Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Re: auto consumo
Bruno f! pelo menos o documento ficou bonitinho 

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro
- Registado: sexta ago 22, 2014 9:39 am
Pois ficouEmanuel Couto Escreveu:Bruno f! pelo menos o documento ficou bonitinho

.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Pois ainda tenho que ler.
Cumprimentos,
Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO
Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO
-
- Membro Silver
- Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Bem pelo que li e pela parte que me interessa que é o autoconsumo sem ligação a rede, uma pessoa está isenta de qualquer pagamento até 1.5KW, mas no entanto dizem que devemos na mesma fazer a comunicação a eles da instalação feita, ora obrigatóriamente eles vão querer meter lá um contador para ver se estamos ou não a produzir mais do que comunicámos. desta forma eles vão estar sempre a monitorizar as nossas potências, caso se faça upgrades e se produza mais do permitido estamos logo lixados e lá vamos ter de pagar as taxas e inspecções..
Isto é uma forma de controlar o pessoal e as instalações feitas, assim o gajo que vai contar a luz tira a contagem do contador e depois eles vão ver se o sistema está ou não a debitar mais potência, e assim poderem aplicar as devidas taxas..
Bem eu cá vou deixar andar, alguma vez o pessoal que já tem grandes KW vão pagar a estes gajos, alguns até devem pagar mas de certeza que mais de 60 % vai deixar isto na mesma como está..
Na volta começam a destacar inspectores para irem ver casas com paineis e assim verem se já tem ou não as comunicações feitas. qualquer dia começamos a criar estruturas a volta dos paineis para os camufular lollol..
Bem podiam começar a cobrar só a partir de 5KW, assim dava para ter um sistema porreiro em casa sem os chulos virem cá pedir dinheiro..
Cumps..
Isto é uma forma de controlar o pessoal e as instalações feitas, assim o gajo que vai contar a luz tira a contagem do contador e depois eles vão ver se o sistema está ou não a debitar mais potência, e assim poderem aplicar as devidas taxas..
Bem eu cá vou deixar andar, alguma vez o pessoal que já tem grandes KW vão pagar a estes gajos, alguns até devem pagar mas de certeza que mais de 60 % vai deixar isto na mesma como está..
Na volta começam a destacar inspectores para irem ver casas com paineis e assim verem se já tem ou não as comunicações feitas. qualquer dia começamos a criar estruturas a volta dos paineis para os camufular lollol..
Bem podiam começar a cobrar só a partir de 5KW, assim dava para ter um sistema porreiro em casa sem os chulos virem cá pedir dinheiro..
Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W
-
- Membro
Segundo o documento instalações até 1500w não necessitam de contador . Agora não se sabe é se tens de deixar a instalação preparada para um futuro contador...AngelSpeedy Escreveu:Bem pelo que li e pela parte que me interessa que é o autoconsumo sem ligação a rede, uma pessoa está isenta de qualquer pagamento até 1.5KW, mas no entanto dizem que devemos na mesma fazer a comunicação a eles da instalação feita, ora obrigatóriamente eles vão querer meter lá um contador para ver se estamos ou não a produzir mais do que comunicámos. desta forma eles vão estar sempre a monitorizar as nossas potências, caso se faça upgrades e se produza mais do permitido estamos logo lixados e lá vamos ter de pagar as taxas e inspecções..
Cumps..
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Necessitas de um contador bi-direcional.
-
- Membro
mas isso so no caso de quereres vender o excesso, não é assim?CrOhN Escreveu:Necessitas de um contador bi-direcional.
-
- Membro Gold
Não. Senão, como vais descontar o que injectas na rede?
-
- Membro
Isso não funciona assim ... Tens de perceber como funciona um autoconsumo, o que produzes não vais comprar e o objectivo é nunca produzir mais do que estas as consumirCrOhN Escreveu:Não. Senão, como vais descontar o que injectas na rede?
-
- Membro Gold
Eu acho que é assim que funciona, senão, qual é a lógica!?
Não és é remunerado se o que produzires, exceder o que gastaste (Base anual)
-
- Membro
Penso que não é assim, mas de certeza alguem aqui no forum nos pode esclarecerCrOhN Escreveu:Eu acho que é assim que funciona, senão, qual é a lógica!?
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.

