depois de 78000km a ov e ovu... pifou

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: depois de 78000km a ov e ovu... pifou

Mensagem por RED BARON »

boas balurcos:

mandei uma mp com o meu contacto, se o motor ainda estiver aberto.

abraço.

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

boas
estas são as fotos da transit do amigo balurcos:

aqui está a origem do problema o pistom esta estalado duma ponta à outra da câmara de combustão até ao troço que segura a biela, penso não ser muito normal isto acontecer num motor com 150 e qualquer coisa km, pede-se então aos mecânicos e aficionados aqui do fórum para mandarem os respectivos "bitaites" acerca desta maquina, pois o que aconteceu a este motor pode ter sido uma mera coincidência ou apenas existência de uma fissura no material do pistom que com o funcionamento se foi alargando até “pifar” de vez.

o pistom com a fissura
Imagem

visto de outro ângulo
Imagem

visto de mais outro ângulo
Imagem

aspecto geral do motor
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

por agora é tudo
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Autor do tópico
balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm

Mensagem por balurcos »

ora viva, hoje de tarde o mecanico esteve de volta da cabeça do motor, desmanchou as vávulas de admissão e escape para colocar uns retentores e tive uma supresa, das vávulas de admissão tudo normal não tinha residos nem goma de oleo, estavam em bom estado mas do lado do escape tinham umas gomas possivelmente restos de oleo não queimado tipo massa consistente grossa e pegasosa não é em quantidade mas dá que pensar.
acho que o kit de aquecimento faz falta... antes da combustão os tubos e vávulas estão todos limpos, tudo normal, é depois da queima com estas gomas agarradas na parte superior da vávula e no ferrinho que sobe que não me satisfaz... pena foi não poder tirar fotos

minha conclusão:

a avaria não se deveu ao ov, certo que 78mil kms contados, fora os que passaram ao lado, sem o kit com misturas até aos 70% nalguns casos com misturas de 2% de gasolina, não afectou o motor, este começa a mostrar nas vávulas de escape pequenos residos mas que é perfeitamente normal visto estar sem qualquer tipo de kit e ser comum se depositar estes restos de carvão, depois o cuidado de executar um ou dois depósitos de gásoleo por mês para ajudar na limpeza do circuito de alimentação se calhar contribui para o aspecto muito limpo do motor, não existem vestigios de contaminação do ov pelo resto do motor, o óleo do carter saiu e ficou limpo sem depositos de jorras, depois de duas semanas ao ar livre os componentes do motor se tivesem contaminados com ov, já se tinha visto a ponilização do oleo vegetal.

pró próximo fim de semana já espero terminar a montagem e começar a rolar com o animal
Abraço, Francisco SIlva

caraujo23
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda fev 11, 2008 3:21 pm

Mensagem por caraujo23 »

boas a todos.sou novo neste fórum mas já uso oleo vegetal desde à 1 ano,10000km e estou a gostar do que existe por aqui e onde podemos partilhar problemas e duvidas que vamos tendoera algo que fazia falta na nossa comunidade.
estive a ver as fotos e uma coisa me surgiu alguém sabe qual a temperatura de inflamação do oleo vegetal em relação ao do gasóleo,é que se for superior pode trazer problemas,é que ate agora ainda não vi nada acerca disso.
outra duvida a pressão dos injectores foi aumenta ou é a recomendada pelo fabricante?uma pressão superior não podera fragilizar o piston com o tempo?
cumprimentos.

carlos araújo

nissan terrano ii 2,7 tdi

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

depois de ler o que descreveste, não posso deixar de te aconselhar também uma leirura pelos diversos tópicos aqui do forum e aprenderes com o trabalho feito pela malta mais antiga, staff member e moderadores. lê principalmente e pelo menos os inamoviveis!... neles está escrito as experiências feitas e resultados obtidos, bem como diversas fotos que especificam bem aquilo que já foi feito, expermentado e testado, e as formas encontradas para alcançar bons resultados e contornar os problemas... tens aqui um conjunto de informação que levou bastante tempo e deu bastante trabalho a reunir,... uma autêntica escola... depois disso, qualquer duvida que tenhas e não tenhas encontrado resposta, então pergunta. de um modo geral nunca nenhuma pergunta ficou sem resposta, nem que a resposta seja apenas com a colocação de um link onde se encontre a informação que se procura.
mas primeiro dispensa uns serões a ler o que por aqui está escrito, não vais dar o teu tempo por perdido.
já agora, se quizeres personalizar o teu jipe tens aqui como fazelo...

