Boas!
Desculpem lá mas vou fazer um post sincero e directo...se ferir susceptibilidades, paciência mas não gosto de ler nem criar ilusões, para além de que alguém tem que dizer a verdade, doa a quem doer...
O user pretende fazer
80km sem carregar e transportar 175kg...e tem um orçamento de 3000 a 4000€...
Acham um ciclomotor com velocidades de 50-55km/h um veículo confortável e plausível para fazer tal viagem diariamente ainda para mais com trajecto em auto-estrada, chegar ao emprego a horas e ao final do dia voltar a fazer 40km ainda para mais com uma passageira?
Não sejam visionários nem ilusionistas...sejam sinceros com quem vos pede ajuda...
Eu tenho sérias dúvidas que até uma Vectrix Li+ consiga fazer 80km nesse trajecto sem preocupações de autonomia ou limitações nas velocidades a carregar
175kg em cima! O Volt poderá ajudar-me nesta dúvida...
Estamos a falar de trajectos com subidas, AE e pára-arranca da cidade...com 2 pessoas em cima da mota que totalizam um peso de 175kg...não 120kg!
A Vectrix nimh nem vale a pena pensar nisso pois não é opção para tal proeza diariamente...
a não ser que o user tenha onde carregar em lisboa!!
As outras scooter's que recomendam...pensem bem...uma scooter chinesa para fazer 80km seguidos com 175kg em cima tem que ter baterias de 90Ah...preço extra...
Posto isto, e como sou uma pessoa realista, aqui vai a minha sugestão caso o user caso não consiga um posto de carga e queira realmente algo alternativo aos transportes públicos:
- procurar uma Honda PCX ou Sym GTS que ser-te-á muito melhor.
Leasing's...empréstimos e afins nos dias de hoje também não me parece coerente...mas isso cabe a cada um decidir os riscos que está disposto a assumir...se o user e/ou passageira ficam sem emprego quem lhes paga o restante do VE?
Ainda assim, a minha sugestão ao user, e dado que tem passageira para transportar e aparentam não ter experiência em VE seria um carro eléctricos...mas parece que também não é opção!
Se o orçamente for outro...aí poderemos falar de uma Vectrix com um pack de baterias de lítio personalizado como têm o serges e o jmap e aí já não estariamos a ter aqui tanta dúvida...
Sou vendedor de veículos eléctricos mas sou capaz de ter 2 dedos de testa e dizer a verdade que alguns tentam omitir...isto é um fórum de VE's mas não podemos ser extremistas a este ponto!
Espero que tenham compreendido o meu ponto de vista, pois o orçamento do user é limitado e temos que ser realistas!