Transientes de Balastros Xenon Chineses baratos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Transientes de Balastros Xenon Chineses baratos

Mensagem por Njay »

Emanuel Couto Escreveu:Njay! Com estes termos a maior parte do pessoal não percebe do q falas :)
Tenta uma linguagem mais simplificada.... ;)
O MVS tem razão, e eu sou da opinião de que quem quiser saber, que pergunte :) ! Quem não pergunta é porque não está muito interessado em saber. Sei que o RJSC me entende, e no fundo estava a falar com ele, não vi necessidade em simplificar, mas tento estar sempre disponível para tentar esclarecer qualquer intervenção minha a quem demonstrar interesse nisso.
MVS Escreveu:Sigo sempre com grande interesse as tuas intervenções no domínio técnico Njay e não só neste fórum.
Bom, sinto-me lisonjeado, pois considero-te um profissional desta área e eu sou apenas um amador :D !
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Existem tópicos técnicos este é um deles. Mesmo assim há informação útil para o público em geral e na internet para um bom curioso facilmente encontra o significado dos termos. Assim nascem muitos novos hobbystas de eletrónica.

Estou a par, mas no comércio local de Aveiro é muito difícil arranjar diodos TVS. Algum dia terei que encomendar meia dúzia para stock para utillizar futuras experiências, mas isto foi feito com o que tinha à mão numa visita às 23h a casa do Jorge Rocha...

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Podes não encontrar na hora. Mas se encomendares, é coisa de uma semana no máximo.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

RJSC Escreveu:Existem tópicos técnicos este é um deles. Mesmo assim há informação útil para o público em geral e na internet para um bom curioso facilmente encontra o significado dos termos. Assim nascem muitos novos hobbystas de eletrónica.

Estou a par, mas no comércio local de Aveiro é muito difícil arranjar diodos TVS. Algum dia terei que encomendar meia dúzia para stock para utillizar futuras experiências, mas isto foi feito com o que tinha à mão numa visita às 23h a casa do Jorge Rocha...
Senhores....já reconsiderei o que tinha dito antes, ou não...!!!

Referente aos diodos supressores de tensão (TVS) podes retirar de televisores avariados!! Ou mesmo fazer um circuito equivalente!!
Se não me falha a memória, um díodo rápido em série com um zener, com valores compatíveis.

Dependendo da potência! Tb se poderia colocar um (Transorb) unidirecional ou mesmo bidirecional.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Os diodos zener comuns têm um tempo de resposta muito lento para estes transientes. Um diodo TVS é um Zener rápido, por vezes com um díodo rápido em anti-paralelo para absorver picos negativos.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Sim tem um maior tempo de resposta! Mas em muitos casos resolve.

Procurei na net algo parecido com o que queria dizer, só encontrei este esquema (já dá para ter uma ideia). Já fiz isso, com resultados satisfatórios, no teu caso será um pouco mais complicado, pois este conversor não é grande coisa (bem visível nos testes da buzina)
Anexos
yyij6.jpg
yyij6.jpg (158.86 KiB) Visto 2877 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

Os TVS também costumam ter uma capacidade de dissipação de transiente de energia bastante grande.

RJ, se quiseres envia-me uma MP com a tua morada que eu arranjo-te um 1.5KE18CA para experimentares (mas depois metes aqui uns scope shots :)).
Aprilia RS125e

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

Também tenho:

4 x 1.5KE16A

e

3 x 1.5KE15A

em stock RJSC analisa bem nas datasheets as curvas tensão vs corrente e diz o que pretendes. Algo me diz que o transiente vai ter alguma disponibilidade de corrente.

Isto é material de cêntimos que tenho parado apenas para eventuais testes como o que tens em mãos. Nas boards de produção uso as versões SMD.
Imagem

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

MVS Escreveu:4 x 1.5KE16A
De certeza que este é "16"?
Aprilia RS125e

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Obrigado, mas a mota em questão já está em Tondela nas mãos do dono (que mudou para LED + Lâmpada incandescente).
Só ter um em stock para se eventualmente aparecer outra.

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Njay Escreveu:
MVS Escreveu:4 x 1.5KE16A
De certeza que este é "16"?
Sim Njay está correcto. 16V de breakdown voltage média.
Imagem

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

Ah, ok, já vi, é que a datasheet que aqui tenho não tem esse modelo 16, mas já vi outra.

Os 1.5KE18CA que aqui tenho foram escolhidos para uma aplicação automotiva 12V e na altura este pareceu-me ser a melhor escolha para um sistema com bateria de chumbo, cuja tensão teoricamente pode ir até 14-14,5V. Este tem uma "stand-off voltage" de 15.3V, ou seja até essa tensão ele só passa uma correntezinha residual, e a tensão máxima (à corrente máxima de transiente de algumas centenas de A) ficava-se pelos 32V ou por aí, portanto ainda perfeitamente dentro da gama de entrada de um regulador "tipico" automotivo, que será uns 40V (até mesmo dentro da dum 7805, 35V se não tou em erro, que era o que estava a usar na altura). Os ...15 e ...16 já parecem ter uma stand-off voltage muito baixa para o sistema de 12V com bateria de chumbo, mas nestes sistemas de veiculos eléctricos com um rail de 12V certos tá perfeitamente dentro, e atinge uma tensão máxima mais baixa durante os transientes mais beras.
Há vários fabricantes destes TVS e as specs parece-me que variam um pouco, ou são especificados em condições ligeiramente diferentes.

Não me lembro de ver gráficos de "velocidade" nas datasheets, era um teste interessante...
Aprilia RS125e

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Njay Escreveu:Não me lembro de ver gráficos de "velocidade" nas datasheets, era um teste interessante...
Realmente este é o ponto chave. A resposta do TVS anda na casa da fracção de nanosegundo. A indutancia parasita da package e o posicionamento no PCB são geralmente uns dos factores mais limitativos na sua velocidade de resposta. Convém usar mais uns componentes bem seleccionados para abrandar o transiente como já foi dito atrás. A função do TVS é mesmo a de escorvar a energia do transiente num curto espaço de tempo.

O teste nunca pode ser feito á "Tone" com uns crocodilos...
Imagem

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

Fracção de ns? Sim sr, uma ordem de grandeza abaixo do que imaginei.
A alimentação tem que ir em pistas largas e curtas directamente aos pinos do TVS (para isto a versão SMD parece-me de facto *bem* melhor) e sair dos pinos para o resto do circuito.
Aprilia RS125e

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

MVS Escreveu: A resposta do TVS anda na casa da fracção de nanosegundo.
MVS! Não fazia ideia que havia (TVS) com tempos de resposta tão reduzidos 8-)
Imagem

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”