Nº de km precorridos com ov
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o teu início no ov é imprudente, nota-se que não leste as recomendações fundamentais publicadas neste fórum (inamovíveis). começa por lá.demeloboss Escreveu:boas pessoal!!!
eu tenho um citroen xm 2.5turbodiesel... e comecei com metade metade, seja, 15litros de gasoleo para 15 litros de oleo. temho utilizado essa mistura ate hoje e ja vao 600km feitos sem problemas.
a unica coisa que se nota é a frio, da um ou dois soluços e depois atinge logo o ralenti, de resto esta impecavel, nem barulhos nem perdas de potencia nem aumentos de consumo!! ate acho que esta ligeiramente mais disponivel a potencia do motor, pois ja o pus na dyno e o binario ate aumentou com cavalos iguas, pouco mais de aumento!
estou contente e vou manter.
apenas irei efectuar mudanças de oleo filtros a todas as revisoes, alterando o antigo plano de revisao sim, revisao nao, mudança de filtros!
este carro:
citroen-xm-2,5 d turbo/1994-01/thy(dk5ate/l)/4cyl./2446ccm/95kw/129,2ps/bhp/4300min-1/bosch/rp/
tem uma bi bosch rotativa, muito boa para ov, mas mesmo assim não convém abusar. os problemas poderão surgir após 5, 10 ou 15 mil km. não vale a pena.
considero seguro, neste caso ov25/40 (inverno/verão), cumprindo outras recomendações (mudanças de óleo do motor mais frequentes, em 10 depósitos pelo menos 1 só a gasóleo, etc...). além disso pode ser um risco.
se o carro começar deitar mais fumo, consumir mais, pegar mal, aumentar o nível de óleo no motor - sintomas que algo está errado.
Um abraço
Hynek
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Hynek
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exacto, compreendo e li tudo!
mas como tenho um colega que ja anda assim faz agora 5000km numa espace turbodiesel, e como para alem disso falei com um primo que trabalha em bombas injectoras bosch, e ele disse que em frança esta practica é mais do que comum, que a nivel de bomba nao terei problemas(apenas me avisou logo à hipotese de utilizar gasolina na mistura... e disse um veemente nao!!! disse que isso condena a bomba, tudo o que for borrachas degrada-se a uma velocidade exuberante), decidi arriscar logo assim! obvio será, que se notar diferenças na viatura mudarei logo de atitude!!
mas agradeço os conselhos pessoal, nunca sao demais e assim estarei atento a mais sinais!
de resto vou informando do comportamento com esta mistura, e agora aos 1000km vou fazer uma inspecçao rigorosa a deposito, filtros oleos e escape! tenciono fazer uma assim a cada mil km's!
grande abraço
mas como tenho um colega que ja anda assim faz agora 5000km numa espace turbodiesel, e como para alem disso falei com um primo que trabalha em bombas injectoras bosch, e ele disse que em frança esta practica é mais do que comum, que a nivel de bomba nao terei problemas(apenas me avisou logo à hipotese de utilizar gasolina na mistura... e disse um veemente nao!!! disse que isso condena a bomba, tudo o que for borrachas degrada-se a uma velocidade exuberante), decidi arriscar logo assim! obvio será, que se notar diferenças na viatura mudarei logo de atitude!!
mas agradeço os conselhos pessoal, nunca sao demais e assim estarei atento a mais sinais!
de resto vou informando do comportamento com esta mistura, e agora aos 1000km vou fazer uma inspecçao rigorosa a deposito, filtros oleos e escape! tenciono fazer uma assim a cada mil km's!
grande abraço
OVD
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a percentagem do ov deve subir, no início, gradualmente, como já deves ter lido por aqui. começar logo no início com ov50 pode dar problemas. esta de borrachas corroídas com gasolina é nova para mim. toda experiência recolhida até hoje não menciona esse efeito. há borrachas corroídas por ov, nos carros anteriores a 1984, julgo eu. gostava pedir opinião ao [***************] que é do ramo e é o mais entendido neste assunto, cá no fórum.demeloboss Escreveu:exacto, compreendo e li tudo!
