Aquecimento central a água, através de panéis solares.
-
- Membro
- Registado: domingo nov 19, 2006 10:57 pm
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
recebi isso outro dia, por e-mail, espreita-lá:
http://www.eolicaesolar.com
rua do seixal, nº 92 4000-521 porto
telf 225 096 452 fax 225 024 152
e-mail: [email protected]
talvez ajuda
rua do seixal, nº 92 4000-521 porto
telf 225 096 452 fax 225 024 152
e-mail: [email protected]
talvez ajuda
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
-
- Membro
- Registado: domingo jan 07, 2007 2:35 pm
- Contacto:
existem no mercado alguns equipamentos interessantes que podes adaptar e combinar segundo as tuas necessidades. por exemplo tens caldeiras de aquecimento preparadas para trabalhar a bio-diesel, conjunto de paineis solares, com os quais podes aquecer a agua até 70º, sendo esta temperatura mais que suficiente. podes tb combinar energia foto-voltaica com energia eolica para produção de electricidade e desta forma aquecer a agua numa caldeira equipada com resistência. podes tb utilizar a tradicional lareira e utilizar lenha proveniente de limpezas de floresta.
vou tenter encontrar alguns contactos de empresas fornecedoras deste tipo de equipamentos.
abraço
vou tenter encontrar alguns contactos de empresas fornecedoras deste tipo de equipamentos.
abraço
-
- Membro Silver
- Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
-
- Membro
- Registado: domingo nov 19, 2006 10:57 pm
recebi isso outro dia, por e-mail, espreita-lá:
ola hynek,tudo bem?
eu ja tentei ontem e hoje ir ao site e nao da nada
sera que o endereco esta bem?
um abraco
popkorn
ola hynek,tudo bem?
um abraco
popkorn
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am
-
- Membro
- Registado: domingo jan 07, 2007 2:35 pm
- Contacto:
pois no inverno está pior, principalmente com os equipamentos que temos no mercado. um amigo meu tem um par de paineis com talvez 3 m2 e consegue, mesmo no inverno, temperaturas na ordem dos 25º a 35º, claro que não utiliza esta temperatura para o aquecimento, sendo esta água só para utilização domestica. para o aquecimento central tem uma caldeira diesel e uma a lenha.
mas com uma grande superficie de paineis solares, com outro tipo de tecnologia poderia ser possivel, chegar aos 70º, nos dias de sol. para os dias nubelosos poderias optar pelo aquecimentos central por caldeira electrica, com esta energia a ser produzida por uma mini estação eolica, com a vantagem de quando não estás a consumir poderes vender electricidade à rede(não sei se isto ainda é possivel).
continua como opção mais valida a caldeira a funcionar a bio-diesel, mas para isso se tornar rentavel terias de produzir o teu próprio bio-diesel, visto que o gasoleo de aquecimento está a 60 cêntimos o litro. ou então utilizas a lareira com madeira proveniente de limpezas florestais ou despojos de serrações.
existe tb uma nova possibilidade de aquecimento central feito a partir de energia electrica produzida por choques de temperatura. vou tentar saber mais sobre isto porque parece ser interessante e pouco dispendioso.
abraço
mas com uma grande superficie de paineis solares, com outro tipo de tecnologia poderia ser possivel, chegar aos 70º, nos dias de sol. para os dias nubelosos poderias optar pelo aquecimentos central por caldeira electrica, com esta energia a ser produzida por uma mini estação eolica, com a vantagem de quando não estás a consumir poderes vender electricidade à rede(não sei se isto ainda é possivel).
continua como opção mais valida a caldeira a funcionar a bio-diesel, mas para isso se tornar rentavel terias de produzir o teu próprio bio-diesel, visto que o gasoleo de aquecimento está a 60 cêntimos o litro. ou então utilizas a lareira com madeira proveniente de limpezas florestais ou despojos de serrações.
existe tb uma nova possibilidade de aquecimento central feito a partir de energia electrica produzida por choques de temperatura. vou tentar saber mais sobre isto porque parece ser interessante e pouco dispendioso.
