Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Mensagem por fazpaginas »

Bons dIas

Neste momento tenho um sistema off grid a "funcionar", que tem no total 1250w, tendo 1 painel de 100w, 2 paineis de 120w e 7 paineis de 130w, prefazendo um total de 1250w.

Os paineis estão todos ligados em paralelo através de fichas MC4 e FICHAS MC4 DERIVADA M/F, (+ e -)

Só consigo obter no máximo 30A, o que é muito pouco, não consigo saber o que estarei a fazer mal para que não consiga extrair mais energia dos paineis.

Tenho os cabos apropriados, até estou a utilizar CABO FLEX SOL diametro 10.0, pois anteriormente pensei que poderia ser que o diâmetro 6, tivesse influência, mas os resultados são iguais.
A distância é pouca dos paineis ao controlador, uma vez que tenho os paineis no telhado e por baixo tenho o controlador, o mesmo se refere às baterias que as tenho ao pé do controlador.

As baterias são de 12v, uma vez que o inversor de onda pura que tenho é de 12v --> 230v

Será que se colocar os paineis a funcionar a 24v (2 strings de 5 em paralelo e dopis ligá-las em série) que tirarei mais rentabilidade do sistema?


Agradecia algumas dicas, pois o consumo está a ser "ela por ela", mas tenho paineis para ficar com uma boa reserva e ter o essencial a funcionar sem problemas

Cont. de um bom dia

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por ICEM4N »

fazpaginas Escreveu:Bons dIas

Neste momento tenho um sistema off grid a "funcionar", que tem no total 1250w, tendo 1 painel de 100w, 2 paineis de 120w e 7 paineis de 130w, prefazendo um total de 1250w.

Os paineis estão todos ligados em paralelo através de fichas MC4 e FICHAS MC4 DERIVADA M/F, (+ e -)

Só consigo obter no máximo 30A, o que é muito pouco, não consigo saber o que estarei a fazer mal para que não consiga extrair mais energia dos paineis.

Tenho os cabos apropriados, até estou a utilizar CABO FLEX SOL diametro 10.0, pois anteriormente pensei que poderia ser que o diâmetro 6, tivesse influência, mas os resultados são iguais.
A distância é pouca dos paineis ao controlador, uma vez que tenho os paineis no telhado e por baixo tenho o controlador, o mesmo se refere às baterias que as tenho ao pé do controlador.

As baterias são de 12v, uma vez que o inversor de onda pura que tenho é de 12v --> 230v

Será que se colocar os paineis a funcionar a 24v (2 strings de 5 em paralelo e dopis ligá-las em série) que tirarei mais rentabilidade do sistema?


Agradecia algumas dicas, pois o consumo está a ser "ela por ela", mas tenho paineis para ficar com uma boa reserva e ter o essencial a funcionar sem problemas

Cont. de um bom dia
Eu estou a conseguir 7A com 1 painel de 250w
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Esteves »

Boas!

Bem algo está mal, esses painéis devem ter +/- uma tensão de 17 volts cada, feitas as contas +/- deveria dar cerca de 70 amperes em dias bons.

Para ligar em serie a esse regulador é aconselhável serem os painéis todos iguais na questão dos watts, se não o regulador (Outback Flexmax 80) vai assumir sempre o mais baixo.

Ligar em serie até 150V tudo bem para esse regulador.

Verifica bem todas as ligações de cada painel, no caso de estarem fixos e bem orientados devem atingir o seu potencial máximo entre as 12H e as 13H isto depende também da zona geográfica.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Bons Dias Esteves

Antes de mais fico agradecido pela resposta.
Pois as minhas contas também andaria por esse valor, que para o que quero é mais que suficiente.
Em paralelo era para dar os 70A, uma vez que embora os watts seja, diferentes, mas a tensão que obtenho em cada um deles é em média 19v.
Estou no Algarve e por aqui o sol está sempre a iluminar os painies, por vezes em demasia, o que provoca tb algumas perdas, mas não tanto assim.
Neste momento tenho duas malas solares de 120w (6,7A/7,10A), 1 painel 100w (5,56A/6,01A) qd medi estava nos 4A, e 6 paineis solares 130w(7,72A/7,82A), embora um deles qd medi a amperagem dava 4,98A e os restantes acima dos 6,5A)
Tenho os 7 paineis solares em paralelo (6 de 130W + 1 de 100w) conetados com fichas MC4 paralelo, através de um único cabo e ligados ao controlador e
tenho as duas malas solares em paralelo através de um cabo e que se vão ligar ao quadro em paralelo com o cabo anterior, sendo estas as duas entradas de energia, que por suas vez estão ligadas a um dijuntor de 65A, que liga ao controlador.
Já dei voltas e mais voltas e não estou a conseguir obter realmente o que deveria ser real.

