Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am
Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico
Boas,
Andei a queimar os neurónios e as pestanas durante uns dias para fazer uma folha de cálculo que permita aferir com algum grau de certeza qual o sistema de produção solar fotovoltaico que mais se adapta à realidade de cada casa, bem como o seu custo e prazo de rentabilidade.
São considerados dois tipos de sistema, um apenas com painéis solares e um com painéis e bateria.
Os sistemas são dimensionáveis em cada um dos seus componentes (painéis e bateria).
Os cálculos têm em conta:
- Capacidade instalada de produção;
- Capacidade instalada das baterias (para o sistema com baterias);
- Três períodos do ano (verão, inverno e época intermédia) com condições diferenciadas de consumo, horas de sol e intensidade solar (factor de produção);
- Consumo da habitação hora a hora (em kWh) e nos 3 períodos do ano (verão, inverno e época intermédia);
- Horas de sol para cada um dos períodos;
- Factor de produção solar (percentagem de produção em função da potência dos painéis consoante a intensidade do sol) hora a hora para cada um dos períodos;
- Excedente de produção (a aplicar no ciclo de carga da bateria para o sistema com bateria);
- Ciclos de carga e descarga da bateria;
- O tipo de tarifa a utilizar (simples; bi-horária e tri-horária); bem como os ciclos horários de verão e inverno (de acordo com a oferta da EDP).
Todos os campos de dados são editáveis (consumos; factor de produção; potência dos painéis; capacidade da bateria, etc.)
Automaticamente são calculados:
- Valores de produção diária, mensal e anual para os 3 diferentes períodos e condições (verão, inverno e época intermédia);
- Poupança diária, mensal e anual do sistema escolhido em relação ao cenário de referência (situação actual);
- Prazo de retorno do investimento;
- Outros dados mais ou menos relevantes…
No sistema com baterias é definido um valor máximo e mínimo de carga com 80% e 20% respectivamente de forma a maximizar a longevidade da bateria, pelo que o cálculo tem isso em conta nos ciclos de carga e descarga da bateria, não ultrapassando estes valores. Tudo isso é reflectido no cálculo da facturação.
Tem uma formatação com código de cores que me parece permitir uma fácil utilização e leitura dos dados.
Os valores constantes para os kits de painéis e para as baterias são baseados em algumas pesquisas que fiz e provavelmente estarão um pouco inflacionados para que o resultado não seja demasiado optimista, no entanto os valores podem ser alterados em função da realidade.
Espero que possa ser útil a quem, como eu tenciona projectar um sistema do género para a sua habitação.
Andei a queimar os neurónios e as pestanas durante uns dias para fazer uma folha de cálculo que permita aferir com algum grau de certeza qual o sistema de produção solar fotovoltaico que mais se adapta à realidade de cada casa, bem como o seu custo e prazo de rentabilidade.
São considerados dois tipos de sistema, um apenas com painéis solares e um com painéis e bateria.
Os sistemas são dimensionáveis em cada um dos seus componentes (painéis e bateria).
Os cálculos têm em conta:
- Capacidade instalada de produção;
- Capacidade instalada das baterias (para o sistema com baterias);
- Três períodos do ano (verão, inverno e época intermédia) com condições diferenciadas de consumo, horas de sol e intensidade solar (factor de produção);
- Consumo da habitação hora a hora (em kWh) e nos 3 períodos do ano (verão, inverno e época intermédia);
- Horas de sol para cada um dos períodos;
- Factor de produção solar (percentagem de produção em função da potência dos painéis consoante a intensidade do sol) hora a hora para cada um dos períodos;
- Excedente de produção (a aplicar no ciclo de carga da bateria para o sistema com bateria);
- Ciclos de carga e descarga da bateria;
- O tipo de tarifa a utilizar (simples; bi-horária e tri-horária); bem como os ciclos horários de verão e inverno (de acordo com a oferta da EDP).
Todos os campos de dados são editáveis (consumos; factor de produção; potência dos painéis; capacidade da bateria, etc.)
Automaticamente são calculados:
- Valores de produção diária, mensal e anual para os 3 diferentes períodos e condições (verão, inverno e época intermédia);
- Poupança diária, mensal e anual do sistema escolhido em relação ao cenário de referência (situação actual);
- Prazo de retorno do investimento;
- Outros dados mais ou menos relevantes…
No sistema com baterias é definido um valor máximo e mínimo de carga com 80% e 20% respectivamente de forma a maximizar a longevidade da bateria, pelo que o cálculo tem isso em conta nos ciclos de carga e descarga da bateria, não ultrapassando estes valores. Tudo isso é reflectido no cálculo da facturação.
Tem uma formatação com código de cores que me parece permitir uma fácil utilização e leitura dos dados.
