Aquecimento central a água, através de panéis solares.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
Aquecimento central a água, através de panéis solares.
olá pessoal "verde"!
apresento-me desde já como um cidadão que apesar de não intervir directamente em acções radicais para mudar o mundo, tudo faz para minimizar os estragos por onde passa!
venho levantar a discussão acerca de um problema que se me depara actualmente.
estou a construir a minha casa (definitiva), que é uma moradia, instalada num terreno de 391m2 e quero torná-la o mais eficiente possivel em termos de aproveitamento e gestão de recursos limpos e pouco dispendiosos.
á uns tempos atrás perguntei a um delegado comercial de uma empresa, que instala equipamentos de aquecimento sobre a junção de dois tipos de equipamentos.
a minha questão punha-se em juntar os radiadores de aquecimento a água quente, com os painéis solares de aquecimento de água.
o que me foi dado a entender foi que os dois sistemas não são compatíveis devido ao rendimento térmico a que operam. o radiadores para terem uma boa rentabilidade térmica têm de ser fornecidos com água a cerca de 90º e os painéis solares de aquecimento de água trabalham a cerca de 50º. foi acrescentado ao "discurso" que nunca se tiraria um grande caudal de água aquecida para circular por todos os radiadores da casa, dos painéis solares o que tornaria na pratica inviável o bom desempenho dos radiadores.
para responder:
-é mesmo verdade este tipo de afirmação????
-se colocar um nº avultado de painéis solares para aquecimento de água, poderei ter o tal caudal de água quente suficiente para circular pelos radiadores???
a ideia era, aproveitando a luz solar, aquecer a casa durante o dia e devido ao excelente isolamento que foi instalado e também pela utilização de janelas de vidro duplo sem ponte térmica, forradas a madeira, manter a temperatura da casa estável durante a noite.
é que estou na eminência de ter de recorrer a uma caldeira a gasóleo.
nesta casa vou ter uma lareira, que tem recuperação de calor, para a sala de estar e um dos quartos, ar condicionado, com bombas de calor e de frio, para todas as dependências e também o aquecimento central de caldeira a gasóleo e radiadores.
reparem: três sistemas de aquecimento, todos poluentes e que consomem dinheiro.
agradeço que me dêm a vossa opinião e que me reportem se conhecem algum caso ou empresa que demontre que a minha ideia é praticável!!
abraço ecologista
apresento-me desde já como um cidadão que apesar de não intervir directamente em acções radicais para mudar o mundo, tudo faz para minimizar os estragos por onde passa!
venho levantar a discussão acerca de um problema que se me depara actualmente.
estou a construir a minha casa (definitiva), que é uma moradia, instalada num terreno de 391m2 e quero torná-la o mais eficiente possivel em termos de aproveitamento e gestão de recursos limpos e pouco dispendiosos.
á uns tempos atrás perguntei a um delegado comercial de uma empresa, que instala equipamentos de aquecimento sobre a junção de dois tipos de equipamentos.
a minha questão punha-se em juntar os radiadores de aquecimento a água quente, com os painéis solares de aquecimento de água.
o que me foi dado a entender foi que os dois sistemas não são compatíveis devido ao rendimento térmico a que operam. o radiadores para terem uma boa rentabilidade térmica têm de ser fornecidos com água a cerca de 90º e os painéis solares de aquecimento de água trabalham a cerca de 50º. foi acrescentado ao "discurso" que nunca se tiraria um grande caudal de água aquecida para circular por todos os radiadores da casa, dos painéis solares o que tornaria na pratica inviável o bom desempenho dos radiadores.
para responder:
-é mesmo verdade este tipo de afirmação????
-se colocar um nº avultado de painéis solares para aquecimento de água, poderei ter o tal caudal de água quente suficiente para circular pelos radiadores???
a ideia era, aproveitando a luz solar, aquecer a casa durante o dia e devido ao excelente isolamento que foi instalado e também pela utilização de janelas de vidro duplo sem ponte térmica, forradas a madeira, manter a temperatura da casa estável durante a noite.
é que estou na eminência de ter de recorrer a uma caldeira a gasóleo.
nesta casa vou ter uma lareira, que tem recuperação de calor, para a sala de estar e um dos quartos, ar condicionado, com bombas de calor e de frio, para todas as dependências e também o aquecimento central de caldeira a gasóleo e radiadores.
reparem: três sistemas de aquecimento, todos poluentes e que consomem dinheiro.
agradeço que me dêm a vossa opinião e que me reportem se conhecem algum caso ou empresa que demontre que a minha ideia é praticável!!
abraço ecologista
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
tenho um amigo que me disse que já tem instalado sistemas mistos em que os painéis solares dão apoio a uma caldeira de aquecimento central e segundo ele nesses sistemas a caldeira só arranca lá para as 10 da noite.
não me parece que essa afirmação dos 50 graus seja verdadeira. tenho um outro amigo que tem uma piscina e um ginásio abertos ao público e a piscina é aquecida maioritariamente por um sistema de 36m2 de painéis solares cujo líquido passa por um permutador de calor. a água para banhos é mantida num reservatório de 1000 litros e já vi a temperatura ultrapassar os 80 graus.
não me parece que essa afirmação dos 50 graus seja verdadeira. tenho um outro amigo que tem uma piscina e um ginásio abertos ao público e a piscina é aquecida maioritariamente por um sistema de 36m2 de painéis solares cujo líquido passa por um permutador de calor. a água para banhos é mantida num reservatório de 1000 litros e já vi a temperatura ultrapassar os 80 graus.
