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Enviado: quinta mai 17, 2007 11:16 am
por hynek
netcruiser Escreveu:já agora aproveito para pedir que indiquem o que devemos procurar no óleo,

acumulações ou encaroçamentos de alguma espécie, viscosidade excessiva, coloração ????? se houver tópico sobre o assunto basta o link, ou até se podia abrir tópico.

abraço ambiental
para o óleo cumprir as suas funções, tem de ter boas capacidades de lubrificação e não ter excesso de sujidade (partículas).

uma gota de óleo no guardanapo faz uma mancha redonda. no centro está a parte completamente preta - sujidade. à volta uma parte mais clara - óleo bom. quando a percentagem da área preta atinge um certo valor (estou a tentar apurar essa percentagem), é preciso mudar óleo.
também é preciso mudar óleo se:
- as bordas estiverem irregulares (presença de água - verificar a razão)
- o óleo for muito viscoso
- ao esfregar entre dedos apresentar tendência para colar (polimerização)
- ao esfregar entre dedos sentir partículas

Enviado: quinta mai 17, 2007 5:51 pm
por Luís Costa
olá (fresquinho)

ainda não tive tempo para estudar mais atentamente este assunto do ov e confesso que estou um bocado confuso com kits (necessários ou não) misturas e percentagens; se faz ou não mal ao motor (penso que não) se perco potência etc....
vou tentar aprofundar-me no assunto e vou estando atento às vossas dicas. também só em setembro é que faz 3 anos e talvez os 100 000 km da garantia.
se pretender instalar um kit aonde e a quem me devo dirigir? eu vivo no porto.
abraço

re...

Enviado: quinta mai 17, 2007 11:14 pm
por Papalitros
hynek, está completamente enganado...


\\
v

.

.

.

...

...

"hyundai h1 - 90% bd, 18% gasóleo e 2% da gasolina (verão/inverno)"

110% de combustível???

quero uma dessas!

Enviado: sexta mai 18, 2007 12:44 am
por manuelcar

se tens que meter 110% do combustível não queres de certeza!

Enviado: sexta mai 18, 2007 10:17 am
por jossef
se pretender instalar um kit aonde e a quem me devo dirigir? eu vivo no porto.
tens o hynek em viseu.

Enviado: sexta mai 18, 2007 4:08 pm
por hynek
obrigado

acontece ........

biodisel/ ov

Enviado: quinta mai 24, 2007 1:43 pm
por Luís Costa
olá a todos.

porqu~e uns usam biodisel e outros ov? vai dar ao mesmo ou há uma diferença significativa?
desculpem a ignorãncia, mas estou a dar os primeiros passos.
abraço

Enviado: quinta mai 24, 2007 1:50 pm
por orbis
começa por ler tudo o que existe aqui no forum sobre o assunto.

Enviado: quinta mai 24, 2007 2:07 pm
por Luís Costa
ok orbis, mas hás-de convir que ler tudo tudo após um dia intenso de trabalho torna-se um pouco complicado. se puderes guiar essa leitura, facilitas-me a vida . de qualquer forma, obrigado pelo conselho e um abraço

Enviado: quinta mai 24, 2007 2:11 pm
por orbis
não estás à espera de aprender tudo em 5 minutos pois não? se for esse o caso, tenho de dizer que estás enganado. portanto, vai lendo depois do trabalho, alguns minutos por dia.

Enviado: quinta mai 24, 2007 2:16 pm
por Luís Costa
é o que tenho feito. já agora sabes se um volkswagen lupo 1200 3 lt pode usar ov?

Enviado: quinta mai 24, 2007 2:33 pm
por hynek
para poder usar o ov no motor, tem de ser menos viscoso (mais fluido). para isso temos 3 opções:

1) diluir em gasóleo - podemos usar uma certa percentagem sem qualquer adaptação, conforme esta tabela:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2221
maiores percentagens só com kit

2) fazer bd - processo químico de transesterificação

3) aquecer o ov - a maioria dos kit's de 2 depósitos permite ov100. os kit's de 1 depósito geralmente não são suficientemente seguros para permitir grandes percentagens.

o que quer dizer as siglas por exepl.. 10w40

Enviado: sábado mai 26, 2007 1:17 am
por batataboy
olá... um abraço ao pessoal
eu gostaria de saber o que quer dizer as letras em que é diferenciado varios oleo para o carter e o melhor. é que anda pra e tanta marca e tanto modelo que nao dá pra perceber nada.. obrigado e espero pela ajuda

Re: o que quer dizer as siglas por exepl.. 10w40

Enviado: sábado mai 26, 2007 3:17 am
por hynek
batataboy Escreveu:olá... um abraço ao pessoal
eu gostaria de saber o que quer dizer as letras em que é diferenciado varios oleo para o carter e o melhor. é que anda pra e tanta marca e tanto modelo que nao dá pra perceber nada.. obrigado e espero pela ajuda
estes valores tem de ver com a gama das temperaturas do ambiente para o qual o óleo é indicado. o primeiro número, quando mais baixo, permite uso com temperaturas mais baixas. o segundo número, quando mais alto, permite uso com temperaturas mais altas. quanto maior for a diferença entre estes números, gama das temperaturas é maior e o óleo é mais caro.

para portugal é suficiente 15w40.

depois há óleos minerais, semi-sintéticos e sintéticos. quanto maior for a parte sintética, a vida útil do óleo é maior, também é mais caro.

Enviado: terça mai 29, 2007 1:34 pm
por Luís Costa
manuelcar Escreveu:80 km dia? eu não hesitava! um kit de aquecimento rápido e nem precisava de alterar os intervalos de mudança do óleo lubrificante
olá manuelcar, podes especificar melhor esse procedimento? ´como é esse kit? dá para ov e ovu?
abraço

Enviado: terça mai 29, 2007 2:15 pm
por hynek
netcruiser Escreveu:já agora aproveito para pedir que indiquem o que devemos procurar no óleo,

acumulações ou encaroçamentos de alguma espécie, viscosidade excessiva, coloração ????? se houver tópico sobre o assunto basta o link, ou até se podia abrir tópico.

abraço ambiental
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2864

Enviado: terça mai 29, 2007 2:23 pm
por manuelcar
desde que o ovu seja convenientemente tratado é igual.
o meu consiste num permutador, um termómetro, uma electroválvula e um tanque adicional.
quando o carro aquece e o termometro indica que foi atingida a temperatura de 65º então activo a electrovalvula e passo a ov. como só tenho uma valvula e não posso fazer purgas rápidas, 10 km antes de estacionar, desligo a ev e passo a ov30, que é a mistura que tenho no tanque principal. com mais um ligeiro investimento posso começar a fazer purgas rápidas, e ainda mais um pouco, com aquecimento electrico, começo a comutar mais rápidamente poupando ainda mais gasoleo. quando ganhar um bocadinho mais vou poupar dinheiro ainda para um automatismo e assim a coisa processa-se com uma simplicidade suficiente para a minha mulher poder usar o carro a ov. é assim que se faz um kit 2t
esclarecido?

Enviado: terça mai 29, 2007 2:28 pm
por Luís Costa
esclarecido manuelcar.
aquele abraço.