mas como tenho um colega que ja anda assim faz agora 5000km numa espace turbodiesel, e como para alem disso falei com um primo que trabalha em bombas injectoras bosch, e ele disse que em frança esta practica é mais do que comum, que a nivel de bomba nao terei problemas(apenas me avisou logo à hipotese de utilizar gasolina na mistura... e disse um veemente nao!!! disse que isso condena a bomba, tudo o que for borrachas degrada-se a uma velocidade exuberante), decidi arriscar logo assim! obvio será, que se notar diferenças na viatura mudarei logo de atitude!!
mas agradeço os conselhos pessoal, nunca sao demais e assim estarei atento a mais sinais!
de resto vou informando do comportamento com esta mistura, e agora aos 1000km vou fazer uma inspecçao rigorosa a deposito, filtros oleos e escape! tenciono fazer uma assim a cada mil km's!
grande abraço
Um abraço
Hynek
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exacto, já vi que o fernandotorres parece ser dos mais entendidos! eu nao passo de um curioso
mas este aviso da gasolina, advém de um colega meu que trabalha em bombas injectoras na bosch, sendo por isso que tomei por bom o conselho dele! tentarei que ele venha aqui ao forúm um destes dias, tenho é de o apanhar no msn pois ele vive em frança.
enfim, agora é esperar até aos 10.000km (proxima revisao) com esta mistura e ver resultados... seja, em coisa de 4meses ja terei resultados para apresentar! e para os mais cautelosos, se disserem, "o carro faz 150.000km e depois da problemas..." ai eu respondo que a viatura com 450.000km penso que ja tera feito bem o seu serviço!!
abraço pessoal.
mas este aviso da gasolina, advém de um colega meu que trabalha em bombas injectoras na bosch, sendo por isso que tomei por bom o conselho dele! tentarei que ele venha aqui ao forúm um destes dias, tenho é de o apanhar no msn pois ele vive em frança.
enfim, agora é esperar até aos 10.000km (proxima revisao) com esta mistura e ver resultados... seja, em coisa de 4meses ja terei resultados para apresentar! e para os mais cautelosos, se disserem, "o carro faz 150.000km e depois da problemas..." ai eu respondo que a viatura com 450.000km penso que ja tera feito bem o seu serviço!!
abraço pessoal.
OVD
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boas pessoal... venho agora relatar a situação do citroen xm 2.5td.
tenho neste momento 4000km percorridos com ov a 50%. desde que comecei a utilizar, notei o carro mais solto em baixas rotações mas com igual rendimento a altas.
o fumo diminuiu, o barulho é o mesmo, consumos equevos... menos poluicao!!!
notei tambem agora que a bomba injectora tera uma pequena fuga no topo, numa das juntas... (isto não é só dar notícias boas )provavelmente da viscosidade do oleo agora no inverno! mas isso será algo que irei comprovar na revisao que se avizinha. nessa altura darei um relato mais pormenorizado da influencia do ov no meu citroen.
bem, e por agora ja conclui, que sem alterações nem misturas de oleo 2t ou gasolina, o meu carro durante tempo quente consome 50% ov sem problemas a pegar ou de outra espécie, a tempo frio a percentagem terá de ser reduzida para 35% a 30%,para evitar os dois a tres segundos em que ganha o ralenti certo, e nao esforçar a bomba injectora.
mais noticia darei depois da revisão completa e observação da maquina.
grandes abraços e até breve.
tenho neste momento 4000km percorridos com ov a 50%. desde que comecei a utilizar, notei o carro mais solto em baixas rotações mas com igual rendimento a altas.
o fumo diminuiu, o barulho é o mesmo, consumos equevos... menos poluicao!!!
notei tambem agora que a bomba injectora tera uma pequena fuga no topo, numa das juntas... (isto não é só dar notícias boas )provavelmente da viscosidade do oleo agora no inverno! mas isso será algo que irei comprovar na revisao que se avizinha. nessa altura darei um relato mais pormenorizado da influencia do ov no meu citroen.
bem, e por agora ja conclui, que sem alterações nem misturas de oleo 2t ou gasolina, o meu carro durante tempo quente consome 50% ov sem problemas a pegar ou de outra espécie, a tempo frio a percentagem terá de ser reduzida para 35% a 30%,para evitar os dois a tres segundos em que ganha o ralenti certo, e nao esforçar a bomba injectora.
mais noticia darei depois da revisão completa e observação da maquina.
grandes abraços e até breve.