Como me aconselharia o amigo a ligar os paineis de 130w em série (6 paineis, strings de 3?) a quantos volts?
Ou se existe alguma solução que permita ter estes paineis todos a funcionar, para que os possa aproveitar?
Ou será que poderá existir alguma opção no Outback que me permita melhorar a performance?

Mais uma vez o meu obrigado e viva o ambiente

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por g_card »

que idade têm os paineis?
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Esteves »

g_card a idade não quer dizer muito visto que ele meteu aqui a corrente de cada um que dá +/- 60 amperes.


fazpaginas para aproveitar os painéis todos o melhor é estarem em paralelo, se for para por em serie teem de ser todos iguais, a não ser que sejam 2 strings uma para os 6 e outra para as 2 "malas" mas para isso tem que o controlador permitir fazer tal função.

fazpaginas vai fazer um teste, por volta das 13H quando o sol está a incidir na posição correta no painéis vai chantar as pontas que ligam ao controlador ( desliga os cabos do Outback) e ai no caso de ter uma pinça amperimétrica DC mede a corrente, que tem que dar a soma de cada um como disse no post anterior, apesar que o Outback faz bem esse trabalho.

Agora se tudo está bem ligado não há rasão para estar a dar os valores mencionados, a não ser que o Outback não esteja bem configurado...

Como me aconselharia o amigo a ligar os paineis de 130w em série (6 paineis, strings de 3?) a quantos volts?
Ou se existe alguma solução que permita ter estes paineis todos a funcionar, para que os possa aproveitar?
Ou será que poderá existir alguma opção no Outback que me permita melhorar a performance?

Mais uma vez o meu obrigado e viva o ambiente
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Viva

Os paineis são novos, menos de um ano.

Pois a coisa está bem complicada, penso que deve ser alguma opção no Outback que devo estar a omitir, eu estou a trabalhar com ele, na configuração provinda de fábrica, aliás depois de algumas alterações sem sucesso, fiz o Reset para colocar os padrões originais.
Tenho baterias de 12v, Inversor 12-->230v, Paineis 12v, como disse e essa configuração é logo standard.

Já desliguei várias vezes como o amigo disse, uma vez que já tinha feito anteriormente e mesmo esta tarde voltei a fazer, desligar do controlador, ligar somente um Painel, tirar voltagem e amperagem, ligar, ver resultado, desligar, voltar a ligar outro, depois colocar ambos em paralelo, tirar novas notas e noto que a amperagem que me dá não é idêntica à que me dá no Controlador

Por exemplo:
Leitura Painel de 130w, 5,74A , 18V

Leitura no Controlador
In 5,1A Out 5,5A
70W

Está a dar-me metade do valor do painel, embora a carateristica deste painel seja a seguinte:
130W
17,9v 21,8v
7,27A 7,82A
15,5%
1000v

O que pode significar que o painel de 130w, não debitará a energia correspondente aos 130w, mas sim a metade da mesma, uma vez que a sua eficiência possivelmente não é das melhores, será?

De qualquer das formas, liguei 6 paineis em paralelo, todos com as mesmas carateristicas, 130w, 12v, para ver o que poderia obter, e obtive sómente 300w, 22,4A

Partindo do principio que teria perto de 6A por painel, obteria 36A, coisa que não consigo sequer obter, mesmo ligando as duas malas de 120w e mais um painel de 100w e um de 130w (vidro partido), que debita 1,75A, o máximo disto tudo em paralelo são os tais aproximados 30A. Ainda tenho 6 malas de 13w, mas estão encostadas a ver a situação :)

Se souber de algum site que permita verificar as configurações do Outback, agradecia, o manual em si, não é explicito, já fui inclusive ao Forum do Outback, mas não consigo encontrar nada que se asemelhe a isto, enfim ...

Mais alguma dica, agradecia

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por MRider »

Bom o que vou dizer se calhar não te ajuda muito.
Mas eu tenho 450w a 12v com regulador Mppt e com sol de fartura com calor consigo entre 25 e 26A.
Mas na primavera já vi picos de 38 A .

