mitsubichi L200 strakar
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça mai 15, 2007 10:12 pm
mitsubichi L200 strakar
olá,
desde já obrigado por me aceitarem no post.
como é obvio, para além de não gostar de poluir o ambiente queria tamabém poupar uns tostoezinhos. a minha starkar, com 60 000 km, gasta com jeitinho 10,5 a 11 ltr aos 100 km.
pelo que já li, não há inconveniente de seguir o processo descrito na 1ª fase ( se bem que ainda está na garantia); estou correcto? e isso da bomba injectora para saber até que percentagem de ov posso ir?
desde já obrigado pelos esclarecimentos que me possam prestar,
aquele abraço,
luís costa
desde já obrigado por me aceitarem no post.
como é obvio, para além de não gostar de poluir o ambiente queria tamabém poupar uns tostoezinhos. a minha starkar, com 60 000 km, gasta com jeitinho 10,5 a 11 ltr aos 100 km.
pelo que já li, não há inconveniente de seguir o processo descrito na 1ª fase ( se bem que ainda está na garantia); estou correcto? e isso da bomba injectora para saber até que percentagem de ov posso ir?
desde já obrigado pelos esclarecimentos que me possam prestar,
aquele abraço,
luís costa
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
olá luis, bem vindo ao forum
primeiro que tudo não é conveniente prescindir assim da garantia que a lei te oferece. portanto o melhor é aguardar um pouco e ir estudando melhor a coisa. até para poderes escolher o melhor kit para o teu caso. de qualquer forma, se quiseres mais informação sobre a bomba tens que ser mais específico sobre o teu carro. marca, modelo, ano, cilindrada, etc.
primeiro que tudo não é conveniente prescindir assim da garantia que a lei te oferece. portanto o melhor é aguardar um pouco e ir estudando melhor a coisa. até para poderes escolher o melhor kit para o teu caso. de qualquer forma, se quiseres mais informação sobre a bomba tens que ser mais específico sobre o teu carro. marca, modelo, ano, cilindrada, etc.
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
-
Autor do tópico - Membro
obrigado pela prontidão com que me responderam.
o carro é mitsubichi l 200 strakar, 2.5 turbo diesel com 136cv e é de 2004. tenho que confirmar qual é a bomba injectora.
pelo que eu percebi, para usar ov directo não preciso de um kit; só se for óleo usado, não é assim?
nota - estou com dificuldades em ler a página pois ela aparece muito grande no monitor.
o carro é mitsubichi l 200 strakar, 2.5 turbo diesel com 136cv e é de 2004. tenho que confirmar qual é a bomba injectora.
pelo que eu percebi, para usar ov directo não preciso de um kit; só se for óleo usado, não é assim?
nota - estou com dificuldades em ler a página pois ela aparece muito grande no monitor.
-
- Staff Member
não é exactamente assim. a partir de uma certa percentagem de ov, o combustível tem que ser adaptado ao funcionamento de um motor que foi concebido para o gasóleo. e isto sucede quer o óleo seja novo, quer seja usado. a percentagem a partir da qual a durabilidade do motor começa a sofrer é que varia, dependendo de diversos factores. começas com ov10 e deixas o motor habituar-se, estando sempre atento à forma como ele pega de manhã. entretanto vais estudando um pouco a coisa.
saúde da boa!
a bomba deve ser zexel ou bosch. em ambos os casos estás seguro. se quiseres instalar um kit tens que tipificar os percursos diários e os consumos para poderes fazer as contas e saber quanto tempo demora a amortizar.
saúde da boa!
a bomba deve ser zexel ou bosch. em ambos os casos estás seguro. se quiseres instalar um kit tens que tipificar os percursos diários e os consumos para poderes fazer as contas e saber quanto tempo demora a amortizar.
-
- Staff Member
acho que te enganaram na cavalagem, na base de dados o modelo mais potente é:luís costa Escreveu:obrigado pela prontidão com que me responderam.
mitsubishi-l200-2,5 d turbo/1997-05/4d56t/4cyl./2477ccm/85kw/115ps/bhp/4000min-1/zexel/rp/
este tem 115 cv, bi zexel rotativa.
percebeste mal, não precisas do kit se a percentagem do ov for moderada. acima disso o kit é altamente aconselhável. se queres usar o ov usado, as percentagens aconselhadas são mais baixas que com o ov novo.
tenta aumentar a resolução do monitor.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
Autor do tópico - Membro
-
- Staff Member
600 km/semana = 31.200 km/ano = 3.276 l de combustívelluís costa Escreveu:a mitsubichi instalou de fábrica um kit de potência que lhe confere os 136 cv, para concorrer com a navarra da nissan.
entretanto, faço cerca de 80 km por dia e 200 ao fim de semana ( aproveito o vento que é de borla e voo parapente).
com esta kilometragem quanto tempo para amortizar o kit?
se a diferença de preço do ov e do gasóleo for 0,30 €, poupas por ano uns 900 € a 1.000 €.
um kit pode custar, com montagem, entre 800 e 1.250 €, depende das funcionalidades pretendidas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
companheiro, explica lá isso???manuelcar Escreveu:... nem precisava de alterar os intervalos de mudança do óleo lubrificante
keres dizer que em função dos kms percorridos por viagem (diferença entre viagens curtas e longas) a manutenção do óleo lubrificante pode ter alterações???
abraço interrogativo
-
- Staff Member
quando o motor arranca a frio , algum combustível vai passar para o cárter. se fôr gasoleo, ou uma pequena percentagem de óleo, não existe problema de maior. o maior problema identificado para os kits 1t é a necessidade de encurtar para metade os intervalos de mudança do lubrificante. isto está bem documentado com fotos e tudo em diversos foruns. aqui também sucedeu, mas o trólaró que não ouviu os nossos avisos não teve coragem de vir a público admitir.