OVD
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demeloboss Escreveu:boas pessoal... venho agora relatar a situação do citroen xm 2.5td.
tenho neste momento 4000km percorridos com ov a 50%. desde que comecei a utilizar, notei o carro mais solto em baixas rotações mas com igual rendimento a altas.
o fumo diminuiu, o barulho é o mesmo, consumos equevos... menos poluicao!!!
notei tambem agora que a bomba injectora tera uma pequena fuga no topo, numa das juntas... (isto não é só dar notícias boas )provavelmente da viscosidade do oleo agora no inverno! mas isso será algo que irei comprovar na revisao que se avizinha. nessa altura darei um relato mais pormenorizado da influencia do ov no meu citroen.
bem, e por agora ja conclui, que sem alterações nem misturas de oleo 2t ou gasolina, o meu carro durante tempo quente consome 50% ov sem problemas a pegar ou de outra espécie, a tempo frio a percentagem terá de ser reduzida para 35% a 30%,para evitar os dois a tres segundos em que ganha o ralenti certo, e nao esforçar a bomba injectora.
mais noticia darei depois da revisão completa e observação da maquina.
grandes abraços e até breve.
tive um problema parecido com a bi quano fiz cerca de 2000km com ov e segundo o mecânico que a reparou em certas marcas com alguns km existe sempre uma junta na bi que tem de ser trocada.
cumps.
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pois, eu sei.. tenho visto isso agora!! mas agora na revisao mando por dessas juntas e vou ver se houve algum efeito nefasto no motor!fry Escreveu:eu tenho alertado para essa situação. quando fizerem a substituição, procurem colocar juntas de viton, são as que têm compatibilidade com os biocombustiveis.
OVD
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vivam ...
o problema de fuga em bi que surge mais recorrentemente é pelos vedantes (o´rings) do veio do acelerador na bomba..que a não ser rectificado rapidamente irá contribuir para o desgaste do casquilho..
a gasolina..em diversas percentagens..não ataca a bi..tanto que em praticamente todos os manuais de utilização fornecidos com as viaturas vem bem referida.. e recomendada.. a adição de gasolina em percentagem de acordo com as condições de temperatura atmosférica..ora nenhum fabricante iria correr o risco de ver viaturas por si construidas surgirem para reclamação de garantia por seguimento de instrucções suas..
a inadaptação do sistema de injecção á utilização de ov como parte do ou combustivel concorre fortemente para o surgimento de problemas no sistema..e não só a nivel de vedantes..existe mesmo perigo..já verificado..de quebras de veios e palhetas no interior de bi..causados pelo stress a que os componentes ficam sujeitos..principalmente em frio..derivados de um enorme incremento na densidade/viscosidade do fluido que teem de "trabalhar"..não esqueçamos que são incrementos da ordem dos 350% numa condição de 50%ov..
aquando da utilização de ov num sistema bem adaptado..nem considero outra opção..o oleo 2t é completamente dispensavel...já a gasolina deverá constar na mistura numa razão minima de 2% a 5% do volume total..consoante a temperatura ambiente..
abraços
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o problema de fuga em bi que surge mais recorrentemente é pelos vedantes (o´rings) do veio do acelerador na bomba..que a não ser rectificado rapidamente irá contribuir para o desgaste do casquilho..
a gasolina..em diversas percentagens..não ataca a bi..tanto que em praticamente todos os manuais de utilização fornecidos com as viaturas vem bem referida.. e recomendada.. a adição de gasolina em percentagem de acordo com as condições de temperatura atmosférica..ora nenhum fabricante iria correr o risco de ver viaturas por si construidas surgirem para reclamação de garantia por seguimento de instrucções suas..
