Baterias-Manutenção, BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Gray Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Jorge Rocha Escreveu:...........

Voltando a explicar-te o que é manutenção, posso dizer que existe a Preventiva a Correctiva e a Preditiva.
.....
e são 3? só?
Eu conheço pelo menos mais uma dúzia. Até as listava se não fosse offtopic :evil: :evil: :evil: :evil:

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:
RuFuS Escreveu:Esses métodos de balanceamento manuais não são recomendados nas baterias dos veículos eléctricos...alguns apelidam isso de "manutenção" mas as baterias de lítio não precisam de manutenção!

O que as baterias de lítio têm que ter obrigatoriamente é um BMS que faça o balanceamento no final da carga e o corte quando estão a andar com as scooter's para vos garantir a durabilidade de cada uma das células que compõe o pack da bateria!

Qualquer outro método será sempre falível e nunca vos vai garantir que as células não ficarão danificadas!

Também já percebi que alguns usam BMS's feitos na china que não estão preparados para usar em veículos eléctricos...depois não balanceiam correctamente, ou então fazem o corte já com a tensão da célula muito baixa e danifica-vos os pack's obrigando-vos a fazer a tal "manutenção" ou "balanceamento manual" como lhe queiram apelidar...

Fica o aviso para os menos informados... ;)
Voltas a insistir em criticar o trabalho que os outros têm feito, zelando por manter esta comunidade a fazer km eléctricos com fartura, mesmo com baixos recursos.
Se for como dizes, deverias era ficar todo contente da vida, pois o pessoal irá ter problemas a muito curto prazo e provavelmente irão pedir para a tua empresa cuidar de suas viaturas.

Eu sempre fui um autodidacta que aprendi com os meus erros mas principalmente com os dos outros, pois comecei por arranjar coisas avariadas. Logo pensei em solucionar de forma melhor do que a que estava feita anteriormente, para não voltar a acontecer o mesmo erro. Há mais de 25 anos que pratico esta tatica e nunca me sai mal.

Voltando a explicar-te o que é manutenção, posso dizer que existe a Preventiva a Correctiva e a Preditiva.
Retiro do Wikipédia para não pensares que estou a inventar:
"Manutenção preventiva é uma acção planeada e sistemática de tarefas de prevenção. A acção é constante e envolve programas de inspecção, reformas, reparos, entre outros. manutenção preventiva é também a monitorização do determinado objecto estudado para evitar que ele apresente erros ou quebre;
Manutenção correctiva é aquela que é feita depois que o objecto quebra e é a mais comum;
Manutenção preditiva não é bem uma manutenção e sim uma troca de equipamentos antes que eles quebrem."

Conforme qualquer pessoa com o mínimo de inteligência poderá compreender, qualquer um poderá praticar parte da manutenção Preventiva, desde que lhe seja ensinado a melhor forma de o fazer.
Já na manutenção Correctiva, será necessário a substituição das pecas danificadas, e para isso poderá ser necessário maior conhecimentos e ferramentas adequadas.
A manutenção Preditiva, é bastante comum e utilizada em todos os veiculos, tais como substituição de correia de distribuição, mudança de óleo, de pastilhas, de pneus... por aí em diante!

Como podes mais uma vez verificar a manutenção está em todo o lado!

Calma...não estou aqui a criticar o trabalho de ninguém! Cada um é livre de fazer e optar por aquilo que quiser com as suas motas!

Estou a fazer um aviso à comunidade...convém alguém com conhecimentos técnicos suficientes elucidar o fórum...julgo que com a experiência que tens em VE's também tens noção do que comentei e podias alertar a comunidade e os teus clientes dos riscos que tais opções acarretam...é que um pack de 2000 ou 3000€ danificar-se por poupar num BMS pode doer na carteira do dono do VE...

Se ofendi, peço desculpa publicamente para todos verem, pois jamais é minha intenção criticar o teu trabalho que tem ajudado muita scooter eléctrica a manter-se na estrada! :)

Fico triste sim, por vir aqui dizer a verdade, alertar com conhecimento de causa, limitando-me a dizer a verdade dos factos e não mereço ser julgado por isso...nem julgado nem censurado!