Qual a distância entre os painéis e o regulador?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Emanuel Couto »

Antes de mais, parabéns pelo projecto!

Os valores que colocou aqui, em termos de corrente, não fazem qualquer sentido!! Ainda para mais num conversor destes!!

Se colocasse no meu sistema uma potência (PV) destas, este conversor não suportaria tal corrente, pois tenho menos de (1kw pv), e a corrente em pico ultrapassa os 70 amperes.

O outback, nas configurações de fábrica, não é necessário mudar qualquer parâmetro para obter os valores de corrente máximos dos painéis.

Ou o outback está com problemas ou algo está mal nessas ligações/medições...!!!! Pois esta corrente é muito baixa para esta potência.

A respeito das configurações do conversor, não recebeste também os manuais em livro!? Pois tem tudo lá!

Apesar deste conversor ter muitos parâmetros, a maior parte nem precisas alterar, mas claro para retirar todo o seu potencial, quanto mais saberes melhor..... pois este conversor tem três estágios de carga, primeiro (carga rápida) depois vai reduzindo a carga nos outros dois estágios, para proteção das baterias. Sem falar que ele faz de tudo um pouco.... ajustar carga rápida, ou de absorção, ou de flutuação, ou mesmo equalização num tempo definido pelo utilizador.

Por exemplo, num dos estados as baterias não estão a fornecer energia para o inversor, pois os painéis tendo a energia necessária para satisfazer a carga, ficando a fornecer toda a energia necessária.
Quando os valores de consumo do inversor em (DC) for superiores à produção dos painéis, aí as baterias têm que fornecer o resto da energia, mudado para o estágio anterior.

Até poderá acionar um rele a x volts, para desligar/ligar o inversor, fazer by-pass para a rede, etc.... Sem dúvida que é um aparelho muito completo, um dos melhores neste segmento.

Se quiser posso lhe fornecer o manual em PDF.

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Boas Tardes

A distância entre os paineis e o regulador é pouca, pois tenho os paineis no telhado e por baixo tenho o controlador, até coloquei como referi cabo solar 10, como forma de ter a certeza que não era do cabo e o resultado em relação ao cabo 6 foi igual, uma vez que a distância é pouca.

Quero também referir que não sou expert, nem por lá caminho em relação a esta temática. Gosto de aprender, de fazer, enfim..

"Os valores que colocou aqui, em termos de corrente, não fazem qualquer sentido!! Ainda para mais num conversor destes!!"

Se calhar estes dados não estão bem explicitos
Por exemplo num painel de 130w, quando tirar a voltagem, a mesma era de 18V e a amperagem de 5,74, não sei se em termos técnicos, será assim...

Leitura Painel de 130w, 5,74A , 18V

Após retirar os valores anteriores, fui fazer a ligação do painel anterior ao controlador para confrontar com os dados obtidos
Leitura no Controlador
In 14,8 V 5,1A
Out 12,7 5,5A
70W

Está a dar-me metade do valor do painel, embora a carateristica deste painel seja a seguinte:
130W
17,9v 21,8v
7,27A 7,82A
15,5%
1000v

Características:

Potência(em watts): 130W
tensão de circuito aberto (Voc): 21,80V
Tensão o ponto de potência máxima (WMP): 17,9 V
Corrente de curto-circuito (Isc): 7,82 A
Corrente nominal (IMPP): 7,27 A
Tensão máxima do sistema: 1000V
Rendimento: 15,5%

Tenho uma dúvida que poderá ser aqui que estou a errar.
Para ligar em paralelo, estou a utilizar fichas MC4 http://www.clickplus.pt/pt/product/show_details/64241 e Fichas MC4 paralelo http://www.histore.pt/Ficha-dupla-MC4-PV-AZS4 para ligar os paineis uns aos outros, será que existe uma forma mais fiável de os ligar?
Os links não são para qualquer publicidade, mas foram os que encontrei em primeiro no google.

Estou a ligar, neste caso os os 10 paineis em paralelo, através destas fichas, até dividi em grupo de 5 paineis em paralelo e depois liguei as duas strings, uma à outra em paralelo.

O cabo que sai dos paineis, vai ao dijuntor de 65A, que liga por sua vez ao controlador (+), o negativo vai direto ao controlador.