a inadaptação do sistema de injecção á utilização de ov como parte do ou combustivel concorre fortemente para o surgimento de problemas no sistema..e não só a nivel de vedantes..existe mesmo perigo..já verificado..de quebras de veios e palhetas no interior de bi..causados pelo stress a que os componentes ficam sujeitos..principalmente em frio..derivados de um enorme incremento na densidade/viscosidade do fluido que teem de "trabalhar"..não esqueçamos que são incrementos da ordem dos 350% numa condição de 50%ov..
aquando da utilização de ov num sistema bem adaptado..nem considero outra opção..o oleo 2t é completamente dispensavel...já a gasolina deverá constar na mistura numa razão minima de 2% a 5% do volume total..consoante a temperatura ambiente..
abraços
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concordo com tudo mas não dispensava o óleo 2t completamente - acho que, de vez em quando, digamos cada 5.000 km, ou quando começa a aparecer algum ruído diferente proveniente da câmara de combustão (um ciciar), faz bem adicionar algum óleo 2t e puxar bem pelo motor (na autoestrada). o sistema fica bem lubrificado, os injectores passam funcionar melhor.
Um abraço
Hynek
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eu também estou de acordo. embora o ov não seja um lubrificante tão bom como o biodiesel, ov10 já será suficiente para garantir uma boa lubrificação.
quanto á mistura de gasolina tenho continuado a recomendá-la por boas razões. reduz a viscosidade a frio e melhora a combustão dispensando eventualmente o avanço da injecção.
quanto à percentagem continuo a ter duvidas: já fiz 10% 5% e 2%, sem prejuízo no funcionamento do motor. no meu entendimento 5% funciona muito bem com plena vantagem nos factores acima referidos e sem um custo muito superior por cada abastecimento. por outro lado, de acordo com a tabela que consultei com a diferença de valores do ponto de inflamação do ov relativamente ao gasóleo, embora os valores não sejam grandes nem preocupantes, pode ser que em caso de acidente o risco de inflamação do combustível seja substancialmente inferior com 2%, e isto tem-me preocupado o suficiente para recomendar apenas esta percentagem.
apesar de tudo isto, e porque tenho um permutador instalado num dos meus carros, continuo preocupado com a possibilidade de, algumas das moléculas de gasolina vaporizarem à temperatura a que é sujeito o combustível. não me preocupa muito na parte de alta pressão, porque aqui a temperatura de vaporização será muito superior, mas o permutador aquece a quase 70º a uma pressão relativamente baixa.
não sei se fui claro, mas não poderá suceder que se formam pequenas bolhas de vapor de gasolina neste componente?
quanto á mistura de gasolina tenho continuado a recomendá-la por boas razões. reduz a viscosidade a frio e melhora a combustão dispensando eventualmente o avanço da injecção.
quanto à percentagem continuo a ter duvidas: já fiz 10% 5% e 2%, sem prejuízo no funcionamento do motor. no meu entendimento 5% funciona muito bem com plena vantagem nos factores acima referidos e sem um custo muito superior por cada abastecimento. por outro lado, de acordo com a tabela que consultei com a diferença de valores do ponto de inflamação do ov relativamente ao gasóleo, embora os valores não sejam grandes nem preocupantes, pode ser que em caso de acidente o risco de inflamação do combustível seja substancialmente inferior com 2%, e isto tem-me preocupado o suficiente para recomendar apenas esta percentagem.
apesar de tudo isto, e porque tenho um permutador instalado num dos meus carros, continuo preocupado com a possibilidade de, algumas das moléculas de gasolina vaporizarem à temperatura a que é sujeito o combustível. não me preocupa muito na parte de alta pressão, porque aqui a temperatura de vaporização será muito superior, mas o permutador aquece a quase 70º a uma pressão relativamente baixa.
não sei se fui claro, mas não poderá suceder que se formam pequenas bolhas de vapor de gasolina neste componente?
Porreiro, pá!
