paineis solares termo dinamicos
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
caro kuestenpeter,
chamo a atenção que estes sistemas a que se refere (bomba de calor, geotermia forçada, etc.) não são energias renováveis. por conseguinte, não irá cumprir o projecto rccte da sua moradia. contacte o seu projectista antes de cometer algum erro e não conseguir a emissão da licença de utilização!
relembro a todos que o novo regulamento do comportamento das características térmicas de edifícios (rccte) só considera aqs ou climatização por fonte de energia renovável. painéis solares térmicos, fotovoltaicos, eólicos ou biomassa são sistemas de energia renovável. muitos podem discutir o que é uma de fonte de energia renovável e afirmar que, por exemplo, o gás natural também é.
para tirar dúvidas, contactem a adene (http://www.adene.pt) e perguntem se o sistema que pensam instalar respeita o rccte.
claro que se podem instalar sistemas de energia não renovável. o rccte não os proíbe. mas ninguém irá aquecer a aqs com electricidade ou gás se tiver um sistema solar a funcionar correctamente. na melhor, utilizará esses sistemas como apoio para os dias sem sol.
cumprimentos,
joão nunes
chamo a atenção que estes sistemas a que se refere (bomba de calor, geotermia forçada, etc.) não são energias renováveis. por conseguinte, não irá cumprir o projecto rccte da sua moradia. contacte o seu projectista antes de cometer algum erro e não conseguir a emissão da licença de utilização!
relembro a todos que o novo regulamento do comportamento das características térmicas de edifícios (rccte) só considera aqs ou climatização por fonte de energia renovável. painéis solares térmicos, fotovoltaicos, eólicos ou biomassa são sistemas de energia renovável. muitos podem discutir o que é uma de fonte de energia renovável e afirmar que, por exemplo, o gás natural também é.
para tirar dúvidas, contactem a adene (http://www.adene.pt) e perguntem se o sistema que pensam instalar respeita o rccte.
claro que se podem instalar sistemas de energia não renovável. o rccte não os proíbe. mas ninguém irá aquecer a aqs com electricidade ou gás se tiver um sistema solar a funcionar correctamente. na melhor, utilizará esses sistemas como apoio para os dias sem sol.
cumprimentos,
joão nunes
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm
paineis termodinamicos
bom dia gostava de esclarecer algumas duvidas sobre este tema:
o ano de 2006 andei a ver os respectivos paineis na feira de março em aveiro estava mesmo interessado em comprar porque mesmo a chuver eu tinha sempre água quente a qualquer hora, mas custava 3000 e tal euros.
então como sou electricista comecei a estudar o assunto e a investigar, ao fim de uns dias voltei ao mesmo local e ja com a lição estudada. perguntei quem dá ordens á respectiva bomba de calor é alguma sonda do painel ou é o termoestacto, resposta é o termoestacto, sendo assim os paineis até podem estar enterrados no chão.
segundo apurei oficialmente demora 7 horas a aquecer 2oo litros de agua
apublicidade que fazem é que a respectiva bomba so gasta 395wh.
fiquei desiludido.
o ano de 2006 andei a ver os respectivos paineis na feira de março em aveiro estava mesmo interessado em comprar porque mesmo a chuver eu tinha sempre água quente a qualquer hora, mas custava 3000 e tal euros.
então como sou electricista comecei a estudar o assunto e a investigar, ao fim de uns dias voltei ao mesmo local e ja com a lição estudada. perguntei quem dá ordens á respectiva bomba de calor é alguma sonda do painel ou é o termoestacto, resposta é o termoestacto, sendo assim os paineis até podem estar enterrados no chão.
segundo apurei oficialmente demora 7 horas a aquecer 2oo litros de agua
apublicidade que fazem é que a respectiva bomba so gasta 395wh.
fiquei desiludido.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
a pergunta não era para mim mas se quiser aqui fica:kuestenpeter Escreveu: que mais ideias ecológicas tindes na construção da vossa casa?
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3698
este sistema será complementado com circulação forçada de ar com troca de calor com a água do depósito. a circulação forçada do ar será alimentada pela electricidade gerada pela "micro-hidrica"
julgo conseguir injectar ar a cerca de 16 a 18º c, o que no verão será suficiente. no inverno o ar é injectado aproximadamente à mesma temperatura e o aquecimento será complementado pela resistência eléctrica do cilindro e difusão por radiadores.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Re: Paineis Solares Termodinamicos
se a ignorância matasse, tlv não se afirmavam tantas asneiras...afsul Escreveu:olá,
primeiro quero responder ao jalmeida - o que vamos instalar na nossa casa é mesmo paineis solares termodinamicos e não bombas de calor.
