Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: auto consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Bruno f! pelo menos o documento ficou bonitinho :D
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Bruno f
Membro
Membro
Registado: sexta ago 22, 2014 9:39 am

Mensagem por Bruno f »

Emanuel Couto Escreveu:Bruno f! pelo menos o documento ficou bonitinho :D
Pois ficou :) agora ainda nos falta saber algumas coisas sobre a parte técnica das instalações
.

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm

Mensagem por sousacastro »

Pois ainda tenho que ler.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am

Mensagem por AngelSpeedy »

Bem pelo que li e pela parte que me interessa que é o autoconsumo sem ligação a rede, uma pessoa está isenta de qualquer pagamento até 1.5KW, mas no entanto dizem que devemos na mesma fazer a comunicação a eles da instalação feita, ora obrigatóriamente eles vão querer meter lá um contador para ver se estamos ou não a produzir mais do que comunicámos. desta forma eles vão estar sempre a monitorizar as nossas potências, caso se faça upgrades e se produza mais do permitido estamos logo lixados e lá vamos ter de pagar as taxas e inspecções..

Isto é uma forma de controlar o pessoal e as instalações feitas, assim o gajo que vai contar a luz tira a contagem do contador e depois eles vão ver se o sistema está ou não a debitar mais potência, e assim poderem aplicar as devidas taxas..

Bem eu cá vou deixar andar, alguma vez o pessoal que já tem grandes KW vão pagar a estes gajos, alguns até devem pagar mas de certeza que mais de 60 % vai deixar isto na mesma como está..

Na volta começam a destacar inspectores para irem ver casas com paineis e assim verem se já tem ou não as comunicações feitas. qualquer dia começamos a criar estruturas a volta dos paineis para os camufular lollol..

Bem podiam começar a cobrar só a partir de 5KW, assim dava para ter um sistema porreiro em casa sem os chulos virem cá pedir dinheiro..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Bruno f
Membro
Membro

Mensagem por Bruno f »

AngelSpeedy Escreveu:Bem pelo que li e pela parte que me interessa que é o autoconsumo sem ligação a rede, uma pessoa está isenta de qualquer pagamento até 1.5KW, mas no entanto dizem que devemos na mesma fazer a comunicação a eles da instalação feita, ora obrigatóriamente eles vão querer meter lá um contador para ver se estamos ou não a produzir mais do que comunicámos. desta forma eles vão estar sempre a monitorizar as nossas potências, caso se faça upgrades e se produza mais do permitido estamos logo lixados e lá vamos ter de pagar as taxas e inspecções..

Isto é uma forma de controlar o pessoal e as instalações feitas, assim o gajo que vai contar a luz tira a contagem do contador e depois eles vão ver se o sistema está ou não a debitar mais potência, e assim poderem aplicar as devidas taxas..

Bem eu cá vou deixar andar, alguma vez o pessoal que já tem grandes KW vão pagar a estes gajos, alguns até devem pagar mas de certeza que mais de 60 % vai deixar isto na mesma como está..

Na volta começam a destacar inspectores para irem ver casas com paineis e assim verem se já tem ou não as comunicações feitas. qualquer dia começamos a criar estruturas a volta dos paineis para os camufular lollol..

Bem podiam começar a cobrar só a partir de 5KW, assim dava para ter um sistema porreiro em casa sem os chulos virem cá pedir dinheiro..

Cumps..
Segundo o documento instalações até 1500w não necessitam de contador . Agora não se sabe é se tens de deixar a instalação preparada para um futuro contador...

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Necessitas de um contador bi-direcional.

Bruno f
Membro
Membro

Mensagem por Bruno f »

CrOhN Escreveu:Necessitas de um contador bi-direcional.
mas isso so no caso de quereres vender o excesso, não é assim?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Não. Senão, como vais descontar o que injectas na rede?

Bruno f
Membro
Membro

Mensagem por Bruno f »

CrOhN Escreveu:Não. Senão, como vais descontar o que injectas na rede?
Isso não funciona assim ... Tens de perceber como funciona um autoconsumo, o que produzes não vais comprar e o objectivo é nunca produzir mais do que estas as consumir

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Eu acho que é assim que funciona, senão, qual é a lógica!?

Não és é remunerado se o que produzires, exceder o que gastaste (Base anual)

Bruno f
Membro
Membro

Mensagem por Bruno f »

CrOhN Escreveu:Eu acho que é assim que funciona, senão, qual é a lógica!?