Quanto à manutenção, não é por ela ser feita que irás impedir uma ou mais células de se danificarem por efectuares o que denominas de "manutenção preventiva", ou "balanceamento manual."

Estarei errado quanto ao risco de usar baterias de lítio numa scooter eléctrica sem um BMS ou com um BMS que requeira balanceamento manual regularmente, Jorge Rocha?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

RuFuS Escreveu:...Estarei errado quanto ao risco de usar baterias de lítio numa scooter eléctrica sem um BMS ou com um BMS que requeira balanceamento manual regularmente, Jorge Rocha?
Se estivesses mais atento a outros tópicos verias que fazes perguntas que eu respondi! Mas aqui vai...

Um BMS, mesmo que seja muito bom e que esteja a funcionar em pleno não é o suficiente para que se possa retirar todo o proveito do pack de baterias.
Vou criar um cenário que até é bastante comum, e que passa um pouco ao lado:
Quando o carregador não atinge a tensão necessária ao pack, ou não a mantêm por tempo suficiente para que o balanceamento seja feito por completo, poderá haver algumas células (as que tiverem maior auto-descarga) que não chegam a ser carregadas na totalidade, e a cada dia que passa essa diferença poderá ir aumentando. Chegará ao ponto do proprietário ficar a pé por falta de carga, mesmo que tenha sido apenas uma das células a ficar sem carga e as outras todas a terem 30% de sua capacidade (ainda bem que o BMS fez o corte, é sinal que assim protegeu essa célula que estava em risco).
Já agora aproveito para dizer que por vezes, um pouco de humidade junto com pó acumulado na placa de circuito impresso do carregador, ou uma diferença de temperatura, pode fazer alterar a tensão de corte do mesmo (logo aí ser necessário a verificação dessa tensão de final de carregamento, que faz parte da manutenção periódica).
Neste exemplo seria necessário fazer um carregamento extra a esta célula. Reparemos que o BMS era dos bons e estava a funcionar bem!

Será que alguém pode andar descansado e seguro de ter determinada capacidade, mesmo tendo um bom BMS, se não fizer uma manutenção periódica?

Em relação à inexistência de BMS, estando o carregador a fazer um carregamento até que todas as células de um pack LifePO4 atinjam os 3,50V, e que o controlador esteja a fazer o corte por tensão baixa quando as células estejam com 3,00V, com este tipo de trabalho tendo uma verificação periódica (a dita manutenção preventiva), será que há alguma possibilidade de haver algum problema no pack ou perda de autonomia?

Vou responder às duas perguntas que fiz com apenas uma resposta:
As probabilidades de existir problemas são muito maiores no pack que tem o bom BMS, mas não tem qualquer tipo de manutenção periódica.
1º - Porque cada modulo do BMS tem componentes electrónicos que nunca estão livres de avaria.
2º - Porque o sistema de corte por alta e baixa tensão, quer seja feito com outro conjunto de componentes e mosfets, relés sólidos, ou com relés vulgares, também aumenta o risco de avaria.
3ª - Porque a capacidade pode ir diminuindo, conforme expliquei em cima, e a pessoa ficar a meio do percurso sem saber o que se passa.
4º - Porque no caso de paragem da viatura, (porque vai estar um ano fora) os módulos do BMS
irão fazer aumentar muito a auto-descarga das células acabando por as levar mais rápido a valores inferiores aos recomendados, ou obrigando a estar sempre ligada a uma tomada para ir compensando (e a tomada sujeita ás consequências de uma trovoada e outros riscos).
5º - Porque o BMS não transfere energia de umas células (as mais carregadas) para as outras (menos descarregadas) e nem tem controlo se a tensão do carregador não for a suficiente para que se tenha feito o balanceamento.

Espero que assim me possas compreender quando tomo por opção escolher ser eu próprio a fazer a manutenção preventiva e com uma ou duas horas posso garantir todas as células da mota e seu carregador por mais uma boa temporada.

Assim como já estamos acostumados a fazer a verificação da pressão dos pneus, e nos CI a verificação do nível de óleo, de água no radiador, de água dos limpa vidros, das luzes, do combustível, etc. ... também podemos aprender a fazer algumas verificações básicas numa viatura eléctrica e poupadinha. Não?:D
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:
RuFuS Escreveu:...Estarei errado quanto ao risco de usar baterias de lítio numa scooter eléctrica sem um BMS ou com um BMS que requeira balanceamento manual regularmente, Jorge Rocha?
Se estivesses mais atento a outros tópicos verias que fazes perguntas que eu respondi! Mas aqui vai...

