RuFuS Escreveu:Esses métodos de balanceamento manuais não são recomendados nas baterias dos veículos eléctricos...alguns apelidam isso de "manutenção" mas as baterias de lítio não precisam de manutenção!
O que as baterias de lítio
têm que ter obrigatoriamente é um BMS que faça o balanceamento no final da carga e o corte quando estão a andar com as scooter's para vos
garantir a durabilidade de cada uma das células que compõe o pack da bateria!
Qualquer outro método será sempre falível e nunca vos vai garantir que as células não ficarão danificadas!
Também já percebi que alguns usam BMS's feitos na china que não estão preparados para usar em veículos eléctricos...depois não balanceiam correctamente, ou então fazem o corte já com a tensão da célula muito baixa e danifica-vos os pack's obrigando-vos a fazer a tal "manutenção" ou "balanceamento manual" como lhe queiram apelidar...
Fica o aviso para os menos informados...

Voltas a insistir em criticar o trabalho que os outros têm feito, zelando por manter esta comunidade a fazer km eléctricos com fartura, mesmo com baixos recursos.
Se for como dizes, deverias era ficar todo contente da vida, pois o pessoal irá ter problemas a muito curto prazo e provavelmente irão pedir para a tua empresa cuidar de suas viaturas.
Eu sempre fui um autodidacta que aprendi com os meus erros mas principalmente com os dos outros, pois comecei por arranjar coisas avariadas. Logo pensei em solucionar de forma melhor do que a que estava feita anteriormente, para não voltar a acontecer o mesmo erro. Há mais de 25 anos que pratico esta tatica e nunca me sai mal.
Voltando a explicar-te o que é manutenção, posso dizer que existe a Preventiva a Correctiva e a Preditiva.
Retiro do Wikipédia para não pensares que estou a inventar:
"Manutenção preventiva é uma acção planeada e sistemática de tarefas de prevenção. A acção é constante e envolve programas de inspecção, reformas, reparos, entre outros. manutenção preventiva é também a monitorização do determinado objecto estudado para evitar que ele apresente erros ou quebre;
Manutenção correctiva é aquela que é feita depois que o objecto quebra e é a mais comum;
Manutenção preditiva não é bem uma manutenção e sim uma troca de equipamentos antes que eles quebrem."
Conforme qualquer pessoa com o mínimo de inteligência poderá compreender, qualquer um poderá praticar parte da manutenção Preventiva, desde que lhe seja ensinado a melhor forma de o fazer.
Já na manutenção Correctiva, será necessário a substituição das pecas danificadas, e para isso poderá ser necessário maior conhecimentos e ferramentas adequadas.
A manutenção Preditiva, é bastante comum e utilizada em todos os veiculos, tais como substituição de correia de distribuição, mudança de óleo, de pastilhas, de pneus... por aí em diante!
Como podes mais uma vez verificar a manutenção está em todo o lado!