
e são 3? só?Jorge Rocha Escreveu:...........
Voltando a explicar-te o que é manutenção, posso dizer que existe a Preventiva a Correctiva e a Preditiva.
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Eu conheço pelo menos mais uma dúzia. Até as listava se não fosse offtopic




BondadeSua
e são 3? só?Jorge Rocha Escreveu:...........
Voltando a explicar-te o que é manutenção, posso dizer que existe a Preventiva a Correctiva e a Preditiva.
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Jorge Rocha Escreveu:Voltas a insistir em criticar o trabalho que os outros têm feito, zelando por manter esta comunidade a fazer km eléctricos com fartura, mesmo com baixos recursos.RuFuS Escreveu:Esses métodos de balanceamento manuais não são recomendados nas baterias dos veículos eléctricos...alguns apelidam isso de "manutenção" mas as baterias de lítio não precisam de manutenção!
O que as baterias de lítio têm que ter obrigatoriamente é um BMS que faça o balanceamento no final da carga e o corte quando estão a andar com as scooter's para vos garantir a durabilidade de cada uma das células que compõe o pack da bateria!
Qualquer outro método será sempre falível e nunca vos vai garantir que as células não ficarão danificadas!
Também já percebi que alguns usam BMS's feitos na china que não estão preparados para usar em veículos eléctricos...depois não balanceiam correctamente, ou então fazem o corte já com a tensão da célula muito baixa e danifica-vos os pack's obrigando-vos a fazer a tal "manutenção" ou "balanceamento manual" como lhe queiram apelidar...
Fica o aviso para os menos informados...
Se for como dizes, deverias era ficar todo contente da vida, pois o pessoal irá ter problemas a muito curto prazo e provavelmente irão pedir para a tua empresa cuidar de suas viaturas.
Eu sempre fui um autodidacta que aprendi com os meus erros mas principalmente com os dos outros, pois comecei por arranjar coisas avariadas. Logo pensei em solucionar de forma melhor do que a que estava feita anteriormente, para não voltar a acontecer o mesmo erro. Há mais de 25 anos que pratico esta tatica e nunca me sai mal.
Voltando a explicar-te o que é manutenção, posso dizer que existe a Preventiva a Correctiva e a Preditiva.
Retiro do Wikipédia para não pensares que estou a inventar:
"Manutenção preventiva é uma acção planeada e sistemática de tarefas de prevenção. A acção é constante e envolve programas de inspecção, reformas, reparos, entre outros. manutenção preventiva é também a monitorização do determinado objecto estudado para evitar que ele apresente erros ou quebre;
Manutenção correctiva é aquela que é feita depois que o objecto quebra e é a mais comum;
Manutenção preditiva não é bem uma manutenção e sim uma troca de equipamentos antes que eles quebrem."
Conforme qualquer pessoa com o mínimo de inteligência poderá compreender, qualquer um poderá praticar parte da manutenção Preventiva, desde que lhe seja ensinado a melhor forma de o fazer.
Já na manutenção Correctiva, será necessário a substituição das pecas danificadas, e para isso poderá ser necessário maior conhecimentos e ferramentas adequadas.
A manutenção Preditiva, é bastante comum e utilizada em todos os veiculos, tais como substituição de correia de distribuição, mudança de óleo, de pastilhas, de pneus... por aí em diante!
Como podes mais uma vez verificar a manutenção está em todo o lado!
Se estivesses mais atento a outros tópicos verias que fazes perguntas que eu respondi! Mas aqui vai...RuFuS Escreveu:...Estarei errado quanto ao risco de usar baterias de lítio numa scooter eléctrica sem um BMS ou com um BMS que requeira balanceamento manual regularmente, Jorge Rocha?
Jorge Rocha Escreveu:Se estivesses mais atento a outros tópicos verias que fazes perguntas que eu respondi! Mas aqui vai...RuFuS Escreveu:...Estarei errado quanto ao risco de usar baterias de lítio numa scooter eléctrica sem um BMS ou com um BMS que requeira balanceamento manual regularmente, Jorge Rocha?
Um BMS, mesmo que seja muito bom e que esteja a funcionar em pleno não é o suficiente para que se possa retirar todo o proveito do pack de baterias.
Vou criar um cenário que até é bastante comum, e que passa um pouco ao lado:
Quando o carregador não atinge a tensão necessária ao pack, ou não a mantêm por tempo suficiente para que o balanceamento seja feito por completo, poderá haver algumas células (as que tiverem maior auto-descarga) que não chegam a ser carregadas na totalidade, e a cada dia que passa essa diferença poderá ir aumentando. Chegará ao ponto do proprietário ficar a pé por falta de carga, mesmo que tenha sido apenas uma das células a ficar sem carga e as outras todas a terem 30% de sua capacidade (ainda bem que o BMS fez o corte, é sinal que assim protegeu essa célula que estava em risco).