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
o pior que se pode fazer a um motor de automóvel é colocá-lo em funcionamento. quando começa a rodar, o motor está frio e o óleo está ainda depositado no cárter.
só depois de algumas voltas é que este começa a espalhar-se pelo circuito de lubrificação, chegando onde é necessário. isto significa que, durante alguns momentos, o motor funciona frio e sem lubrificação eficaz. este período “seco” tende a aumentar na proporção inversa à da temperatura ambiente. é por isso que a viscosidade do óleo desempenha aqui um papel fundamental. quanto mais fluido ele for a frio, mais depressa inicia o seu trabalho de protecção. um óleo demasiado viscoso a frio protege menos o motor no arranque porque demora mais a ganhar fluidez. o facto de percorrer poucos km acaba por originar a um desgaste maior na lubricidade do óleo.
abraço
só depois de algumas voltas é que este começa a espalhar-se pelo circuito de lubrificação, chegando onde é necessário. isto significa que, durante alguns momentos, o motor funciona frio e sem lubrificação eficaz. este período “seco” tende a aumentar na proporção inversa à da temperatura ambiente. é por isso que a viscosidade do óleo desempenha aqui um papel fundamental. quanto mais fluido ele for a frio, mais depressa inicia o seu trabalho de protecção. um óleo demasiado viscoso a frio protege menos o motor no arranque porque demora mais a ganhar fluidez. o facto de percorrer poucos km acaba por originar a um desgaste maior na lubricidade do óleo.
abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
- Staff Member
em qualquer motor ocorre maior ou menor penetração do combustível ao óleo do motor. os combustíveis clássicos como gasolina ou gasóleo evaporam, os óleos vegetais porém não evaporam e em quantidades maiores reagem com o óleo do motor (polimerização), o que poderá levar até à destruição do motor. em conjunto com a redução do intervalo de mudança do óleo do motor, geralmente recomendada, é muito útil acompanhar com regularidade o seu estado actual. em caso da qualidade insuficiente do combustível, do funcionamento da adaptação inadequada ou errada (até alguns kit's "económicos" vendidos na alemanha - já nem falo do portugal - não cumprem parâmetros fundamentais), do estado de degradação do motor e da injecção ou de outra forma de degradação da combustão, é possível através da análise do óleo do motor descobrir atempadamente esta situação e emendá-la antes, que ocorrem os danos. já escrevi aqui várias vezes como fazer um simples teste (uma gota no guardanapo ou esfregar óleo entre dedos). em caso de alguma dúvida é aconselhável mudar imediatamente o óleo.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
-
- Staff Member
então vou ter de fazer umas fotos para apresentar como é, quando tiver tempo, claro.orbis Escreveu:o teste do guardanapo no meu fiesta não dá. já experimentei por várias vezes, mas mesmo com óleo com poucos km, obtenho sempre uma mancha negra homogénea. também já tem no motor, 300 000 km de carvão.
além disso ando namorar um aparelho portátil que pode medir o desgaste do óleo em poucos minutos, depois posso fazer uma demonstração. ainda é carito, custa + de 1.200 €.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Dedicado
-
- Staff Member
o óleo que usas é muito bom, dá para grande gama de temperaturas e dura muito tempo (pelo menos o triplo do óleo mineral).netcruiser Escreveu:eu uso um óleo 100% sintético 5w50.
a frio ele terá uma maior fluidez.
no uso de um "kit 2 depositos", essa situação, pelo que depreendo da cumbersa, é reduzido, pois no arranque "seco", a haver passagem de fuel ele será gasóleo!!
corrijam-me e obrigado
quanto ao kit, a tua observação está correcta.
até o motor aquecer, trabalha a gasóleo, é a situação normal de funcionamento. mas cuidado, se o motor não estiver em boas condições, como já indiquei mais acima, mesmo com motor já quente poderá passar um volume significativo de ov. por isso é preciso estar atento ao óleo do motor.
os intervalos recomendados da mudança de óleo poderão ser desnecessariamente curtas ou, por outro lado, excessivamente longas, em qualquer caso não correspondem às necessidades individuais da determinada viatura. por isso quem tiver capacidade para avaliar o estado do óleo do motor, poderá ajustar a sua mudança com necessidades reais da viatura. é uma fonte de poupança não só da carteira como também do ambiente. no caso das frotas de camiões, autocarros, etc..., um equipamento que mencionei, poderá amortizar-se numa semana.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Dedicado