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &sk=t&sd=a

um abraço...

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

sem querer ser alarmista, sobre o problema que aconteceu ao balurcos no motor da carrinha, pelas informações que obtive com quem comentei o caso este fim de semana, existe possibilidade embora que reduzida de a causa ter sido o ov. quem mo disse foi um mecânico de camions que trabalha numa oficina no porto que embora ainda seja jovem, o que me disse faz todo o sentido. segundo ele, tal pode dever-se a injeções (atomizações) de combustivel dificientes devido ao combustivel não estar em estado ideal para isso. diga-se estado ideal, estar menos viscoso. segundo eu sei, o balurcos não tem nada a aquecer o combustivel... e isso pode ter levado a um acumular de combustivel na câmara de combustão e a certa altura ter havido uma combustão mais forte por esse motivo (demasiado combustivel na câmara e desiquilibrio nas explosões do motor...)

por isso seja ou não esta a causa, eu subscrevo aquilo que o sr [***************] escreve ao afirmar que é a favor da utilização de ov nos motores diesel, desde que estejam devidamente preparados para isso...

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

olá a todos os confrades.

a moderação deste fórum, disponibiliza uma tabela nos amovíveis sobre percentagens máximas a usar em cada veículo designadamente a quem utiliza ov sem pré-aquecimento.
ainda não percebi que razões levam a alguns curiosos, desafiar experiências mais que desenvolvidas por esta comunidade. enfim....não se entende...

já agora... preocupem-se mais em reciclar o ov usado, do que chegar ás prateleiras dos supermercados e encher os carrinhos de compras.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm

Mensagem por Jorge Santos »

A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Autor do tópico
balurcos
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por balurcos »

pois é, a transit já rola, comecei hoje a circular com a carrinha.
quanto a essa teoria acho que tem fundamento eu próprio já tinha comentado que nas vávulas de escape existia um depósito de carvão e mole provalvelmente ov não queimado que embora não fosse muito fiquei pensando no assunto. agora vou instalar um sistema de aquecimento por causa da tosse!
Abraço, Francisco SIlva

Autor do tópico
balurcos
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por balurcos »

e quanto ao meu oleo é 90% reciclado, tenho uns restaurantes que me fassem o favor de me guardar o oleo...
Abraço, Francisco SIlva

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

balurcos Escreveu::) e quanto ao meu oleo é 90% reciclado, tenho uns restaurantes que me fassem o favor de me guardar o oleo...
nem tudo o que se faz se pode dizer!

eu sei que, alguns, juizes e outro pessoal que faz cumprir a lei tambem não páram em todos os stop e quando há pressa tambem ..... .. ....... .. velocidade, mas não confessam,..... e se os questionarmos dizem que não é verdade.
no entanto, quando batem com o martelo, até parece que são uns anjos e que nós é que somos os pecadores.

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

red baron Escreveu:
balurcos Escreveu::) e quanto ao meu oleo é 90% reciclado, tenho uns restaurantes que me fassem o favor de me guardar o oleo...
nem tudo o que se faz se pode dizer!

eu sei que, alguns, juizes e outro pessoal que faz cumprir a lei tambem não páram em todos os stop e quando há pressa tambem ..... .. ....... .. velocidade, mas não confessam,..... e se os questionarmos dizem que não é verdade.
no entanto, quando batem com o martelo, até parece que são uns anjos e que nós é que somos os pecadores.

altamente....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”