Os valores constantes para os kits de painéis e para as baterias são baseados em algumas pesquisas que fiz e provavelmente estarão um pouco inflacionados para que o resultado não seja demasiado optimista, no entanto os valores podem ser alterados em função da realidade.
Espero que possa ser útil a quem, como eu tenciona projectar um sistema do género para a sua habitação.
- Anexos
-
- Consumo vs Producao Horaria (P).7z
- (105.22 KiB) Transferido 4972 vezes
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Folha de cálculo para projectar sistema solar fotovoltaico
Epa isto é uma ajuda de valor, vou usar decerto nem que seja para consulta...
Deixa vir mais opiniões pois vou ponderar em por como um anexo do forum com a tua autorização!
P.S: se poderes colocar a hipotese de 250w e 500w seria bestial!
Deixa vir mais opiniões pois vou ponderar em por como um anexo do forum com a tua autorização!
P.S: se poderes colocar a hipotese de 250w e 500w seria bestial!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro
Boas serges,
Obrigado.
Espero que dê jeito à comunidade.
Podes editar todos esses dados na tabela. A potência e o preço dos painéis, assim como a capacidade e o preço das baterias. Depois inserir esses dados na opção a analisar, vai calcular a rentabilidade do sistema com base no preço que foi introduzido para esse mesmo sistema.
Eu coloquei 1; 1,5; 2; 2,5; 3 e coloquei os preços à frente, mas pode-se alterar esses valores e os respectivos preços.
Depois tem é que se introduzir no sistema a analisar uma das opções introduzidas na tabela.
Como fui eu que fiz e pensei a estrutura talvez haja quem não perceba bem a dinâmica dos cálculos e onde alterar os valores, mas todos os dados relevantes a uma simulação são editáveis. Se for preciso posso tentar fazer um tutorial com "screenshots"...
Obrigado.

Podes editar todos esses dados na tabela. A potência e o preço dos painéis, assim como a capacidade e o preço das baterias. Depois inserir esses dados na opção a analisar, vai calcular a rentabilidade do sistema com base no preço que foi introduzido para esse mesmo sistema.
Eu coloquei 1; 1,5; 2; 2,5; 3 e coloquei os preços à frente, mas pode-se alterar esses valores e os respectivos preços.
Depois tem é que se introduzir no sistema a analisar uma das opções introduzidas na tabela.
Como fui eu que fiz e pensei a estrutura talvez haja quem não perceba bem a dinâmica dos cálculos e onde alterar os valores, mas todos os dados relevantes a uma simulação são editáveis. Se for preciso posso tentar fazer um tutorial com "screenshots"...
-
Autor do tópico - Membro
Deixo aqui um pequeno tutorial com 4 slides:

-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Muito bom.... 

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Administrador
Tens razão assim é mais fácil!
Feito.
Feito.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro
Obrigado pela "afixação" do tópico.
Pode parecer um pouco complexo à primeira vista, mas acho que acaba por ser um utilitário simples para se ter uma ideia de qual o sistema que mais compensa para cada habitação e tipo de consumo.
Se tiverem alguma dúvida tentarei responder e se houver alguma sugestão, posso tentar corresponder e fazer alguma alteração.
Pode parecer um pouco complexo à primeira vista, mas acho que acaba por ser um utilitário simples para se ter uma ideia de qual o sistema que mais compensa para cada habitação e tipo de consumo.
Se tiverem alguma dúvida tentarei responder e se houver alguma sugestão, posso tentar corresponder e fazer alguma alteração.
-
- Novo membro
- Registado: sexta nov 30, 2018 4:45 pm
Boa tarde,
Obrigado por esta folha de calculo, os meus parabéns, é uma excelente ajuda.
Tenho uma dúvida. Na folha existe uma coluna (aliás 3 colunas
) no Verão (Coluna H) / Inverno (Coluna T) Época Intermédia (Coluna AF) com a legenda letra "F" uns valores que chamam de "Factor de Produção", que valores são esses, onde os foste buscar?
Paulo Oliveira
Tenho uma dúvida. Na folha existe uma coluna (aliás 3 colunas

Paulo Oliveira
-
- Administrador
Muito bem, já agora passe na area das apresnetações e fale nos um pouco sobre si!Paulo_Ericeira Escreveu: ↑sexta nov 30, 2018 5:03 pm Boa tarde,
Tenho uma dúvida. Na folha existe uma coluna (aliás 3 colunas) no Verão (Coluna H) / Inverno (Coluna T) Época Intermédia (Coluna AF) com a legenda letra "F" uns valores que chamam de "Factor de Produção", que valores são esses, onde os foste buscar?
Paulo Oliveira
Obrigado e participe!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro
- Registado: sábado jul 21, 2018 8:51 am
Viva,
Obrigado, vou experimentar esse Excel.