Já agora aproveito para dizer que por vezes, um pouco de humidade junto com pó acumulado na placa de circuito impresso do carregador, ou uma diferença de temperatura, pode fazer alterar a tensão de corte do mesmo (logo aí ser necessário a verificação dessa tensão de final de carregamento, que faz parte da manutenção periódica).
Neste exemplo seria necessário fazer um carregamento extra a esta célula. Reparemos que o BMS era dos bons e estava a funcionar bem!
Será que alguém pode andar descansado e seguro de ter determinada capacidade, mesmo tendo um bom BMS, se não fizer uma manutenção periódica?
Em relação à inexistência de BMS, estando o carregador a fazer um carregamento até que todas as células de um pack LifePO4 atinjam os 3,50V, e que o controlador esteja a fazer o corte por tensão baixa quando as células estejam com 3,00V, com este tipo de trabalho tendo uma verificação periódica (a dita manutenção preventiva), será que há alguma possibilidade de haver algum problema no pack ou perda de autonomia?
Vou responder às duas perguntas que fiz com apenas uma resposta:
As probabilidades de existir problemas são muito maiores no pack que tem o bom BMS, mas não tem qualquer tipo de manutenção periódica.
1º - Porque cada modulo do BMS tem componentes electrónicos que nunca estão livres de avaria.
2º - Porque o sistema de corte por alta e baixa tensão, quer seja feito com outro conjunto de componentes e mosfets, relés sólidos, ou com relés vulgares, também aumenta o risco de avaria.
3ª - Porque a capacidade pode ir diminuindo, conforme expliquei em cima, e a pessoa ficar a meio do percurso sem saber o que se passa.
4º - Porque no caso de paragem da viatura, (porque vai estar um ano fora) os módulos do BMS
irão fazer aumentar muito a auto-descarga das células acabando por as levar mais rápido a valores inferiores aos recomendados, ou obrigando a estar sempre ligada a uma tomada para ir compensando (e a tomada sujeita ás consequências de uma trovoada e outros riscos).
5º - Porque o BMS não transfere energia de umas células (as mais carregadas) para as outras (menos descarregadas) e nem tem controlo se a tensão do carregador não for a suficiente para que se tenha feito o balanceamento.
Espero que assim me possas compreender quando tomo por opção escolher ser eu próprio a fazer a manutenção preventiva e com uma ou duas horas posso garantir todas as células da mota e seu carregador por mais uma boa temporada.
Assim como já estamos acostumados a fazer a verificação da pressão dos pneus, e nos CI a verificação do nível de óleo, de água no radiador, de água dos limpa vidros, das luzes, do combustível, etc. ... também podemos aprender a fazer algumas verificações básicas numa viatura eléctrica e poupadinha. Não?:D
Jorge Rocha Escreveu:Já respondi anteriormente a todas as perguntas que acabaste de fazer.
Se não entendes o que está escrito por mim, já não sei como explicar… Para quem está dentro do contexto, foram referidas ideias muito básicas.
Poderás, com fotos ou video, demonstrar o consumo do BMS e o poder de balanceamento, e já agora o meio utilizado para fazer o corte da corrente de entrada e de saida do pack, promovendo assim o produto?
Podes verificar no diário de bordo da “Janaina” do paulogil (pag.8), que se não fosse o bom desempenho do proprietário, que até sabe pegar num voltimetro e analizar alguns defeitos e colocar as mãos na massa, a esta hora já duas das células poderiam estar lindas, às custas de um “bom” BMS.
visitante2 Escreveu:Eu não fico chateado
Quero que discutam saudavelmente .
Para que todos possam tirar as suas dúvidas
Jorge Rocha Escreveu:RuFuS,
Na Janaina, o paulogil refere perfeitamente que houve informação através da luz vermelha, mas não houve corte, podendo continuar a fazer a viagem. Quando chegou a casa foi fazer as verificações e verificou que duas células estavam mais descarregadas. O que leva a crer que se ele continuasse a andar por mais uns kms, danificaria irreversivelmente as duas células. Os módulos fora para arranjar!
Conclusão, mesmo com um bom BMS não se está livre de se ficar com células danificadas irreversivelmente.
Quando conheceres tão bem o funcionamento ou comportamento das células como eu conheço, irás dar-me razão sobre o que falo!
Quanto à tua desgasta pergunta, continuarei a dizer que já respondi e foi com direito a justificação e tudo, conforme era pedido na minha escola! ("Diga porquê, e justifique a sua resposta")
Desculpa visitante2, por tanto me repetir, mas apenas tenho tentado ser simpático respondendo ao que me perguntam.