Pois, tenho aqui um problema, o amigo tem cerca de 1kw pv,e a corrente em pico ultrapassa os 70 amperes, isso seria mesmo o que eu quando idealizei este projeto pressuponha obter, que era mais que suficiente para o que eu quero.

Mas... é muito frustante ... mas tudo se resolve

O que penso se não for das fichas MC4 que estou a utilizar, uma vez que obtenho, por exemplo feita agora a leitura do controlador

In 15,4v 28,4A
Out 14,3v 30,2
420w

É que quando tiro a voltagem dos paineis, eles passam geralmente dos 19v e se fosse os 19v * 5A (Média por exemplo de cada painel), daria 95w * 10 Paineis --> 950w o que já era bom, só que como a entrada fica reduzida, no exemplo anterior passa dos 19v, para 15,4 Entrada, reduzindo assim toda a tensão dos paineis, logo debita menos Watt's, será que existe alguam função especial do Outback que permita elevar a potência de entrada? Será que isto tem logica?

Fico muito agradecido e mais uma vez peço desculpa por algumas "gafes" nesta área, pois os conhecimentos tb não são muitos, mas esforço-me :)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por CrOhN »

Uma leitura do rápida do manual diz:

Nominal Battery Voltage -- Nominal Array Voltage (recommended)
12V ------------------------- 24V (or higher)*

Na minha opinião, e como o outback permite VOC até 150V, colocava os 10 paineis divididos por 2 séries de 5.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Esteves »

fazpaginas pelo que vi não foi feito teste que eu mencionei... só ai vamos saber qual o problema, e para o acharmos temos de começar por uma ponta, então faz lá o que eu disse, desliga os fios do regulador e chanta as dos pontas e mede com uma pinça amperimétrica em DC, se não tens vê se alguém te empresta uma, ou então um amperímetro analógico com shunt.
Se for aqui perto eu posso fazer essas medições.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Emanuel Couto »

Com as fichas MC4, não há problema!
Agora pelas ligações que mencionaste "mesmo não tendo nada a ver com a corrente" não está da maneira mais correta!!

A ligação do cabo positivo dos painéis, está ok, mas dizes que a do negativo vem direto ao outback!

Deveria primeiro passar pelas baterias, só depois ir no conversor.

Não vale a pena ficar frustrado!!! Há coisas bem piores......... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Emanuel Couto »

Esqueci de uma coisa!! Não deves aumentar mais a carga de reforço na saída do outback para as baterias!!

Muita tensão na carga das baterias, vai reduzir o tempo de vida das mesmas!
Sem falar que o líquido vai evaporar mais rápido.

Portanto 14,3v, já é bom, e pouco acima dos 15v para equalização, claro vai depender das baterias.

Até podes fazer o teste do ouvido!
Encostas o ouvido as baterias, o líquido não deve estar a borbulhar muito forte! Se for o caso baixar um pouco a tensão.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Boas Tardes

Esteves
Fazpaginas pelo que vi não foi feito teste que eu mencionei... só ai vamos saber qual o problema, e para o acharmos temos de começar por uma ponta, então faz lá o que eu disse, desliga os fios do regulador e chanta as dos pontas e mede com uma pinça amperimétrica em DC, se não tens vê se alguém te empresta uma, ou então um amperímetro analógico com shunt.

R: Amigo Esteves, quando diz chantar as duas pontas, é desligar cada uma do controlador e não chantar(juntar) uma na outra, ou seja ligar o positivo com o negativo, correto?

Se for isso, eu já desliguei por várias vezes as pontas e retirei individualmente de cada um dos paineis, quer a voltagem, quer os amperes produzidos, como referi anteriormente, a voltagem em média nos paineis é de 19,1V e a amperagem em média aproxidamente 6,5 amperes por painel, desliguei-os todos e procedi a estas leituras individualmente, só tenho como referi um painel de 130w que está partido, embora tenha de leitura 19v, mas a amperagem, ronda os 1,75A

Esteves
Se for aqui perto eu posso fazer essas medições.
R: Habito no Algarve, se calhar não está cá por perto :)


Amigo Emanuel
A ligação do cabo positivo dos painéis, está ok, mas dizes que a do negativo vem direto ao outback!

Deveria primeiro passar pelas baterias, só depois ir no conversor.