Um BMS, mesmo que seja muito bom e que esteja a funcionar em pleno não é o suficiente para que se possa retirar todo o proveito do pack de baterias.
Vou criar um cenário que até é bastante comum, e que passa um pouco ao lado:
Quando o carregador não atinge a tensão necessária ao pack, ou não a mantêm por tempo suficiente para que o balanceamento seja feito por completo, poderá haver algumas células (as que tiverem maior auto-descarga) que não chegam a ser carregadas na totalidade, e a cada dia que passa essa diferença poderá ir aumentando. Chegará ao ponto do proprietário ficar a pé por falta de carga, mesmo que tenha sido apenas uma das células a ficar sem carga e as outras todas a terem 30% de sua capacidade (ainda bem que o BMS fez o corte, é sinal que assim protegeu essa célula que estava em risco).
Já agora aproveito para dizer que por vezes, um pouco de humidade junto com pó acumulado na placa de circuito impresso do carregador, ou uma diferença de temperatura, pode fazer alterar a tensão de corte do mesmo (logo aí ser necessário a verificação dessa tensão de final de carregamento, que faz parte da manutenção periódica).
Neste exemplo seria necessário fazer um carregamento extra a esta célula. Reparemos que o BMS era dos bons e estava a funcionar bem!

Será que alguém pode andar descansado e seguro de ter determinada capacidade, mesmo tendo um bom BMS, se não fizer uma manutenção periódica?

Em relação à inexistência de BMS, estando o carregador a fazer um carregamento até que todas as células de um pack LifePO4 atinjam os 3,50V, e que o controlador esteja a fazer o corte por tensão baixa quando as células estejam com 3,00V, com este tipo de trabalho tendo uma verificação periódica (a dita manutenção preventiva), será que há alguma possibilidade de haver algum problema no pack ou perda de autonomia?

Vou responder às duas perguntas que fiz com apenas uma resposta:
As probabilidades de existir problemas são muito maiores no pack que tem o bom BMS, mas não tem qualquer tipo de manutenção periódica.
1º - Porque cada modulo do BMS tem componentes electrónicos que nunca estão livres de avaria.
2º - Porque o sistema de corte por alta e baixa tensão, quer seja feito com outro conjunto de componentes e mosfets, relés sólidos, ou com relés vulgares, também aumenta o risco de avaria.
3ª - Porque a capacidade pode ir diminuindo, conforme expliquei em cima, e a pessoa ficar a meio do percurso sem saber o que se passa.
4º - Porque no caso de paragem da viatura, (porque vai estar um ano fora) os módulos do BMS
irão fazer aumentar muito a auto-descarga das células acabando por as levar mais rápido a valores inferiores aos recomendados, ou obrigando a estar sempre ligada a uma tomada para ir compensando (e a tomada sujeita ás consequências de uma trovoada e outros riscos).
5º - Porque o BMS não transfere energia de umas células (as mais carregadas) para as outras (menos descarregadas) e nem tem controlo se a tensão do carregador não for a suficiente para que se tenha feito o balanceamento.

Espero que assim me possas compreender quando tomo por opção escolher ser eu próprio a fazer a manutenção preventiva e com uma ou duas horas posso garantir todas as células da mota e seu carregador por mais uma boa temporada.

Assim como já estamos acostumados a fazer a verificação da pressão dos pneus, e nos CI a verificação do nível de óleo, de água no radiador, de água dos limpa vidros, das luzes, do combustível, etc. ... também podemos aprender a fazer algumas verificações básicas numa viatura eléctrica e poupadinha. Não?:D

Jorge Rocha, não me respondeste à questão nem agora nem anteriormente, fiz-te uma pergunta à qual bastaria responderes "sim" ou "não"...a tua resposta não me responde nem sim nem não...

As tuas teorias não estão correctas nem são verdade, escreves muito, és massudo e confuso, fugindo à questão que te coloquei, mas vamos por partes:

- Se o BMS fizer o balanceamento e o corte correctamente, porque razão não se há-de retirar todo o proveito do pack? Não vejo rigorosamente nenhuma razão para tal não suceder..