-
eu a montar a caldeira a gasóleo, será apenas para o aquecimento central ou para o caso de a temperatura do depósito de águas sanitárias (aquecida em painel solar) desça.
ou seja, para águas sanitárias, terei um painel solar. para o aquecimento central terei uma caldeira a gasóleo, que servirá também para aquecer águas sanitárias, caso seja necessário.
eu quero é aquecer a casa durante o dia com paineis solares, para estar quente á noite. se necessário fôr, também tenho a lareira e o ar-condicionado.
mas dizem-me que mesmo estando a trabalhar o dia todo, com sol, nunca terei a casa quente, como se tiver uma caldeira a gasóleo.
no inverno teria uma exposição solar útil desde cerca das 7/8h da manhã até ás 17h da tarde! será suficiente????
abraço solar
ou seja, para águas sanitárias, terei um painel solar. para o aquecimento central terei uma caldeira a gasóleo, que servirá também para aquecer águas sanitárias, caso seja necessário.
eu quero é aquecer a casa durante o dia com paineis solares, para estar quente á noite. se necessário fôr, também tenho a lareira e o ar-condicionado.
mas dizem-me que mesmo estando a trabalhar o dia todo, com sol, nunca terei a casa quente, como se tiver uma caldeira a gasóleo.
no inverno teria uma exposição solar útil desde cerca das 7/8h da manhã até ás 17h da tarde! será suficiente????
abraço solar
-
- Membro Platinium
o que estou a dizer é que é possível ligar os painéis solares ao circuito do aquecimento central e isso vai-te fazer poupar muito gasóleo na caldeira. até porque mesmo que o aquecimento da água não seja muito elevado o que não acredito, de qualquer modo a caldeira a gasóleo não necessita de partir de uma temperatura tão baixa. além disso há um outro factor que é o nº e a área de painéis solares usados. na piscina do meu amigo são usados dezoito painéis de 2 m2 cada um. claro que esse valor tem de ser ajustado às necessidades e propósitos dos sistemas.
só para teres uma ideia esse sistema, produz cerca de 37 mw/h por ano fazendo-lhe poupar cerca de 5000 litros de gasóleo e uma redução de co2 superior a 15 toneladas.
só para teres uma ideia esse sistema, produz cerca de 37 mw/h por ano fazendo-lhe poupar cerca de 5000 litros de gasóleo e uma redução de co2 superior a 15 toneladas.
-
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
há sistemas com paineis solares (diferentes dos normais, são tipo placas com tubagem dentro - nesta tubagem corre o líquido ou gás que se usa nos sistemas de arrefecimento), combinado com uma bomba de calor. retira calor até com paines solares a menos de 0ºc. dá para água, aquecimento, tudo. trabalha com sol, chuva, de noite, sempre. é uma espécie da arca de congelação a trabalhar ao contrário. estes sistemas já são muito usados na alemanha, república checa, etc.... foi onde encontrei esta informação. ao gastar, se não me engano, 1 kw da potência eléctrica temos o ganho de 5 kw da energia térmica.
estou a pensar, no futuro, montar um sistema destes.
até dava para usar uma arca congeladora vulgar. usar os painéis solares para aquecer água dentro da arca. depois recolher o calor de outro lado e canalizá-lo para aquecimento ou água para uso. o excesso do da energia térmica armazenar (piscina, furo, .....)
estou a pensar, no futuro, montar um sistema destes.
até dava para usar uma arca congeladora vulgar. usar os painéis solares para aquecer água dentro da arca. depois recolher o calor de outro lado e canalizá-lo para aquecimento ou água para uso. o excesso do da energia térmica armazenar (piscina, furo, .....)