O negativo do painel, tenho direto ao controlador no lado PV- e no lado do controlador referente às baterias, tenho positivo que vem das baterias, com proteção Dijuntor de 50A e o negativo que vem das baterias ao Negativo referente no controlador ao mesmo, pelo menos era assim que tinha a funcionar com um sistema mais pequeno.
PV+ e PV- direcionados ao controlador com Dijuntor de 65A e Bat+ e Bat- direcionados ao controlador com dijuntor de 50A

Deveria primeiro passar pelas baterias, só depois ir no conversor.
R: Ele entra no controlador PV (Paineis) e sai pelos cabos de ligação às baterias e depois sim, vai ao conversor

Se está mal? Qual a melhor forma de efetuar esta ligação?
Será que dá para o amigo enviar um esquema simplificado da ligação a que se refere?

Estou imensamente grato por toda a ajuda que me têm dado, em breve isto estará resolvido :), pelo menos a esperança é a única coisa a morrer, só que torna-se um pouco frustante, depois de tantos testes e ensaios em coisas mais pequenas e que funcionavam, agora que coloquei tudo o que aqui tinha a funcionar, não obter, nada do que esperava, enfim

Esta zona do Algarve, segundo o que sei é o dos melhores sitios para se terem paineis solares, ou era ;)

Obrigado pelo apoio

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Esteves »

Boas,

Pois eu sou de Viseu.

Mas para entender melhor uma imagem vale mais que 1000 palavras.

PS: Não te preocupes que não estragas nada, claro que isto não é para fazer horas seguidas é só o tempo necessário para fazer as medições.

Isto é para fazer com todos os painéis ligados, não é um de cada vez...
Anexos
ex..jpg
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por JMLorenzo »

Boas, fazpaginas
Quando dizes que és do Algarve, qual a zona?

Já reparas-te se as fichas MC4 em Y aquecem, eu também tinha fichas dessas mas optei por ligar os painéis independentes até às proteções. No teu caso seria mais complicado pois são muitos painéis.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Emanuel Couto »

Sim, vai ser melhor mandar-te um esquema.
Logo que possa mando!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Emanuel Couto »

Ligacões Outback.
Abraço.
Anexos
Ligacões Outback22.jpg
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Boas Noites

Amigo ESteves, amanhã irei então fazer as respetivas medições com pinça amperimetrica, chantar o positivo ao negativo e fazer as ditas medições, retirarei quer os amperes, quer os volts do circuito em causa, por volta da 13 horas como o amigo referiu.
Depois colocarei aqui os resultados.

Amigo Emanuel, após leitura anterior irei efetuar o esquema, que agradeço desde já porque está muito explicito embora, tenha só aqui uns pontos que gostaria que o amigo me esclarecesse:
- O terra se calhar .não reparei nos paineis, existe mesmo uma ligação de saída dos mesmos?
- O amigo no esquema tem uma saída da barra coletora de terminais de terra, para a barra coletora de terminais negativos? Coloco assim as duas barras em contato uma com a outra? Está a fazer-me uma certa confusão.
- A derivação referente ao negativo que sai da bateria, poderá ir direto à barra coletora dos negativos? Como vejo lá (derivação), não sei se será algum dispositivo que se coloca lá, ou se posso conetar direto à barra de junção dos terminais negativos dos paineis?

São perguntas se calhar, sem qualquer significado, mas, devido à pouca experiência, para mim são fundamentais, enfim, como para qualquer aprendizagem.

As barras coletoras que estou a utilizar são, como posso explicar, tipo ligadores, tipo dijuntor, mas sem patilha, que permite ligar um cabo a outro e se pode utilizar um "pente" entre eles para fazer respetivos contatos em todos os cabos que possa colocar. Dá para colocar naquelas réguas que se utilizam nos quadros para colocar dijuntores e outros afins.
Estou a utilizar este tipo de "barra", quer para os postivos, quer para os negativos, uma vez que as entradas de cabos se ajustam à largura dos cabos que tenho, enquanto nas barras "normais", os orifcios eram estreitos, para os cabos que utilizo. Não sei se é uma forma correta, mas foi a "inventada" por mim e que penso ser uma solução, para barra coletora, penso ...

Não sei se existe alguma caixa de proteção que possa adquirir e que me permita ter a segurança devida no sistema.

JMLourenco, pois parece que o amigo habita na mesma terra que eu :) Olhão

Agradeço mais uma vez toda a vossa disponibilidade,
Estou imensamente grato




-

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”