Tenho a casa dos meus pais com trifásica, com contador "gira disco"s e neste momento com médias de 450 a 480€ por mês. Dado o contexto actual este valor deverá subir ainda mais.
Tenho electricista capaz para me tratar de instalações fotovoltaicas, mas primeiro quero perceber o consumo médio ao longo da dia/noite, por fase.
Acho que a Shelly tem pelo menos um aparelho (pro 4M) capaz de fazer o serviço mas penso que limitado a 16A (não sei o potência contratada)
Que recomendam para pendurar num quadro?
Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico
-
- Novo membro
- Registado: quinta abr 22, 2021 7:21 pm
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am
Re: Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico
O pro 4m é um conjunto de 4 relés de 16A cada um que também permitem medir o consumo.
O indicado para medir o consumo da alimentação trifásica de toda a casa é o shelly 3PM. Permite medir até 120A por cada fase com umas pinças que se colocam nos respectivos cabos de alimentação.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
O indicado para medir o consumo da alimentação trifásica de toda a casa é o shelly 3PM. Permite medir até 120A por cada fase com umas pinças que se colocam nos respectivos cabos de alimentação.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
-
- Novo membro
- Registado: quinta abr 22, 2021 7:21 pm
Re: Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico
Já não passava aqui há algum tempo.
Entretanto já tive o electricista em casa a estudar o assunto. E em termos de logística ficou concluído que é mais fácil e barato, virar para monofásica 45A (até se ganha em disponbilidade face ao que se tem...penso que sejam 10-12A por fase), trocar bomba submersível (com pena minha, 45 anos de serviço contínuo) por uma monofásica e fazer uma instalação solar mais simples, incluíndo bomba de calor (sem o problema de falta de potência por fase em pico que já vi e li relatado)
Entretanto já tive o electricista em casa a estudar o assunto. E em termos de logística ficou concluído que é mais fácil e barato, virar para monofásica 45A (até se ganha em disponbilidade face ao que se tem...penso que sejam 10-12A por fase), trocar bomba submersível (com pena minha, 45 anos de serviço contínuo) por uma monofásica e fazer uma instalação solar mais simples, incluíndo bomba de calor (sem o problema de falta de potência por fase em pico que já vi e li relatado)