Não concordo, Zointz...essa discussão só existe no mundo do amadorismo...zointz Escreveu:Queridos amigos, parece que este tópico já está a ficar demasiado off topic![]()
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Para quem conhece alguma coisa do mundo dos eléctricos sabe perfeitamente que o uso do BMS não é consensual, pois por um lado protege, por outro pode avariar e levar com ele uma ou mais baterias do pack.
Existem correntes de pensamento pró-BMS e outras contra-BMS, portanto acho que podem e devem dar os vossos argumentos e porque não criar outro tópico sobre BMS ou reabrir um dos antigos que já discute este tema, no entanto chamo a atenção que neste momento com os bold's e sublinhados parece que estão zangados e não a transmitir e a fundamentar as vossas opiniões. E como alguém disse um dia... opiniões, cada um tem a sua !
Por acaso o Tesla Roadster tem 6800 células e o Model S 85Kw tem mais de 7000...RuFuS Escreveu: Estás-te a imaginar a fazer um balanceamento a um tesla roadster com as 200 e tal baterias (ou mais não sei ao certo) manualmente ou ir à oficina fazer essa manutenção preventiva?![]()
Por acaso, a tua tablet tem bms (como todos os aparelhos que usam bateria), caso contrário não se desligava qd tinhas a bateria já completamente descarregada e cada vez que ele desligasse, tinhas de comprar outra. Repara que naquelas que podemos separar do telefone, existem 3 contactos, um deles é o sensor de tempertura. Não existe balanceamento por ser apenas uma célula, mas existe um processo de finalização de carga, de tensão vs temperatura, tal como é requerido nesse tipo de baterias, portanto -> BMS...zointz Escreveu:Pois, é isso, opiniões, eu por acaso sou a favor do Bms, mas o meu tablet de onde estou a escrever não tem BMS, e se eu num VE me disposer a fazer o balanceamento manual regular nenhum mal vem ao mundo, claro que corro riscos, com os BMS é a mesma coisa, principalmente quando ainda se estao a desenvolver. Se reparares das motos que tens em Portugal qual foi o BMS que saiu de produção e não necessitou de ajustes posteriores ? Conheces algum ? Lá terá de vir a tal assistência. E qual é o BMS que vais garantir que não vai avariar durante a vida do pack ?
Enviado do meu Galaxy Note 10.1
Claro, só precisas de colocar controlo na série de células e não nas que estão em parelelo...disse 200 ou + pq só assumi as células que estariam em série!sugarstorm Escreveu:Por acaso o Tesla Roadster tem 6800 células e o Model S 85Kw tem mais de 7000...RuFuS Escreveu: Estás-te a imaginar a fazer um balanceamento a um tesla roadster com as 200 e tal baterias (ou mais não sei ao certo) manualmente ou ir à oficina fazer essa manutenção preventiva?![]()
Haverá forma de as proteger a TODAS com BMS?
E so para meter mais achas na fogueira, alguem sabe se tem BMS?sugarstorm Escreveu:Por acaso o Tesla Roadster tem 6800 células e o Model S 85Kw tem mais de 7000...RuFuS Escreveu: Estás-te a imaginar a fazer um balanceamento a um tesla roadster com as 200 e tal baterias (ou mais não sei ao certo) manualmente ou ir à oficina fazer essa manutenção preventiva?![]()
Haverá forma de as proteger a TODAS com BMS?
Fidel Escreveu:E so para meter mais achas na fogueira, alguem sabe se tem BMS?sugarstorm Escreveu:Por acaso o Tesla Roadster tem 6800 células e o Model S 85Kw tem mais de 7000...RuFuS Escreveu: Estás-te a imaginar a fazer um balanceamento a um tesla roadster com as 200 e tal baterias (ou mais não sei ao certo) manualmente ou ir à oficina fazer essa manutenção preventiva?![]()
Haverá forma de as proteger a TODAS com BMS?
Mas entao se tem mais de 7000 celulas como funciona o BMS? sera que tem muitos BMS para analizar celula a celula?RuFuS Escreveu:
E so para meter mais achas na fogueira, alguem sabe se tem BMS?
Claro, se não tivesse, coitados dos proprietários...com a capacidade de descarga que o carro tem, as baterias iam à vida passado pouquíssimo tempo...
Fidel Escreveu:Mas entao se tem mais de 7000 celulas como funciona o BMS? sera que tem muitos BMS para analizar celula a celula?RuFuS Escreveu:
E so para meter mais achas na fogueira, alguem sabe se tem BMS?
Claro, se não tivesse, coitados dos proprietários...com a capacidade de descarga que o carro tem, as baterias iam à vida passado pouquíssimo tempo...