abraço
-
- Staff Member
espreitei e está funcionarpopkorn Escreveu:recebi isso outro dia, por e-mail, espreita-lá:
ola hynek,tudo bem?
um abraco
popkorn
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
a grande superfície de painéis solares não aumenta a temperatura da água, apenas produz uma maior quantidade de água quente. 70º ou mesmo mais é perfeitamente possível....no verão. agora, quarenta é um valor mais razoável.
caldeiras eléctricas a partir de energia eólica talvez não seja muito viável dado o elevado preço destes equipamentos, que muitas vezes apenas produzem....200 w. além disso, numa manhã fria de nevoeiro, provavelmente não há vento.
hynek o site que mandás-te funciona intermitentemente.
caldeiras eléctricas a partir de energia eólica talvez não seja muito viável dado o elevado preço destes equipamentos, que muitas vezes apenas produzem....200 w. além disso, numa manhã fria de nevoeiro, provavelmente não há vento.
-
- Staff Member
experimentei outra vez e funcionou.orbis Escreveu:a grande superfície de painéis solares não aumenta a temperatura da água, apenas produz uma maior quantidade de água quente. 70º ou mesmo mais é perfeitamente possível....no verão. agora, quarenta é um valor mais razoável.
mas não sei quem está por trás disso, o que é, etc .... simplesmente alguém me reenviou isso por mail a pensar que ajuda ao meu interesse por energias renováveis. mas não tive ainda tempo de ver, estudar e formar alguma opinião. nem me interessa, por enquanto. difícilmente consigo aranjar tempo para aquilo, que me vem na cabeça ....
quem estiver interessado que liga por tlf ou manda mail, a chamar-lhes atenção.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am
tenho sondado por ai preços de caldeiras que funcionam com pellets , e bastante interessantes fazem tudo exactamente uma de gaz ou a gasoleo, termostato ,temporizador ,sao formidaveis ,só o preço delas é assustador ! a nao ser que as pellets fossem feitas em casa, isso sim o preço da caldeira com o tempo justificava . nao têm por ai contactos? mesmo sendo em espanha já que tudo neste país é um balurdio!
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
eu tenho um sistema de aquecimento central e aqs com energia solar e apoio com um recuperador de calor a lenha. o aquecimento faço por piso radiante enviando agua a 40º em vez dos 80º necessários para os radiadores. se tivesse radiadores teria que ter uma caldeira.
na minha perspectiva não é facil amortizar um investimento em aquecimento solar em portugal (moro no alentejo litoral) pela razão que este é demasiado curto e pouco frio. alguem referiu que o piso radiante provoca problemas de circulação nas pernas, isso é verdade se meteres debaixo do chão água à mesma temperatura dos radiadores. não acontece a 40º. as bombas de calor são muito dispendiosas, consomem mais energia e exigem manutenção, pelo que demoram mais tempo a amortizar. já relativamente aos tubos de vacuo parecem-me razoáveis cutando cerca do dobro, permitem elevar a temperatura da agua aos niveis necessários para o aquecimento e os duches, sem necessidade de nenhum apoio a não ser em dias de maiores necessidades. atenção que os paineis não são o componente mais caro de um sistema de aquecimento central a energia solar.
aqui vai a minha experiencia:
tenho um deposito de 200 litros e no verão o sistema autodesliga-se antes do meio-dia reencaminhei agua quente para as maquinas de lavar o que me permite amortizar o custo do sistema mais cedo.
nos dias muito nublados o máximo de temperatura que consigo é 35º, é necessário elevar a temperatura em apenas 5º quer para aquecimento, quer para aqs (!)
nos dias nublados de outono em que ainda não está suficientemente frio para acender a lareira, os duches são mornos
existem esquentadores a gás de chama variável que apenas consomem a energia necessária para elevar a temperatura para um valor fixo, consomem muito menos que os esquentadores tradicionais e são muito mais baratos (e com menos manutenção) que as caldeiras a gasoleo (não esquecer as perspectivas de amortização).
mais vale investir num bom isolamento do que num bom aquecimento (!)
