterias a ver se obtens melhores valores.

Outra coisa esse fusível que tens ai que se costuma usar nos amplificadores de audio isso não é muito bom.
Eu usei um desses na minha scooter eléctrica mas esse tipo de fusivel com o aquecimento desolda o filamento dentro e faz mau contacto.

Ve lá isso que ja tens ai um investimento jeitoso . :mrgreen:

O inversor é de quantos watt?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Emanuel Couto »

Isto não está como deveria :shock:

Estes disjuntores não devem ser próprios para correntes (DC) !?

Este fusivel não é o mais aconselhável.

É impensável colocar cabos destes aí!!
Aliás o fabricante do conversor não se responsabiliza se ocorrer alguma avaria proveniente do escoamento de energia com cabos destes, (no mínimo cabos de 35mm2).

Ainda para mais estas a ligar mais de 1kw no outback!!!
Convém veres isso!!

Os cabos para o inversor, são muito compridos e tb finos!
Última edição por Emanuel Couto em segunda jul 15, 2013 1:30 am, editado 1 vez no total.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Boas Noites

Sei que os dijuntores não são próprios para DC, será que me podem dar algum sitio onde possa comprar dijuntores para DC?
No inversor tenho um DC que tem funcionado muito bem.
Ok, a cablagem também irei modificar, colocarei cablagem de 35mm, das baterias para o inversor

Das barras de junção, para o controlador, também colocarei cablagem de >=35mm
E das baterias para o controlador a mesma coisa.

Em relação a colocar a entrada direta dos paineis para o controlador, também já o fiz e os resultados obtidos foram os mesmos, aliás, tenho nesse quadro, uma divisão onde tenho no outro lado um controlador de 30A e outro de 10A, para ir fazendo algumas experiências.

Irei então proceder a algumas alterações e colocarei depois aqui os resultados.

Um fator que me passou ao lado e que provavelmente também tem alguma influência nos "maus resultados" que tenho obtido, talvez seja a ligação que tenho de um AIR-X 200w, direto para as baterias, uma vez que este tem um controlador próprio e "talvez" interfira com o Outback, que segundo algumas coisas que li, não se dá muito bem com "misturas".

Irei também retirar a aéolica, para verificar se a mesma está a influenciar ou não.

Presumo, agora, que talvez por "sorte" e com algumas cablagens que possuo, se calhar, ainda bem, que isto não funcionou em pleno, porque tenho trabalhado com potências mais baixas e com as cablagens que tenho e tem tudo corrido bem, provavelmnete agora com 60A, não correria.

Mais uma fico agradecido pela enorme atenção e partilha, que é a fonte mais valiosa em todo Mundo, a Informação


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Boas

Uma coisa... os cabos mais finos que se vêm no quadro, canto superior direito, não são dos paineis, são da aéolica, que passa por um amperímetro e o que vêm lá embutido é um switch, stop/go, para travar a aéolica quando o vento sopra com muita intensidade, embora ela trave nessas ocasiões.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Emanuel Couto »

Sim é melhor... ainda bem que não aconteceu nada com o conversor ;)
Podes comprar os disjuntores aqui :arrow: http://pt.rs-online.com.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Esteves »

Bem, já vi que temos corrente, agora o defeito já sabes onde está, por isso mãos a obra.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Boas Noites

Tenho andado por aqui em invenções e hoje decidi, uma vez que ainda não tenho os cabos apropriados, duplicar os que tinha no sistema, isto é, por exemplo onde tinha cabo de 6, coloquei mais 1 ficando a ligação com dois de 6, 12. O que resultou significativamente, pois como eu sopunha existia resistência e muita dissipação no sistema, os cabos aqueciam, hoje após estas alterações já obtive resultados acima dos 43A e o dia hoje por aqui, praticamente o sol pouco espreitava.
Claro que é provisório, até comprar os cabos, mas resultou, duplicando a cablagem, não aqueceram, mas, também não foi o dia perfeito para o teste.