Não és é remunerado se o que produzires, exceder o que gastaste (Base anual)
Penso que não é assim, mas de certeza alguem aqui no forum nos pode esclarecer

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Bruno f
Membro
Membro

Mensagem por Bruno f »

Obrigado JMLorenzo.
Tenho andado á espera que sai se o novo decreto lei e também a monitorizar os consumos cá de casa. Estou agora disposto a investir num kit de 500w para autoconsumo , constituído por: 2 painéis lg mono , 2 microinversores involar mac 250 com suporte inclinado: Com investimento total de 880 euros, espero recuperar o dinheiro investido em 7 a 8 anos conseguindo poupar em factura 120 euros por ano. Não é muito... Mas o objectivo desta instalação é alem de poupar algum dinheiro é também reduzir na minha "pegada ecologia" pelo fascino pela energia solar.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

JMLorenzo Escreveu:Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.
Isso seria a galinha dos ovos de ouro para uns e a desgraça para outros....
;) percebes!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

OneBadPig
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado ago 04, 2012 2:48 pm

Mensagem por OneBadPig »

JMLorenzo Escreveu:Até 1500W não precisa mudar de contador. O que produzires em excesso dás de borla há EDP.
O meu contador é digital, depois não aparece nenhuma luz para quem vai contar a eletricidade?

O do meu pai ainda é de rodinha, era giro ver andar ao contrario assim não era borla para a EDP.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Pelo que percebi, só dás de borla se produzires mais do que consumiste. Por isso tens que ter sempre um contador que de "desconte" o que injectas a mais durante o dia. Parece que há uma penalização de 10% para a energia que injectares na rede. Se injectares 100KW, ficas com crédito de 90KW. Isto nas potências até 1.5KW. Acima disso há todo um acréscimo de taxas cujo o intuito é afastar a ideia de negócio no auto-consumo. Auto-consumo é mesmo isso, só para consumo próprio.

Isto é o que deduzo do PDF todo lindinho do Governo de Portugal.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

OneBadPig Escreveu:
O meu contador é digital, depois não aparece nenhuma luz para quem vai contar a eletricidade?

O do meu pai ainda é de rodinha, era giro ver andar ao contrario assim não era borla para a EDP.

O PDF do governo está muito bonitinho, mas penso que ignora muita informação.

Nesta coisa dos contadores, acho que vai ser interesse de ambos, EDP e cliente mudarem os contadores, mesmo em potências abaixo de 1500 w, ora vejamos;

-Para quem tem contadores analógicos (rodinha) e tenha menos de 1500w, duvido que a EDP queira vê-los andar ao contrário, sem pagar isto e aquilo e compensações.

-Para os clientes quem tem os digitais, duvido que queiram pagar o excesso da produção durante o dia à EDP, sim, porque os digitais não são bidireccionais, de dia se estiverem a produzir 1500 wh e estiver-mos a gastar 500wh, estamos a pagar à EDP os 1000wh que lhes estamos a dar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Bruno f
Membro
Membro

Mensagem por Bruno f »

CrOhN Escreveu:
Pelo que percebi, só dás de borla se produzires mais do que consumiste. Por isso tens que ter sempre um contador que de "desconte" o que injectas a mais durante o dia. Parece que há uma penalização de 10% para a energia que injectares na rede. Se injectares 100KW, ficas com crédito de 90KW. Isto nas potências até 1.5KW. Acima disso há todo um acréscimo de taxas cujo o intuito é afastar a ideia de negócio no auto-consumo. Auto-consumo é mesmo isso, só para consumo próprio.

Isto é o que deduzo do PDF todo lindinho do Governo de Portugal.
Amigo CrOhN, pelo que diz no pdf na pag 11 na parte inferior da pag tem uma informação que diz não é obrigatória a existência de um contador bidirecional

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Pode não ser, mas acho que é de todo o interesse (nosso) a existência do mesmo. Ou melhor, se já lá tens o outro contador à saida da UPAC, talvez seja redundante, sei lá....

Esperar para ver... Venham as "cobaias"!

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

visitante1 Escreveu:
Isso seria a galinha dos ovos de ouro para uns e a desgraça para outros....
;) percebes!!!
Mas esta lei foi feita para isso, apanhar os mal informados que vão colocar painéis a torto e a direito sem saberem qual é o seu consumo durante o dia e encher os bolsos da EDP com energia de borla.

Para quê um contador bidirecional para instalações até 1,5KW, eles não vão pagar o excedente "Numa base anual, o excedente produzido face às necessidades de consumo não é remunerado"
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Responder

Voltar para “Autoconsumo”