Jorge Rocha Escreveu:RuFuS,
Na Janaina, o paulogil refere perfeitamente que houve informação através da luz vermelha, mas não houve corte, podendo continuar a fazer a viagem. Quando chegou a casa foi fazer as verificações e verificou que duas células estavam mais descarregadas. O que leva a crer que se ele continuasse a andar por mais uns kms, danificaria irreversivelmente as duas células. Os módulos fora para arranjar!
Conclusão, mesmo com um bom BMS não se está livre de se ficar com células danificadas irreversivelmente.
Quando conheceres tão bem o funcionamento ou comportamento das células como eu conheço, irás dar-me razão sobre o que falo!
Quanto à tua desgasta pergunta, continuarei a dizer que já respondi e foi com direito a justificação e tudo, conforme era pedido na minha escola! ("Diga porquê, e justifique a sua resposta")
Desculpa visitante2, por tanto me repetir, mas apenas tenho tentado ser simpático respondendo ao que me perguntam.
Isso não é verdade...um BMS bem desenvolvido e construído, se não comunicar, corta-te a potência sempre...a janaina cortou e não deixou o paulogil andar...confirma com ele ou ele que venha aqui dizê-lo, sff!
Não te percebo, estamos aqui a falar de um assunto que é do interesse geral, pois as baterias são o grande custo de uma scooter eléctrica, e continuas a fugir às questões que te coloquei...estás a ser pouco correcto para comigo e perante quem está a ler este tópico! Aparentas ter receio de responder dada a falta de argumentos, conhecimentos técnicos e conveniência...
Coloquei-te várias questões e não foste frontal e directo nas tuas respostas. Não dizes nem sim nem não, e justificas-te respondendo com argumentos extensos, confusos, que não são verdadeiros nem válidos e dás exemplos pouco coerentes que não facilita a comunidade a perceber...não sei se alguém já te o disse, mas a aprendizagem empírica estará sempre abaixo da ciência!
Disseste que programas as tuas scooter's para cortarem a 3,5v/célula na carga a 3,0v/célula na descarga. Ora, para quem não sabe, isso vai ser uma
hipotética voltagem média tendo como referência a voltagem total.
Vou dar aqui um exemplo e responder por ti, dado que, por falta de conhecimento, interesse ou conveniência não és capaz de responder:
- num pack de 20 células, as tuas scooter's cortam aos 70v em carga e aos 60v em descarga e não tens nenhum dispositivo que meça e controle cada uma das 20 células k lá tens;
- Como sabes então que cada uma das 20 células tem exactamente 3,00v na descarga e não menos ou mais?
Nunca saberás! As células têm todas resistências internas diferentes, portanto, dizeres que vão estar a 3,00v não é verdade!
- falavas que com um BMS não se iria tirar o máximo rendimento de um pack. As motas que programas cortam 20 células a 60v, que rendimento vai tirar?
Menos que um BMS, pois o BMS só corta qd uma célula atinge 2,80v estáveis e nessa altura já as restantes estarão lá perto pois estão correctamente balanceadas!
- E na carga, como sabes se todas as células estão certinhas a 3,50v?
Nunca saberás! As células têm todas resistências internas diferentes, portanto, dizeres que vão estar a 3,50v no final do carregamento não é verdade! Até podes perder tempo a medir as voltagens uma a uma na carga...mas será que o vais fazer sempre que carregares a mota? Vais estar junto da mota no final da carga para desligar o carregador se algum exceder os 3,5v?
- Tens um BMS para fazer isso?
Óbvio que não tens, pois se tivesses, não estariamos aqui a discutir manutenção preventiva de uma coisa que não existe!
E como não respondeste às restantes questões, eu respondo por ti, pois não gosto de deixar as conversas a meio...
1º - Sem o uso de um BMS, como garantes que nenhuma célula de lítio é descarregada abaixo de 2,75-2,80v enquanto o utilizador está a andar de scooter e que danificará a célula irreversivelmente?
Não garantes! As células têm todas resistências internas diferentes, portanto, nunca saberás se em andamento danificaste alguma e atingiu os 2,75v ou menos em andamento.
2º - Sem o uso de um BMS, como garantes que ao carregar, não tens num pack uma célula que carrega acima dos 3,6v e que danificará a célula irreversivelmente?
Não garantes! As células têm todas resistências internas diferentes, portanto, nunca saberás se no final do carregamento alguma chegou aos 3,6v ou mais primeiro que as outras!
3º - Usas BMS's nas tuas motas? sim ou não?
Não, daí o teu interesse em difundir informação dúbia acerca de manutenção de baterias, balanceamento e manutenção preventiva
4º - Estarei errado quanto ao risco de usar baterias de lítio numa scooter eléctrica sem um BMS ou com um BMS que requeira balanceamento manual regularmente? sim ou não?
Óbvio que não, o RuFuS sabe do que fala e percebe do assunto, não havendo argumentos para conseguir refutá-lo!!!
Sempre ouvi dizer, que quem cala consente...mas és livre de tentar negar qualquer uma das afirmações que fiz...desejo-te boa sorte!
Espero ter sido explícito, coerente e esclarecido à comunidade quanto à importância que é ter um BMS que faça correctamente o seu trabalho num VE com baterias de lítio...qualquer dúvida, apitem!