Deixo informação, Para quem já tenha dados do seu consumo anual, pode usar este simulador: http://pedroportelareis.blogspot.com/20 ... poupo.html
Deixo informação, Para quem já tenha dados do seu consumo anual, pode usar este simulador: http://pedroportelareis.blogspot.com/20 ... poupo.html
-
- Administrador
Muito bem...
Obrigado pela partilha vou analisar e testar o meu.
Obrigado.
Obrigado pela partilha vou analisar e testar o meu.
Obrigado.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm
muito obrigado,
vai ajudar imenso no calculo do ROI, após nova analise ao meus consumos.
vai ajudar imenso no calculo do ROI, após nova analise ao meus consumos.
-
- Colaborador
- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
Não olhei ainda para a primeira folha de cálculo apresentada neste tópico. Quanto a esta, aqui indicada, parece-me ter alguns pressupostos errados ou pouco corretos, pelo que perdi, logo de início, confiança nela.quide Escreveu: ↑domingo ago 18, 2019 3:46 pm Viva,
-
- Administrador
POis foi um projecto que se perdeu...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Poderão identificar os pressupostos errados para que possa confrontar a folha em breve? Ainda não tive oportunidade de o fazer mas gostaria de receber os vossos comentários.
Cumprimentos,
João Ramos
João Ramos
-
- Administrador
Boa, creio que o Quintas2 tem algumas ideias mais concretas que eu!joaocunharamos Escreveu: ↑sábado jun 06, 2020 12:36 pm Poderão identificar os pressupostos errados para que possa confrontar a folha em breve? Ainda não tive oportunidade de o fazer mas gostaria de receber os vossos comentários.
Se poderes verificar a coisa e testar um pouco!
A comunidade agradece.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
Vou procurar lembrar-me de avaliar isto num tempo futuro.
Entretanto posso recomendar o PVSyst que usei hoje pela primeira vez. É pago mas permite utilização gratuita durante 30 dias e é capaz de fazer a simulação do sistema PV incluindo orientação, escolha de componentes, produção ao longo do ano, fração de auto-consumo, análise de rentabilidade económica, entre outros...
https://www.pvsyst.com/download-pvsyst/
Entretanto posso recomendar o PVSyst que usei hoje pela primeira vez. É pago mas permite utilização gratuita durante 30 dias e é capaz de fazer a simulação do sistema PV incluindo orientação, escolha de componentes, produção ao longo do ano, fração de auto-consumo, análise de rentabilidade económica, entre outros...
https://www.pvsyst.com/download-pvsyst/
Cumprimentos,
João Ramos
João Ramos
-
- Colaborador
Fiz algumas observações no blog onde está a folha cálculo. Desisti de aprofundar a análise e teste da folha de cálculo por esse motivo.joaocunharamos Escreveu: ↑sábado jun 06, 2020 12:36 pm Poderão identificar os pressupostos errados para que possa confrontar a folha em breve? Ainda não tive oportunidade de o fazer mas gostaria de receber os vossos comentários.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
- Membro Silver
Deixo aqui os comentários em questão:
Considero todos eles correctos. A tolerância de potência pode ter um efeito reduzido mas o preço da electricidade e a quantidade de auto-consumo são determinantes. Ainda assim, estes valores são editáveis o que não limita a utilidade do documento. Eu pessoalmente simulei o retorno económico com PVSyst.Um trabalho intensivo, sem dúvida. Comecei a analisar os pressupostos, mas fui desmotivado por algumas simplificações/incorreções(?):
1. A tolerância de potência de 1 painel significa que o fabricante garante que cada painel fabricado tem a garantia de produzir dentro dos valores de tolerância. Pode sair um painel a produzir com o valor máximo da tolerância positiva e outro que produz o valor nominal. É um erro usar a potência nominal corrigida da tolerância positiva.
2. Acresce que só a sujidade acumulada nos painéis com o pó de um verão pode anular mais do que o ganho da tolerância positiva, não sendo aquela variável considerada.
3. Considerar o preço da energia a €0,25/kWh é absurdo. Preços EDP Comercial, que não é a mais barata, c/IVA, sem quaisquer descontos, tipo fatura eletrónica ou débito direto: ano 2017 = €0,204/kWh; ano 2018 = €0,199/kWh; ano 2019 = €0,190/kWh; ano 2020 = €0,186/kWh.
4. Não entendi se se considera um consumo mínimo na instalação (habitação) de 1000Wh, 24h/dia, 365 dias/ano. Parece um valor irrealista.
RESUMINDO: perdi a confiança no simulador, à partida.
Cumprimentos,
João Ramos
João Ramos
-
- Colaborador
A questão é que, mesmo sendo essas variáveis editáveis, se vários pressupostos do modelo forem questionáveis, a perda de confiança no projeto foi criada à partida, pelo que desisto de olhar/testar o modelo com mais detalhe.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2