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
-
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
na casa amiga do hambiente tem bastante informaçao a menos que more na serra da estrela se tiver uma boa isolacao poucos pontos termicos com a lareira bem instalada nao tera problemas de aquecimento quanto a agua quente se o sol lhe a aquecer metade da temperatura ja é meio caminho à economia
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
- Staff Member
é o que eu escrevi.orbis Escreveu:isso é uma bomba de calor. não estou a ver para que são necessários painéis.
os painéis solares são indispensáveis, vão buscar a energia térmica ao exterior da casa .
há muita info sobre isso na internet.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
-
- Staff Member
exactamente. o princípio é o mesmo. o ar condicionado tem, no exterior da casa, um radiador com ventoínha que serve ou para recolher ou para dissipar a energia térmica (depende se queremos aquecer ou arrefecer a casa). esse sistema também pode ser usado para o aquecimento central, em maior escala.netcruiser Escreveu:hynek Escreveu:o painéis solares ... vão buscar a energia térmica ao exterior da casa ...orbis Escreveu:isso é uma bomba de calor. não estou a ver para que são necessários painéis.
mas não é isso que uma bomba de calor de um ac, faz sem usar os ditos painéis???????
abraço condicionado
há sistemas que usam uma espécie do painel solar em vez do radiador. em princípio uma bomba de calor tira energia térmica de um lado e põe no outro. ainda tem capacidade de elevar a temperatura. isso quer dizer que mesmo com temperaturas baixas (por ex. 0 ºc) tem capacidade deste ambiente frio retirar a energia térmica e entregar, doutro lado, um fluído com 60 ºc ou mais.
os paineis solares, nestes casos, servem de colector da energia térmica (fora de casa) e a bomba de calor eleva a temperatura e transporta a energia térmica para dentro da casa.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro
- Registado: domingo nov 19, 2006 10:57 pm
quanto e que se gastara?
vamos la com dois paineis solares para aquecer agua num deposito de 1000l, que durante a noite e mantida quente por energia acumulada numas (nao sei quantas) baterias que diariamente vao sendo carregadas por (nao sei quantos ) paineis fotovoltaicos.
claro que esta sempre ligada caldeira que so arranca quando tudo que e energia solar acaba.
sim claro que e possivel mas sera economicanente viavel a medio prazo,digamos 3 anos,6anos.
um grande abraco e um ano verde.
popkorn
vamos la com dois paineis solares para aquecer agua num deposito de 1000l, que durante a noite e mantida quente por energia acumulada numas (nao sei quantas) baterias que diariamente vao sendo carregadas por (nao sei quantos ) paineis fotovoltaicos.
claro que esta sempre ligada caldeira que so arranca quando tudo que e energia solar acaba.
sim claro que e possivel mas sera economicanente viavel a medio prazo,digamos 3 anos,6anos.
popkorn
-
- Staff Member
esta ideia não é rentável. painéis solares são muito mais eficientes no aquecimento directo do que na produção fotovoltaica (painéis +++caros).popkorn Escreveu:quanto e que se gastara?
popkorn
aquecer água sim, com paineis solares e acumular. usar eventualmente uma bomba de calor para elevar a temperatura.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Platinium
já estive a falar com o meu amigo que instala os painéis solares em aquecimento central e ele disse-me:
com os painéis solares tradicionais a temperatura da água no inverno realmente dificilmente ultrapassa os 35ºc. assim, não é viável a instalação do aquecimento central com radiadores mas apenas com piso radiante.
contudo, nos últimos tempos surgiram no mercado painéis solares a vácuo (que não percebi como funcionam) que permitem atingir temperaturas superiores a 80ºc e com esses já se podem usar os radiadores normais.
espero que a informação tenha utilidade.
com os painéis solares tradicionais a temperatura da água no inverno realmente dificilmente ultrapassa os 35ºc. assim, não é viável a instalação do aquecimento central com radiadores mas apenas com piso radiante.
contudo, nos últimos tempos surgiram no mercado painéis solares a vácuo (que não percebi como funcionam) que permitem atingir temperaturas superiores a 80ºc e com esses já se podem usar os radiadores normais.
espero que a informação tenha utilidade.
-
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
boas
se ainda estas na construçao da tua casa entao ai sim penso que o aquecimento por chao radiante (a agua) sera o mais eficaz em qualquer caso, visto o ar quente subir e o chao estar sempre a uma temperaura ideal de 22 graus,(parece que estas sempre com uma escalfeta presa ao pes) como ja tens um bom isolamento as percas de energia sao minimas. em relaçao ao aquecimento de água penso que com já tens lareira com recuperador, usarias uma serpentina para aquecimento de aguas que posteriormente entraria no circuito do chao radiante durante a noite para manter o aquecimeto dado pelos paineis solares. os radiadores na minha opiniao nao sao uma boa aposta, tanto pelo preço deles como pelo seu rendimento energético (precisas de muito mais calor na água par eles foncionarem)
se ainda estas na construçao da tua casa entao ai sim penso que o aquecimento por chao radiante (a agua) sera o mais eficaz em qualquer caso, visto o ar quente subir e o chao estar sempre a uma temperaura ideal de 22 graus,(parece que estas sempre com uma escalfeta presa ao pes) como ja tens um bom isolamento as percas de energia sao minimas. em relaçao ao aquecimento de água penso que com já tens lareira com recuperador, usarias uma serpentina para aquecimento de aguas que posteriormente entraria no circuito do chao radiante durante a noite para manter o aquecimeto dado pelos paineis solares. os radiadores na minha opiniao nao sao uma boa aposta, tanto pelo preço deles como pelo seu rendimento energético (precisas de muito mais calor na água par eles foncionarem)