resta acrescentar que vivo no meio de uma floresta e a lenha de sobreiro custa aqui 35€ o m3 (cerca de meia tonelada). dizer ainda que tenho 4 paineis de 2m2 e começo a pensar que melhor seria ter apenas dois, mas de tubos de vacuo (melhor aproveitamento por tempo nublado), e dizer também que aqui, os dias realmente frios são dias de ceu limpo, enquanto os dias de tempo nublado são consideravelmente mais quentes.
na minha perspectiva não é facil amortizar um investimento em aquecimento solar em portugal (moro no alentejo litoral) pela razão que este é demasiado curto e pouco frio. alguem referiu que o piso radiante provoca problemas de circulação nas pernas, isso é verdade se meteres debaixo do chão água à mesma temperatura dos radiadores. não acontece a 40º. as bombas de calor são muito dispendiosas, consomem mais energia e exigem manutenção, pelo que demoram mais tempo a amortizar. já relativamente aos tubos de vacuo parecem-me razoáveis cutando cerca do dobro, permitem elevar a temperatura da agua aos niveis necessários para o aquecimento e os duches, sem necessidade de nenhum apoio a não ser em dias de maiores necessidades. atenção que os paineis não são o componente mais caro de um sistema de aquecimento central a energia solar.
aqui vai a minha experiencia:
tenho um deposito de 200 litros e no verão o sistema autodesliga-se antes do meio-dia reencaminhei agua quente para as maquinas de lavar o que me permite amortizar o custo do sistema mais cedo.
nos dias muito nublados o máximo de temperatura que consigo é 35º, é necessário elevar a temperatura em apenas 5º quer para aquecimento, quer para aqs (!)
nos dias nublados de outono em que ainda não está suficientemente frio para acender a lareira, os duches são mornos
existem esquentadores a gás de chama variável que apenas consomem a energia necessária para elevar a temperatura para um valor fixo, consomem muito menos que os esquentadores tradicionais e são muito mais baratos (e com menos manutenção) que as caldeiras a gasoleo (não esquecer as perspectivas de amortização).
mais vale investir num bom isolamento do que num bom aquecimento (!)
resta acrescentar que vivo no meio de uma floresta e a lenha de sobreiro custa aqui 35€ o m3 (cerca de meia tonelada). dizer ainda que tenho 4 paineis de 2m2 e começo a pensar que melhor seria ter apenas dois, mas de tubos de vacuo (melhor aproveitamento por tempo nublado), e dizer também que aqui, os dias realmente frios são dias de ceu limpo, enquanto os dias de tempo nublado são consideravelmente mais quentes.
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
manuelcar, realmente o teu sistema no global parece-me muito bom, pelo menos a questão do reencaminhamento da água quente, para a máquina de lavar.
a questão do investimento é sempre algo que dá que pensar, mas por vezes esse investimento é excessivo para as necessidades de cada um (exemplo: na minha casa um aquecedor serve perfeitamente para tudo, e só o ligo 1 ou 2 horas por dia).
a questão do investimento é sempre algo que dá que pensar, mas por vezes esse investimento é excessivo para as necessidades de cada um (exemplo: na minha casa um aquecedor serve perfeitamente para tudo, e só o ligo 1 ou 2 horas por dia).
3º sócio novaenergia
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
justamente, por isso digo que mais vale investir no isolamento do que no aquecimento. de resto é tudo uma questão de contabilidade e de estimativas do aumento do custo dos combustiveis. claro que sabe bem chegar a uma casa quentinha sem ter que ligar coisa nenhuma, e sabe bem contribuir um cadito menos para o aumento do efeito de estufa, mas no fim trata-se de somar e subtrair.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
realmente uma casa portuguesa bem isolada e com boa exposição solar nem deveria precisar de aquecimento, com excpção talvez de algumas áreas do centro e norte interior. o problema é que não há tradição nem se sabem isolar convenientemente casas em portugal. por outro lado, é frequente verem-se casa novas em construção sem qualquer preocupação com a exposição solar. assim não.