em segundo lugar para o kuestenpeter - a empresa que nos vai montar of painel solar termodinamico disse que o painel alem de usar o calor do sol tambem usa o vento, chuva, etc. vamos por o painel para aquecimento de águas, mas a empresa em questão já disse, ao meu pai que esta interessado num sistema destes para aquecimento de águas e aquecimento central, que dá para as duas coisas. se quiser o contacto da empresa, posso lhe enviar e depois pode entrar em contacto directamente com eles.
cumprimentos,
pois os sistema referido é uma bomba de calor e essa bomba de calor tem um evaporar que costumam colocar no telhado e chamam ao evaporar um painel solar termodinâmico e ai que o seija mas funciona exactamente como uma bomba de calor e a sua produção de calor varia em concordância com a temperatura do ar (da chuva do vento do sol) é o que queiram afirmar mas é sempre da temperatura.
se quizeres entender o que é uma bomba de calor verifica esta animação http://www.dimplex.de/fileadmin/dimplex ... epumpe.exe
cumprimentos
sou mero curioso
Be Smart Be You!!!
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
caro joão nunes,jcn.jnunes Escreveu:caro kuestenpeter,
cumprimentos,
joão nunes
a biomassa tb não é considerada renovavel senão todos colocariam um recuperador e lenha e já esta confirme esse situação.
cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
descobriram a polvora... que eu me lembre o senhor lavoiseir dizia nada se criava... com 1 kw fazer 4kw... isso é obra...kuestenpeter Escreveu:extrair o calor de fontes renováveis requer apenas 1kw de energia eléctrica a fim gerar 3kw a 5kw da saída para aquecimento.
eu em casa tenho um garrafão que diz agua do luso, mas o que ta la dentro é mesmo agua pé...
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jul 16, 2007 10:03 pm
-
- Membro Dedicado
Cozido das Furnas
censura neste fórum?
alguém neste tópico alvitrou que o picatolas poderia explicar o que é energia geotérmica o que fiz, só que... vejam só... alguém de nick orbis, resolve apagar o post!... como o meu pedido de o repôr não foi atendido lá vai isto.
de: orbis
para: picatolas
colocada: sáb nov 10, 2007 1:11 am
assunto: re: então?
foi tudo normal. fica melhor assim. a conversa não estava a ir pelo melhor caminho
qual caminho sr. orbis? normal quê? não será o cozido das furnas um exemplo de aproveitamento da energia geotérmica?
1 frango
2 chouriços de carne
250g de toucinho
1 kg de chanco de porco
500g de carne de vaca de cozer
250g de carne de porco
250g de entrecosto
500g de morcela
4 cenouras
1 couve-flor
1 repolho
1 galho de hortelã
1 couve galega
250g de arroz
10 batatas inglesas
6 batatas doces.
corte as carnes aos bocados, os nabos e as couves. descasque as batatas, raspe as cenouras e abra as malaguetas.
introduza, alternadamente todos os ingredientes numa panela de alumínio. a última camada é polvilhada com sal grosso.
tape a panela e abafe-a com folhas de couve. meta a panela numa saca e amarrada com uma corda comprida.
introduz-se a panela numa das caldeiras naturais da lagoas das furnas.
cinco horas depois, o cozido está pronto a ser servido.
alguém neste tópico alvitrou que o picatolas poderia explicar o que é energia geotérmica o que fiz, só que... vejam só... alguém de nick orbis, resolve apagar o post!... como o meu pedido de o repôr não foi atendido lá vai isto.
de: orbis
para: picatolas
colocada: sáb nov 10, 2007 1:11 am
foi tudo normal. fica melhor assim. a conversa não estava a ir pelo melhor caminho
qual caminho sr. orbis? normal quê? não será o cozido das furnas um exemplo de aproveitamento da energia geotérmica?
1 frango
2 chouriços de carne
250g de toucinho
1 kg de chanco de porco
500g de carne de vaca de cozer
250g de carne de porco
250g de entrecosto
500g de morcela
4 cenouras
1 couve-flor
1 repolho
1 galho de hortelã
1 couve galega
250g de arroz
10 batatas inglesas
6 batatas doces.
corte as carnes aos bocados, os nabos e as couves. descasque as batatas, raspe as cenouras e abra as malaguetas.
introduza, alternadamente todos os ingredientes numa panela de alumínio. a última camada é polvilhada com sal grosso.
tape a panela e abafe-a com folhas de couve. meta a panela numa saca e amarrada com uma corda comprida.
introduz-se a panela numa das caldeiras naturais da lagoas das furnas.
cinco horas depois, o cozido está pronto a ser servido.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
não foi o seu post que foi apagado. o meu também. já agora , este forum não é sobre culinária.
acho que todos percebemos onde queria chegar. foi por isso que recebeu um link a alertar para o cumprimento das regras do forum. de acordo com estas regras, os post podem ser moderados o que implica eventualmente a sua remoção. não tem elementos que lhe permitam tirar a conclusão que fui eu que apaguei os posts. a mensagem que lhe enviei, apenas prova que eu estou de acordo com a remoção.
ps: já agora, acho de muito mau tom que tenha publicado a mp que lhe enviei. felizmente para si, não tenho intenção de publicar a resposta que me enviou.
acho que todos percebemos onde queria chegar. foi por isso que recebeu um link a alertar para o cumprimento das regras do forum. de acordo com estas regras, os post podem ser moderados o que implica eventualmente a sua remoção. não tem elementos que lhe permitam tirar a conclusão que fui eu que apaguei os posts. a mensagem que lhe enviei, apenas prova que eu estou de acordo com a remoção.
ps: já agora, acho de muito mau tom que tenha publicado a mp que lhe enviei. felizmente para si, não tenho intenção de publicar a resposta que me enviou.