-
- Membro
Obrigado JMLorenzo.
Tenho andado á espera que sai se o novo decreto lei e também a monitorizar os consumos cá de casa. Estou agora disposto a investir num kit de 500w para autoconsumo , constituído por: 2 painéis lg mono , 2 microinversores involar mac 250 com suporte inclinado: Com investimento total de 880 euros, espero recuperar o dinheiro investido em 7 a 8 anos conseguindo poupar em factura 120 euros por ano. Não é muito... Mas o objectivo desta instalação é alem de poupar algum dinheiro é também reduzir na minha "pegada ecologia" pelo fascino pela energia solar.
Tenho andado á espera que sai se o novo decreto lei e também a monitorizar os consumos cá de casa. Estou agora disposto a investir num kit de 500w para autoconsumo , constituído por: 2 painéis lg mono , 2 microinversores involar mac 250 com suporte inclinado: Com investimento total de 880 euros, espero recuperar o dinheiro investido em 7 a 8 anos conseguindo poupar em factura 120 euros por ano. Não é muito... Mas o objectivo desta instalação é alem de poupar algum dinheiro é também reduzir na minha "pegada ecologia" pelo fascino pela energia solar.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Isso seria a galinha dos ovos de ouro para uns e a desgraça para outros....JMLorenzo Escreveu:Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.

VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado ago 04, 2012 2:48 pm
O meu contador é digital, depois não aparece nenhuma luz para quem vai contar a eletricidade?JMLorenzo Escreveu:Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.
O do meu pai ainda é de rodinha, era giro ver andar ao contrario assim não era borla para a EDP.
-
- Membro Gold
Pelo que percebi, só dás de borla se produzires mais do que consumiste. Por isso tens que ter sempre um contador que de "desconte" o que injectas a mais durante o dia. Parece que há uma penalização de 10% para a energia que injectares na rede. Se injectares 100KW, ficas com crédito de 90KW. Isto nas potências até 1.5KW. Acima disso há todo um acréscimo de taxas cujo o intuito é afastar a ideia de negócio no auto-consumo. Auto-consumo é mesmo isso, só para consumo próprio.JMLorenzo Escreveu:Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.
Isto é o que deduzo do PDF todo lindinho do Governo de Portugal.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
OneBadPig Escreveu:O meu contador é digital, depois não aparece nenhuma luz para quem vai contar a eletricidade?JMLorenzo Escreveu:Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.
O do meu pai ainda é de rodinha, era giro ver andar ao contrario assim não era borla para a EDP.
O PDF do governo está muito bonitinho, mas penso que ignora muita informação.
Nesta coisa dos contadores, acho que vai ser interesse de ambos, EDP e cliente mudarem os contadores, mesmo em potências abaixo de 1500 w, ora vejamos;
-Para quem tem contadores analógicos (rodinha) e tenha menos de 1500w, duvido que a EDP queira vê-los andar ao contrário, sem pagar isto e aquilo e compensações.
-Para os clientes quem tem os digitais, duvido que queiram pagar o excesso da produção durante o dia à EDP, sim, porque os digitais não são bidireccionais, de dia se estiverem a produzir 1500 wh e estiver-mos a gastar 500wh, estamos a pagar à EDP os 1000wh que lhes estamos a dar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro
Amigo CrOhN, pelo que diz no pdf na pag 11 na parte inferior da pag tem uma informação que diz não é obrigatória a existência de um contador bidirecionalCrOhN Escreveu:Pelo que percebi, só dás de borla se produzires mais do que consumiste. Por isso tens que ter sempre um contador que de "desconte" o que injectas a mais durante o dia. Parece que há uma penalização de 10% para a energia que injectares na rede. Se injectares 100KW, ficas com crédito de 90KW. Isto nas potências até 1.5KW. Acima disso há todo um acréscimo de taxas cujo o intuito é afastar a ideia de negócio no auto-consumo. Auto-consumo é mesmo isso, só para consumo próprio.JMLorenzo Escreveu:Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.
Isto é o que deduzo do PDF todo lindinho do Governo de Portugal.
-
- Membro Gold
Pode não ser, mas acho que é de todo o interesse (nosso) a existência do mesmo. Ou melhor, se já lá tens o outro contador à saida da UPAC, talvez seja redundante, sei lá....
Esperar para ver... Venham as "cobaias"!
Esperar para ver... Venham as "cobaias"!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
Mas esta lei foi feita para isso, apanhar os mal informados que vão colocar painéis a torto e a direito sem saberem qual é o seu consumo durante o dia e encher os bolsos da EDP com energia de borla.visitante1 Escreveu:Isso seria a galinha dos ovos de ouro para uns e a desgraça para outros....JMLorenzo Escreveu:Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.
percebes!!!
Para quê um contador bidirecional para instalações até 1,5KW, eles não vão pagar o excedente "Numa base anual, o excedente produzido face às necessidades de consumo não é remunerado"
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.