Abraço e bom fim de semana

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por MRider »

Realmente essas ligações e cabos estavam meios manhosos lol
Live long and prosper!


truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por truka »

Ora viva.
Na minha opinião,os painéis devem ser ligados em série pois é para isso que serve o regulador MPPT: transforma a tensão(V) em corrente (Amps).
Mesmo quando a tensão de um ou vários painéis é inferior à tensão da bateria,o regulador consegue carregar a bateria.
Quanto aos arranjos,série ou paralelo temos que ter atenção ao valor máximo de cada painel tanto em tensão como em corrente,pois os diodos de cada painel têm limites.

tuka.
Sempre a aprender.


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Boas Tardes

Voltando ao tópico e trazendo não novidades, mas sim, continuidade do problema existente, a não produção da energia dos paineis.
Neste momento, tenho ligado cabo, quer ao controlador, quer das baterias ao inversor, quer do controlador às baterias, tudo com cabo de 35mm.
Coloquei um monitor Victron, para controle das baterias, enfim, penso que agora o sistema tinha de bombar, mas...
Tenho neste momento 8 paineis (7 de 130w, 1 deles está avariado, produz pouco) e 1 de 100w, o máximo que estou a obter é 24A

Levei 2 malas de 120w para a ilha e só estes dois me estão a dar 14A, pelo que se as coisas estivessem a correr bem por aqui, teria desta forma perto dos 50A.

Está a dar novamente metade do que pode dar, deve ser de certeza uma opção no controlador, que não onsigo chegar lá, após mudança de sistema em termos de cablagens, resistências, enfim, as distâncias às baterias são curtas, já nem sei o que fazer, se calhar vou deixar o sistema entrar de férias, a funcionar como está e pode ser que se auto regenere com as férias :)

Abraço a todos

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por g_card »

desliga o painel avariado e testa!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por CrOhN »

fazpaginas Escreveu:Boas Tardes


Está a dar novamente metade do que pode dar, deve ser de certeza uma opção no controlador, que não onsigo chegar lá, após mudança de sistema em termos de cablagens, resistências, enfim, as distâncias às baterias são curtas, já nem sei o que fazer, se calhar vou deixar o sistema entrar de férias, a funcionar como está e pode ser que se auto regenere com as férias :)

Abraço a todos

Já fizeste o que vem recomendado no manual?
CrOhN Escreveu:Uma leitura do rápida do manual diz:

Nominal Battery Voltage -- Nominal Array Voltage (recommended)
12V ------------------------- 24V (or higher)*

Na minha opinião, e como o outback permite VOC até 150V, colocava os 10 paineis divididos por 2 séries de 5.


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por nunopaulo1975 »

Eu penso que te faltam os chamados diodos de bloqueio para impedir a corrente de fluir pelo outro painel.

Quase ninguem usa estes diodos, porque não sabe que um painel fotovoltaico tambem funciona como resistencia. Quando parcial ou totalmente coberto e com uma tensão aplicada aos terminais, as células comportam-se como resistencias.

Como os paineis fotovoltaicos normalmente são ligados em serie, os fabricantes não colocam diodos de bloqueio, porque não são necessários.

Quando se ligam em paralelo, o comportamento é diferente, dai ser conveniente utilizar os diodos de bloqueio.


Junto uma imagem para que se perceba melhor.

Nesta imagem vemos :

1) Dois paineis ligados em paralelo
2) Dois diodos de bypass ligados em paralelo com os paineis, normalmente estes diodos já existem no interior das caixas de ligações dos proprios paineis, em alguns paineis até são varios diodos (nos meus paineis são 3).
3) Dois diodos de bloqueio ligados em serie com cada painel.
Anexos
alt18.jpg
alt18.jpg (53.03 KiB) Visto 4741 vezes
Interior da caixa de ligações de um painel Martifer MTS230 com 60 celulas.<br />Podemos ver os 3 diodos que fazem o bypass de corrente em series de 20 celulas.
Interior da caixa de ligações de um painel Martifer MTS230 com 60 celulas.
Podemos ver os 3 diodos que fazem o bypass de corrente em series de 20 celulas.
DSC01034-800x800.JPG (104.01 KiB) Visto 4743 vezes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Emanuel Couto »

nunopaulo1975 Escreveu:
Quase ninguem usa estes diodos, porque não sabe que um painel fotovoltaico tambem funciona como resistencia. Quando parcial ou totalmente coberto e com uma tensão aplicada aos terminais, as células comportam-se como resistencias.
Exactamente, há tempos falei disto aqui no fórum.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”