- Quer-me parecer que os BMS's com que lidaste até hoje não faziam o balanceamento nem o corte correctamente...provavelmente são daqueles feitos na china que não estão adequados a veículos eléctricos e o seu uso é mais prejudicial do que benéfico!

- Se o pó e humidade fossem um problema como descreves, então teríamos que fazer manutenção à mota inteira e não só às células...passaríamos a vida a fazer essa manutenção e perderíamos mais tempo com manutenção do que a andar de VE...andaríamos com a nossa scooter ao colo e não ao colo dela...

- Se o BMS, por acrescentar electrónica e complexidade fosse um problema, então o melhor era andarmos todos a pé, pois aí a complexidade restringe-se à sola dos sapatos que se vai gastando...se o BMS e toda a electrónica estiverem bem dimensionados (o que não sucede com os BMS chineses por não estarem preparados para uso em VE) pq razão teria avarias? Essa teoria para mim vale zero e é apenas mais um argumento que tentas usar sem fundamento! Por existir pó e humidade, não é motivo para deixar de se usar os componentes necessários ao bom funcionamento dos VE's...

- Se os módulos do bom BMS consumirem 10 μA, num pack de 40Ah, demorará 166 666 dias ( 456 Anos...quatro centos anos!) para descarregar a célula, portanto, a auto-descarga da célula será sempre superior a isto, pelo que, o teu argumento (mais uma vez) não é válido, dado que o BMS não aumentará a auto-descarga da célula como afirmas...

Posto isto, coloco-te as seguintes questões às quais agradecia uma resposta directa, clara e esclarecedora para todos perceberem, sem rodeios nem teorias:

1º - Sem o uso de um BMS, como garantes que nenhuma célula de lítio é descarregada abaixo de 2,75-2,80v enquanto o utilizador está a andar de scooter e que danificará a célula irreversivelmente?

2º - Sem o uso de um BMS, como garantes que ao carregar, não tens num pack uma célula que carrega acima dos 3,6v e que danificará a célula irreversivelmente?

3º - Usas BMS's nas tuas motas? sim ou não?

4º - Estarei errado quanto ao risco de usar baterias de lítio numa scooter eléctrica sem um BMS ou com um BMS que requeira balanceamento manual regularmente? sim ou não?

Com tanta teoria que queres transmitir à comunidade sobre "manutenção preventiva", parece que não são só as grandes marcas que querem ter os clientes por perto para fazer manutenções periódicas...manutenções essas completamente desnecessárias se estivessem a usar o material correcto no seu veículo eléctrico!
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Já respondi anteriormente a todas as perguntas que acabaste de fazer.
Se não entendes o que está escrito por mim, já não sei como explicar… Para quem está dentro do contexto, foram referidas ideias muito básicas.

Poderás, com fotos ou video, demonstrar o consumo do BMS e o poder de balanceamento, e já agora o meio utilizado para fazer o corte da corrente de entrada e de saida do pack, promovendo assim o produto?

Podes verificar no diário de bordo da “Janaina” do paulogil (pag.8), que se não fosse o bom desempenho do proprietário, que até sabe pegar num voltimetro e analizar alguns defeitos e colocar as mãos na massa, a esta hora já duas das células poderiam estar lindas, às custas de um “bom” BMS.

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:Já respondi anteriormente a todas as perguntas que acabaste de fazer.
Se não entendes o que está escrito por mim, já não sei como explicar… Para quem está dentro do contexto, foram referidas ideias muito básicas.

Poderás, com fotos ou video, demonstrar o consumo do BMS e o poder de balanceamento, e já agora o meio utilizado para fazer o corte da corrente de entrada e de saida do pack, promovendo assim o produto?

Podes verificar no diário de bordo da “Janaina” do paulogil (pag.8), que se não fosse o bom desempenho do proprietário, que até sabe pegar num voltimetro e analizar alguns defeitos e colocar as mãos na massa, a esta hora já duas das células poderiam estar lindas, às custas de um “bom” BMS.

Não entendo, fui directo, sem rodeios e gostava igualmente de uma resposta directa da tua parte...

O DB da janaina é um bom exemplo e até me ajudas!