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vivam ...
para uma "limpeza tipo caseira"..mas satisfatoriamente eficaz..aí sim..dever-se-ão utilizar 5% de gasolina e um minimo de 2% de oleo 2t integrados em gasoleo..preferentemente anterior a uma mudança do lubrificante motor ( e respectivo filtro..assim como o de combustivel)..já que no processo de limpeza varias fuligens se irão juntar a este ultimo elemento..(lubrificante motor)..
já quanto ao "puxar" pelo motor não vejo qual a necessidade de o fazer em auto-estrada..basta fazer com que trabalhe num regime superior de rotação..ou seja..aplicando por ex. uma 3ª onde normalmente se aplicava uma 4ª velocidade..atingindo assim um nivel de rotação superior para a mesma velocidade atingida..e correndo menores riscos..de toda a ordem..
abraços
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para uma "limpeza tipo caseira"..mas satisfatoriamente eficaz..aí sim..dever-se-ão utilizar 5% de gasolina e um minimo de 2% de oleo 2t integrados em gasoleo..preferentemente anterior a uma mudança do lubrificante motor ( e respectivo filtro..assim como o de combustivel)..já que no processo de limpeza varias fuligens se irão juntar a este ultimo elemento..(lubrificante motor)..
já quanto ao "puxar" pelo motor não vejo qual a necessidade de o fazer em auto-estrada..basta fazer com que trabalhe num regime superior de rotação..ou seja..aplicando por ex. uma 3ª onde normalmente se aplicava uma 4ª velocidade..atingindo assim um nivel de rotação superior para a mesma velocidade atingida..e correndo menores riscos..de toda a ordem..
abraços
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isso de puxar pelo motor experimentei eu e mais tarde foi-me também recomendado numa oficina.
eu, durante as minhas experiências, andei com percentagens muito elevadas do ov, embora por curto espaço de tempo, mas com alguma consequência ao nível de resíduos na câmara de combustão. houve alturas quando os ruídos do motor sinalizavam, que se está passar algo fora de normal. frequentemente desmontava os injectores para ver o estado deles. quando o sistema precisava de limpeza, abastecia só a gasóleo até os ruídos fora de normal desapareciam. notei, que isso acontecia mais rápido, quando se puxava pelo motor na autoestrada. mais tarde, ao fazer experiências com adicionamento do 2t, notei que este tinha acelerado o processo de limpeza e que depois o motor passou trabalhar como dantes. daí a minha recomendação.
eu, durante as minhas experiências, andei com percentagens muito elevadas do ov, embora por curto espaço de tempo, mas com alguma consequência ao nível de resíduos na câmara de combustão. houve alturas quando os ruídos do motor sinalizavam, que se está passar algo fora de normal. frequentemente desmontava os injectores para ver o estado deles. quando o sistema precisava de limpeza, abastecia só a gasóleo até os ruídos fora de normal desapareciam. notei, que isso acontecia mais rápido, quando se puxava pelo motor na autoestrada. mais tarde, ao fazer experiências com adicionamento do 2t, notei que este tinha acelerado o processo de limpeza e que depois o motor passou trabalhar como dantes. daí a minha recomendação.
Um abraço
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vivam ...
hynek..não devo ter conseguido ser bem explicito..mas já dei volta á minha intervenção anterior e suponho que está bem entendivel..mas vou tentar de outra forma..
o vulgo "puxar" pelo motor é erradamente confundido com uma maior velocidade atingida pela viatura para a mesma desmultiplicação de caixa..verdade ?..verdade..isto é nem mais nem menos que imprimir uma maior velocidade linear á cambota..r.p.m....com todos os benificios que daí adveem..menor espaço de tempo entre combustões..uma..apesar de quase imperceptivel..maior amplitude do curso dos pistões..e claro um ligeiro aumento da temperatura nas cameras que provoca adicionado á acção do produto de limpeza uma melhor desagregação de residuos presentes..que maioritariamente são expelidos para o exterior através do escape..
por falar em escape..este "puxar" pelo motor tambem traz muitos beneficios a este componente..pois a maior velocidade a que os gazes o atravessam adicionada ás altas temperaturas..praticamente elimina todos os residuos que nele se foram acumulando..