-
- Membro Dedicado
A minha IP
não se retraia, eu ponho aqui a mp que lhe enviei.
de: picatolas
para: orbis
colocada: sáb nov 10, 2007 1:19 am
faça o favor de ser inteligente e repor a mensagem ok?
se não percebeu a minha resposta perguntava. pelos vistos o sr. professor não sabe o que é geotermia.
de: picatolas
para: orbis
colocada: sáb nov 10, 2007 1:19 am
faça o favor de ser inteligente e repor a mensagem ok?
se não percebeu a minha resposta perguntava. pelos vistos o sr. professor não sabe o que é geotermia.
Picatolas
-
- Membro Dedicado
então o sr. é que é professor e eu um simples prestador de serviços, um faz tudo, biscateiro melhor dizendo é que tenho que explicar essas coisas? ou já se esqueceu que apagou um post em que num ar de gozão escreveu que o picatolas é que podia explicar o que é geotermia?
tá a ver que isso de apagar post's é coisa de ####### imaturos, e depois ainda escreveu aí pra traz... não fui eu que apaguei... ou coisa parecida, acha que vou ter o trabalho de ir ver letra a letra?
condescendendo um pouco posso indicar-lhe um site, defendido por um membro lá pró inicio deste tópico, do que não é geotermia, pelo menos fica a saber o que não é geotermia.
http://www.geominho.pt/index.php?p=pagi ... ermia.html
tá a ver que isso de apagar post's é coisa de ####### imaturos, e depois ainda escreveu aí pra traz... não fui eu que apaguei... ou coisa parecida, acha que vou ter o trabalho de ir ver letra a letra?
condescendendo um pouco posso indicar-lhe um site, defendido por um membro lá pró inicio deste tópico, do que não é geotermia, pelo menos fica a saber o que não é geotermia.
http://www.geominho.pt/index.php?p=pagi ... ermia.html
-
- Membro Platinium
vejo que continua a ir pelo campo das ofensas. e pelo que vejo deve ter tido algumas aventuras desagradáveis na sua infância ou quiçá juventude com pessoas da minha classe profissional. peço-lhe que não inclua essa pessoas nas suas ofensas porque obviamente elas não têm culpa nenhuma do que se está a passar aqui. como deve ter reparado, disse que um grupo de utilizadores do forum não sabia o que era a energia geotérmica, o que se calhar até era verdade. fiz-lhe um pedido e respomdeu com chouriços. deixe-me dizer-lhe que o conceito de energia geotérmica expresso na sua teoria dos chouriços já tem mais de 10 anos. agora, gostaria mesmo que dissesse aquilo que sabe em vez de continuar com comentários ofensivos. por mim não vou voltar a responder a mensagens de baixo nível como as suas, a partir de agora. já gastei mais tempo consigo do que realmente merece.
passe bem
passe bem
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
- Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
- Contacto:
transcrição do wikipedia
"energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da terra, mais precisamente do seu interior. devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de eletricidade. hoje a grande parte da energia elétrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, métodos esses muito poluentes.
para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da terra devemos primeiramente entender como nosso planeta é constituído. a terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas."
não entendo qual é a duvida, para quê tanto stress?
"energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da terra, mais precisamente do seu interior. devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de eletricidade. hoje a grande parte da energia elétrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, métodos esses muito poluentes.
para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da terra devemos primeiramente entender como nosso planeta é constituído. a terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas."
não entendo qual é a duvida, para quê tanto stress?
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Dedicado
vire o funil ao contrário, e deixe de ser mimalhas, não percebe que está a cair no ridiculo, melhor caiu no ridiculo quando começou a apagar mensagens.
olhe beba uns canecos de água pé coma umas castanhas assadas que estamos no s. martinho, deixe-se de susceptibilidades.
divirta-se e quando fôr aos açores saborei o cozido das furnas esse sim cozinhado a energia geotérmica.
olhe beba uns canecos de água pé coma umas castanhas assadas que estamos no s. martinho, deixe-se de susceptibilidades.
divirta-se e quando fôr aos açores saborei o cozido das furnas esse sim cozinhado a energia geotérmica.
-
- Membro Platinium
-
- Membro Silver
- Contacto:
-
- Membro Silver