Ora vejamos, pelo que dizes:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 15#p213515

O BMS detectou que duas células não estariam a funcionar correctamente e actuou...curtou, avisou o utilizador que algo não estava correcto! Conseguirias fazer isto melhor que um bom BMS? O BMS detectou a anomalia e cortou a potência evitando que utilizador continua-se a usar a mota...

Resumindo, o BMS apanhou humidade e detectou uma anomalia, avisou o utilizador, cortando a potência e impedindo que o mesmo continuasse a usar a mota e danificasse o pack de baterias! Consegues-me descrever outro procedimento melhor que este? Andar a medir as células uma a uma enquanto andas de mota é o que sugerias? Para além do trabalho que daria, é indiferente e explico porquê...

Como não podes medir as tensões em andamento e como todas células têm resistência interna diferente (porque se fossem iguais não havia qualquer razão para ter bms e nem estavamos a abordar este assunto), em descarga, dizes que fazes o corte a uma tensão média de 3v/célula (penso que deve ser para compensar as diferenças). Quem te garante então que têm todas 3,0v e não tens quase todas a 3,1v e uma célula ou mais a 2v ou menos!!!? Umas células poderão ter 3,10v ou mais e outras já andaram mais abaixo, quando se acelera as mais fracas vão para abaixo dos limites e este bom BMS que falas corta quando qualquer uma delas chega ao ponto mínimo, 2,8 volts sem excepção, não permitindo que nenhuma célula se danifique!

Sem um bom BMS, nunca irás ter garantias que nenhuma célula carrega mais que 3,6v ou descarregue abaixo dos 2,8v...nunca! As células ficarão sempre danificadas, é tudo uma questão de tempo!!!

À comunidade em geral, convém alertar para estes perigos, pois sem um BMS que faça o seu trabalho, ficarão com as células danificadas...e qd chega o inverno, com o frio, a tensão desce mais e aí é que os packs se começam a estragar. Podem não notar inicialmente por as baterias serem novas, mas daqui a uns anos falaremos e veremos a durabilidade das mesmas através de balanceamento manual (manutenção periódica)!

Se fores a ver bem, a maior parte dos vendedores de VE's não tem conhecimento destes pormenores e o resultado está à vista...muitas fecharam, outras ainda se mantém mas com dores de cabeça por usarem BMS que não servem...

É que montar packs todos montam! Basta importar as baterias e montá-las dentro da caixinha todas em série...agora ter tudo em condições e preparado para ser usado num VE e que dure os tais 1000 ciclos ou mais até começar a perder autonomia, já não é bem assim. Por algum motivo o fabricante de células recomenda o uso de um BMS e indica que as baterias de lítio estão isentas de efeitos de memória ou qualquer tipo de manutenção!

Voltando à questão à qual ainda não obtive uma resposta da tua parte:

Estarei errado quanto ao risco de usar baterias de lítio numa scooter eléctrica sem um BMS ou com um BMS que requeira balanceamento manual regularmente? sim ou não?
Última edição por RuFuS em quinta set 26, 2013 4:09 pm, editado 2 vezes no total.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

RuFuS,
Na Janaina, o paulogil refere perfeitamente que houve informação através da luz vermelha, mas não houve corte, podendo continuar a fazer a viagem. Quando chegou a casa foi fazer as verificações e verificou que duas células estavam mais descarregadas. O que leva a crer que se ele continuasse a andar por mais uns kms, danificaria irreversivelmente as duas células. Os módulos fora para arranjar!

Conclusão, mesmo com um bom BMS não se está livre de se ficar com células danificadas irreversivelmente.

Quando conheceres tão bem o funcionamento ou comportamento das células como eu conheço, irás dar-me razão sobre o que falo!

Quanto à tua desgasta pergunta, continuarei a dizer que já respondi e foi com direito a justificação e tudo, conforme era pedido na minha escola! ("Diga porquê, e justifique a sua resposta")

Desculpa visitante2, por tanto me repetir, mas apenas tenho tentado ser simpático respondendo ao que me perguntam.

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Eu não fico chateado :-)

Quero que discutam saudavelmente .

Para que todos possam tirar as suas dúvidas
Live long and prosper!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

visitante2 Escreveu:Eu não fico chateado :-)

Quero que discutam saudavelmente .