ora para se obter um valor de r.p.m. mais alto..não é necessario ir para uma auto-estrada andar a 150/160 em 5ª..dá para atingir a mesma r.p.m. nestes valores (velocidade) com uma velocidade de 120 em 4ª...e convenhamos que de uma forma muito mais segura..
até em condução mista dá para "puxar" pelo motor..por exemplo quando por qualquer motivo apanho situações de pára-arranca..na primeira oportunidade..ex. local onde já poderia ir muito bem em 3ª puxo a 2ª..e assim sucessivamente durante uns bocados..
"puxar" um motor não é andar mais depressa..até pode ser "puxado" em bancada....ou mesmo instalado na viatura estando esta parada..situação ideal para quando pretendo fazer uma descarbonização quimica...
espero que desta vez tenha conseguido ser mais explicito ...
um abração
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hynek..não devo ter conseguido ser bem explicito..mas já dei volta á minha intervenção anterior e suponho que está bem entendivel..mas vou tentar de outra forma..
o vulgo "puxar" pelo motor é erradamente confundido com uma maior velocidade atingida pela viatura para a mesma desmultiplicação de caixa..verdade ?..verdade..isto é nem mais nem menos que imprimir uma maior velocidade linear á cambota..r.p.m....com todos os benificios que daí adveem..menor espaço de tempo entre combustões..uma..apesar de quase imperceptivel..maior amplitude do curso dos pistões..e claro um ligeiro aumento da temperatura nas cameras que provoca adicionado á acção do produto de limpeza uma melhor desagregação de residuos presentes..que maioritariamente são expelidos para o exterior através do escape..
por falar em escape..este "puxar" pelo motor tambem traz muitos beneficios a este componente..pois a maior velocidade a que os gazes o atravessam adicionada ás altas temperaturas..praticamente elimina todos os residuos que nele se foram acumulando..
ora para se obter um valor de r.p.m. mais alto..não é necessario ir para uma auto-estrada andar a 150/160 em 5ª..dá para atingir a mesma r.p.m. nestes valores (velocidade) com uma velocidade de 120 em 4ª...e convenhamos que de uma forma muito mais segura..
até em condução mista dá para "puxar" pelo motor..por exemplo quando por qualquer motivo apanho situações de pára-arranca..na primeira oportunidade..ex. local onde já poderia ir muito bem em 3ª puxo a 2ª..e assim sucessivamente durante uns bocados..
"puxar" um motor não é andar mais depressa..até pode ser "puxado" em bancada....ou mesmo instalado na viatura estando esta parada..situação ideal para quando pretendo fazer uma descarbonização quimica...
espero que desta vez tenha conseguido ser mais explicito ...
um abração
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...
hynek..para prevenir algum eventual erro de interpretação do que eu respondi..não estou a contestar essa recomendação de "puxar" pelo motor..apenas estou a alertar para o facto de que existem formas muito mais seguras de o fazer..
como sabes..ou deverias saber..muita gente confunde "puxar" com altas velocidades da viatura..
abraço
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hynek..para prevenir algum eventual erro de interpretação do que eu respondi..não estou a contestar essa recomendação de "puxar" pelo motor..apenas estou a alertar para o facto de que existem formas muito mais seguras de o fazer..
como sabes..ou deverias saber..muita gente confunde "puxar" com altas velocidades da viatura..
abraço
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concordo plenamente, puxar quer dizer que 120 km/h numa autoestrada é suficiente, desde que o motor esteja em esforço. não dá o mesmo resultado a carregar no acelerador com carro parado. o ideal é uma subida prolongada (ou várias) onde o carro (no meu caso) atinge esta velocidade com prego no fundo.
é uma experiência que já repeti várias vezes e parece-me aconselhável. claro que não aconselho ultrapassar os limites de velocidade em vigor.
é uma experiência que já repeti várias vezes e parece-me aconselhável. claro que não aconselho ultrapassar os limites de velocidade em vigor.
Um abraço
Hynek
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