Para que todos possam tirar as suas dúvidas

Exactamente...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:RuFuS,
Na Janaina, o paulogil refere perfeitamente que houve informação através da luz vermelha, mas não houve corte, podendo continuar a fazer a viagem. Quando chegou a casa foi fazer as verificações e verificou que duas células estavam mais descarregadas. O que leva a crer que se ele continuasse a andar por mais uns kms, danificaria irreversivelmente as duas células. Os módulos fora para arranjar!

Conclusão, mesmo com um bom BMS não se está livre de se ficar com células danificadas irreversivelmente.

Quando conheceres tão bem o funcionamento ou comportamento das células como eu conheço, irás dar-me razão sobre o que falo!

Quanto à tua desgasta pergunta, continuarei a dizer que já respondi e foi com direito a justificação e tudo, conforme era pedido na minha escola! ("Diga porquê, e justifique a sua resposta")

Desculpa visitante2, por tanto me repetir, mas apenas tenho tentado ser simpático respondendo ao que me perguntam.

Isso não é verdade...um BMS bem desenvolvido e construído, se não comunicar, corta-te a potência sempre...a janaina cortou e não deixou o paulogil andar...confirma com ele ou ele que venha aqui dizê-lo, sff!

Não te percebo, estamos aqui a falar de um assunto que é do interesse geral, pois as baterias são o grande custo de uma scooter eléctrica, e continuas a fugir às questões que te coloquei...estás a ser pouco correcto para comigo e perante quem está a ler este tópico! Aparentas ter receio de responder dada a falta de argumentos, conhecimentos técnicos e conveniência...

Coloquei-te várias questões e não foste frontal e directo nas tuas respostas. Não dizes nem sim nem não, e justificas-te respondendo com argumentos extensos, confusos, que não são verdadeiros nem válidos e dás exemplos pouco coerentes que não facilita a comunidade a perceber...não sei se alguém já te o disse, mas a aprendizagem empírica estará sempre abaixo da ciência!

Disseste que programas as tuas scooter's para cortarem a 3,5v/célula na carga a 3,0v/célula na descarga. Ora, para quem não sabe, isso vai ser uma hipotética voltagem média tendo como referência a voltagem total.

Vou dar aqui um exemplo e responder por ti, dado que, por falta de conhecimento, interesse ou conveniência não és capaz de responder:

- num pack de 20 células, as tuas scooter's cortam aos 70v em carga e aos 60v em descarga e não tens nenhum dispositivo que meça e controle cada uma das 20 células k lá tens;

- Como sabes então que cada uma das 20 células tem exactamente 3,00v na descarga e não menos ou mais? Nunca saberás! As células têm todas resistências internas diferentes, portanto, dizeres que vão estar a 3,00v não é verdade!

- falavas que com um BMS não se iria tirar o máximo rendimento de um pack. As motas que programas cortam 20 células a 60v, que rendimento vai tirar? Menos que um BMS, pois o BMS só corta qd uma célula atinge 2,80v estáveis e nessa altura já as restantes estarão lá perto pois estão correctamente balanceadas!

- E na carga, como sabes se todas as células estão certinhas a 3,50v? Nunca saberás! As células têm todas resistências internas diferentes, portanto, dizeres que vão estar a 3,50v no final do carregamento não é verdade! Até podes perder tempo a medir as voltagens uma a uma na carga...mas será que o vais fazer sempre que carregares a mota? Vais estar junto da mota no final da carga para desligar o carregador se algum exceder os 3,5v?

- Tens um BMS para fazer isso? Óbvio que não tens, pois se tivesses, não estariamos aqui a discutir manutenção preventiva de uma coisa que não existe!

E como não respondeste às restantes questões, eu respondo por ti, pois não gosto de deixar as conversas a meio...

1º - Sem o uso de um BMS, como garantes que nenhuma célula de lítio é descarregada abaixo de 2,75-2,80v enquanto o utilizador está a andar de scooter e que danificará a célula irreversivelmente?

Não garantes! As células têm todas resistências internas diferentes, portanto, nunca saberás se em andamento danificaste alguma e atingiu os 2,75v ou menos em andamento.

2º - Sem o uso de um BMS, como garantes que ao carregar, não tens num pack uma célula que carrega acima dos 3,6v e que danificará a célula irreversivelmente?

Não garantes! As células têm todas resistências internas diferentes, portanto, nunca saberás se no final do carregamento alguma chegou aos 3,6v ou mais primeiro que as outras!

3º - Usas BMS's nas tuas motas? sim ou não?

Não, daí o teu interesse em difundir informação dúbia acerca de manutenção de baterias, balanceamento e manutenção preventiva

4º - Estarei errado quanto ao risco de usar baterias de lítio numa scooter eléctrica sem um BMS ou com um BMS que requeira balanceamento manual regularmente? sim ou não?

Óbvio que não, o RuFuS sabe do que fala e percebe do assunto, não havendo argumentos para conseguir refutá-lo!!!

Sempre ouvi dizer, que quem cala consente...mas és livre de tentar negar qualquer uma das afirmações que fiz...desejo-te boa sorte!

Espero ter sido explícito, coerente e esclarecido à comunidade quanto à importância que é ter um BMS que faça correctamente o seu trabalho num VE com baterias de lítio...qualquer dúvida, apitem!

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Queridos amigos, parece que este tópico já está a ficar demasiado off topic :o :o :o :o

Para quem conhece alguma coisa do mundo dos eléctricos sabe perfeitamente que o uso do BMS não é consensual, pois por um lado protege, por outro pode avariar e levar com ele uma ou mais baterias do pack.
Existem correntes de pensamento pró-BMS e outras contra-BMS, portanto acho que podem e devem dar os vossos argumentos e porque não criar outro tópico sobre BMS ou reabrir um dos antigos que já discute este tema, no entanto chamo a atenção que neste momento com os bold's e sublinhados parece que estão zangados e não a transmitir e a fundamentar as vossas opiniões. E como alguém disse um dia... opiniões, cada um tem a sua !
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

zointz Escreveu:Queridos amigos, parece que este tópico já está a ficar demasiado off topic :o :o :o :o

Para quem conhece alguma coisa do mundo dos eléctricos sabe perfeitamente que o uso do BMS não é consensual, pois por um lado protege, por outro pode avariar e levar com ele uma ou mais baterias do pack.
Existem correntes de pensamento pró-BMS e outras contra-BMS, portanto acho que podem e devem dar os vossos argumentos e porque não criar outro tópico sobre BMS ou reabrir um dos antigos que já discute este tema, no entanto chamo a atenção que neste momento com os bold's e sublinhados parece que estão zangados e não a transmitir e a fundamentar as vossas opiniões. E como alguém disse um dia... opiniões, cada um tem a sua !
Não concordo, Zointz...essa discussão só existe no mundo do amadorismo...

Os profissionais com conhecimentos técnicos sobre o assunto e as grandes marcas como Tesla, Nissan Leaf, Citreon C-Zero, Mitsubishi Miev, Peugeot Ion, Vectrix Li e Li+ têm BMS incorporado nas suas baterias de lítio...porque razão será? Achas que são as grandes marcas que não sabem o que estão a fazer? Talvez sejam os amadores que não percebem do assunto é que tentam refutar com argumentos dúbios e que nenhum valor acrescentam ao mercado tentando contornar a evidência e a ciência...

Estás-te a imaginar a fazer um balanceamento a um tesla roadster com as 200 e tal baterias (ou mais não sei ao certo) manualmente ou ir à oficina fazer essa manutenção preventiva? :lol:

Para mim essa discussão nem tem conteúdo pois os factos são os que aqui mencionei, e qualquer tentativa de os refutar é mera perda de tempo...
Última edição por RuFuS em quinta set 26, 2013 9:43 pm, editado 1 vez no total.

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

ppl.... minha humilde opinião!!!

vamos manter o debate em algo construtivo e nao entrar plo lado do insulto e semelhantes....

Concordo com o Zointz, talvez n seja o melhor sitio para esse debate que até pode ser interessante para alguns, mas nao neste DB (penso eu de que), bom momento para se continuar no post q existe por aí de "com ou sem BMS"

vamos manter a calma e o bom ambiente plo forum, ajudando e esclarecendo todos os interessados nos diversos temas ;)
Última edição por Mumia em quinta set 26, 2013 9:17 pm, editado 1 vez no total.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Pois, é isso, opiniões, eu por acaso sou a favor do Bms, mas o meu tablet de onde estou a escrever não tem BMS, e se eu num VE me disposer a fazer o balanceamento manual regular nenhum mal vem ao mundo, claro que corro riscos, com os BMS é a mesma coisa, principalmente quando ainda se estao a desenvolver. Se reparares das motos que tens em Portugal qual foi o BMS que saiu de produção e não necessitou de ajustes posteriores ? Conheces algum ? Lá terá de vir a tal assistência. E qual é o BMS que vais garantir que não vai avariar durante a vida do pack ?

Enviado do meu Galaxy Note 10.1
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

RuFuS Escreveu: Estás-te a imaginar a fazer um balanceamento a um tesla roadster com as 200 e tal baterias (ou mais não sei ao certo) manualmente ou ir à oficina fazer essa manutenção preventiva? :lol:
Por acaso o Tesla Roadster tem 6800 células e o Model S 85Kw tem mais de 7000...

Haverá forma de as proteger a TODAS com BMS?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Espero não tar a ofender ninguém, pois não é o meu intuito...mas gosto que sejam sinceros comigo e não omitam factos!

Realmente já tinha pensado em criar um tópico sobre o assunto...se quiserem criar um e mover parte dos posts que aqui estão, poupavam-me trabalho a escrever novamente... :lol:

zointz Escreveu:Pois, é isso, opiniões, eu por acaso sou a favor do Bms, mas o meu tablet de onde estou a escrever não tem BMS, e se eu num VE me disposer a fazer o balanceamento manual regular nenhum mal vem ao mundo, claro que corro riscos, com os BMS é a mesma coisa, principalmente quando ainda se estao a desenvolver. Se reparares das motos que tens em Portugal qual foi o BMS que saiu de produção e não necessitou de ajustes posteriores ? Conheces algum ? Lá terá de vir a tal assistência. E qual é o BMS que vais garantir que não vai avariar durante a vida do pack ?

Enviado do meu Galaxy Note 10.1
Por acaso, a tua tablet tem bms (como todos os aparelhos que usam bateria), caso contrário não se desligava qd tinhas a bateria já completamente descarregada e cada vez que ele desligasse, tinhas de comprar outra. Repara que naquelas que podemos separar do telefone, existem 3 contactos, um deles é o sensor de tempertura. Não existe balanceamento por ser apenas uma célula, mas existe um processo de finalização de carga, de tensão vs temperatura, tal como é requerido nesse tipo de baterias, portanto -> BMS... :P
sugarstorm Escreveu:
RuFuS Escreveu: Estás-te a imaginar a fazer um balanceamento a um tesla roadster com as 200 e tal baterias (ou mais não sei ao certo) manualmente ou ir à oficina fazer essa manutenção preventiva? :lol:
Por acaso o Tesla Roadster tem 6800 células e o Model S 85Kw tem mais de 7000...

Claro, só precisas de colocar controlo na série de células e não nas que estão em parelelo...disse 200 ou + pq só assumi as células que estariam em série!
Última edição por RuFuS em quinta set 26, 2013 9:33 pm, editado 1 vez no total.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

sugarstorm Escreveu:

E so para meter mais achas na fogueira, alguem sabe se tem BMS? ;)

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Fidel Escreveu:
sugarstorm Escreveu:

Claro, se não tivesse, coitados dos proprietários...com a capacidade de descarga que o carro tem, as baterias iam à vida passado pouquíssimo tempo...

Deixo aqui isto:

Link

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

RuFuS Escreveu:

Claro, se não tivesse, coitados dos proprietários...com a capacidade de descarga que o carro tem, as baterias iam à vida passado pouquíssimo tempo...
Mas entao se tem mais de 7000 celulas como funciona o BMS? sera que tem muitos BMS para analizar celula a celula?

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Fidel Escreveu:
RuFuS Escreveu:

Mas entao se tem mais de 7000 celulas como funciona o BMS? sera que tem muitos BMS para analizar celula a celula?

Só precisas de controlar as células em série...as que estão em paralelo não controlas pois basta controlares uma, que controlarás o conjunto de células que estiver em paralelo...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”